O que comer para ingerir 1200 calorias por dia

Todo mundo já sabe que a alimentação e a prática de atividades físicas são a base do emagrecimento. Um mito que precisa ser desfeito, entretanto, é o de que seguir uma dieta é sinônimo de comer alimentos sem graça ou de passar fome.

Na dieta hipocalórica de 1.200 calorias, são recomendadas seis refeições por dia para ajudar no controle da fome, priorizando o consumo de alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas e vegetais frescos, proteínas magras, gorduras saudáveis e leguminosas.

Conheça outras dietas para perder peso rápido

1/6Dieta Atkins Um dos programas mais famosos do mundo, o regime dá preferência a refeições low carb divididas em quatro fases. A quantidade de carboidratos vai evoluindo conforme se passa pelas etapas, e a ingestão de proteínas é alta. Por ser tão tradicional, existem muitos cardápios, receitas e variações para garantir que o paciente não enjoe Dieta Jenny Craig A dieta é, na verdade, um programa de receitas e algumas refeições prontas, que enfatiza a alimentação saudável e mudança de comportamento. Há acompanhamento de consultores durante todo o processo para garantir que o paciente esteja motivado e informado sobre quantidades e as melhores escolhas. Há um cardápio exclusivo para pessoas com diabetes tipo 2 e um serviço extra de análise de marcadores no DNA para personalizar o tratamento Dieta Cetogênica Quando o corpo não recebe glicose suficiente da alimentação, começa a quebrar gordura para gerar energia – esse processo é chamado de cetose, e pode ser induzido por longos jejuns ou dietas low carb. A ideia é apostar em gorduras e proteínas e evitar carboidratos, que representariam apenas 15% das calorias diárias. Apesar de interessante para a perda de peso, é preciso fazer a dieta com acompanhamento médico: a longo prazo, o sangue pode se tornar muito ácido e trazer problemas para a saúde Vigilantes do Peso – O programa existe há mais de 50 anos e estabelece uma quantidade de pontos para cada tipo de alimento e uma meta máxima diária para cada pessoa, que pode criar o próprio cardápio dentro das orientações. Além disso, há o incentivo a atividades físicas e encontros entre os participantes para trocar experiências Dieta do programa The Biggest Loser O reality show americano retrata pessoas obesas durante o processo de perda exagerada de peso. A ideia é porcionar as refeições em pequenas quantidades, dando preferência a alimentos saudáveis e naturais. Os macronutrientes são equilibrados (esta não é uma dieta low carb) e os participantes são incentivados a manter um diário para controlar o consumo de comida Dieta Volumétrica – Criada pela nutricionista Barbara Rolls, a ideia é diminuir a quantidade de caloria das refeições, mas mantendo o volume de alimentos ingeridos. São usados alimentos integrais, frutas e verduras que proporcionam saciedade e as comidas são divididas pela densidade energética

A dieta de 1.200 calorias é um plano alimentar com grande restrição calórica, por isso é recomendado que seja feita com a orientação de um nutricionista ou um nutrólogo. A baixa ingestão calórica deve ser associada a exercícios leves, como caminhadas moderadas, alongamentos, musculação leve ou ioga.

Além disso, é fundamental dormir entre sete e nove horas por dia para ajudar no equilíbrio dos hormônios responsáveis pela fome e saciedade, que contribuem para o emagrecimento.

O que comer

Devem ser priorizados alimentos com poucas calorias e que ajudam a controlar a fome. Bons exemplos são:

  • Frutas frescas: como morango, melão, pêssego, tangerina, mamão, kiwi, maçã ou abacaxi;
  • Vegetais frescos: pepino, berinjela, espinafre, acelga, alface, rúcula, brócolis, couve-flor ou abobrinha;
  • Proteínas magras: tofu, peixes de carne branca, frutos do mar, frango ou ovos;
  • Cereais integrais: arroz integral, macarrão integral, quinoa ou milho;
  • Leguminosas: feijão, lentilha, grão de bico ou soja em grãos.

Além disso, deve-se beber, no mínimo, 1,5 litro de água por dia, pois o organismo costuma confundir a sensação de sede com fome. Ademais, a bebida preenche o estômago, promovendo a saciedade e controlando a fome.

Consumir com moderação

Alguns alimentos, como azeite, laticínios, sementes de linhaça, amendoim, abóbora ou de chia, devem ser consumidos diariamente, pois fornecem nutrientes essenciais para o organismo. Entretanto, por serem muito calóricos, o consumo deve ser moderado para não comprometer o emagrecimento durante a dieta.

O que evitar

Durante a dieta de 1.200 calorias, os alimentos muito calóricos ou que podem aumentar a fome devem ser evitados, como:

  • Cereais refinados: arroz branco e farinha de trigo branca, presente em alimentos como pão branco ou macarrão branco. Esses alimentos promovem o aumento dos níveis de glicose e do hormônio insulina no sangue, aumentando a fome e causando o ganho de peso;
  • Açúcar: presente em doces, sorvetes, gomas, chocolates ou sucos de caixinha. O excesso de açúcar na dieta desregula a insulina e a glicose no sangue, gerando a fome e o ganho de peso;
  • Alimentos ricos em gordura: margarina, manteiga, bacon, chocolate ao leite e frituras em geral. Eles são ricos em calorias que dificultam o emagrecimento;
  • Alimentos industrializados: molhos prontos, refrigerantes, biscoitos, pizza ou refeições do tipo fast food;
  • Bebidas alcoólicas, pois são ricas em calorias e dificultam a perda de peso. (Com informações do portal Tua Saúde)

Dieta de 1200 calorias: como fazer e cardápio

Método pode ajudar a criar o hábito de seguir uma alimentação saudável

O que comer para ingerir 1200 calorias por dia

Especialista consultado Dra. Catia Medeiros Nutrição CRN 23479/SP

O que comer para ingerir 1200 calorias por dia

Dieta de 1200 calorias - Foto: Getty Image

A dieta das 1200 calorias é uma dieta hipocalórica que alguns profissionais ainda utilizam em alguns casos para auxiliar na redução de peso corporal.

A dieta busca fazer com que o individuo gaste mais energia do que consome ao longo do dia, com o intuito de forçar o uso dos seus estoques de gordura corpórea.

Nesta proposta as refeições são bem distribuídas ao longo do dia, em pequenos volumes com intervalos menores, na tentativa de reduzir o apetite.

  •  Café da manha: 200ml de leite desnatado + 50ml de café sem adição de açúcar + 1 fatia de pão 100% integral + 1 colh. chá cheia de requeijão light
  •  Lanche da manhã: Chá de camomila sem adição de açúcar + 1 kiwi pequeno
  •  Almoço: 2 colh. sopa rasa de arroz integral + 2 colh. sopa de feijão + 4 colh. sopa de carne moída refogada com o mínimo possível de óleo + 4 rodelas de tomate + Alface (1 prato de sobremesa) + 1 colh. sopa de cenoura ralada
  •  Lanche da tarde: 250ml de iogurte natural desnatado + 1 ameixa vermelha
  •  Jantar : Igual ao almoço, porém variando o folhoso (rúcula, agrião, escarola, couve, etc) e trocando a carne moída por frango desfiado no mesmo volume
  •  Ceia: 150ml de leite desnatado + 1 colh. chá de cacau em pó.

Lembrando que se trata somente de um exemplo de rotina alimentar e que para seguir uma dieta e necessário ser avaliado caso a caso, afinal cada indivíduo tem suas necessidades variadas.

É necessário não se prender somente a questão de calorias, mas sim no equilíbrio nutricional do dia alimentar, para que não ocorra desequilíbrios relacionados a saúde.

Para aqueles indivíduos que tem hábitos alimentares ruins, a dieta de 1200 calorias uma forma de habitua-lo a realizar as refeições de forma mais saudável, desde que a dieta seja planejada por um profissional habilitado e que esteja equilibrada e em menor volume do que o de costume.

Se não acompanhada por um profissional, pode ser uma ideia restrita a calorias somente, sem levar em conta as necessidades diárias de micronutrientes (vitaminas, minerais), além de fibras.

Caso seja seguida por um longo período, poderá desencadear varias carências nutricionais. Além do risco de despertar no individuo a atenção somente nas calorias ingeridas, sem se preocupar com a qualidade do que e ingerido.

Hoje já e bem sabido que para perda de peso, é de grande importância avaliar o que determinado alimento desperta no organismo, qual o tipo de hormônio que será ativado com a ingestão do alimento.

Mantendo uma dieta muito restritiva por longo período, além da carência nutricional que poderá ser desencadeada, aumenta-se o risco de ter uma reganho de peso e assim iniciar o famoso efeito sanfona, o que não e interessante para a saúde cardíaca, por exemplo.