O que é ser mesário voluntário

A Escola Judiciária Eleitoral (EJE-AL) do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Alagoas, pautada no Programa de Responsabilidade Social, disponibiliza as inscrições para Cadastro Reserva de estudantes universitários (oriundos de faculdades conveniadas), os quais serão candidatos a Mesário Voluntário das Zonas Eleitorais de Alagoas.

Mesário Voluntário – Cadastro de Reserva

O Mesário Voluntário teve início como projeto voltado para o eleitor cidadão em 2005, tendo surgido com a procura de estudantes de algumas instituições de ensino superior. Ampliado em 2010, como Programa Mesário Voluntário Universitário, busca atender a participação de universitários, tendo em vista Convênio firmado entre este Tribunal, (em ação conjunta com o TRE/AL e EJE/AL) e 12 (doze) faculdades: FAA, ESTÁCIO (FAL), FAMA, FACIMA, MAURÍCIO DE NASSAU, SEUNE, RAIMUNDO MARINHO, IESC/ISESC, FAT/FAPEC, FITS, CESMAC, incluindo a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  

Objetivo

Estimular e conquistar a colaboração voluntária de eleitores cidadãos e estudantes universitários para o exercício das atividades de Mesário, proporcionando com as atribuições e compromissos desempenhados, a garantia de forma democrática da transparência no processo eleitoral, fortalecendo o envolvimento da comunidade junto com os servidores da Justiça Eleitoral.  

Principais Vantagens

- Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral ( art. 98, da lei 9.504/97);

- O exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate em concurso público (desde que haja previsão no Edital);

- Quanto aos servidores públicos, o exercício das atividades de mesário será considerado como critério de desempate, em caso de promoção (Lei nº 4.373/65 – Código Eleitoral, Art. 379, §§ 1º e 2º);

- Reconhecimento público de serviços prestados à Justiça Eleitoral (entrega de Certificado);

- 30 (trinta) horas complementares/extracurriculares nas universidades conveniadas por serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Quem pode e quem não pode ser mesário voluntário e as atribuições

    Em princípio, todo eleitor, maior de 18 anos, em situação regular perante a Justiça Eleitoral.

    Os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;     Os membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva;    As autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;    Os que pertencem ao serviço eleitoral;

    Os eleitores menores de 18 anos.

Como se inscrever para o cadastro de reserva de Mesário Voluntário

Preenchendo o formulário de inscrição, clicando Aqui Esta inscrição irá para o cadastro de reserva do Cartório Eleitoral de sua respectiva Zona e será submetida aos critérios de aceitabilidade.

Ao preencher sua inscrição verifique a sua Zona e Seção.

Conheça a importância de ser mesário voluntário

Ser candidato a Mesário Voluntário já demonstra interesse em contribuir para o processo de fortalecimento da democracia, aperfeiçoando a consciência crítica cidadã.

O Cadastro para Mesário Voluntário Universitário pelo TRE-AL é válido apenas para eleitores do estado de Alagoas, para o município de alistamento do voluntário. Por exemplo, os eleitores de Maceió, terão as inscrições encaminhadas aos Cartórios Eleitorais, localizados no Fórum Eleitoral, que está situado à Av. Fernandes Lima, 3247 – Gruta de Lourdes (vizinho à Eletrobras, antiga CEAL).

O mesário é um representante da Justiça Eleitoral perante a sua comunidade, o qual vai atuar no trabalho das Mesas Receptoras de Votos e de Justificativas de votos, dentro dos locais de votação, onde se encontram as seções eleitorais, ou nos postos de justificativa de votos, nos dias das Eleições.

*Este serviço é exclusivo para os cidadãos universitários com domicílio eleitoral no Estado de Alagoas.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a EJE-AL, através do endereço eletrônico ou com a Zona do seu domicílio eleitoral, clicando Aqui.

A pandemia causada pelo coronavírus, neste exercício de 2020, atingiu todo o mundo de maneira singular, exigindo, portanto, ações rápidas e imediatas em todos os setores, incluindo a convocação dos mesários, pois necessitamos que a democracia do país seja assegurada com a realização de eleições seguras e transparentes.

A Justiça Eleitoral acredita que a união entre universidade e poder público constitui uma maneira democrática de efetivação de educação para a cidadania.

Parcerias são capazes de proporcionar aos estudantes o protagonismo tanto no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, quanto no conhecimento relativo ao processo eleitoral, voto consciente e confiabilidade do sistema eletrônico de votação, que são os temas mais caros da Justiça Eleitoral.

Novos talentos para a política serão descobertos nas universidades. E por isso, a Justiça Eleitoral deve estar presente entre os jovens, conhecendo seus anseios e receios e, ao mesmo tempo, proporcionando educação política.

Pensando nisso, esta Escola Judiciária Eleitoral de Alagoas adotou o Projeto do TRE/PR intitulado "Universidade Amiga da Justiça Eleitoral", que diz respeito a parcerias firmadas com instituições de ensino superior para a concessão mínima de 60 horas extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nas Eleições 2020, quando atuantes nos dois turnos da eleição, e de 30 horas, quando a atuação for em um turno somente, precedidas de treinamento presencial e ou virtual fornecido pela Justiça Eleitoral, desenvolvendo uma relação de parceria, troca de experiências e conhecimentos.

Em regra, o mesário tem como um dos benefícios, o recebimento de até 30 horas extracurriculares, de acordo com convênio firmado entre o TRE-AL e a universidade, porém, considerando os tempos difíceis que estamos vivendo, as parcerias entre instituições públicas e privadas é uma forma efetiva de se garantir a cidadania e fortalecer a democracia.

Não é possível inovar e provocar mudanças significativas na sociedade de forma autossuficiente.

A Justiça Eleitoral precisa da força e do conhecimento dos jovens neste momento em que vivemos. O que está em jogo é a democracia do pais e o MESÁRIO é a peça fundamental na eleição.

A Escola Judiciária Eleitoral do TRE/AL não possui orçamento específico para esse Programa.

Uma das exigências para essa garantia é possibilitar que a vontade de eleitores e eleitoras seja plenamente respeitada no momento da votação. Nesse contexto, destaca-se o papel do Mesário e da Mesária, que é o de facilitar ao eleitor e à eleitora o exercício do direito/dever de votar.

O trabalho dos Mesários e das Mesárias, juntamente com o dos funcionários e funcionárias da Justiça Eleitoral, garante que a vontade do eleitor e da eleitora seja respeitada e a democracia, fortalecida.

 [+] informações

Programas e Campanhas

Mesário Universitário

Campanha Eu Quero Ser Um Mesário Voluntário

Se informe também sobre:

Eleitoras e eleitores maiores de 18 anos que queiram se cadastrar para trabalhar como mesária voluntária ou mesário voluntário podem a qualquer tempo preencher o formulário eletrônico para inclusão no banco de pessoas colaboradoras.

Atenção!

  • Os cadastramentos são direcionados aos cartórios eleitorais específicos para que estes os incluam no seu banco de mesárias e mesários, ressalvando-se que são voluntárias(os).
  • A inclusão na lista de pessoas convocadas dependerá das vagas disponíveis.
  • Após convocadas, as pessoas que se voluntariaram ficam comprometidas com a Justiça Eleitoral e estão sujeitas às sanções legais, em caso de ausência no dia do pleito.

Inscreva-se aqui
Preencha o formulário eletrônico.

O que é ser mesário voluntário

Programa Mesário Voluntário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia

Inscrição - formulário para cadastro no projeto.

Histórico

O programa Mesário Voluntário existe para incentivar o cidadão a participar da prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos e estreitar laços entre a Justiça Eleitoral e a comunidade. O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, considerando a importância deste tema, realiza, desde 2004, ações neste sentido e, em 2014, editou a Resolução TRE-RO nº 28/2014, que regulamenta o Programa Mesário Voluntário em Rondônia. 

O programa envolve três projetos: Mesário Universitário, Empresa Cidadão e Concursos Culturais; todos visando estimular a participação voluntária de cidadãos nas atividades das eleições, de forma consciente e espontânea, despertando o interesse no processo democrático.

A intenção é reunir mesários voluntários, universitários ou não, qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição, proporcionando um excelente atendimento ao eleitor, bem como motivar e valorizar estes mesários, por meio de iniciativas culturais.

1. Projeto Mesário Universitário

Acadêmicos cuja instituição de ensino superior tenha aderido ao projeto Mesário Universitário junto a Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, podem exercer a atividade de mesário nas eleições recebendo horas de atividade complementar para o currículo acadêmico.

Vantagens: veja na aba "Vantagens de ser mesário" .

Sua instituição de ensino superior aderiu ao projeto Mesário Universitário?

Confira na aba "Empresas e Instituição de Ensino Participantes"

2. Projeto Empresa Cidadã

A empresa que contar com a participação de, no mínimo, 10% (dez por cento) dos seus colaboradores trabalhando como mesários voluntários, receberá o selo de ‘Empresa Cidadã’.

O projeto conscientiza os empregadores da importância da contribuição da iniciativa privada para o processo democrático, e contra partida garante o usufruto das folgas compensatórias.

Vantagens: propaganda positiva da empresa por meio de divulgação de título de relevância social.

A empresa em que trabalha, aderiu ao projeto Empresa Cidadã.

Confira na aba "Empresas e Instituição de Ensino Participantes"

3. Projeto Concurso Culturais

Para estreitar o relacionamento entre a Justiça Eleitoral e a comunidade, valorizando a participação criativa do cidadão, o Programa Mesário Voluntário prevê, ainda, a realização de Concursos Culturais.

Concurso Mesário na telinha

Como ser Mesário ou Mesária?

Para se inscrever, basta comparecer à Zona Eleitoral mais próxima ou preencher a ficha on-line

Empresas e/ou Instituições de Ensino Superior podem aderir aos projetos do Programa, preenchendo o Termo de Adesão e enviando a zona eleitoral do município onde esta sediada.

Arquivos para download: 

Dúvidas? Entre em contato com o Cartório Eleitoral.

O que é ser mesário?

Mesários são cidadãos e cidadãs que prestam trabalhos honoríficos a Justiça Eleitoral, atuando nas mesas receptoras de votos, no dia da Eleição.

Quando a Justiça Eleitoral faz a convocação, quem foi convocado é obrigado a, nos horários estabelecidos, comparecer ao treinamento, aos executar os atos preparatórios e trabalhar no dia da eleição.

Para alguns, ser convocado para exercer a função de mesário é como se fosse uma punição. Esquecem-se ou não têm consciência de que, em uma República, todos os cidadãos e cidadãs têm obrigações públicas.

É certo que as nossas redes públicas de saúde e educação sofrem de graves deficiências, como também é certo que nossa Democracia Republicana padece de vícios históricos, como a corrupção, sendo a eleitoral apenas uma de suas faces.

Mas, também é certo que a melhoria das redes de serviços públicos depende de decisões políticas tomadas por dirigentes e representantes eleitos e que somente através da Democracia é possível enfrentar a corrupção e aperfeiçoar a vida em sociedade, buscando realizar o almejado bem comum.

Se vivêssemos em uma Ditadura, sob a tirania de alguns, com certeza, não seriam necessários eleições e mesários. Com certeza, também, não haveria bem comum a ser buscado, apenas o bem do ditador de plantão e dos seus apadrinhados.

A cada Eleição, independentemente do seu resultado, homens e mulheres, brasileiros e brasileiras, reafirmam o poder que têm, o qual decorre da sua condição de cidadão e de cidadã.

Atuar como mesário é uma das maneiras de garantir o aperfeiçoamento da nossa Democracia e contribuir para a superação das mazelas éticas, políticas e sociais que violam a nossa consciência cidadã.

Diante destas considerações, participem, NÃO espere ser convocado, inscreva-se.

Quem pode ser mesário?

Todo eleitor e eleitora em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota.

Quem NÃO pode ser:

  1. Candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive o cônjuge;
  2. Membros dos diretórios dos partidos políticos, desde que exerçam função executiva;
  3. As autoridades e agentes policiais;
  4. Servidores no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  5. Servidores que pertencem ao serviço eleitoral;
  6. Eleitores menores de 18 anos.

Não podem ser nomeados para compor a mesma mesa:

  1. Servidores de uma mesma repartição pública;
  2. Empregados de uma mesma empresa privada;
  3. Os que tenham, entre si, parentesco de qualquer grau.

Dúvidas?

 

Vantagens de ser mesário

 Todo mesário terão direito:

    1. a um auxílio-alimentação no dia da Eleição;
    2. e terá direito a 2 (dois) dias de folga em seu trabalho (público ou privado) para cada dia trabalhado para a Justiça Eleitoral.

O Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral pode servir como critério de desempate em caso de promoção no serviço público ou de concurso público.

Para os mesários universitários:

Alem dos direitos elencados acima, o acadêmico que se inscrever como mesário, cuja instituição de ensino tenha aderido ao projeto, terá o seu certificado registrado pela faculdade como atividade extracurricular, nos termos da Resolução TRE-RO nº 28/2014.

Para os trabalhadores da iniciativa privada:

O trabalhador da iniciativa privada, cuja empresa tenha aderido ao projeto empresa cidadã, terá o seu direito ao gozo de folga compensatória garantido pela própria empresa, nos termos da Resolução TRE-RO nº 28/2014.

Os usufrutos de um dos direitos acima não excluem os demais, ou seja, são cumulativos.

Dúvidas?

CESUAR - Centro de Ensino Superior de Ariquemes

FAAR - Instituto de Ensino Superior de Rondônia

FACIMED - Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal

Faculdade UNINA

FAMA - Faculdade da Amazônia

FANORTE - Instituição de Ensino Superior de Cacoal

FAP - Faculdade de Pimenta Bueno

IFRO - Instituto Federal de Rondônia

IESA(FAMA) - Instituto de Ensino Superior da Amazônia

Sociedade Educacional de Cerejeiras

UNESC-  Faculdades Integradas de Cacoal

UNEOURO - Faculdade de Ouro Preto

UNIR - Universidade Federal de Rondônia

UNIRON - União das Escolas Superiores de Rondônia

UNICESUMAR - Sociedade Educacional de Rondônia

UNOPAR - Universidade do Norte do Paraná

Sicoob - Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil - Pimenta Bueno

Banco da Amazônia de Cacoal

O que é ser mesário voluntário

O que é ser mesário voluntário