O que é compra por aproximação

 “Aproxime e pague” é uma funcionalidade disponível em alguns cartões Itaucard. Com ele, você paga suas compras de até R$ 200,00 só aproximando o cartão da maquininha. Para compras acima desse valor, você aproxima o cartão e digita a senha de 4 dígitos.

Para ativar, quando fizer a primeira compra com o cartão, você precisa pagar inserindo seu cartão na maquininha e digitando a senha. Depois disso, as próximas compras já podem ser feitas por aproximação.

Por: K2. – Assessoria e Comunicação Digital

Imagem: Freepik

O pagamento por aproximação, conhecido internacionalmente como contactless payment, é uma forma de pagamento que, como o próprio nome já sugere, não necessita de contato físico.

A tecnologia por trás dessa solução é conhecida como NFC (Near Field Communication), que significa comunicação por campo de proximidade”. Para realizar uma transação via NFC, basta que os dois dispositivos estejam próximos um do outro.

Na prática, o pagamento por aproximação funciona da seguinte forma: o leitor compatível (máquina de cartão) recebe a informação de pagamento através de frequência de rádio ou pela tecnologia de aproximação NFC e realiza uma captura rápida dos dados.

Com o NFC, o pagamento pode ser efetuado através de cartão de crédito ou débito, celular, smartwatch ou pulseira inteligente. Em boa parte dos casos, o pagamento por aproximação elimina a necessidade de digitar senhas, evitando assim o contato físico.

No entanto, em algumas situações é necessária a digitação da senha, por razões de segurança. Se um valor de transação é muito alto, será exigida essa etapa extra para a confirmação do pagamento.

A popularização do pagamento por aproximação

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), antes da pandemia de Covid-19, apenas 0,7% dos pagamentos por cartão eram feitos por aproximação, o que correspondia a 22,6 milhões.

Após o início da pandemia e as consequentes restrições de contato físico, esse número deu um salto: em dezembro de 2020, mais de 114 milhões de transações por aproximação foram feitas, o que corresponde a um aumento de 400%.

Em uma pesquisa realizada pela Mastercard, 17 mil consumidores de 19 países diferentes foram entrevistados. Destes, 82% afirmaram que os pagamentos por aproximação são a maneira mais simples de realizar uma transação.  

Como funciona o pagamento por aproximação?

Para realizar uma transação por aproximação é preciso ter um cartão de débito ou crédito habilitado para essa funcionalidade. Também é possível utilizar o celular, smartwatch ou pulseira inteligente que contenha a tecnologia NFC para realizar o procedimento.

Segundo um artigo do New York Times, os cartões sem contato possuem um chip de computador com uma pequena antena, a qual faz a comunicação com um leitor de cartão no momento da realização da compra.

“Para que isso aconteça, o cartão envia ao leitor um código único, ou token, com informações que não expõem os detalhes reais de sua conta. Na próxima vez que você for comprar algo, ele enviará um código diferente”, explicou o escritor de produtos financeiros, Taylor Tepper, ao New York Times.

Como saber se o dispositivo possui essa função? 

Para verificar, basta procurar no dispositivo o símbolo da NFC, que é similar ao ícone de wi-fi, só que de lado. A máquina que será utilizada para o pagamento também precisa estar habilitada.

É importante salientar que não é qualquer cartão, dispositivo ou máquina que dispõe dessa tecnologia. Modelos anteriores ao NFC exigirão a digitação de senha para completar a transação.

Além disso, dependendo do valor da compra, será necessário utilizar o contato físico para finalizar. Os valores-limite dependem do banco que o consumidor utiliza. 

“Meu cartão não tem NFC… E agora?”

Nesse caso, você pode contatar o banco e solicitar um novo cartão que possua a função. 

Caso não queira acionar a instituição financeira, há a possibilidade de utilizar o smartphone, por exemplo.

Quem tem celular com o sistema Android pode utilizar o Google Pay para realizar essa função. Já quem é do sistema iOS pode usar o Apple Pay. Basta baixar um dos aplicativos no dispositivo e incluir o cartão desejado.  Após o download, o app indicará quais serão os próximos passos.

Depois de cadastrado, basta ativar a função NFC no smartphone ou smartwatch e aproximá-lo da máquina para realizar a transação.

Essa tecnologia é segura?

Quando falamos de pagamentos por aproximação, questões sobre segurança se tornam um grande debate. Parece difícil acreditar na segurança de um método de pagamento que depende somente da aproximação de dois dispositivos, certo? 🤔

A verdade é que esse método de pagamento é bastante confiável. Primeiro, porque evita que o dinheiro em espécie seja roubado. Segundo, clonar esse tipo de cartão é bastante difícil, devido à sua criptografia de dados.

Além disso, há um limite de valor para a utilização da NFC, o que traz mais segurança ao processo, já que valores altos não serão aprovados sem a validação do proprietário do cartão (digitação da sua senha).

Ao usar o smartphone, esse recurso se torna ainda mais seguro, pois a validação da transação só acontece com a confirmação da identificação do consumidor.

Em geral, os especialistas consideram a NFC confiável, como indica este artigo publicado na Forbes. Isso porque os pagamentos por aproximação utilizam o mesmo padrão do chip EMV, que é considerado eficaz na redução de fraudes,a exemplo de cartões falsificados em lojas.

Pontos positivos do pagamento por aproximação

A primeira vantagem, já mencionada anteriormente, é a diminuição do contato físico para realizar uma transação. Especialmente em tempos de pandemia de Covid-19, esse é um recurso muito bem-vindo.

Outro benefício é a rapidez no pagamento, pois em poucos segundos a transação é finalizada. Essa agilidade é bastante útil, pois evita filas e aglomerações. Um bom exemplo é a utilização em transportes públicos.

E não menos importante: ao utilizar o pagamento por aproximação, não é necessário pagar taxas adicionais. 🙂

Qual será o futuro das transações de pagamentos?

A pandemia de Covid-19 modificou vários aspectos da vida em sociedade, incluindo as dinâmicas de pagamento. Com o aumento expressivo da tecnologia NFC, a tendência é que esse tipo de transação só cresça.

Neste ano, o Banco Central do Brasil anunciou que pretende lançar um cartão por aproximação que estará vinculado ao Pix. A ideia é que essa solução sirva como uma opção off-line para realizar compras através do Pix.

Essa alternativa tem como objetivo viabilizar o pagamento para o consumidor, mesmo que esteja sem acesso à internet no momento da transação. 

A funcionalidade ainda está sendo estudada e a previsão é que seja lançada no quarto trimestre deste ano. 

__  

Queremos saber: você costuma utilizar pagamento por aproximação? Se sim, como foram as suas experiências até agora?

Conte nos comentários sua opinião sobre essa funcionalidade. ✍️ 

Resumo do texto

  • O que é e como funciona o pagamento por aproximação?;
  • Quais aparelhos podem ser usados para realizar pagamento por aproximação?;
  • Afinal, pagar por aproximação é mesmo seguro?

Baixe já o super app PagBank!

Nos últimos anos, os hábitos de compra dos consumidores mudaram, e na hora de pagar não foi diferente. Os clientes se renderam ao pagamento por aproximação! Em 2020, uma pesquisa mostrou que 69% dos brasileiros passaram a utilizar esse método.

Quer saber mais sobre essa opção de pagamento? Então, acompanhe o texto. Boa leitura!

O que é compra por aproximação

O que é o pagamento por aproximação e como ele funciona?

No pagamento por aproximação não é necessário inserir o cartão na maquininha e nem digitar a senha.

A tecnologia responsável por fazer este tipo pagamento é chamada de NFC, que em português significa “pagamento por campo de proximidade”. Por mais que você não conheça o nome, ela já está presente em diversos lugares, como catracas de transporte público, chaves e crachás.

O seu uso é simples, basta que um item com NFC se aproxime de um equipamento que também possua a mesma tecnologia, como as maquininhas PagBank.

Assim, para realizar uma compra é só aproximar o seu cartão ou celular de uma maquininha e pagar pela compra, simples e prático!

Saiba como pagar por aproximação

Agora que já sabe como funciona o pagamento por aproximação, veja como usar esse método na sua rotina.

Pagamento por aproximação com cartão

É só aproximar o cartão com tecnologia NFC da maquininha, que também precisa ter NFC. A maioria dos novos cartões de crédito e débito já vem com essa funcionalidade. Caso o seu não possua, é possível solicitar ao banco.

Em alguns casos, se o valor da compra for muito alto, pode ser que precise validar a compra com a senha.

Pagamento por aproximação com celular

Além do cartão, é possível utilizar o seu celular para pagar por aproximação. Através do aplicativo no seu aparelho, como Google Pay, Apple Pay ou Samsung Pay, você cadastra o seu cartão e depois apenas aproxima seu telefone na hora do pagamento.

Pagamento por aproximação com o relógio

Quem usa um relógio inteligente (smartwatch) também consegue sincronizar o cartão cadastrado no celular para realizar os pagamentos com o acessório.

Pagamento por aproximação com a pulseira

A pulseira NFC foi desenvolvida apenas para realizar pagamentos. Ela é oferecida diretamente pelos bancos e pode ser uma solução para quem não possui um celular com a tecnologia. 

Pagamento por aproximação com adesivo

Assim como a pulseira, o adesivo foi desenvolvido exclusivamente para pagamentos e pode ser solicitado em seu banco, assim, será possível realizar o pagamento por aproximação.

É seguro pagar por aproximação?

Por um lado, essa é uma das opções de pagamento mais seguras, porque, além de não ser necessário o uso da senha do cartão, a cada transação é gerado um código específico que protege seus dados de possíveis golpes.

Por outro lado, em situações de perda ou roubo, a segurança fica comprometida. Nesses casos, é necessário agir rapidamente e entrar em contato com o banco para pedir o bloqueio do cartão. Caso você não se sinta seguro, também é possível pedir ao banco que desative o NFC do seu cartão.

Outra dúvida frequente envolve a distância necessária para o pagamento. Se você estiver em uma fila de caixa, por exemplo, corre o risco de pagar uma compra que não é sua? Não! Para que o cartão seja usado na maquininha, ele precisa estar bem perto, entre 2 e 5 cm de distância.

No super app PagBank você paga como quiser!

Pagar de forma prática e rápida é um caminho sem volta! Sempre estamos procurando por opções que nos deixem mais tranquilos e que agilizem a nossa vida.

Por isso, além do pagamento por aproximação, você pode aproveitar o super app PagBank e usar outras opções na hora de comprar.

Para quem adora compras online, sugerimos o cartão virtual. Um número exclusivo para colocar em sites e e-commerce trazendo mais segurança para suas transações.

E, se já é adepto do Pix, pode usar o aplicativo para fazer a leitura do QR Code Pix e pronto. Rapidez, segurança e mais praticidade na sua vida.

Baixe agora o super app PagBank e aproveite as facilidades