O que você pode fazer no sentido de sensibilizar as pessoas quanto ao gasto de energia elétrica

Postado por Elaine

Roteiro de estudos

- As respostas podem ser digitadas ou escritas no caderno.

- Após finalizar a atividade enviar foto para o e-mail .

- Caso tenham dúvidas podem perguntar no e-mail ou tel. 951041803

OBS. No assunto do e-mail coloquem nome, série e identifiquem o número da atividade realizada.

Entrega até 11/06

ENERGIA ELÉTRICA – RELAÇÕES COM O MUNDO ATUAL

A atividade abaixo está na apostila pág. 219

ELETRO-DEPENDÊNCIA: ISSO EXISTE?

Os estudos em casa estão cada vez mais presentes na vida dos jovens e, também, porque não dizer, no cotidiano de teletrabalho dos adultos, trazendo uma dependência bastante forte dos recursos materiais e da fonte de energia que os abastece.

A partir do estudo das principais fontes energéticas do nosso país – aspectos positivos e negativos, reflita sobre o uso da energia no seu cotidiano. Em seu caderno pessoal, divida a folha em três colunas, cada uma corresponderá a uma lista:

1ª coluna – Elenque ações do seu dia a dia que dependem do uso da energia elétrica.

2ª coluna – Agora vamos imaginar que a energia elétrica do seu município sofreu um “apagão”, ou seja, foi cortada durante alguns dias não tendo previsão de ser restabelecida e você não tem como viajar para um outro local. Refaça a lista anterior com apenas as ações que seriam possíveis, de alguma maneira, serem realizadas sem a utilização de energia elétrica. Anote como você faria.

3ª coluna – Enumere apenas as ações essenciais que dependem exclusivamente do uso da eletricidade.

Vamos refletir um pouco?

a) Todas as suas ações que dependem do uso da eletricidade são essenciais?

b) O que você pode fazer no sentido de sensibilizar as pessoas quanto ao gasto de energia elétrica?

c) De todos os usos da energia elétrica que você faz no seu dia a dia, qual(is) considera que seria(m) insubstituível(is)?

d) Faça uma lista explicando quais as alternativas você teria para aquela(s) que considera substituível(is).

 O professor de Física, além de criar os mecanismos necessários para a compreensão dos conceitos relacionados à eletricidade, pode desenvolver um trabalho de conscientização e estimular o consumo consciente de energia elétrica. Os pontos a seguir trazem ideias de como trabalhar a questão do consumo de energia no século XXI.

  • Por que economizar energia elétrica?

A geração de energia elétrica de forma limpa, sem agressões à natureza, representa uma porcentagem muito tímida no total de energia gerada no Brasil. O professor pode incentivar os alunos a pesquisarem nos anuários fornecidos pelo Ministério de Minas e Energia os percentuais de energia gerada e consumida no Brasil e no mundo.

Nessa etapa, o importante é mostrar aos alunos que um consumo consciente pode diminuir os impactos sofridos pela natureza por causa da geração de energia elétrica. Segundo especialistas, os impactos ambientais para a geração de energia elétrica seriam diminuídos se cada cidadão passasse a economizar, em média, 15% de toda energia consumida em sua residência.

  • Quais aparelhos consomem mais energia?

Os alunos devem listar os aparelhos elétricos que possuem em suas casas, anotar a quantidade de cada equipamento, potência indicada pelo fabricante e o tempo médio de funcionamento de cada aparelho. A partir dessas informações, pode-se determinar a energia consumida e diagnosticar quais são os equipamentos que mais consomem energia elétrica.

Diariamente os alunos deverão anotar o valor indicado no relógio medidor de energia elétrica. De posse dos valores, o consumo diário poderá ser estimado, um gráfico de consumo mensal poderá ser criado e a média de consumo mensal poderá ser calculada. As informações sobre o consumo anotadas pelo aluno deverão ser comparadas com as informações disponibilizadas na conta de energia emitida pela companhia elétrica. A cada marcação diária maior que a anterior, o aluno deverá levantar hipóteses a respeito dos motivos pelos quais o consumo de energia foi maior naquele dia.

Os alunos devem ser estimulados a desenvolver ações para diminuir o consumo de energia:

  1. Trocar lâmpadas incandescentes por fluorecentes ou de LED;
  2. Manter apagadas as luzes de ambientes desocupados;
  3. Em dias quentes, utilizar o chuveiro na posição verão;
  4. Diminuir o tempo de banho;
  5. Não deixar as portas de geladeiras ou freezers abertas por muito tempo;
  6. Não utilizar o aparelho de ar-condicionado em temperaturas muito baixas, etc.

O relatório final elaborado pelo aluno deve conter os dados de consumo e geração de energia fornecidos pelo Ministério de Minas e Energia, os gráficos de consumo residencial mensal no período estipulado pelo professor, a lista de equipamentos, o tempo de consumo diário, bem como um relato sobre as medidas adotadas para diminuir o consumo de energia.

Após a entrega dos relatórios, é importante a discussão em grupo dos dados obtidos e de seus impactos sobre a realidade de cada aluno.

Por Joab Silas
Graduado em Física

A pandemia da COVID-19​ alterou a intensamente a dinâmica de trabalho e relacionamento. O modelo de trabalho no mundo ou Brasil será impactado pela pandemia de covid-19 e o número de empresas que pretendem adotar o home office após a crise do novo coronavírus deve crescer 30%. É o que o diretor executivo da Infobase, André Miceli, que realizou o estudo Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade Redefinida e os Novos Negócios.

Neste momento que estamos ainda mais tempo, é importante ficarmos atentos às nossas práticas de consumo de energia. Lembre-se: o uso consciente da energia é uma responsabilidade de todos!

Confira algumas dicas que te ajudarão a economizar energia:

1- Desligue as lâmpadas e troque pelas econômicas

Não acenda as lâmpadas sem nãovhouver necessidade. Troque as lâmpadas comuns pelas econômicas, que tendem a ser mais caras que as convencionais, mas resultam na economia no final do mês. Outra dica, é pintar as paredes com cores claras, pois elas ajudam que a luz do sol seja mais refletida.

2- Atente-se no uso do celular e computador

​Observe o tempo de carregamento da bateria de seu celular e computador e retire sempre o carregador da tomada quando o aparelho estiver totalmente carregado. Também é importante desligar o monitor do computador durante as pausas no trabalho, pois a tela ligada é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. E, nunca deixe um eletrônico ligado caso não esteja sendo utilizado.

3- Tire os aparelhos eletrônicos da tomada!

Você sabia que manter os aparelhos ligados, em modo stand-by (modo de espera) gasta energia? Segundo o Instituto Akatu, no caso de um aparelho de DVD, por exemplo, o gasto do eletrônico ligado em stand-by pode ser maior que durante o seu uso. Se o aparelho for utilizado por duas horas, duas vezes por semana, ficando o resto do tempo em stand-by, em um mês irá consumir energia suficiente para usar o DVD por quatro meses. Os aparelhos em stand-by podem representar 12% do consumo de uma casa.

Já com os computadores, a dica é: se a pausa em uma atividade com o eletrônico for pequena – mais ou menos de 15 minutos – o melhor é deixá-lo ligado, desativando o monitor. Porém, se for uma pausa longa, o ideal é desligar o aparelho para evitar o consumo e desperdício de energia elétrica.

4- Planeje as suas refeições 

Se você souber com atencedência o que pretende comer, irá economizar muita energia elétrica com o descongelamento de alimentos no micro-ondas, um dos usos mais comuns do eletrodoméstico. Para isso, faça o descongelamento dos alimentos que irá utilizar na véspera, de preferência na geladeira, e com isso economize energia.

5- Evite abrir e fechar a geladeira várias vezes

Organizar as compras e guardar todos os alimentos de uma só vez na geladeira traz uma boa economia de eletricidade. A cada vez que a porta da geladeira é aberta e fechada, o ar quente entra e é preciso usar muita energia para resfria-la novamente. Se você guardar tudo na geladeira de uma só vez, abrindo e fechando a porta uma única vez, a economia de eletricidade ao longo de um ano equivale à quantidade gasta no funcionamento da geladeira por um a dois meses. Lembre-se: a geladeira é um dos itens que mais consome energia elétrica em uma casa.

O ar-condicionado por vezes é indispensável. Por ser um equipamento que demanda muita energia, é possível tomar algumas atitudes para otimizar o seu uso, como evitar a abertura das portas no local onde o ar condicionado está ligado, e mantenha os filtros do aparelho sempre limpo, assim não prejudicará a circulação do ar.

Chuveiros elétricos podem ser considerados como um dos grandes vilões no consumo de energia. Por isso, é importante controlar seu banho e não deixar o chuveiro ligado por muito tempo.

Normalmente os chuveiros tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão. Quando não estiver fazendo frio deixe a chave na posição Verão, o que irá economizar 30% de energia no aquecimento da água. Além disso, evite ligar o chuveiro nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede de energia elétrica.

É importante também não tentar aproveitar uma resistência queimada, pois acarretará aumento do consumo, além de ser perigoso. Outra dica é controlar o tempo de banho para economizar energia e água!

Última postagem

Tag