De acordo com o tipo de alimento que utilizam na natureza podemos classificar os animais em

Animais onívoros (do latim omni, que significa tudo) são animais que se alimentam tanto de plantas ou algas como de outros animais. Os seres humanos são exemplos de animais onívoros, uma vez que nossa alimentação inclui itens de origem animal e vegetal.

Os onívoros apresentam adaptações que garantem a dieta mista. Nos vertebrados, por exemplo, podemos observar a presença de dentição que permite eficiência no consumo de produtos de diferentes origens. Além dos seres humanos, são exemplos de animais onívoros o porco, rato, avestruz e barata.

Leia também: Cadeia e teia alimentar

Tópicos deste artigo

Adaptações evolutivas ao hábito onívoro

Os animais onívoros apresentam uma dieta composta por animais e também por plantas ou algas. Por essa razão, eles apresentam um sistema digestório adaptado a uma dieta mista.

De acordo com o tipo de alimento que utilizam na natureza podemos classificar os animais em
Os porcos são exemplos de animais onívoros.

Quando analisamos os dentes de vertebrados herbívoros, verificamos molares e pré-molares desenvolvidos, o que ajuda na trituração dos alimentos. Em alguns herbívoros, os caninos não estão presentes e, em outras espécies, os incisivos e caninos estão modificados de modo a garantir que esse animal seja capaz de abocanhar alimentos de origem vegetal.

Os carnívoros geralmente apresentam incisivos e caninos desenvolvidos, que são essenciais para captura e morte de suas presas. Nos animais onívoros, por sua vez, temos uma espécie de combinação dessas dentições, sendo possível observar:

  • incisivos, que garantem a mordida;

  • caninos, que ajudam a rasgar o alimento;

  • molares e pré-molares, que ajudam na trituração.

O tamanho do trato digestório também se diferencia nas diferentes espécies de animais vertebrados. De maneira geral, o sistema digestório de herbívoros e onívoros apresenta-se mais longo do que o de carnívoros. Isso se deve à dificuldade de digerir os produtos de origem vegetal, que necessitam de um tempo maior de digestão, o que é garantido por um trato digestório longo.

Não podemos nos esquecer também de que invertebrados também podem apresentar hábitos onívoros. Os insetos com esse tipo de alimentação, por exemplo, apresentam peças bucais do tipo mordedor e mastigador.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os animais onívoros podem ocupar diferentes posições quando analisamos uma teia alimentar. Isso se deve ao fato de que eles apresentam uma alimentação que inclui diferentes alimentos. Ao se alimentar de plantas ou algas, por exemplo, os animais onívoros comportam-se como consumidores primários, pois estão ingerindo organismos produtores. Ao se alimentarem de herbívoros, eles se comportam como consumidores secundários por se alimentarem de consumidores primários. Eles podem ainda se alimentar de consumidores secundários e serem classificados como consumidores terciários e assim por diante.

De acordo com o tipo de alimento que utilizam na natureza podemos classificar os animais em
Quando nos alimentamos de vegetais, nos comportamos como consumidores primários. Quando nos alimentamos de consumidores primários (herbívoros), agimos como consumidores secundários.

Percebemos, portanto, que, diferentemente das plantas e algas, que atuam sempre como produtores, e herbívoros, que se comportam como consumidores primários, os animais onívoros podem ocupar diferentes posições por apresentarem um hábito alimentar mais diversificado. Desse modo, devemos observar o que aquele animal está ingerindo para afirmar com certeza qual a sua posição na cadeia alimentar.

Leia também: Organismos autotróficos e heterotróficos

Exemplos de animais onívoros

Quando falamos em animais onívoros, logo nos lembramos dos seres humanos. Nossa dieta inclui alimentos de origem animal, como a carne de vaca e porco, e alimentos de origem vegetal, como verduras, legumes e frutas. Tanto os alimentos de origem animal quanto os de origem vegetal fornecem nutrientes que garantem o nosso desenvolvimento. Sendo assim, a exclusão de um desses grupos pode causar prejuízos caso seja feita sem acompanhamento. Outro animal que se destaca pela dieta onívora é o lobo-guará, que se alimenta de artrópodes, pequenos vertebrados e frutos, como a lobeira. Como exemplo de invertebrados, podemos citar as baratas, que se alimentam de praticamente qualquer alimento.

De acordo com o tipo de alimento que utilizam na natureza podemos classificar os animais em
O lobo-guará é um animal onívoro, pois se alimenta de animais e vegetais.

Além dos animais já citados, são outros exemplos de animais onívoros:

  • avestruz;

  • bagre;

  • corvo;

  • grilo;

  • jabuti;

  • lambari;

  • porco;

  • rato;

  • urso.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Os animais para poderem sobreviver precisam de se alimentar. Conforme o tipo de alimento assim se classificam: animais carnívoros, animais herbívoros, animais granívoros, animais insectívoros e animais omnívoros.

Os animais carnívoros alimentam-se de carne de outros animais (lobo, leão, raposa…).

Os animais herbívoros alimentam-se de plantas (cabras, vacas, burros, coelhos…).

Os animais granívoros alimentam-se de grãos (galinhas, pombas, rolas, papagaios, piriquitos, canários…).

Os animais insectívoros alimentam-se à base de insectos (aranha, sapo, morcego, camaleão).

Os animais omnívoros alimentam-se de produtos de origem animal e vegetal (urso, macaco, porco, homem).

Todos os animais possuem necessidade de se alimentarem para sobreviverem e sustentarem a sua estrutura corporal para que possam realizar a sua função no ecossistema.

Muitas vezes, no ecossistema, existem espécies animais que funcionam como alimento para outras espécies, fazendo assim que surja uma cadeia alimentar, havendo assim, a necessidade de haver um equilíbrio do ecossistema para que todos os animais possam viver de forma harmônica e o ecossistema consiga funcionar de forma plena.

De acordo com o tipo de alimento que utilizam na natureza podemos classificar os animais em

Classificação De Animais De Acordo Com a Alimentação

Os Tipos De Alimentação Animal

Os animais se alimentam de varias formas: plantas, insetos, outros animais e outras formas de alimentação. Por isso mesmo, foi criada uma classificação para os animais conforme a forma alimentar de cada animal.

De acordo com os seus hábitos alimentares, os animais são classificados em: Carnívoros, Herbívoros, Onívoros, Detritívoros, Granívoros e Insetívoros.

De acordo com o tipo de alimento que utilizam na natureza podemos classificar os animais em

Classificação De Animais De Acordo Com a Alimentação

Segue Abaixo Algumas Considerações Sobre Cada Tipo De Hábito Alimentar Dos Animais:

Animais Carnívoros

De uma forma simplificada, os animais carnívoros são aqueles que possuem sua base alimentar sustentada de forma predominante na carne, isto é, os animais carnívoros se alimentam de outros animais (de maneira geral animais herbívoros, mas podem se alimentar de outras espécies carnívoras).

Os animais Carnívoros possuem diferentes tamanhos, formas e espécies. Os animais carnívoros são considerados espécies predadoras e entre as suas características estão o grande desenvolvimento do olfato, da audição para conseguir localizar a alimentação e de características selvagens como as garras e a dentição bastante afiadas, para que possam conseguir caçar e se alimentar de sua presa com uma maior facilidade.

Os animais carnívoros exercem importante função na cadeia alimentar, pois acabam trabalhando para o controle populacional das espécies de que se alimentam.

Exemplos de animais Carnívoros: cachorro, gato, leão, falcão, tubarão, tigre, onça, crocodilo e outras espécies animais.

Segue Abaixo Algumas Características Dos Animais Carnívoros:

  • Possuem garras afiadas;
  • Não possuem poros, por isso transpiram pela língua;
  • Dentes alongados, fortes e afiados com a função de rasgar a carne;
  • As glândulas salivares são pequenas, pois essas são bem desenvolvidas para os animais (exemplo: seres humanos) terem facilitada a digestão de cereais e frutas;
  • Não possuem dentes molares para trituração dos alimentos;
  • A saliva dos carnívoros possui muita acidez;
  • Não possuem ptialina (enzima responsável pela digestão de cereais);
  • Estomago simples e de formato arredondado;
  • Possui grande quantidade de acido clorídrico no estomago para realizar a digestão da carne;
  • A urina é extremamente ácida;
  • A mandíbula normalmente é alongada e voltada para frente do animal;

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=LSUZ2yLRrAU[/youtube]

Animais Herbívoros

Os animais herbívoros são aqueles que se alimentam de forma predominante de vegetais, ervas e partes vivas de planas. Pode ocorrer de animais herbívoros terem sua alimentação complementada com a ingestão de carne, no entanto é uma situação rara e casual.

Os animais herbívoros, de uma forma geral, se caracterizam por sem bastante pacíficos, e muitos deles acabam se alimentando da mesma planta sem nenhum tipo de problema.

Alguns dos animais herbívoros (exemplo: a vaca), se caracterizam por serem ruminantes, isto é, os alimentos saem do estomago e retornam para a boca para serem mastigado outra vez.

Outra característica observada nos herbívoros é que possuem os dentes incisivos bem desenvolvidos (principalmente nas espécies roedoras).

Entre os animais herbívoros podemos encontrar os animais que tem sua alimentação baseada em frutas (frutívoros), como por exemplo: os morcegos. Como também, encontramos os animais que possuem sua alimentação e fonte principal de energia baseada no néctar das plantas e flores (nectívoros), como por exemplo: as abelhas e as borboletas.

Uma curiosidade é que o termo vegetariano não é sinônimo de herbívoro, pois os seres humanos que adotam a alimentação vegetariana são por razões culturais e de dieta, e não por sua própria natureza.

São exemplos de animais herbívoros: coala, vaca, boi, abelhas, borboletas, morcegos e outras espécies.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=db9QSuOpsmU[/youtube]

Segue Abaixo Algumas Características Dos Animais Herbívoros:

  • Não apresentam garras;
  • Transpiram através dos diversos poros que possuem;
  • Não possuem dentes caninos pontiagudos;
  • Os dentes molares são achatados, com a função de triturar os alimentos;
  • As glândulas salivares são desenvolvidas para facilitar a digestão;
  • A saliva é alcalina;
  • Possuem grande quantidade de ptialina;
  • Estomago dividido em 03 ou até mesmo 04 compartimentos;
  • A urina é alcalina;
  • A mandíbula é levemente alongada;

Animais Onívoros

Os animais onívoros são aqueles que em sua base alimentar sustentada e baseada tanto no consumo da carne de outros animais como em vegetais.

Os animais onívoros podem ser predadores e possuem um aparelho digestivo desenvolvido e adaptado para realizar o metabolismo dos diferentes tipos de alimento que são consumidos.

Existem animais onívoros que conseguem ajudar na dispersão de sementes de plantas, ajudando estas a se propagarem. Essa situação ocorre quando os animais onívoros defecam, e as sementes que ficaram nas fezes, encontram condições adequadas no solo e conseguem germinar gerando uma nova planta. Um animal que tem essa capacidade é o lobo guará, que consegue auxiliar a propagação da planta conhecida por lobeira (Solanum Lycocarpum).

São exemplos de animais onívoros: o ser humano, o lobo guará, o urso, o porco e outras espécies;

Os animais detritívoros são aqueles que se alimentam através da ingestão de material orgânico ou restos de animais e vegetais mortos. Isto é, esses animais deterioram os animais que morrem.

Esses animais são conhecidos também pela alcunha de Necrófagos e Saprófitas.

Os animais detritívoros possuem grande importância pois eles auxiliam na degradação da matéria orgânica, ajudando o trabalho dos fungos e das bactérias.

São exemplos de animais detritívoros os urubus, as hienas, as minhocas, os abutres, as moscas, algumas espécies de moluscos e outras espécies de animais.

Os animais detritívoros são confundidos com os animais carnívoros, no entanto eles não saem em caçada atrás de sua alimentação, pois eles se alimentam dos restos de animais e vegetais mortos.

Animais Granívoros

Os animais granívoros são aqueles que possuem como principal fonte de alimentação as sementes de plantas ou grãos.

Entre os animais granívoros estão espécies de mamíferos, aves e insetos, como por exemplo: galinhas, araras, papagaios e outras espécies.

As aves granívoras apresentam bico e pata específicos e próprios para a sua alimentação.

Entre as sementes usadas para fins alimentícios estão: o alpiste, o milho, o nabo, a aveia, a linhaça, o girassol e o milho.

Animais Insetívoros

Os animais insetívoros são aqueles que se alimentam de insetos. Esses animais apresentam uma grande necessidade de proteína para o seu sustento alimentar diário.

São exemplos de animais insetívoros: as aranhas, os sapos, os tatus, as salamandras e outras espécies animais.

Categoria(s) do artigo: