Por que o milho sai inteiro nas fezes

Milho: o milho é rico em fibras, mas também contém celulose, um tipo de fibra que o organismo humano não consegue quebrar facilmente, por isso, pode ser um pouco indigesto. ... Grãos integrais: alimentos integrais são boas fontes de fibras, que ajudam a digestão. A gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, é um distúrbio que diminui ou pára o movimento do alimento do estômago para o intestino delgado. A gastroparesia pode ocorrer quando o nervo vago é danificado por doença ou lesão e os músculos do estômago param de trabalhar normalmente. Ok, a teoria é a seguinte: quando você masca o milho, o revestimento mais externo libera o grão mais interno. O revestimento externo, amarelo, é quase que totalmente celulose, e é indigerível. Ele passa pelo intestino inteiro intocado, e sai parecendo um grão inteiro, apesar de ser somente a parte externa. Fezes amolecidas e pastosas e com pedaços de alimentos podem indicar uma intoxicação alimentar, intolerância a lactose, uso de antibióticos e antiácidos e até situações de muita ansiedade.

Você já deve ter percebido que o milho tem uma certa maneira de permanecer intacto ao longo de toda a “viagem” do prato ao cocô. De fato, é interessante observarmos que os grãos amarelos brilhantes encontrados em nossos pratos favoritos podem aparecer não digeridos no banheiro horas depois.

Dito isto, a pergunta que fica é: como o milho sobrevive ao sistema digestivo? Podemos comer um alimento que é difícil de digerir sem grandes problemas?

Foto: Pixabay

A razão pela qual o milho sai inteiro no cocô

Embora você possa pensar que o milho não pode ser completamente digerido, a verdade é que seu sistema digestivo está trabalhando nesse sentido mais do que você pensa. Os grãos amarelos vistos em seu cocô são, na verdade, apenas o revestimento externo do milho.

Os grãos de milho são sementes que carregam material genético precioso. Por conta disso, a chave para a sobrevivência da semente é contar com um revestimento externo ceroso e amarelo capaz de proteger o material genético de eventos climáticos extremos e pragas. Sendo assim, o fato de ser difícil de ser quebrado é uma característica crucial para a sobrevivência da espécie.

Segundo o UOL, o revestimento externo dos grãos de milho deve sua resiliência a uma fibra resistente chamada celulose, que os humanos não possuem as enzimas ou bactérias intestinais adequadas para digerir. Por conta disso, esse revestimento externo consegue se manter facilmente visível nas fezes.

Foto: Pixabay

Uma coisa comum não apenas entre os humanos

Curiosamente, mesmo os animais ruminantes como o gado, que são muito mais bem equipados para digerir celulose, nem sempre podem digerir totalmente o milho. Embora o gado não coma o mesmo milho doce e macio que nós (eles comem um milho mais duro), também é possível ver grãos inteiros aparecendo em seu esterco.

A boa notícia é que a celulose representa apenas cerca de 10% do milho. Desse modo, os outros 90% são perfeitamente digeridos e transformados em nutrição útil. O milho também é uma boa fonte de fibra alimentar, amido e antioxidantes conhecidos como carotenoides, que podem se converter em vitamina A e ainda prevenir o aparecimento do câncer, doenças cardiovasculares e catarata.

Foto: Pixabay

É possível tornar o milho mais digerível

Existe uma maneira de tornar o milho mais digerível e aumentar as chances de ele desaparecer totalmente do seu cocô: processá-lo. Na prática, quanto mais você processa um determinado alimento, mais fácil se torna o seu processo de digestão.

Mais fácil de digerir, entretanto, não deve ser confundido com mais saudável. Uma simples olhada nas informações nutricionais mostra que os produtos de milho processados comuns, como óleos e xaropes com alto teor de frutose, perdem a maior parte de fibras e nutrientes benéficos durante o processamento.

Leia Também: Do que é feita a pasta de dentes?
Leia Também: Quais os benefícios da prática de artes marciais para crianças?

No fim das contas, observar aqueles grãos de milho no seu cocô pode até ser algo estranho, mas eles definitivamente não fazem mal à saúde. Na verdade, a sua presença nas fezes serve como um sinal de que você está consumindo esse alimento em uma de suas formas mais saudáveis. Dito isto, o melhor conselho para evitar a presença de grãos aparentemente inteiros na sua “obra” e mastigá-los bem antes da ingestão.

Muito interessante, não é mesmo? Se você gostou deste post, não se esqueça de compartilhá-lo! 😉

Última postagem

Tag