O escravo no Brasil é geralmente representado como dócil, dominado pela força e submissa ao senhor

O escravo no Brasil é geralmente representado como dócil, dominado pela força e submissa ao senhor

Avaliação: CEL0495_AV_201401241727 » HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS E AFRO-DESCENDENTES  1a Questão (Ref.: 201402090061) Pontos: 0,5  / 1,0 O escravo no Brasil é geralmente representado como dócil, dominado pela força e submisso ao senhor. Porém, muitos historiadores mostram a importância da resistência dos escravos aos senhores e o medo que os senhores sentiram diante dos quilombos, insurreições, revoltas, atentados e fugas de escravos. A) Descreva o que eram os quilombos. B) Por que a metrópole portuguesa e os senhores combateram os quilombos, as revoltas, os atentados e as fugas de escravos no período colonial brasileiro? Resposta: A) Os quilombos eram locais que os escravos negros fugidos se reuniam, e se abrigavam. b) A metrópole portuguesa combateu os quilombos, as revoltas, os atentados e as fugas de escravos no período colonial brasileiro, porque queriam utilizar da mão de obra escrava e para isso deveria haver o combate dessas formas de fugas existentes entre eles, eles julgavam-se superiores aos negros, portanto necessitavam que o seu modo de viver e a sua superioridade fossem mantidas, fazendo os negros de escravos. Gabarito: A) Os quilombos eram aldeamentos de negros fugitivos. B) Porque a simples existência de quilombos representava uma forma de subversão da ordem econômica brasileira, impedindo eventualmente que a colônia cumprisse sua função perante a metrópole.  2a Questão (Ref.: 201402091016) Pontos: 0,5  / 1,0 O ano de 1910 ficou marcado pela luta dos marinheiros brasileiros que repudiavam práticas punitivas, resquícios da escravidão. O marinheiro João Cândido liderou esse levante. Escreva o nome dessa revolta e descreva o fato que a provocou. Resposta: Movimento Negreiro. O que provocou esta revolta foi o fato de que ainda neste período, embora já haviam muitas leis sobre a proibição do trabalho escravo e castigos físicos, eram muitos os castigos físicos dados aos marinheiros. Gabarito: A Revolta da Chibata ocorreu porque os marinheiros reivindicavam o fim dos castigos físicos e o uso da chibata, algo proibido pela Constituição de 1891, melhoria na alimentação, melhores soldos e oportunidades para promoções acima do posto de cabo.  3a Questão (Ref.: 201401512355) Pontos: 0,0  / 1,0 No livro "Ilhas de História", o antropólogo norte-americano Marshall Sahllins analisou o contato entre sistemas culturais diferentes. Para o autor,   não é possível hierarquizar os sistemas culturais e os contatos modificam igualmente todas as culturas envolvidas. o sistema cultural superior sempre perde a hegemonia quando trava contato com o sistema cultural inferior.   sempre existe um sistema cultural superior que impõe a sua cultural ao sistema cultural inferior. o sistema cultura inferior sempre sucumbe diante do poder do sistema cultural superior. esse tipo de contato não provoca grandes transformações nos sistemas culturais envolvidos.  4a Questão (Ref.: 201401453461) Pontos: 1,0  / 1,0 Sobre a escravidão indígena é CORRETO afirmar que: o apresamento dos Guarani não pode ser considreado fator de ocupação do planalto paulista e da região Sul da América portuguesa. a partir do século XVI, com a introdução da mão-de-obra escrava africana, a escravidão indígena acabou por completo em todas as regiões da América portuguesa; os índios só forma escravizados na América espanhola; dada à tradição de liberdade, a população indígena na América protuguesa nunca pode ser submetida à escravidão, optando-se, então, pela compra de negros da África;   o início do processo de colonização na América portuguesa foi marcado pela utilização dos índios denominados "negros da terra" como mão-de-obra;  5a Questão (Ref.: 201401311699) Pontos: 1,0  / 1,0 Dentre as formas de resistência negra e indígena à escravidão, pode-se destacar: A prática, entre as escravas negras, de amamentar os filhos dos donos para estreitar assim seus vínculos com a família. A conversão de negros e índios ao catolicismo. O uso de seus conhecimentos medicinais para o auxílio aos senhores em troca de sua alforria.   A recusa em desempenhar algumas das funções dadas pelo senhor, o banzo, as revoltas e a fuga para quilombos. A formação de quilombos exclusivamente por escravos negros fugidos, evitando contato com indígenas, para assim manter suas práticas culturais intactas.  6a Questão (Ref.: 201401396248) Pontos: 1,0  / 1,0 Uma das formas de organização estabelecidas entre os escravos era a chamada família extensa. Perdidos os laços africanos passavam a adotar táticas de criar conjuntos de laços amplos entre seus membros. Uma destas práticas é o: Pajelismo Clientelismo   Apadrinhamento Arrebatamento Ecumenismo  7a Questão (Ref.: 201401311682) Pontos: 1,0  / 1,0 Do ponto de vista do índio e do negro, o que representava ser ou não convertido? Significava enriquecimento, pois uma vez convertidos passavam a receber ajuda financeira constante do Vaticano. Significava a salvação, pois uma vez entrando em contato com os ensinamentos cristãos puderam aprimorar suas vidas. Significava a garantia de que a Igreja católica negociaria sua alforria. Significava vingança pois negros e índios podiam aprender os principais pontos do conhecimento do dominador visando a destituição do mesmo(o dominador).   Significava que ao converterem-se, índios e negros passavam a gozar de certa proteção por parte da Igreja, era comum a intervenção de representantes dessa Instituição em castigos tidos como cruéis ou exagerados e, no caso dos negros, pertencer a uma Irmandade religiosa significava muitas vezes obter ajuda na compra de alforrias, garantia de funeral e enterro e, auxílio a esposa e/ou filhos menores após o falecimento do escravo homem.  8a Questão (Ref.: 201401887505) Pontos: 1,0  / 1,0 Assinale entre as opções abaixo aquela que melhor apresenta uma disciplina relacionada à teoria científica poligenista, que foi muito importante no pensamento científico racial do século XIX. Geometria. Anatomia. História, Aritmética.   Antropologia Criminal.  9a Questão (Ref.: 201401497881) Pontos: 0,5  / 0,5 Sobre Arthur Ramos podemos afirmar que: Demonstrou a pequena participação do negro na sociedade brasileira; Negou a existência de mestiçagem e de sincretismo religioso no Brasil. Defendeu explicações biologizantes para explicar os comportamentos sociais dos afrodescendentes; Foi o responsável pela criação do mito da democracia racial no Brasil;   Chamou a atenção para desigualdade socioeconômica vivida pelos negros na sociedade brasileira;  10a Questão (Ref.: 201401893295) Pontos: 0,5  / 0,5 A Lei do Sexagenário: Determinava que alguns escravos, homens ou mulheres, com mais de sessenta anos estariam automaticamente livre; Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de sessenta anos poderiam comprar sua alforria; Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de setenta anos estariam automaticamente livre;   Determinava que todos os escravos, homens e mulheres, com mais de sessenta anos estariam automaticamente livre; Determinava que alguns escravos, homens ou mulheres, com mais de setenta anos estariam automaticamente livre;

O escravo no Brasil é geralmente representado como dócil, dominado pela força e submissa ao senhor
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