Como responder um estudo de caso

Estudo de caso é uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno atual em seu contexto real e as variáveis que o influenciam. Trata-se de um estudo intensivo e sistemático sobre uma instituição, comunidade ou indivíduo que permite examinar fenômenos complexos.

Também chamado de caso de estudo, essa estratégia de pesquisa é utilizada principalmente nas áreas das ciências humanas e da saúde. Estudos de caso podem ser descritos na forma de artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

O objetivo de um estudo de caso é produzir conhecimento a respeito de um fenômeno. Esse conhecimento pode ser usado como referência teórica para a compreensão de situações similares. Para isso, é feito uma análise generalizante, porém é preciso sempre considerar as particularidades de cada caso.

É comum que os resultados obtidos em estudos de caso sejam cruzados com teorias e dados obtidos por outros métodos, reforçando sua fundamentação e conferindo credibilidade ao trabalho acadêmico.

Exemplos de estudo de caso

Para compreender na prática o que é um estudo de caso, veja os exemplos fictícios abaixo:

Estudos de caso em pesquisa acadêmica

1. Evasão escolar

Considere o caso de uma escola municipal que está com taxas elevadas de evasão escolar, isto é, um número alto de alunos está abandonando os estudos.

Um grupo de pesquisadores toma conhecimento dessa situação e decide fazer um estudo de caso nessa escola para entender os motivos que levam os alunos a deixarem de frequentar as aulas.

Para fazer o estudo, os pesquisadores realizam entrevistas com pais, professores e com os próprios alunos. Além das entrevistas, eles usam outras pesquisas acadêmicas que também tratam do tema de evasão escolar.

Após a coleta de dados, constata-se que uma empresa na região realizou uma demissão em massa e muitos pais ficaram sem emprego. Para ajudar no sustento da família, vários alunos deixaram de estudar para trabalhar, por isso, as taxas de evasão cresceram.

A partir desse estudo de caso foi possível constatar os motivos de os alunos terem abandonado os estudos. Com essas informações em mãos, a prefeitura, a escola e a comunidade podem pensar em soluções para o problema.

A partir de uma análise generalizante do estudo de caso, é possível pensar que o desemprego dos pais e a responsabilidade de renda das crianças é um fator que pode levar a evasão escolar.

2. Acidentes de trânsito

Considere uma cidade pequena, localizada próximo a uma estrada. Os índices de acidente de trânsito no município eram muito baixos, mas passam a acontecer com mais frequência.

Os alunos de uma universidade da cidade decidem investigar os motivos para o aumento no número de acidentes e começam a coletar informações para fazer um estudo de caso.

Buscam informações com os órgãos responsáveis pelo trânsito para mapear onde estavam acontecendo os acidentes e quais os veículos envolvidos.

Constatam com o levantamento de dados que uma estrada próxima à cidade está interditada e muitos veículos estão fazendo o desvio dentro desse município.

Como o município tem uma sinalização precária, os motoristas que entram na cidade se confundem com os cruzamentos e preferenciais, o que ocasiona acidentes.

A partir desse estudo de caso a prefeitura pode minimizar esses acidentes, investindo em placas, pinturas no chão e instalação de semáforos.

Estudo de caso em negócios

Considere o exemplo de uma empresa que vende barras de chocolate. Essa empresa tinha uma parcela grande do mercado, mas perde em vendas quando surgem outras concorrentes.

Diante desse problema, a equipe do marketing da empresa se reúne para pensar em estratégias para aumentar as vendas. Um dos funcionários sugere que a empresa pode se diferenciar se direcionar os chocolates para o público infantil e a ideia é acatada pela equipe.

A empresa redesenha as embalagens do chocolate com a temática de animais e insere nas embalagens adesivos colecionáveis de animais. A nova proposta da empresa vira sucesso e as vendas da empresa voltam a crescer.

Esse é um exemplo de experiência que poderia ser utilizada como um estudo de caso ou um case de sucesso. Em cursos voltados à administração e negócios, é comum usar esses estudos de caso para discussões e exercícios práticos.

Veja também Os Tipos de Pesquisa.

Como fazer um estudo de caso?

A forma de elaborar um estudo de caso varia conforme o objeto de estudo. O estudo de caso parte de uma situação-problema que se busca compreender e para isso o pesquisador deve coletar informações sobre o contexto e as variáveis.

Em geral, a pergunta que fundamenta um estudo de caso é: "como (ou por que) determinado fenômeno ocorre?"

O estudo de caso é uma boa estratégia para quando o fenômeno e o contexto estão fortemente ligados. É necessário também que haja previamente uma reflexão e uma boa base teórica para determinar como será feita a pesquisa.

Os métodos e ferramentas para a coleta e análise de dados serão diferentes em cada caso e devem ser escolhidos conforme os objetivos da pesquisa e as possibilidades metodológicas.

A coleta de dados pode ser feita por pesquisas bibliográficas, documentais, pesquisa de campo, observação, entrevistas, questionários, grupos focais, ou qualquer outro método pertinente para a análise.

Com as informações em mãos, o pesquisador faz as análises e, a partir delas, elabora as conclusões e soluções para o problema.

Basicamente, um estudo de caso pode ser organizado nas seguintes etapas:

  1. Identificação de um problema de pesquisa
  2. Levantamento dos dados
  3. Análise do contexto (variáveis)
  4. Soluções/conclusões sobre o problema (se for possível, realizar a análise generalizante)

O que é um case no mundo dos negócios

Os estudos de caso também são utilizados no mundo dos negócios, onde são normalmente referidos como cases ou cases de sucesso. Esses cases são relatos de práticas bem sucedidas adotadas por empresas que servem de inspiração e fonte de conhecimento para que profissionais saibam como outras empresas superaram obstáculos e obtiveram êxito em suas experiências.

Existem cases de sucesso nas mais variadas áreas, como marketing, finanças, vendas e recursos humanos. Eles também servem como estratégia de divulgação da própria empresa.

Veja também:

Bem, o estudo de caso nada mais é do que uma categoria de pesquisa, em que para observar os fenômenos, o pesquisador realiza uma investigação empírica do objeto, ou seja, ele se insere na vida real do objeto e analisa os resultados. Vale lembrar, que nesse modelo de pesquisa, o pesquisador não tem nenhum controle sobre os eventos que irão se desenrolar, ele é apenas um mero expectador.

Para haver um melhor entendimento, vamos observar as explicações da Wikipedia sobre estudos de caso. Segundo a página, “caso de estudo ou estudo de caso são expressões sinônimas que designam um método da abordagem de investigação em ciências sociais simples ou aplicadas”.

Ainda conforme a Wikipedia, os estudos de caso utilizam um ou mais métodos qualitativos de coleta de informações, não seguindo uma linha rígida de investigação. Case é como também são chamados os estudos de casos.

São muito utilizados por empresas de marketing ou empresas que prestam consultoria nos mais variados campos. Porém, os estudos de caso não se limitam apenas ao mundo dos negócios, ele é muito utilizado por diversas áreas no âmbito acadêmico, bem como na área médica e muitas outras.

Obtenha ajuda com seu estudo de caso

A partir de R$10 / página

Características e objetivos do estudo de caso pronto

Como responder um estudo de caso

O estudo de caso busca coletar informações, para através da análise de dados coletados entender o fenômeno, bem como tecer teorias que o explique. Fonte: unsplash.com

Já compreendemos que o estudo de caso é uma pesquisa que busca entender o objeto de estudo de forma extensa e exaustiva, buscando entender o “como” e o “por quê” dos fenômenos na vida real.

Vale lembrar que o estudo de caso não deve ser confundido com o estudo de campo, vez que o estudo de campo tem por objetivo estudar a interação social de determinados indivíduos na comunidade determinada, chegando a conclusão dos aspectos através de uma observação in loco do pesquisador.

Todavia, vale mencionar que há pontos de semelhanças entre o estudo de campo e os estudos de caso, o ponto em que ambas precisam de uma contextualização dos dados obtidos para que haja uma interpretação sobre eles. Doravante, é possível também uma combinação dos dois métodos, vez que eles não são excludentes.

Dito isto, vamos entender um pouco melhor sobre os objetivos e características do estudo de caso para uma melhor compreensão sobre o tema. Nesse passo, como um dos objetivos principais e primordiais do estudo de caso, podemos definir que é a necessidade do autor de entender um evento, bem como de encontrar teorias que explique para a comunidade acadêmica aquele objeto de estudo.

Nessa ótica, através do estudo de caso o autor busca compreender o fenômeno através dos conteúdos coletados, realizando após uma análise de dados, para que com essa coleta de dados contextualizada, ele possa interpretar os mesmo, e só então após a compreensão, desenvolver as teorias e emitir um parecer ao público-alvo.

Dessa forma, agora que já entendemos um pouco mais sobre o que é um estudo de caso, bem como seu objetivo, insta trazer à baila as características do mesmo, visando resolver uma situação e problema estudados a observação dos fatores é passo muito importante na construção do estudo de caso.

Assim, o estudo de caso pode apresentar como características as seguintes:

  • A observação é o ponto principal de um estudo de caso, visualizar os fatores e fenômenos é etapa importante da construção;
  • Coletar os dados pode ser realizado através de vários meios;
  • Uma pesquisa extensa e complexa do objeto de estudo é realizada;
  • O grande objetivo é entender o “como” e “por quê” do fenômeno;
  • A estratégia utilizada é definir de antemão as variáveis que podem acontecer nos casos;
  • O contexto atual é o mais utilizado como conteúdo para o estudo de caso.

Nesse passo, para contextualizar os assuntos tratados acima, bem como para mostrar as características na prática, pensemos a seguinte situação de um estudo de caso nos negócios. Por exemplo, se uma empresa for abrir uma unidade em determinado local, para saber se vale a pena o investimento, ela coleta dados sobre se naquela localidade ela encontrará clientes que consomem seus produtos, se há viabilidade técnica de funcionamento na localidade.

Além disso, busca saber se há concorrência para seu produto, além de qual a melhor estratégia para chamar a atenção para sua empresa no local. É somente através desse método de coleta de dados que o empreendedor terá uma base sobre a viabilidade técnica de implementar sua empresa no local ou não. Um grande exemplo disso foi o estudo de caso realizado pelo Burguer King para sua implementação no Brasil.

Tipos de estudos de caso

Como responder um estudo de caso

Os tipos dos estudos de casos que podem ser exploratórios, descritivos ou explicativos estão interligados com o objetivo central da pesquisa de monografia. Fonte: unsplash.com

Os estudos de caso tem seus tipos definidos através do objetivo que se pretende alcançar, com os objetivos em mente, saiba que o case pode ser classificado como exploratório, descritivo ou explicativo, o planejamento e métodos podem ser influenciados a depender dos tipos de estudo de caso. Para seu conhecimento, vamos explanar um pouco mais sobre as classificações abaixo.

Exploratório Como o próprio nome já revela, tem por objetivo estudar um evento pouco estudado ou até mesmo nunca pesquisado. Isso porque, o objetivo central desse modelo é explorar e compreender o fenômeno novo. Um bom exemplo de estudo exploratório seria uma pesquisa acadêmica com uma comunidade recém-descoberta em outro país.
Descritivo Bem, como já é possível inferir do nome, o método científico descritivo tem por intuito descrever o mais ricamente possível como se deu o fenômeno, fazendo com que através dos detalhes descritos, o ponto de vista sobre o caso seja revelado. Essas pesquisas têm por relevância responder a questionamentos de “como” e “por que” ocorreu algo. Um bom exemplo para escrever um estudo de caso descritivo seria a investigação de como e por que as Ilhas Faroe não teve nenhuma morte por Covid-19 registrada.
Explicativo Esses tipos de estudos de caso tem por intuito explicar ao receptor os fatores que levam determinado fenômeno a acontecer. Se trata de uma pesquisa muito mais aprofundada, porque necessita explicar fatores reais e plausíveis que levam aos resultados. Um bom exemplo de pesquisas nessa linha de conhecimento, seria a explicação de como a administração de serviços governamentais pode provocar a falta d’água em uma região.

Como seriam esses estudos de caso na prática

Resolvemos abordar de forma resumida um exemplo de estudo de caso em diversas áreas de atuação.

Enfermagem No que concerne a matéria, um excelente exemplo de estudos de caso seria uma avaliação dos cuidados com uma puérpera. A pesquisa teve como intuito avaliar os cuidados que deveriam ser aplicados em uma puérpera que apresentava problemas de miocardiopatia periparto depois de uma parada cardiorrespiratória.
Psicologia No que tange a matéria, um bom exemplo de caso a ser estudado, seria do psicólogo escolar que atua na educação infantil. A pesquisa tinha por intuito estudar a prevenção de problemas sociais e emocionais em uma creche municipal, para tanto foi analisado o contato e acompanhamento da criança na escola.
Serviço social Como exemplo podemos trazer o caso do Serviço Social do Comércio - SESC, um estudo sobre organizações híbridas. A pesquisa tinha por intuito identificar as barreiras e as facilitadoras, bem como as particularidades das organizações híbridas.
Pedagogia Referente a matéria, um excelente exemplo de estudos de caso seria a investigação da pedagogia da infância. Para tanto, a pesquisa buscou ter conhecimento sobre o processo complexo do desenvolvimento e aprendizado das crianças, assim o estudo mostrou como um grupo de educadoras identificaram e ajudaram a melhoria das necessidades das crianças.

Logística

Nesse caso foi feita uma pesquisa sobre os consumidores e a coleta de embalagens recicláveis em uma rede de hipermercados. Para tanto foi realizado um estudo sobre se os centros de coleta de embalagens recicláveis atrai os clientes ao supermercado.
Administração Um bom exemplo de estudo de caso na matéria, seria a pesquisa sobre a administração do Porto de Viana do Castelo. A pesquisa busca estudar a satisfação dos colaboradores da empresa, com o objetivo de compreender a satisfação laboral. Para tanto, utilizaram os métodos exploratório e descritivo, bem como uma análise quantitativa.
Marketing Neste exemplo foi elaborado um estudo sobre a estratégia de marketing da cadeia hoteleira Sol Meliá. For observado as estratégias da cadeia hoteleira na era da globalização, para tanto usou de natureza qualitativa e da modalidade exploratória, buscando responder acerca do processo de expansão da empresa para a América Latina.
Vendas Para este caso foi elaborada uma pesquisa sobre a gestão estratégica de vendas na empresa Amazon. O estudo busca compreender sobre como a estratégia de vendas pode fazer a empresa ganhar vantagem competitiva no mercado, analisa ainda, às estratégias para atrair os clientes ideais.
Direito No que tange a matéria, um exemplo de estudos de caso seria acerca do cabimento do direito ao esquecimento em encontro a liberdade de imprensa. A pesquisa buscou compreender como o direito ao esquecimento, direito ao qual uma pessoa tem de “fugir” para o anonimato, mesmo tendo participado de eventos de interesse público, depois que uma passagem de tempo tenha retirado a notícia de circulação, vai de encontro ao de liberdade de imprensa.

Medicina

Neste modelo um caso a ser estudado pode ser a medicina suplementar, com ênfase no modelo organizacional da UNIMED. Para tanto a pesquisa avaliou a estrutura organizacional da empresa, avaliando os contratos e o que é passado ao cliente.

Como elaborar um estudo de caso passo a passo

Como responder um estudo de caso

Montar um cronograma de realização de atividades do estudo de caso, ajudará você a poupar tempo ao final. Fonte: unsplash.com

Não há mistério nem segredo na elaboração do estudo de caso. Um passo importante que se deve tomar antes de iniciar os estudos de caso é avaliar quais os procedimentos que serão utilizados até atingir o resultado. Vamos ver alguns passos a serem feitos na pesquisa:

  • Qual é o objeto a ser estudado: primeiro passo é definir o objeto, uma boa dica é escolher um objeto de sua área de interesse, assim será mais fácil e prazeroso confeccionar os estudos de caso;
  • Defina o problema: depois que pensar na área é a vez de definir o problema que será objeto de estudos, o problema nada mais é do que a questão que será resolvida após sua pesquisa;
  • Defina os procedimentos: quais os métodos que você vai utilizar para chegar no resultado, como os estudos de caso não tem uma abordagem rígida, fica a critério do autor decidir, assim escolha seus procedimentos e ferramentas que usará, por exemplo, questionamentos, entrevistas, dentre outras;
  • Monte um cronograma: dessa forma você não correrá o risco de se atrapalhar com os passos da sua pesquisa, nele você definirá quais são os principais fatores que deverão constar em seu estudo, quais são os entrevistados indispensáveis, quais respostas precisa obter e outros itens;
  • Coleta de dados: o momento de coletar todos os dados que você necessita para seu estudo, para tanto, reúna todas as informações em um só local, se certifique que realmente possui todas as informações de que precisa;
  • Análise dos dados: após a coleta dos dados que você precisará, chegou o momento de selecionar tudo o que você precisará ou não na pesquisa, esse é o momento crucial de definir o que estará ou não na sua pesquisa;
  • Compreendendo os resultados: após coletar, entender e contextualizar os dados é o momento de compreender os resultados obtidos, é assim que você chegará a resposta para o seu problema;
  • Escrevendo o estudo: após a análise e compreensão dos resultados, é o momento de montar seu estudo de caso e descrever a que resposta sobre o fenômeno você chegou, bem como descrever os passos que utilizou até chegar no resultado;
  • Referências: certifique-se de ter um bom referencial teórico em sua pesquisa, escolha autores consagrados na matéria que você deseja falar sobre. Tenha em mente que o referencial teórico é o que irá embasar e credibilidade a seu trabalho.

O que não fazer e o que fazer

Na hora de elaborar um trabalho acadêmico é comum termos algumas dúvidas e em decorrência disso, acabar cometendo alguns erros. Pensando nisso, separamos aqui algumas práticas que os estudantes não devem fazer na hora de confeccionar os trabalhos dos cursos de graduação.

O que fazer

O que não fazer

  • Antes de iniciar a pesquisa, ver exemplos prontos para ter uma base.
  • Não procurar estudos prontos para entender a estrutura e método de escrita.
  • Saber mais sobre a metodologia exploratória, descritiva e explicativa, para entender em qual destas seu estudo se classifica.
  • Não entender sobre os métodos de pesquisas.
  • Definir o fenômeno e as limitações do estudo antes de iniciar a pesquisa.
  • Não limitar o objeto de pesquisa antes de iniciá-la.

Como fazer um estudo de caso para TCC

Sabemos que existem diversas maneiras de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. O uso de um estudo de caso no TCC geralmente ocorre quando a pesquisa aborda algum tema da atualidade, tendo como objetivo entender como ou por que de tal acontecimento.

Nesse passo, para elaborar estudos de caso no TCC, os três elementos básicos são a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Assim, na introdução o autor deverá descrever o problema, os seus objetivos com a pesquisa e contextualizar onde e como se realizará.

No desenvolvimento, também conhecido como corpo do texto, é o momento de você relatar todos os fatores pertinentes a sua pesquisa, as questões encontradas, se teve questionamentos, quais os procedimentos utilizados para coletar dados, bem como qual processo foi utilizado na análise.

Com a contextualização da pequisa, bem como dos dados que foram obtidos, é o momento de concluir o estudo com a narração da compreensão obtida após a análise dos dados. Assim, na conclusão descreva as conclusões da pesquisa e os impactos que as descobertas podem gerar, se tiver sugestões também é válido descrevê-las.

Exemplos de estudo de caso prontos

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito, bem como outras características do case, abaixo trouxemos links de trabalhos de estudos de casos prontos, para que você conheça na prática a estrutura de um estudo.

Recapitulando os estudos de caso

Como responder um estudo de caso

Defina o objeto de estudo antes de iniciar a pesquisa, dê preferência a elementos com os quais você possui afinidade. Fonte: unsplash.com

Bem, nesse momento você já deve ter compreendido que o estudo de caso se trata de uma pesquisa que tem por objetivo estudar um fenômeno para se chegar a resposta de “como” e “por que” ele acontece. Para tanto pode utilizar o método descritivo, exploratório ou explicativo.

Não há um modelo de estudo de caso rígido, dependendo seu conteúdo da área escolhida, bem como dos fatores a serem estudados. Todavia, o modelo básico de estruturação desse trabalho consiste em uma introdução, em que o estudante irá contextualizar os aspectos da pesquisa. Um desenvolvimento, onde será apresentado todo o conteúdo, e a conclusão, onde os resultados obtidos serão expostos.

Neste artigo mostramos a você o conceito, as características, bem como exemplos de casos prontos. Entretanto, se você ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto não perca tempo, nem quebre a cabeça tentando resolver. Isso porque, a StudyBay pode ajudar você.

Nossos profissionais possuem experiência com a elaboração de estudo de caso em diversas áreas, sobre diversos conteúdos. Acesse nossa plataforma e verifique nossa base de dados, ademais, em nosso blog você encontra uma série de artigos sobre conteúdos diversos que podem ajudar você.

Obtenha ajuda com seu estudo de caso

A partir de R$10 / página

A metodologia de estudo de caso é aquela que utiliza métodos qualitativos de coleta de informações para produzir um trabalho profundo e amplo sobre uma situação específica.

Os estudos de caso devem ter uma introdução (problema do estudo, os objetivos, o contexto), os trabalhos relacionados, o design do estudo, os resultados e as referências. Isso vai variar um pouco em função de onde será apresentado o caso, se em um trabalho acadêmico (TCC, dissertação ou tese) ou em um artigo científico.

Por causa de sua flexibilidade e por oferecerem uma visão abrangente de um assunto, além da possibilidade de contextualização do caso apresentado. O estudo de caso também apresenta vantagens para as empresas que querem saber mais sobre sua base de cliente, como seu produto está sendo recebido pelos clientes e como pode melhorar seus serviços.

Em uma empresa, o principal objetivo é apresentar um caso que tenha sido considerado um sucesso. Tendo escolhido o caso, deve-se fazer o relato detalhado da experiência, que pode ser um resultado ligado a um produto ou a um serviço. Embora esse relato vá apresentar uma história de sucesso, é importante incluir os aspectos negativos também.

Não existe uma metodologia específica para este ou aquele ano. Por isso, o mais importante é você seguir um passo a passo que esteja de acordo com o trabalho que você vai fazer e com a sua área de atuação, o arquétipo básico desse tipo de trabalho, consiste em uma introdução, um desenvolvimento e a conclusão com os resultados alcançados.

Os estudos de caso em artigos serão feitos da mesma maneira e terão os mesmos elementos que os caracterizam, como contextualização, trabalhos relacionados, design etc. A diferença é que a pesquisa deverá ser adaptada ao formato de artigo, adaptando-se às diretrizes do periódico a que será submetida.

Para um estudo de caso ABNT não há uma norma específica. Logo, o que você deve refletir é: em que tipo de trabalho seu estudo de caso se encaixa? Se for um artigo, siga a norma ABNT para artigo, juntamente com as orientações do periódico. Se for um trabalho acadêmico, siga a norma ABNT para trabalhos acadêmicos, juntamente com as orientações da sua instituição. Entretanto, as normas gerais se aplicam, como a de fonte Arial ou Times New Roman, texto justificado, parágrafo de 1,25cm e outras.

Para fazer o relatório de um caso é necessário inserir algumas informações, como por exemplo a descrição do trabalho, explicando qual foi o objeto de pesquisa e quais eram as expectativas ante a pesquisa. Após realize um resumo das conclusões, relacionando com as evidências encontradas, descrevendo ainda, as limitações encontradas. Por fim, os impactos que os resultados podem gerar e trabalhos futuros, se houver.

Tudo começa com a escolha do objeto de estudo, depois a definição do problema, e as perguntas que pretende responder com a pesquisa. Iniciada a pesquisa, coletar todos os dados pertinentes, com a coleta feita, deverá ocorrer a seleção do que irá para o estudo ou não, após a compreensão dos dados deve-se montar o estudo de caso elaborando uma introdução, o desenvolvimento do texto e a conclusão.

O estudo de caso único, como o próprio nome já reflete, é um método que estuda apenas um único fenômeno, para tanto investiga uma unidade, ou seja, uma comunidade. Ao focar a pesquisa em uma comunidade é possível extrair mais informações aprofundadas, recebendo resultados extensos e complexos.