O que é escala cartografica

Veja agora no resumo de escala cartográfica como esta ferramenta é utilizada para estudar e perceber a relação entre as dimensões dos elementos contidos no mapa e a realidade do terreno.

A cartografia é uma ciência que auxilia a geografia, pois, através do estudo das representações feitas a partir dos mapas, pode obter maiores detalhes de um local.

Mas, o que é a escala cartográfica? – A escala é a relação entre a realidade e o que está sendo representado no papel.

Quando se representa a superfície, utiliza-se uma linguagem própria, a linguagem cartográfica, portanto podemos fazer uma leitura de fenômenos, distâncias, e tirar nossas conclusões.

O que é escala cartografica
Mas, para isso, precisamos entender os códigos que os mapas trazem e decifrar a legenda.

Veja no exemplo  da imagem acima que no mapa do Brasil a escala indicada é uma. Mas, na expansão destacada para mostrar o Estado do Rio de Janeiro a escala cartográfica já é outra. Mostra muito mais detalhes.

Resumo de Escala Cartográfica

Confira aula gratuita do professor Raphael Carrieri, do canal do Curso Enem Gratuito, com os fundamentos para você acertar questões de Leitura e Interpretação de Mapas no Enem.

https://youtu.be/ZI2GIWgxiG4

Muito bom este resumo do professor Carrieri. Agora, vamos continuar.

A escala cartográfica

Veja as duas maneira de se expressar a Escala Cartográfica: 1 – Escala Numérica; e, 2 – Escala Gráfica.

Escala Numérica: expressa a redução da distância da superfície real. É representada por uma fração. Exemplo: 1:100 000 (lê-se, escala um por cem mil ou um para cem mil). Portanto significa que essa escala foi reduzida 100 mil vezes.

Escala Gráfica: É representada por uma linha em forma de um gráfico, indicando a distância real com as distâncias do mapa. Exemplo:

O que é escala cartografica
Os mapas da escala numérica trazem como unidade o centímetro ( cm ), e as distâncias reais são medidas em quilômetros ( Km ).

Acompanhe o raciocínio para entender:  No exemplo acima da escala numérica, 1 cm no mapa corresponde a 1 km na realidade.

  • Calculando a distância no mapa:
  • Para se calcular a distância entre dois pontos no mapa temos a seguinte fórmula:
  • D= E.d
  • Onde:
  • D= distância real
    E= Escala
    d= Distância no mapa
  • Exemplo:  Um mapa de escala 1:200 000 possui entre dois pontos 20 cm de distância. Calcular a distância real.
  • É só aplicar na fórmula:
  • D= 200 000 . 20 = 4000 000 cm ou 40 km.

Agora uma importante dica:

A escala é inversamente proporcional , ou seja: quanto maior o denominador , menor a área representada no mapa. Representando menor riquezas de detalhes. Veja na imagem:

Mapa 1 – Com uma escala de 1:79 000 000 (1 para 79 milhões), escala onde se visualiza o Brasil inteiro, porém com menor detalhes.

O que é escala cartografica
Figura 2 – E, quanto menor o denominador, maior a área representada, apresentando maior riqueza de detalhes.

Veja no Mapa 2 para entender por que quanto menor o denominador da escala, “maior” fica a imagem em relação aos detalhes apresentados. Na prática, você enxerga melhor numa  escala onde o denominador é menor.

Mapa 2- Com uma escala de 1:29 000 000 ( um para 29 milhões), escala onde se visualiza com maior riqueza de detalhes alguns estados brasileiros.

O que é escala cartografica
Dica importante: Quanto maior a escala, menor a área representada no mapa (poucos detalhes). Quanto menor a escala, maior a área representada no mapa (maiores detalhes). Se liga!

Veja agora os Quatro Pontos Cardeais

Confira no resumo Enem Gratuito como você pode identificar nos mapas onde estão o Norte, Sul, Leste e o Oeste. Aprender isso é super importante para acertar questões de Leitura e Interpretação de Mapas.

https://youtu.be/0mD_JxjEm3U

Excelente este resumo do professor Carrieri. Confira agora o Simulado de Escala Cartográfica!

Exercícios de Escala cartográfica

Agora vamos pensar um pouco? Leia atentamente e resolva a questão proposta!

(UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.

Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes. a) 1: 1.000.000 b) 1: 100.000 c) 1: 600.000 d) 1: 500.000

e) 1: 250.000.

O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução - feita com o uso da escala - torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a sua confecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distâncias correspondentes na realidade.

As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, através de uma representação gráfica ou de uma representação numérica.

Escala gráfica

A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território. Observe:

De acordo com este exemplo cada segmento de 1cm é equivalente a 3 km no terreno, 2 cm a 6 km, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades seja de 3,5 cm, a distância real entre elas será de 3,5 X 3, ou 10,5 km (dez quilômetros e meio). A escala gráfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias do mapa e do território.

Escala numérica

A escala numérica é estabelecida através de uma relação matemática, normalmente representada por uma razão, por exemplo: 1: 300 000 (1 por 300 000). A primeira informação que ela fornece é a quantidade de vezes em que o espaço representado foi reduzido. Neste exemplo, o mapa é 300 000 vezes menor que o tamanho real da superfície que ele representa.

Na escala numérica as unidades, tanto do numerador como do denominador, são indicadas em cm. O numerador é sempre 1 e indica o valor de 1cm no mapa. O denominador é a unidade variável e indica o valor em cm correspondente no território. No caso da escala exemplificada (1: 300 000), 1cm no mapa representa 300 000 cm no terreno, ou 3 km. Trata-se portanto da representação numérica da mesma escala gráfica apresentada anteriormente.

Caso o mapa seja confeccionado na escala 1 300, cada 1cm no mapa representa 300 cm ou 3 m. Para fazer estas transformações é necessário aplicar a escala métrica decimal:

ou

Aplicação da escala

A escala (E) de um mapa é a relação entre a distância no mapa (d) e a distância real (D). Isto é:

As questões que envolvem o uso da escala estão geralmente relacionadas a três situações:

1. Calcular a distância real entre dois pontos, separados por 5 cm (d), num mapa de escala (E) 1: 300 000.

2. Calcular a distância no mapa (d) de escala (E) 1: 300 000 entre dois pontos situados a 15 km de distância (D) um do outro.

3. Calcular a escala (E), sabendo-se que a distância entre dois pontos no mapa (d) de 5 cm representa a distância real (D) de 15 km.

Grande e pequena escala

Para a elaboração de mapas de superfícies muito extensas é necessário que sejam utilizadas escalas que reduzam muito os elementos representados. Esses mapas não apresentam detalhes e são elaborados em pequena escala. Portanto, quanto maior o denominador da escala, maior é a redução aplicada para a sua elaboração e menor será a escala.

As escalas grandes são aqueles que reduzem menos o espaço representado pelo mapa e, por essa razão, é possível um maior detalhamento dos elementos existentes. Por isso, são aquelas cujo denominador é menor. As escalas maiores normalmente são denominadas de plantas que podem ser utilizadas num projeto arquitetônico ou para representar uma cidade. De acordo com os exemplos já citados a escala 1: 300 é maior do que a escala 1: 300 000.

A escolha da escala é fundamental ao propósito do mapa e ao tipo de informação que se pretende destacar. Numa pequena escala o mais importante é representar as estruturas básicas dos elementos representados e não a exatidão de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam. Aliás, o detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura. Numa grande escala, como plantas de uma casa ou de uma cidade, existe uma maior preocupação com os detalhes, mas assim mesmo as informações devem ser selecionadas para atender apenas o objetivo pelo qual foram elaboradas.