De quanto em quanto tempo pode doar sangue

A doação de sangue é um gesto solidário. Uma pequena quantidade de sangue pode salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Abaixo você vai descobrir que doar sangue é simples e mais importante do que imagina.

1. Uma doação pode salvar até quatro vidas
Em geral, cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até quatro vidas. 1 Isso significa que, se você doar a cada três meses, pode ajudar a manter vivas até doze pessoas.

2. O sangue doado não é usado apenas para cirurgias.
Os diferentes componentes do sangue possibilitam vários usos para diversos pacientes:

Obtenha outras informações clicando aqui.

3. Menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Ou seja, por aqui, os bancos de sangue operam no limite.2 Quando falamos de números mundiais, apenas uma fração dos 7 bilhões de pessoas elegíveis para doar sangue no mundo efetivamente o fazem.3,4

4. Você consegue acompanhar o estoque de sangue dos hemocentros
O doador pode acompanhar o volume de sangue disponível em cada um dos hemocentros do Brasil. Para ajudar os doadores, foi criado um aplicativo chamado Hemoliga, que conecta o doador com hemocentros. Gratuito, o aplicativo está disponível para as plataformas Android, iOs e Windows Phone.

5. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar sangue
Fisicamente eles já estão aptos para doar sangue, desde que cumpram todos os requisitos básicos para doação, mas por serem menores de 18 anos, precisam de autorização dos pais ou responsável.

6. O sangue é reposto pelo organismo. E rapidamente.
Existe sangue suficiente no corpo humano para doar de forma saudável. Além disso, o volume de sangue doado começa a ser reposto no organismo 24 horas após a doação. Para o homem, o plasma é renovado em até 72 horas; os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro precisa de 8 semanas. Para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o estoque de ferro demora um pouquinho mais em comparação com os homens e chega a ser renovado em aproximadamente 12 semanas.

7. Doar sangue não é demorado.
Em média, a primeira doação leva cerca de duas horas, a partir do momento em que o doador entra no banco de sangue até o fim de todos os procedimentos. Nas próximas vezes, o tempo gasto será de cerca de 1 hora.

8. Pessoas abaixo de 50kg não podem doar sangue
O volume total de sangue a ser doado não pode passar de 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 m/kg de peso entre os homens. Logo, para doar até 450 ml, mais os 30 ml necessários para a realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis, a pessoa não pode ter menos de 50 kg.

9. Quem tem tatuagem pode, sim, doar sangue.
Sim, mas é preciso observar há quanto tempo a tatuagem foi feita. A restrição pode ser de 6 a 12 meses após estampar a pele, dependendo das condições de avaliação da segurança da realização da tatuagem. Este impedimento se deve ao risco de transmissão de agentes infecciosos relacionado a estes procedimentos. Passado esse período, o doador tatuado está apto a ir ao banco de sangue e fazer a sua parte. Importante ressaltar que sempre é preciso seguir os pré-requisitos para ser um doador de sangue.

10. A tecnologia contribui para a segurança do sangue doado
Para diminuir cada vez mais as janelas sorológicas, intervalo de tempo decorrido entre a infecção (HIV, HTLV, HCV, Hepatite B, Sífilis etc.) até a primeira detecção de anticorpos produzidos pelo sistema de defesa do organismo, e identificar novos tipos e evoluções de vírus e bactérias, a Abbott trabalha constantemente na inovação de equipamentos e tecnologias da área de diagnósticos.

Referências

1Governo do Brasil https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2019/11/salve-vidas-torne-se-doador-de-sangue-regular
2Fundação Pró-Sangue http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-11/menos-de-2-da-populacao-doa-sangue-regularmente-diz-ministerio-da-saude
3Towards 100% voluntary blood donation: A global framework for action. World Health: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44359/9789241599696_eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y.
4As world passes 7 billion milestone, UN urges action to meet key challenges. United Nations News Centre. Website: http://www.un.org/apps/news/story.asp?NewsID=40257#.Vh_wTOxVhBc.

De quanto em quanto tempo pode doar sangue

Você é muito importante e não podemos descuidar da sua saúde, doar sangue deve ser muito seguro, por este motivo há um limite que deve ser obedecido.

Em 24 horas após a doação o plasma já é reposto e os glóbulos vermelhos em 4 semanas. Para facilitar essa reposição deve-se tomar muito líquido logo após a doação. Todos os glóbulos vermelhos possuem no seu interior uma molécula de ferro, após a doação é iniciado um processo de retirada de ferro da nossa reserva para fabricar mais glóbulos vermelhos; quando recuperamos o que foi perdido há mecanismos de parada de fabricação. Ou seja, o corpo produz somente o sangue necessário para a reposição em nosso organismo, nem mais, nem menos. Porém para o organismo atingir o nível de ferro que apresentava antes da doação, são necessários de 40 a 60 dias para homens e de 50 a 90 dias para as mulheres. Por isso o intervalo mínimo para a doação..
Por isso, homens podem doar sangue até quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre cada doação. Já as mulheres podem doar três vezes ao ano, com intervalo de 90 dias.

No caso de doação de plaquetas por aférese, a medula óssea do doador repõe a quantidade facilmente. Doadores de plaquetas podem repetir a doação a cada 48 horas, sem danos, em até 24 vezes ao ano.

  • Português
  • English
  • Español

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (acesse o formulário). Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.

O Banco de Sangue do INCA está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados o horário de atendimento é das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.

O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) dura em média 40 minutos.

Até o encerramento das eleições, diversos materiais do Instituto, como livros, folhetos e cartilhas ficarão indisponíveis.

De quanto em quanto tempo pode doar sangue
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.