O que estuda a metodologia

Para escrever um texto, estudar para uma prova, resolver um problema ou até mesmo fazer um bolo é necessário seguir um método. Se organizar, adotar medidas eficientes com o intuito de alcançar um resultado positivo são alguns dos passos presentes no campo da metodologia.

O conceito de metodologia

O que estuda a metodologia
O termo metodologia é derivado de método, do latim “methodus”, cujo significado representa o caminho ou a via para a concretização de algo. Método é, portanto, o meio pelo qual se percorre para alcançar um determinado fim ou a condição fornecida para se chegar a respectivo conhecimento.

Dentro da área do ensino, a metodologia é a ciência que estuda os métodos os quais ela mesmo recorre. Ou seja, ela estabelece métodos de investigação, pesquisa e estudo para alcançar o objetivo, tudo isso partindo de um problema e buscando a sua solução.

Nesse sentido, a metodologia se constitui da reflexão entre métodos lógicos e científicos.

A princípio, a metodologia era tida como parte da lógica que se focava nas múltiplas modalidades de pensamento e em sua aplicação. Depois, essa percepção passou a ser desconstituída, tendo em vista que os métodos possuem aplicabilidade em distintas áreas do saber.

Caracterização

Cada campo do saber possui uma metodologia própria. Portanto, a metodologia de ensino é designada como diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem.

No cenário brasileiro, os mais empregados são:

  • O método tradicional (ensino conteudista);
  • O método construtivo (criado por Piaget);
  • O método sociointeracionismo (criado por Vygotsky);
  • O método montessoriano (criado por Maria Montessori).

A metodologia se caracteriza, também, quanto ao tipo de sua natureza, podendo ser de caráter qualitativo ou quantitativo.

Na pesquisa qualitativa, a subjetividade e a interpretação do pesquisador interessam na exposição e análise dos conceitos e ideias; já a pesquisa quantitativa sustenta a argumentação com base em números de estatísticas, usando geralmente tabelas e gráficos.

Além dessas, há a pesquisa quali-quanti, que nada mais é do que a combinação entre a abordagem qualitativa com a quantitativa.

Metodologia e trabalho científico

Em um artigo científico, no trabalho de conclusão de curso, na escrita de uma pesquisa de faculdade ou até mesmo da escola tem se exigido a aplicabilidade das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Empregada para delimitar a ordem e normatização dos trabalhos, a ABNT diz sobre formas de citação, disposição dos parágrafos, numeração de páginas, formatação, referências e outros elementos que compõem um estudo.

Nesse contexto, a pesquisa se estrutura com um problema (questão que a norteia), os objetivos (geral e específicos), a metodologia (método empregado), justificativa, referencial teórico e o desenvolvimento (estruturação das ideias).

Estruturada em capítulos, que englobam a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, suas ideias são postas no papel e delineadas por meio do método científico.

Talvez isso possa te ajudar:

Autor: Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa

Revisado por: Grabrielle Fontes

Algumas pessoas acham a metodologia científica complicada e criam em suas mentes barreiras que podem prejudicá-las posteriormente. Principalmente quando há uma decisão de se graduar ou pós-graduar.

Precisamos desmistificar a metodologia científica.

A metodologia científica tem como função fornecer aos universitários o conhecimento indispensável para se produzir um bom conteúdo e com as regras e métodos mais adequados. Essa disciplina é extremamente fundamental na vida de qualquer aluno, pois ela indica a direção mais acertada a ser seguida. 

A maioria dos alunos fica questionando a sua necessidade no cotidiano, por isso é bom explicarmos o que ela é, de fato, sem rodeios. A metodológica científica é um conjunto de técnicas e processos que servem para a investigação de algum objeto de estudo. É a partir dela que conseguimos construir uma pesquisa sobre qualquer objeto do mundo natural ou teórico. Isso é possível porque a metodológica científica junta um “método” com uma “lógica”, isto é, um modo de ser fazer (“método”) e a sequência de raciocínios a ser seguida (“lógica”). 

– Professor, eu preciso disso para sobreviver?

– Sim! Precisa.

É essa matéria que define sua sobrevivência no curso ou não. Quando tudo chega ao fim e você se vê diante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), são necessários além de boa vontade, métodos científicos que fundamentem o que você vai escrever e que te leve a concluir seus resultados de análise.

Mas, não o vejam como vilão, porque muito pelo contrário, essa disciplina vai te ajudar em muito a tirar o melhor proveito de uma leitura específica, a analisar e interpretar os fatos de maneira objetiva, além da vantagem de te encaminhar para produção de textos científicos. Tudo seguindo sempre as normas da ABNT, claro.

E por falar em interpretação, é extremamente necessária que ela seja adequada e de acordo com a observação dos dados e das informações coletadas. Em muitos estudos, é necessário antes de tudo observar, depreender as características e só então aplicar os métodos científicos. Por isso, a metodologia científica está sempre se modernizando, ganhando novos métodos, isto é, novas maneiras de se fazer a pesquisa; bem como novas lógicas, ou seja, novos modos de encadear e sistematizar as ideias. 

– Então, para que serve a metodologia científica, Prof. Marcos? 

 – Para simplificar processos complexos do nosso dia a dia, trazendo tecnologia e conhecimento à humanidade.Quer um conselho de um professor que sabe muito do que está falando?

Aproveitem muito essa disciplina, utilizem seus conceitos e de tudo que ela oferecer. A metodologia científica foi criada e existe até hoje para potencializar a vida dos seres humanos, trazendo novas formas de integrar processos e produtos.

Sobre o autor Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa:

O que estuda a metodologia
Prof. Dr. Marcos Rogério Martins Costa

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. É atualmente Professor Substituto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e Revisor de ABNT da Universidade Aberta do Brasil, lotado no Centro de Educação a Distância da UnB. Membro da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo – GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989

C.V. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1948149291517472

A produção do conhecimento científico é indispensável para o progresso da humanidade. Nesse sentido, as faculdades de Macapá constituem ambiente propício para o desenvolvimento da pesquisa e para a aplicação de saberes teóricos com o intuito de solucionar desafios enfrentados pela sociedade. Para que essa produção da ciência aconteça, entretanto, é fundamental respeitar um determinado conjunto de procedimentos.

Esse, por sua vez, denomina-se metodologia científica e constitui-se por ferramentas que auxiliam o acadêmico a desenvolver o espírito investigador e ajudam a buscar respostas às perguntas por meio da organização sistemática do estudo. Pensando na importância dela para o aprendizado, elencamos alguns esclarecimentos sobre o seu uso na faculdade. Por meio desse artigo, você vai entender:

  • O que é metodologia científica?
  • Como ela é utilizada durante a faculdade?
  • Qual é a relação entre metodologia científica e TCC?
  • Quais são as principais metodologias utilizadas?

Não deixe de conferir!

O que é metodologia científica?

Para demonstrar de que modo esse conjunto de procedimentos é aplicado na prática, vale esclarecer o que é metodologia científica. Trata-se da disciplina que revela ao estudante os caminhos necessários para investigar, pesquisar e racionalizar o conhecimento que se deseja obter, tanto no ambiente acadêmico quanto na vida profissional.

A matéria, na verdade, tem como objetivo demonstrar quais técnicas é preciso empregar para buscar soluções para qualquer questão proposta. Desse modo, pretende-se que o estudante saiba estruturar e executar trabalhos acadêmicos, que estão presentes em todos os cursos de graduação. A importância da metodologia está no fato de que ela introduz o aluno à maneira mais eficaz de buscar conhecimento.

Além disso, é necessário lembrar que, ao se formar, o acadêmico continuará estudando. Afinal, apesar de formado, os saberes de qualquer área são aprimorados a cada dia. Sendo assim, saber racionalizar o aprendizado e tirar conclusões por si próprio com fundamento em fatos da realidade é também indispensável para a atuação profissional com excelência.

Como ela é utilizada durante a faculdade?

Como visto, o conhecimento em metodologia científica tem inúmeras implicações práticas, inclusive ao profissional já graduado. Na faculdade, na maioria das vezes, a disciplina é aplicada para investigar temas pertinentes ao curso escolhido e para o aprofundamento do aprendizado em matérias que devem ser concluídas ao longo da graduação.

Na faculdade de Agronomia aqui da FAMA, por exemplo, é possível empregar o conhecimento metodológico para organizar informações em estudos genéticos, de modo a tornar os dados mais claros. Um simples resumo ou texto de opinião sobre determinada obra no curso de Letras também deve seguir uma estrutura específica para que o objetivo do tipo textual seja alcançado. Vale reforçar que um dos principais propósitos da disciplina é fornecer os caminhos necessários para ampliar o conhecimento de maneira metódica, objetiva e esclarecedora.

Em um curso de Ciências Contábeis, por exemplo, métodos de pesquisa poderiam auxiliar na disposição correta de gráficos para a análise facilitada de informações matemáticas. Já no de Direito, por outro lado, ajudam a dispor ordenadamente um conjunto de decisões judiciais para uma análise comparada da legislação.

Qual é a relação entre metodologia científica e TCC?

Tendo em vista a importância da metodologia para a investigação científica, ela é amplamente aplicada na realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), texto indispensável para o aluno conseguir diploma na faculdade. Ao finalizar graduação, como se sabe, o acadêmico deve investigar e dissertar, por meio de uma monografia, sobre um tema relacionado à sua área de interesse.

O que estuda a metodologia

Para tanto, deverá encontrar os melhores caminhos para dispor sobre o assunto, tecendo raciocínio lógico sobre os conteúdos relacionados até a conclusão. O TCC pode ter como objetivo explorar um determinado objeto de estudo, descrevê-lo em detalhes ou explicá-lo, como é o caso da investigação de fenômenos naturais que podem ser feitos por um biólogo.

Para o desenvolvimento da monografia e alcançar os objetivos do trabalho, o aluno deverá empregar determinadas abordagens, como pesquisas de campo ou estudo de caso. Precisará, ainda, utilizar métodos racionais para explorar o tema escolhido e chegar a uma conclusão lógica, como é o caso de um estudante da faculdade de Matemática que opta por analisar fórmulas. Daí a importância de conhecer a fundo a metodologia científica para utilizá-la da maneira correta e obter bons resultados ao final da graduação.

Quais são as principais metodologias utilizadas?

Entre tantos métodos que podem ser empregados para o desenvolvimento da monografia e de outros trabalhos, alguns costumam aparecer com maior frequência. Confira quais são eles!

Pesquisa quantitativa

A pesquisa quantitativa diz respeito à investigação de objetos mensuráveis, seja pela sua natureza, seja pelo resultado a que se pretende chegar. Ela pode ser empregada, por exemplo, para descobrir o número de vezes que um fenômeno se repete ou para descobrir a porcentagem de pessoas que têm a mesma opinião sobre um determinado assunto.

Pesquisa qualitativa

A pesquisa qualitativa, diferentemente da quantitativa, não se preocupa apenas com resultados precisos, mas com a sua contribuição para entender o tema tratado no estudo. Uma entrevista com um especialista na área de interesse é um exemplo que contribui para a exploração do conteúdo ao longo do trabalho e ajuda a tecer raciocínios até a conclusão.

Busca bibliográfica

A pesquisa bibliográfica é bastante utilizada e, inclusive, indispensável para dissertar sobre qualquer assunto. Trata-se da busca por obras e trabalhos que já trataram sobre o objeto de estudo, de modo a entender o que já foi investigado e quais são as descobertas ainda não realizadas.

De nada adiantaria, por exemplo, um futuro profissional do Marketing Digital escrever em sua monografia conclusões sobre as quais outros autores já comentaram, não acha?

O método científico pode auxiliar muito na introdução do aluno à investigação de temas de seu interesse. Trata-se, afinal, da matéria que fornece as ferramentas e técnicas necessárias para aprender a buscar o conhecimento por conta própria, sistematizando conteúdos e desenvolvendo raciocínios lógicos.

Sendo assim, a disciplina é indispensável para a realização de trabalhos acadêmicos, a conclusão da monografia e também para aprender a estudar em Macapá ao longo da vida profissional. Vale lembrar que saber estudar e manter-se atualizado na própria área de formação é fundamental para desenvolver um trabalho de excelência no mercado.

E então? O que achou do nosso conteúdo sobre metodologia científica? Compartilhe e comente conosco a sua experiência!

O que estuda a metodologia