O que é personalidade mbti

Eu amo testes de personalidade. Sabe aqueles do BuzzFeed que você descobre qual princesa da Disney você é com base nas comidas de festa infantil que você gosta? Prazer, Branca de Neve.

Desde os tempos remotos de Facebook, estou lá, fazendo testes e descobrindo que seria uma ótima panela de pressão e que Rodrigo Hilbert daria match comigo no Tinder, se ele estivesse solteiro.

Entre um teste e outro, em um belo dia de procrastinação no trabalho, eu descobri o Myers and Briggs Type Indicator (aka. MBTI). Teste sério de personalidade, com embasamento científico, desenvolvido por duas mulheres durante a Segunda Guerra Mundial (Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers), com base nas teorias de Jung sobre os tipos psicológicos.

Era o ano de 2016 e vocês não estão entendendo como esse teste mudou minha vida. Eu virei a louca do MBTI; enquanto as pessoas estavam perguntando o signo, eu manda: “qual seu MBTI?. Vou te enviar o link para você fazer o teste, ok?!”.

Meus amigos, família, pessoas do trabalho foram todos “obrigados” a fazer o teste. No meu terceiro date com meu (atual) namorado, já quis saber se nossos MBTIs eram compatíveis. E juro que faz toda a diferença no nosso relacionamento entender ele como personalidade I (introverted) e eu como E (extroverted).

E o mais bizarro de tudo, eu refiz o teste algumas vezes com espaçamento de tempo and guess what: o meu MBTI nunca mudou!

O modelo MBTI – e vou chamar de modelo, porque, como toda teoria, evolui –  é muito usado por RH em empresas porque é uma ótima ferramenta para entender o coleguinha de trabalho e alocar melhor as tarefas.

A Lolla-Reader e personal friend, Paula Paschoal trabalha na área de Recursos Humanos há mais de 15 anos e já utilizou o modelo MBTI diversas vezes “como ferramenta de assessment para aprimoramento de autoconhecimento, para promover o desenvolvimento de líderes e equipes, para o desenvolvimento de plano de carreira individual, e em workshops para alinhamento de equipes“.

Segundo a Paula, “como resultado do teste, cada colaborador pode compreender melhor seus talentos, forças e fraquezas Além disso, o resultado fortalece a relação das equipes, já que permite compreender a variedade de perspectivas, e entender como cada colaborador envolvido enxerga a situação, e assim evitar ou gerenciar melhor os conflitos. A ferramenta traz empatia e compreensão e desenvolve melhor os relacionamentos e aptidões”.

A verdade seja dita, o MBTI é um super teste de autoconhecimento.

No site 16 Personalities você pode fazer o teste gratuito (não demora nem 12 minutos) e lá tem tudo explicadinho de forma bem didática sobre as personalidades e a metodologia – é uma releitura do MBTI, com base nos traços de personalidade Big Five.

A versão gratuita já é bem completa! Fala sobre suas forças e fraquezas, possíveis career paths, relação amorosa,  amizades, parenthood. E, de bônus, você ainda consegue descobrir qual celebridade / personagem tem a mesma personalidade que a sua (for real!).

Pretty much, Bianca Longo.

E se você chegou até aqui wondering, eu sou ENFP-A, Assertive Campaigner. 

What? É isso mesmo, a sopa de letrinhas evidência a ciência por trás do modelo MBTI. Parece complicando, mas nem tanto. Aqui vai um breve resumo, bem resumido mesmo, do significado de cada letra:

COMO INTERAGIMOS COM O MEIO

E –  extraversion (extroversão): agem primeiro, depois pensam. Mais sociáveis.

I – introversion (introversão): pensam primeiro, depois agem. Menos sociáveis.

COMO AS INFORMAÇÕES SÃO RECEBIDAS/ENTENDIDAS

S – sensing(sensorial) ou observant (observador): pragmáticos, gostam de fatos, dados, detalhes.

N – intuition(intuição): curiosos e open-minded, gostam de teorias, abstrações.

COMO DECISÕES SÃO TOMADAS:

T – thinking(razão): priorizam a lógica.

F – feeling(sentimento): são mais sensíveis e empatas.

ESTILO DE VIDA

J- judgment(julgamento) quer controlar o mundo (hehe), é superorganizado.

P- prospecting(percepção) se adapta ao mundo, improvisa.

IDENTIDADE | CONFIANÇAS NAS HABILIDADES E DECISÕES

A- assertive(assertivo): os “tranquilões”.

T- turbulent(turbulento): os perfeccionistas e success oriented.

To make it short: as combinações dessas letrinhas indicam a sua personalidade arquetípica (OMG!) E mais, essas 16 personalidades estão dividas em 4 grandes grupos: os Analistas, os Diplomatas, os Sentinelas e os Exploradores. O que ajuda muitoo na hora de entender se o santo bate ou não (na minha experiência pessoal, notei que me dou muito bem com pessoas que estão na mesma categoria de Diplomatas que eu e que os Analistas me dão medo)

A final note: a versão em inglês do site 16 Personalities é a mais completa, mas é possível fazer o teste em várias outras línguas também. O que você está esperando para descobrir quem é você na vida, no escritório, nos relacionamentos? Faça o teste! (e me conta nos comentários, porque de acordo com meu resultado MBTI, eu sou curiosa por natureza).

teste de personalidade de MBTI é um teste clássico em que são escolhidas frases que melhor se adaptam a sua personalidade e preferências. É uma ferramenta útil para descobrir sua carreira ideal, traçar planos de carreira ou simplesmente promover o autoconhecimento.

Muitos processos seletivos incluem o teste de personalidade MBTI na fase de avaliação, para facilitar na hora de mostrar a relevância e a confiabilidade do candidato no mercado.

O que é MBTI?

O teste de personalidade MBTI é um método utilizado para identificar o tipo psicológico de uma pessoa. O teste pode ser aplicado por meio de questionários com alternativas diferentes que refletem suas preferências.

Com esses resultados é possível encontrar 16 tipos de diferentes personalidades. O MBTI é definido como o teste de personalidade mais utilizado no mundo pelo The Myers-Briggs Company, com cerca de 2 milhões de relatórios emitidos ao ano. 

O teste de personalidade MBTI tem essa popularidade devido a sua praticidade e eficiência na classificação de estilo, comportamento, características no trabalho entre outros aspectos humanos.

O teste de personalidade MBTI diz respeito às descrição de processos básicos da psicologia que se baseiam pelas escolhas e preferências do candidato. 

Os tipos psicológicos se dividem em quatro dicotomias e com pares opostos. E em cada dicotomia as escolhas são feitas no polo mais confortável sinalizando a maneira de agir que combina com cada personalidade.

O teste de personalidade MBTI foi criado em 1943 pela psicóloga Isabel Briggs Myers e sua mãe, Katharine Cooks Briggs. Elas acompanharam por anos o psicanalista Carl Gustav Jung e desenvolveram o instrumento de personalidade com base junguiana.

O propósito delas era mostrar que existem muitas diferenças entre os seres humanos que podiam ser positivas e complementares, ao invés de conflitantes. 

Com isso ajudaram as pessoas a se compreenderem melhor e reconhecer seus elementos psíquicos na hora de fazerem suas escolhas.

Quais os benefícios do MBTI?

Por ser um dos testes mais precisos para a identificação de características de personalidade, pois os benefícios do teste de personalidade MBTI são inúmeros, a começar pela credibilidade e praticidade do processo para as empresas promovendo o autoconhecimento de todos.

Contudo, é muito importante que as empresas conheçam seus colaboradores e que acima de tudo entenda suas capacidades, tensões e medos que influenciam muito na sua vida pessoal e profissional.

Identificar os tipos de colaboradores é o mais indicado para determinados cargos. Quando a empresa identifica o colaborador e consegue inseri-lo onde ele melhor se encaixa, o rendimento do mesmo é mais satisfatório trazendo assim conforto e melhores resultados para ambos.

Como funciona o teste de personalidade MBTI?

O teste é feito por meio de uma análise de respostas de um questionário. As perguntas devem ser respondidas de acordo com a escala abaixo:

  • Concordo totalmente
  • Concordo em partes
  • Indiferente
  • Discordo em partes

●      Discordo totalmente

E os resultados são a combinação de 4 letras dentre 8 possíveis que definem a classificação lógica de cada tipo de personalidade.

Cada letra é representada por 4 dimensões dicotômicas, que são duas opções de resposta para cada 4 características que compõe a personalidade.

A seguir podemos entender melhor as 4 dimensões do teste de personalidade de MBTI. Veja! 

  • Extrovertidos: que se sente ativo quando interage com outras pessoas e geralmente agem antes de pensar.
  • Introvertidos: se sentem ativos com atividades solitárias e preferem pensar bem antes de agir.
     
  1. Modo de perceber o mundo:
     
  • Sensoriais: tem a consciência voltada para o concreto, aquilo que é percebido pelos sentidos.
     
  • Intuitivos: tem a consciência voltada para o abstrato, pelo simbólico.
     
  1. Forma de avaliar, julgar, organizar e decidir:
     
  • Racionalistas: atuam de maneira lógica, objetiva e organizada buscando sempre argumentos racionais.
     
  • Sentimentais: se baseiam no subjetivo, como valores e preferências levando em consideração necessidades humanas tomando decisões com o “coração”.
     
  • Julgadores: são decisivos e preferem seguir regras e viver de maneira planejada. Se sentem tranquilos após tomar decisões.
     
  • Perceptivos: gostam da liberdade, de improvisar. Sempre dão preferência à flexibilidade e a adaptação.

As 16 personalidades do teste MBTI

A seguir podemos entender o que cada sigla representa em termos de resultados. 
 

  1. ISTJ: “Logístico” – são definidores de integridade, lógica prática e dedicação total e incansável ao dever.
     
  2. ENTJ: “Comandante” – são carismáticos, confiantes e projetam autoridade de uma forma que atrai multidões.
     
  3. ESFJ: “Cônsul”- são os mais populares, os chefes de torcida e capitães de times.
     
  4. ENFJ: “Protagonista” – líderes por natureza, cheios de paixão e carisma. São confiantes e influenciam todos ao seu redor.
     
  5. ESTJ: “Executivo” – são honestos, dedicados e dignos. São valorizados pela sua orientação e clareza na hora de conduzir por caminhos difíceis.
     
  6. ENFP: “Ativista” – tem o espirito livre e geralmente são os que alegram a festa e estão menos interessados na emoção e prazer momentâneo.
     
  7. ENTP: “Inovador” – tem um melhor senso de raciocínio sobre os outros, mas também ideias opostas.
     
  8. ESFP: “Animador” – são os mais alegres e que ficam presos na excitação do momento a todo instante, querendo que os outros se sintam assim também.
     
  9. INTP: “Lógico” – os lógicos são criativos e geralmente conhecidos como filósofos, pensadores, professores.
     
  10. INFP: “Mediador” – são verdadeiros e idealistas sempre procurando o melhor nas piores pessoas e situações. São calmos e tímidos.
     
  11. ISFP: “Aventureiro” – são verdadeiros artistas. Preferem usar a estética, design ou até mesmo suas próprias escolhas para empurrar os limites de convenção social.
     
  12. ISTP: “Virtuoso” – adora explorar o mundo a sua volta sendo racional e tranquilo. São fabricantes naturais que se movem de projeto em projeto sendo muito úteis.
     
  13. INTJ: “Arquiteto” – são ambiciosas, imaginativos ainda que privados, curiosos mas não desperdiçam sua energia. 
     
  14. INFJ: “Advogado” – são sonhadores ativos, pessoas capazes de tomar medidas concretas e realizar seus objetivos com um impacto positivo.
     
  15. ESTP:  “Empresário” – adora ser o centro das atenções, mantem uma conversa enérgica com uma boa dose de inteligência.
  16. ISFJ: “Defensor” – são quietos e reservados, geralmente são pessoas bem desenvolvidas e de relações sociais robustas.

Conclusão 

Agora que você sabe tudo sobre o teste de personalidade MBTI é importante frisar que ele possui embasamento da ciência comportamental e representa a teoria mais aclamada do psicanalista Carl Jung traduzida para o teste de personalidade.

Por esse motivo, o teste de personalidade MBTI é conhecido como uma forma assertiva e confiável para identificar personalidades e seus comportamentos, pois com essa quantidade de benefícios, o teste de personalidade MBTI se tornou essencial para quem deseja atuar com desenvolvimento humano. 

Além disso, o teste de personalidade MBTI também servir para fazer uma autoavaliação profunda e despertar todo o seu potencial fazendo com que o seu uso seja ainda mais transformadora.

A personalidade pode influenciar na comunicação, enquanto algumas pessoas têm mais facilidade com relações interpessoais, outras constroem um universo dentro da própria mente. 

Sendo assim, as personalidades variam de acordo com o nível de interação do candidato e na qualidade de comunicação com o mundo externo.

Última postagem

Tag