Como estudar direito administrativo e constitucional para concursos

Algumas matérias são fundamentais no estudo para concursos públicos. Mas as duas principais são direito constitucional e administrativo.

A primeira se destaca pelo fato do candidato conhecer o regime constitucional vigente em nosso país, assim como a Constituição, os nossos direitos fundamentais, a organização do estado, dentre outros assuntos.

Por outro lado, entender direito administrativo é fundamental, pois é através desta matéria que o futuro agente público terá conhecimento de como que funciona o estado e a administração pública.

Estudar essas matérias envolve dedicação e paciência, pois ambas são bem amplas e muito complexas.

Entretanto, a dificuldade em saber como estudar direito administrativo é ainda maior, visto que, pelo fato da matéria não conter um código de leis e normas específicas que tratam do assunto, o aluno fica um pouco perdido.

Por esse motivo, organizamos este artigo, com três dicas fundamentais para você aprender direito administrativo.

Para entender direito administrativo não há segredo. Primeiro você deve escolher uma doutrina que tenha uma linguagem que lhe agrade, ou seja, que tenha uma leitura fácil. Depois você deve estudá-la sempre tirando dúvidas sobre cada ponto abordado e em seguida fazer um resumo com suas palavras sobre o que aprendeu.

Esta técnica funciona para qualquer matéria do Direito, mas se destaca no direito administrativo pelo fato do mesmo ser formado em sua maioria por entendimento doutrinário.

E é falando nisso que vamos elencar a nossa primeira dica de como estudar direito administrativo.

Escolha bons livros de direito administrativo

Se você quer de fato entender essa ou qualquer matéria técnica, mas não tem tanta familiaridade com o linguajar empregado, busque alternativas e reinvente sua forma de aprender com livros que possuem uma linguagem mais simples.

Existem alguns livros de direito administrativo - principalmente para concursos - que são elaborados neste formato e que ajudam milhares de estudantes.

Portanto, invista nessas, vá a uma livraria, folheie algumas obras e leia. Só assim você acertará na escolha.

Resolva questões de direito administrativo

Após ler todo o conteúdo e estudar aquilo que será objeto de sua avaliação, está na hora de praticar.

Por isso, se você quer aprender e estudar essa disciplina de forma eficiente, resolver questões de direito administrativo vai lhe fazer memorizar o conteúdo e aprender de forma eficiente aquilo que acabara de ser aprendido.

Na internet existem excelentes sites com diversas questões para você praticar.

Além disso, aqui no portal, em nosso Curso Online Direito Administrativo, disponibilizamos diversas questões sobre o que ensinamos no final de cada módulo. Vale a pena conferir.

Faça cursos online de direito administrativo

Se você não quer perder tempo com introduções e com teorias acadêmicas sobre a disciplina e quer estudar de forma mais organizada, economizando tempo e recursos, fazer cursos online de direito administrativo é uma excelente opção.

Isso porque cursos online lhe dão flexibilidade para organizar o seu cronograma de estudos, além de contar com um conteúdo planejado naquilo que é mais importante para a sua avaliação.

Aqui no Educamundo - um dos maiores portais de cursos online com certificado do país - contamos com um curso de direito administrativo completo e bem avaliado por nossos alunos.

E o melhor de tudo isso é que investindo apenas R$ 69,90 uma única vez ao ano, você garante acesso não apenas a um, mas a todos os cursos de direito do portal e a mais de 1200 opções em conteúdo por um ano inteiro de acesso ao Pacote Master.

Está esperando o que para começar ainda hoje seus estudos. Inscreva-se e garanta a sua vaga em um dos melhores cursos de direito constitucional da internet e destaque-se com um conhecimento diferenciado.

Mas e você? Como estuda direito administrativo? Deixe nos comentários suas experiências e não esqueça de compartilhar esse artigo com os colegas de estudo ok? Até a próxima!

Olá pessoal, tudo bem?

Meu nome é Antonio Daud Jr. Sou professor também de Direito Administrativo no Estratégia Concursos e hoje estou passando por aqui para dar dicas para facilitar seu estudo desta disciplina.

Como vocês bem sabem, Direito Administrativo está presente em quase todos os concursos e pode contar com muitas questões em prova.

Comparando com outras matérias, podemos perceber que Direito Administrativo é uma disciplina extensa e recheada de minúcias e detalhes, que são um “prato cheio” para as Bancas exigirem em prova. Detalhes como as várias classificações dos atos administrativos (ato complexo e composto; ato perfeito e eficaz), características de cada espécie de entidade descentralizada (autarquias, fundações, estatais), as hipóteses de demissão do servidor (no âmbito federal, art. 132 da Lei 8.112/1990), as situações que autorizam a rescisão dos contratos administrativos (art. 78 da Lei 8.666/1993) etc.

Diante desse cenário, e após ter fracassado em alguns concursos e ter sido bem sucedido em outros, vejo que a preparação em alto nível nesta disciplina requer os seguintes passos:

1) Faça um bom planejamento de estudo: todo este volume de informação precisa ser assimilado nas “janelas de tempo” que você separou, de modo a possibilitar sua preparação em todas as disciplinas. Se você tem dúvidas quanto a este aspecto, sugiro esta LIVE, a respeito do “Planejamento Inicial e Ciclos de Estudos de Alto Rendimento”.

2) Divida a disciplina em blocos: sabe aquela máxima “dividir para conquistar”? Então! Ante a extensão da matéria, é interessante que você a divida em blocos de conteúdo (poderes administrativos, atos, agentes públicos …). Isto facilitará seu aprendizado e organizará sobremaneira o conteúdo em sua memória.

  3) Estude por material de qualidade e direcionado: quanto melhor você conseguir compreender cada conteúdo já na primeira leitura, melhor será seu processo de memorização e mais otimizado será seu tempo de estudo. Em outro giro, o material, além de atualizado, deve ser elaborado na “medida certa”, ou seja, ser completo o suficiente para sua prova, sem se alongar em aspectos que não são cobrados em prova. Portanto, antes de adotar um material (livros, PDFs ou videoaulas), busque confirmar se você se identifica com a linguagem, a metodologia e seu direcionamento para a prova.

4) Faça questões anteriores: assim como um atleta treina exaustivamente antes do jogo, sua preparação também requer que você pratique, ao máximo, de preferência por meio de questões comentadas.

5) Tenha uma boa estratégia de revisão: afinal, a miríade de detalhes precisa estar fresca na sua memória no dia da prova. Se, algum dia, você já chegou na prova e, ao ler uma questão, teve a sensação de que “já li esse assunto antes, mas não sei como responder a questão”, sabe do que estou falando! Para quem se interessar a este respeito, esta LIVE dá dicas interessantes sobre o tema.

Percebam que são dicas simples, mas nada fáceis de serem seguidas. Esta maratona exigirá dedicação e estudo duro, mas tenha certeza que trará um grande avanço!

Bem, antes de encerrar, vai uma última dica: para uma preparação de alto nível, faça leitura das ‘leis secas’!

Como grande parte das questões de Direito Administrativo são fortemente baseadas na literalidade de dispositivos legais e constitucionais, é essencial que você se familiarize com o texto dos diplomas normativos exigidos na sua prova. Portanto, leia (e releia) os principais!

Eu, particularmente, sempre gostei de estudar por meio de material impresso. Assim, em meus tempos de concurseiro, imprimi as principais leis e montei uma apostila com elas, em que ia acumulando anotações, marcações, grifos etc.

Dito isto, segue abaixo uma lista dos 4 diplomas normativos que considero mais importantes nas provas de Direito Administrativo:

- Constituição Federal (especialmente, arts. 37 a 41) - Lei 8.112/1990 (para concursos federais em que for exigida) - Lei 8.666/1993 - Lei 8.429/1992


Já adianto que a primeira leitura destes dispositivos é a mais desafiadora. Mas, conforme você for lendo, mais fácil ficará o processo. Lembro-me que, a partir da terceira leitura de cada lei, minha velocidade de leitura de lei seca aumentou consideravelmente. Para facilitar esta primeira, uma sugestão é utilizar das leis esquematizadas e gratuitas do Estratégia Concursos, disponíveis neste LINK.

É claro que, a depender da Banca organizadora (Cespe, FCC, FGV, Cesgranrio, Vunesp, Consulplan, AOCP etc) e da área para a qual você estuda (área policial, fiscal, controle e gestão, tribunais/MP etc), cada um destes diplomas normativos acima poderão assumir pesos maiores ou menores.

Todas estas nuances são naturalmente consideradas nos nossos cursos, mas para vocês terem uma ideia, vejam os seguintes exemplos: sendo o certame organizado pelo Cespe, para a área de tribunais/MP, os 3 assuntos historicamente mais cobrados são “atos administrativos”, “improbidade administrativa” e “licitações públicas”. Por sua vez, a FCC, para esta mesma área, tem lugar o assunto “Lei 8112”, tendo sido o mais cobrado nestas provas nos últimos anos. Já quando a FCC organiza concursos para a área fiscal, o tema mais exigido é “organização administrativa”.

Bem, amigos, a ideia é apresentar um panorama da disciplina com o intuito de auxiliar na sua preparação. Se ficou alguma dúvida, por favor, fiquem à vontade para entrarem em contato comigo.

A propósito, segue uma videoaula que gravamos a respeito do tema “Organização Administrativa”:

Um forte abraço e bons estudos!

Prof. Antonio Daud

@professordaud

PS. Deixei acima meu contato no Instagram. Por lá estamos sempre compartilhando dicas e postando temas e questões relevantes para quem está se preparando. Fiquem à vontade para me seguirem.

PS2: Se você está começando a estudar para concursos públicos e ainda está um pouco perdido, recomendo fortemente a leitura do artigo a seguir, elaborado pelo nosso Coach Luís Eduardo:

Como começar a estudar para concurso público: SEIS PASSOS

Concursos 2019

Cursos para Concursos