Como estudar apostila de concurso

 Quando vamos fazer um concurso público em algum momento uma pergunta nos vem a cabeça:

VALE A PENA COMPRAR UMA APOSTILA?

Caso preferir, no vídeo abaixo tem esta postagem em áudio e vídeo


Já fui concurseiro alguns anos atrás e realmente as apostilas eram muito ruins, mas depois que montei há alguns anos este blog eu passei a observar melhor as apostilas e verifiquei que elas evoluíram muito na qualidade.

Outra coisa que notei é que os sites de conteúdos são muito incompletos e muitas vezes desatualizados, inviabilizando o estudo somente pela internet.

Hoje a concorrência por uma vaga no Estado está cada vez maior e juntando com o momento econômico do Brasil fica cada vez mais difícil passar em um concurso.

Não vou dizer que é impossível passar em um concurso estudando somente pela internet, mas será uma tarefa bem difícil.

Comprar livros é chega a ser inviável e fazer um curso presencial ou online tem um custo alto.

Acredito que se você você chegou até aqui é por que o dinheiro está curto.

Respondendo então à pergunta:

Vale a pena sim comprar uma apostila e acho que é fundamental para você ter um mínimo de chance de passar em um concurso público.

A apostila é um excelente material de apoio por alguns motivos que explicarei agora:

  1. A banca organizadora muitas vezes pede uma mesma matérias de várias maneiras confundindo o concurseiro. Com a apostila você saberá exatamente o que esta sendo pedido para estudar.
  2. Tem muitos conteúdo, principalmente de nível superior que você não encontrará na internet e tem na apostila.
  3. Atualizações: Principalmente em leis e concursos de prefeitura, pois dificilmente os artigos são atualizados na internet.
  4. Custo-benefício: Você  gasta na inscrição e dispõe de muito tempo de estudos, por isso, deve investir o máximo que puder em sua aprovação e no final você verá que uma apostila equivale a uma saída em um bar ou restaurante e se você tem família então......verá que o custo é muito baixo para aumentar suas chances de passar. 
  5. Tempo: Sem a apostila você perderá muito tempo procurando na internet os conteúdos, que poderia estar estudando.

Aproveito para dizer que não existe uma apostila que seja 100% completa, e sabe porquê?

Porque os conteúdos de concursos são pedidos de forma genérica.

Vou dar um exemplo para você entender melhor. Vamos analisar o conteúdo de noções de administração.
Existem cursos superiores, técnicos e uma vasta extensão de livros sobre o assunto. Então pode cair qualquer coisa. Vai depender do humor da banca.
As apostilas e cursos online de qualidade abordam o que normalmente cai nos concursos públicos e, com certeza, aumentarão suas chances de passar.

Mas, se depois que você fizer o concurso e for refazer a prova olhando a apostila que você comprou, verificará que errou questões por que não constava o conteúdo nela.

Ai você pode pensar que a culpa é do material que não estava completo, mas como disse, é impossível uma apostila abordar 100% dos conteúdos.

E mesmo que você encontre uma completa, ela terá milhares de páginas, além de um custo bem elevado. E sabemos que uma apostila muito cara, iria vender bem pouco e não valeria a pena produzir certo?

Agora ATENÇÃO:

Ter uma boa apostila te ajudará muito, mas se você não tiver foco, disciplina e fazer muitas questões de concursos, infelizmente a apostila sozinha será apenas um gasto desnecessário.

Tenho convênio com as apostilas Opção, Nova e Solução e se adquirir por aqui você estará ajudando o site, mas o mais importante é adquirir uma para aumentar suas chances de passar no concurso mesmo que não seja aqui no site.

O link para as apostilas é: https://www.metodoconcursos.com.br/2020/11/apostilas-e-cursos-online.html

Tenho também um e-book gratuito 6 passos para você acertar 90% das questões de concursos, dá uma olhada que tenho certeza que você irá gostar.

Espero que tenha te ajudado, então abraços e boa sorte no concurso!!

Outras postagem que recomendo dar uma olhada:

TRABALHAR, ESTUDAR E PASSAR EM UM CONCURSO

10 DICAS PARA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO


Page 2

Como estudar apostila de concurso

William Douglas

Se você deseja ser aprovado em um concurso público, uma de suas principais preocupações deve ser a escolha dos cursos preparatórios e do seu material de estudo.

Não importa tanto se o estudo é em um livro ou numa apostila, mas que este material seja de boa qualidade, preparado especificamente para o que você precisa, por quem tenha experiência no tema.

Eis os 4 maiores cuidados a serem adotados:

1 - QUEM É O AUTOR?

Citar doutrina e juntar questões pode ser feito por qualquer um. Você, todavia, deve procurar na biografia do autor a experiência que o mesmo tem em provas e concursos e na realização de concursos. Ele é da área? É professor de cursinhos? Há quanto tempo?

2 - COMO É A DIAGRAMAÇÃO?

A diagramação é um dos grandes segredos para que haja o aprendizado. As letras precisam ser grandes, o espaço entre palavras e linhas também e, claro, é preciso uma margem de impressão mais leve. Se não for assim, a leitura será cansativa e a produtividade do estudo seriamente prejudicada.

Embora a diagramação de qualidade encareça livros e apostilas, vale a pena investir em livros e apostilas com boa diagramação, mesmo que um pouco mais caros, pois isto fará um grande diferença na hora de estudar.

3 - ATUALIZAÇÃO DO LIVRO

Um dos mais importantes cuidados ao comprar algum livro é verificar se ele está atualizado. Se você não souber identificar este precioso detalhe, peça ajuda a um colega mais experiente em concursos ou ao seu professor no cursinho ou faculdade. A legislação brasileira muda muito rapidamente e comprar um livro desatualizado é jogar dinheiro fora e... pior, estudar errado.

4 - FATOR PREÇO

Claro que todos preferem um livro mais barato, até porque as despesas com eles e cursos são pesadas. No entanto, um concursando inteligente é aquele que procura a melhor relação custo X benefício. Em nenhuma área da vida o mais barato é o melhor. Nem em apostilas e livros. Assim, deve haver um esforço para buscar as demais qualidades do livro (autor, foco em concursos, diagramação etc) mesmo que isto custe um pouco mais caro.

O PCI Concursos em parceria com o site www.williamdouglas.com.br,disponibiliza aqui, vários artigos, textos e dicas de William Douglas sobre "Como Passar" em concursos públicos:

Como funciona o JusTutor

1. Resumindo: o que é e como funciona o JusTutor?

Nós somos um portal de provas de 2ª fase de concursos e exames seletivos, como OAB, ENEM e vestibulares.

O JusTutor utiliza a metodologia dos "3C: Construção Compartilhada do Conhecimento. Você entra do JusTutor e resolve quantos enunciados (questões discursivas, peças práticas ou sentenças) quiser, quando quiser, de onde estiver. Suas respostas ficarão à disposição no site para outros alunos fazerem a correção. Você também poderá corrigir à vontade respostas de outros alunos, comentar correções, dar um voto útil a elas etc. Assim, os alunos vão construindo e compartilhando o conhecimento, formando um gigantesco banco de dados de enunciados e respostas.

Além disso, desde meados de 2016, oferecemos cursos de sentenças, sentenças avulsas para a magistratura e peças avulsas destinadas à preparação para a OAB, com correção individualizada.

2. Por que responder questões, peças e sentenças?

São muitas razões para você estudar por meio de respostas: a) ajuda a fixar o conhecimento; b) aprimora a sua capacidade de escrita; c) melhora a sua rapidez e habilidade de concisão na hora da prova, já que espaço e tempo para responder questões são pontos que atormentam muitos candidatos; d) prepara o seu cérebro para um tipo de atividade idêntica à que ele vai encontrar na hora da prova, momento no qual você não vai assimilar conhecimentos, você vai, sim, exteriorizá-los.

3. Por que corrigir respostas de outros alunos?

Você nunca ouviu a frase "o melhor jeito de aprender é ensinar"? Corrigir respostas faz com que você reflita e pesquise sobre o tema, além de ser uma forma produtiva de fixar o conhecimento.

4. Como eu posso confiar na correção que outro aluno faz?

Mais do que ter certeza de que a correção que foi feita na sua resposta está correta, o objetivo é criar um debate sobre aquela questão, sobre aquele tema. Aos poucos, quando dois, três, quatro alunos corrigirem sua resposta, você vai ter material suficiente para concluir se ela foi correta, se abordou todo o conteúdo, se o seu português foi adequado, entre outros pontos. Por isso, é muito importante que você convide o máximo de pessoas possível para corrigir suas respostas.

5. Estou lendo uma resposta de outro aluno. Que segurança eu tenho de que ele respondeu corretamente?

Se você já domina aquele assunto abordado pelo enunciado, você saberá se a resposta está correta ou não. Aliás, a leitura da resposta de outro aluno, quando confrontada com os seus conhecimentos, é uma ferramenta fenomenal para você garantir que não vai se esquecer do assunto. Mas, se você não domina o tema, não se preocupe. Primeiro, você pode ler as correções daquela resposta feita por outros alunos. Segundo, cada enunciado vem um um ranking com as melhores respostas, baseado nas notas que as respostas receberam em correções de outros alunos. Enfim, a quantidade de material indicará a você qual é a resposta correta para o enunciado.

6. E se eu quiser que um professor corrija a minha resposta?

Nós já pensamos nisso e, em breve, você contará com uma ferramenta surpreendente e inovadora nessa área, para questões discursivas.

Para sentenças e peças prático-profissionais da OAB, já contamos com correções profissionais e individualizadas.

7. Por que o ranking?

Quanto mais alunos participarem e produzirem no JusTutor, maior será a quantidade de material disponível para você. E qual é o estudante para concursos que não adora um ranking? A competição sadia e respeitosa é algo inerente à preparação para um concurso. Por isso, temos alguns tipos de rankings para estimular os alunos na produção de conteúdo.

8. O que são os rankings premiados?

Periodicamente, o JusTutor cria um ranking premiado. Um exemplo de ajuda a entender facilmente: "Quem marcar mais pontos para o ranking geral no mês de março de 2016 ganhará um livro do Prof. Alexandre Henry Alves". Esse é só um exemplo fictício, mas serve para você compreender. Para participar dos rankings premiados, você só precisa usar o JusTutor, pois o que queremos é incentivar a produção cultural dos alunos, especialmente na área jurídica. Não há necessidade de fazer inscrição específica para participar de um ranking premiado e você não precisa comprar nenhum produto ou serviço. Nada. É de graça mesmo. E não tem sorteio: o primeiro colocado no ranking, ao final do período estipulado para ele, leva o prêmio.

9. Mas o JusTutor é de graça mesmo?

Sim, é de graça. Responder, corrigir, comentar, trocar mensagens com outros alunos, tudo isso é de graça no JusTutor. É claro que o site precisa de uma fonte de recursos para se manter. Por isso, temos cursos de sentença e correções individuais de peças da OAB e de sentenças pagos. Mas, as ferramentas básicas que permitem a você fazer uma excelente preparação sempre serão gratuitas. Afinal, quem constrói o conhecimento no JusTutor são os próprios alunos.