O que é e o que é comparação exemplos

A palavra comparação tem origem no latim comparare, formada por com, que quer dizer “junto”, e parare, que significa “fazer par, colocar lado a lado para observar as diferenças”.

Descrição:

A figura de linguagem comparação é também chamada de símile. Ela acontece quando é estabelecida entre palavras ou expressões uma relação comparativa explícita, marcada pela presença de termos como “como, assim como, tal como, igual a, que nem”, entre muitos outros. A comparação também pode ser feita a partir de verbos, como “parecer” e “assemelhar-se”.

Exemplos de comparação:

    Essa garotinha é linda como uma princesa.

  • O termo “como” estabelece a comparação da “garotinha” a uma “princesa”.
  • A família está reunida que nem na noite de Natal.

  • A expressão “que nem” coloca a reunião da família no momento em que se diz essa frase em uma condição de semelhança à reunião dessa mesma família na noite de Natal.
  • Aquela velha parece uma bruxa.

  • A velha está sendo colocada em condição de semelhança com uma bruxa, e essa comparação é feita utilizando-se o verbo parecer.

Flávia Neves

Professora de Português

Comparação é uma figura de linguagem caracterizada pela aproximação entre dois ou mais elementos que apresentam uma característica em comum, podendo essa característica estar ou não salientada. Na comparação há sempre um conectivo comparativo que estabelece a ligação entre os termos comparados, sendo os mais usados: como, feito, tal qual, que nem, igual a,…

Sendo uma comparação simples, é estabelecida uma relação entre elementos do mesmo universo ou contexto. Sendo uma comparação metafórica, ou símile, é estabelecida uma relação entre elementos de diferentes universos ou contextos.

Exemplos de comparação simples:

  • O atleta etíope é mais rápido do que o atleta espanhol.
  • Matemática é tão importante quanto português.
  • Tiago é menos bagunceiro que Filipe.

Nota: Esse tipo de comparação se encontra estruturado nos graus dos adjetivos: grau comparativo de superioridade, grau comparativo de igualdade e grau comparativo de inferioridade.

Exemplos de comparação ou símile:

  • Meu irmão é teimoso como uma mula.
  • Seus olhos brilhavam que nem esmeraldas.
  • Nunca me vergarei e, tal qual uma árvore, morrerei de pé.

Exemplos de comparação ou símile na literatura e na música:

  • “Meu coração tombou na vida/tal qual uma estrela ferida/pela flecha de um caçador.” (Cecília Meireles)
  • “Para a florista,/as flores são como beijos/são como filhas,/são como fadas disfarçadas.” (Roseana Murray)
  • “A Via Láctea se desenrolava/Como um jorro de lágrimas ardentes.” (Olavo Bilac)
  • “E flutuou no ar como se fosse um pássaro/E se acabou no chão feito um pacote flácido.” (Chico Buarque)
  • “Te ver e não te querer (…)/É como mergulhar no rio/E não se molhar/É como não morrer de frio/No gelo polar.” (Samuel Rosa, Lelo Zanetti, Chico Amaral)

Comparação x metáfora

Essas duas figuras de linguagem estabelecem relações entre elementos que apresentam características comuns. Na comparação há sempre um elemento comparativo que torna a comparação explícita. Na metáfora, a comparação é feita de modo implícito, não havendo termo comparativo que marque essa comparação.

Exemplos:

  • Aquele atleta é forte como um touro. (comparação)
  • Aquele atleta é um touro. (metáfora)

Professora de português, revisora e lexicógrafa nascida no Rio de Janeiro e licenciada pela Escola Superior de Educação do Porto, em Portugal (2005). Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia.

Daniela Diana

Professora licenciada em Letras

A comparação (ou símile) é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de palavras.

Ela é determinada por meio da relação de similaridade, ou seja, pela comparação de dois termos ou ideias num enunciado.

Geralmente, é acompanhada de elementos comparativos (conectivos): com, como, tal qual, tal como, assim, tão, quanto, parece, etc.

É muito comum o emprego da comparação na linguagem informal (coloquial) e nos textos artísticos, por exemplo, na música, na literatura e no teatro.

Exemplos de comparação

Para compreender melhor a figura de linguagem comparação, confira abaixo alguns exemplos na literatura e na música:

  • “É que teu riso penetra n'alma/Como a harmonia de uma orquestra santa.” (Castro Alves)
  • “Meu amor me ensinou a ser simples como um largo de igreja.” (Oswald de Andrade)
  • “Meu coração tombou na vida/tal qual uma estrela ferida/pela flecha de um caçador”. (Cecília Meireles)
  • “Eu faço versos como quem chora/De desalento... de desencanto...” (Manuel Bandeira)
  • “A vida vem em ondas,/como um mar/Num indo e vindo/infinito.” (Música “Como uma onda” de Lulu Santos)
  • “Avião parece passarinho/Que não sabe bater asa/Passarinho voando longe/Parece borboleta que fugiu de casa.” (Música “Sonho de uma flauta” de Teatro Mágico)

Comparação e Metáfora

É muito comum haver confusão entre as figuras de palavras: comparação e metáfora. Apesar de ambas utilizarem uma analogia entre termos, elas são diferentes.

Enquanto na metáfora ocorre uma comparação entre dois termos de forma implícita, na comparação ela acontece de maneira explícita.

Assim, a metáfora não utiliza um elemento comparativo, como acontece na comparação.

Exemplos:

Nossa vida tem sido um mar de rosas. (metáfora ou comparação implícita)
Nossa vida tem sido como um mar de rosas. (comparação ou comparação explícita)

Outras figuras de palavras

Além da comparação, temos as figuras de palavras:

  • metáfora
  • metonímia
  • catacrese
  • perífrase (ou antonomásia)
  • sinestesia

Continue sua pesquisa sobre o tema:

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.

A comparação é uma figura de linguagem usada para descrever elementos por meio de características de outros elementos, estabelecendo uma ligação entre suas qualidades. Para isso, ela utiliza algumas expressões que explicitam a analogia feita.

É muito comum utilizarmos a comparação no nosso dia a dia, mas ela também é bastante frequente na literatura, na música e, até mesmo, nas artes visuais.

Leia também: Sentido literal e sentido figurado – o uso da conotação e da denotação na construção dos sentidos

Exemplos de comparação

A comparação é feita ao se criar uma analogia entre dois termos baseada em semelhanças. Essa analogia deve ter um conector que indique o paralelo que se faz entre os dois elementos. Veja:

“Ela foi rápida feito um trem.”

“Esperava que você fosse curioso como um gato.”

Tal qual uma máquina, trabalhou bastante.”

Há numerosos exemplos de comparação nas artes:

“Me vestiu como se eu fosse assim uma espécie de santo” (Chico Buarque)

“Meu coração tombou na vida / tal qual uma estrela ferida / pela flecha de um caçador” (Cecília Meireles)

“O cajueiro quando perde a sua folha parece morto; não tem flor, nem sombra; chora umas lágrimas doces como o mel dos seus frutos.” (José de Alencar)

A comparação é um tipo de figuras de pensamento.

Comparação e metáfora

A metáfora é outra figura de linguagem bastante recorrente na língua portuguesa e que faz analogia entre termos distintos, como a comparação.

A diferença entre esses dois recursos estilísticos é que a metáfora não utiliza expressões que explicitem o paralelo que se faz entre os elementos, tornando mais evidente o uso da linguagem figurada. A comparação, por outro lado, sempre deixa nítido o paralelo que está sendo feito, pois usa expressões que “avisam” se tratar de uma analogia. Veja a diferença:

“Eu enxergo bem como uma coruja!”
“Eu tenho olhos de coruja!”

No primeiro enunciado, utiliza-se uma comparação, pois a analogia é feita por meio do termo “como”. O segundo enunciado corresponde a uma metáfora, pois a analogia não se dá usando expressões de comparação, e sim fazendo uma afirmação no sentido figurado: não significa que a pessoa tenha realmente olhos de coruja, mas ela compara sua visão à de uma coruja, indicando que enxerga muito bem.

As símiles híbridas são expressões que mesclam comparação e metáfora, comparando uma série de elementos com conectivos que explicitam a analogia (comparação) e sem eles (metáfora).

“Então o Botelho ficava possesso e vomitava frases terríveis, para a direita e para a esquerda, como quem dispara tiros sem fazer alvo” (Aluísio Azevedo)

No exemplo acima, extraído da obra O cortiço, de Aluísio Azevedo, o narrador emenda uma comparação em uma metáfora: ao narrar as “frases terríveis” que a personagem Botelho esbravejava, o narrador utiliza a metáfora “vomitava frases terríveis”, comparando-a com o ato de disparar tiros.

Leia também: Figuras de pensamento – tipo de figura de linguagem que se volta para o campo do significado

Exercícios resolvidos

Questão 1 – FGV

Todos os pensamentos abaixo partem de uma metáfora ou de uma comparação; o pensamento que mostra uma justificativa para a metáfora ou comparação realizada é:

a) A cidade não é uma selva de concreto; é um zoológico humano. (Desmond Morris)

b) Todas as especulações são cinza, meu amigo, mas a árvore de ouro da vida é eternamente verde. (Goethe)

c) Cada ave, com asas estendidas, é um livro de duas folhas aberto no céu. Protejamos esse livro. E aumentemos, com essa proteção, a miúda bibliografia. (Humberto de Campos)

d) A distância é como o vento. Acende os fogos grandes e apaga os pequenos. (D. Modugno)

e) A boa sociedade é uma horda de refinados, composta de duas tribos: uma que se aborrece e outra que aborrece. (Lord Byron)

Resolução:

Alternativa D. O trecho “Acende os fogos grandes e apaga os pequenos” serve como explicação para a comparação da distância com o vento.

Questão 2

Assinale a alternativa que contém uma comparação.

a) Ela era alta feito uma girafa.

b) Minha vida é um livro aberto.

c) Os olhos são a janela da alma.

d) Lia avidamente para matar a sede do saber.

e) Era o mais colorido de todos, um verdadeiro arco-íris ambulante.

Resolução

Alternativa A. Apenas esse enunciado apresenta um elemento conector que expressa que uma comparação é construída: “alta feito uma girafa.” Os outros itens contêm apenas metáforas.

Última postagem

Tag