Como os povos indígenas usam os recursos da natureza

Pesca Xikrin Tekakro Xikrin pescando no Rio Bacajá, próximo a aldeia Pot-Kro, na Terra Indígena Trincheira-Bacajá. © Kevin Arnold

Vê-se, desse modo, que a caça, a pesca e o extrativismo praticados pelo indígena como atividades tradicionais, dentre outros, se inserem nessa concepção de total interação com os bens ambientais que o sustentam, se constituindo, além de mero meio de subsistência, em ritual específico de vivência e experimentação de …

Como os povos tradicionais se relacionam com a natureza?

Isso porque esses povos mantêm uma relação com a natureza que envolve desde a sobrevivência até questões culturais e religiosas, e desenvolveram um conhecimento complexo sobre esses ecossistemas. Os pesquisadores chamam essa relação de diversidade biocultural.

Como era a relação entre populações indígenas e natureza antes da chegada dos europeus?

Esvaíram-se as riquezas do solo, subsolo, florestas, rios e o índio acabou sendo levado a um processo de desaparecimento, entre os exemplos estão os Guarani e Guató, hoje tão poucos. …

Como os indígenas manejar a floresta?

Segundo a pesquisadora, os povos do passado faziam o manejo da vegetação com técnicas conhecidas hoje como sistemas agroflorestais. Em vez do desmatamento, com o plantio de uma única espécie em grande escala, eles criavam mosaicos com diferentes tipos de plantas úteis, em combinação com a floresta original.

Que recursos os indígenas usam para construir suas moradias?

Geralmente, as casas dos índios são construídas com base em estruturas de madeira, que são conectadas umas às outras por meio de sistemas de encaixe. Para fazer o fechamento, são utilizadas folhas, fibras e cipós.

Que relações as populações tradicionais têm com a preservação ao meio ambiente?

A criação de áreas de conservação ambiental frequentemente dificulta a permanência de populações tradicionais, bem como a manutenção de seus modos de vida e das práticas ecológicas que cultivam em seus territórios há muitas gerações. …

Como podemos relacionar as paisagens com os povos tradicionais?

O significado da paisagem para comunidades tradicionais pode ser compreendido pelas atividades exercidas sobre esta e que foram ou estão sendo desenvolvidas e que são materializadas nas formas criadas socialmente e que produzem geossímbolos diversos sobre o espaço que vão representar as práticas sociais (materiais e …

Como era a relação dos povos indígenas mais antigos com a natureza?

Respeito e equilíbrio, a relação entre os índios e a natureza é pautada por dois elementos básicos para o dia a dia de qualquer ser humano. O relacionamento que também envolve o afeto faz com que os índios vivam uma relação mais próxima e sagrada, como se a terra fosse a grande mãe.

Qual a visão dos indígenas?

As experiências e os saberes indígenas consideram o universo em sua totalidade e inserem o ser humano em uma complexa rede de relações que envolvem os seres, naturais e sobrenaturais, integrando a vida como um todo.

Qual a relação entre os povos indígenas e a natureza?

Povos indígenas mantém relação afetuosa com a natureza. As etnias indígenas sempre viveram em perfeito equilíbrio com o ecossistema, o que foi quebrado a partir das influências do elemento desestabilizador, “o homem branco”.

Qual a importância dos povos indígenas para o meio ambiente?

A importância dos povos indígenas para a preservação do meio ambiente é expressa nessa porcentagem expressiva, trazida pelo portal CONTI outra. Dados do estudo conduzido pela University of British Columbia demonstram que a relação dos indígenas com o meio ambiente não é favorável apenas no Brasil, mas em outros países do mundo.

Como a comunidade indígena tem relação com o meio ambiente?

A comunidade indígena, desde os primórdios, tem uma forte relação com o meio ambiente, e é através do ambiente em que vivem que tiram sua subsistência, cultivando a terra e, assim também, a suas tradições, a fim de manter seus costumes, suas heranças, para as futuras gerações. A pesquisa abarca o Direito Ambiental,

Como os povos indígenas usaram os recursos naturais?

Os povos indígenas sempre usaram os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas.” O instituto socioambiental demonstra como os povos indígenas foram essenciais para a formação dos territórios brasileiros por meio da maneira como se relacionam com o ambiente.

Rio Branco - O conceito de desenvolvimento sustentável é amplamente utilizado nas mais diversas situações, seja em defesa da preservação da natureza, para justificar novos investimentos socialmente responsáveis e também para comprovar que é possível produzir, gerar emprego e renda sem, necessariamente, agredir ou devastar a natureza.

Um exemplo bem sucedido do uso racional dos recursos naturais, que serve de modelo de desenvolvimento sustentável para todos que desejam produzir levando em conta o meio ambiente, pode ser comprovado entre os wai wai, na terra indígena Trombeta Mapuera, localizada no sul de Roraima. A comunidade vem redescobrindo uma lógica simples: que é possível manter o equilíbrio entre o crescimento econômico e social e ainda proteger o meio ambiente sem esgotar todos seus recursos.

Neste trabalho pioneiro de dois anos, o Sebrae iniciou nestas comunidades com o Projeto Florestar que, hoje, está incluído no projeto Territórios da Cidadania, que vem difundindo junto às famílias que vivem na localidade a importância da preservação da natureza para manutenção da qualidade de vida, ao demonstrar na prática que é possível gerar emprego e renda utilizando os recursos da floresta.

Com esse trabalho de conscientização, o Sebrae pretende renovar nestas comunidades o compromisso dessa e das próximas gerações com o meio ambiente e levá-los a acreditar que viver da floresta também pode ser um bom negócio, do ponto de vista econômico.

O analista do Sebrae em roraima, Ariosmar Barbosa, explicou que as ações foram pensadas com a missão principal de apoiar o desenvolvimento de negócios sustentáveis, por meio de ações de capacitação e assessoria técnica às comunidades indígenas e tradicionais que vivem e produzem em áreas de floresta na região. Ele explicou que a ideia do Sebrae é fortalecer a consciência ambiental da sociedade local, permitindo que eles conheçam as diversas formas de utilização racional dos recursos florestais e estimular a geração de renda, priorizando negócios sustentáveis que respeitem a natureza e o compromisso socioambiental desses povos.

Para entender o alcance do projeto, Barbosa disse que as ações são desenvolvidas em uma área que compreende duas terras indígenas. Juntas, as duas áreas somam mais de um milhão de hectares só em Roraima, onde vivem em torno de mil índios, distribuídos em oito comunidades: Anauá, Xari, Cobra, Samaúma, Macará, Jatapuzinho, Catual e Soma.

Serviço:

Atendimento à imprensa:

(95) 2121.8000

Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800

A conservação ambiental das Terras Indígenas é uma estratégia de ocupação territorial estabelecida pelos povos indígenas. Os povos indígenas ajudam a ampliar a diversidade da fauna e da flora local porque têm formas únicas de viver e ocupar um lugar.

Pesquisas recentes têm mostrado que os povos indígenas tiveram um papel fundamental na formação da biodiversidade encontrada na América do Sul. Muitas plantas, por exemplo, surgiram como produto de técnicas indígenas de manejo da floresta, como a castanheira, a pupunha, o cacau, o babaçu, a mandioca e a araucária. No caso da castanha-do-pará e da araucária, estas árvores teriam sido distribuídas por uma grande área pelos povos indígenas antes da ocupação europeia no continente.

O manejo destes povos sobre a biodiversidade teve um papel fundamental na formação de diferentes paisagens no Brasil, seja na Amazônia, no Cerrado, no Pampa, na Mata Atlântica, na Caatinga, ou no Pantanal. Os povos indígenas sempre usaram os recursos naturais sem colocar em risco os ecossistemas. Estes povos desenvolveram formas de manejo adequadas e que têm se mostrado muito importantes para a conservação da biodiversidade no Brasil. Esse manejo incluiu a transformação do solo pobre da Amazônia em um tipo muito fértil, a Terra Preta de Índio. Estima-se que pelo menos 12% da superfície total do solo amazônico teve suas características transformadas pelo homem neste processo.

No sul do Brasil, por exemplo, a TI Mangueirinha ajuda a conservar uma das últimas florestas de araucária nativas do mundo, enquanto que no Sul da Bahia, os Pataxó da TI Barra Velha, ajudam a proteger uma das áreas remanescentes de maior biodiversidade da Mata Atlântica. Na Amazônia, maior Bioma brasileiro, enquanto 20% da floresta já foi desmatada nos últimos 40 anos, juntas as Terras Indígenas perderam apenas 2,4% de suas florestas originais.

E não é só para a conservação das florestas que os povos indígenas e seus territórios são importantes. Em um momento em que cientistas chamam a atenção para o declínio da biodiversidade e da diversidade de plantas cultivadas, a agrobiodiversidade tem os povos indígenas como guardiões fiéis. O Alto Rio Negro é um grande centro  de diversidade de plantas cultivadas, sendo que o sistema agrícola dos índios dessa região foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.

A lista dos produtos dessa agrobiodiversidade é bastante extensa, muitas plantas presentes hoje em nossas mesas nos foram apresentadas pelos sistemas agrícolas dos povos indígenas. Açaí, amendoim, diversas espécies de batata e de pimentas, assim como, uma grande quantidade de sementes de milho e feijão, para citar algumas. 

Não é só sobre plantas cultivadas que os conhecimentos dos povos indígenas se estendem. É por isso que cientistas ligados à Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (Ipbes) têm se debruçado sobre o papel dos conhecimentos indígenas sobre a biodiversidade. O Ipbes é uma entidade internacional criada em 2012 e tem, entre seus princípios, reconhecer a contribuição dos conhecimentos indígenas para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e dos ecossistemas. 

A importância das Terras Indígenas na conservação da biodiversidade forçou a formulação de um marco legal para promover a gestão ambiental dos territórios indígenas, por meio da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI). Hoje, a grande luta dos povos indígenas é para que o conjunto de leis derivado desse reconhecimento seja cumprido, garantindo a manutenção de suas terras livres de invasores e em condições ambientais que lhes permitam viver de acordo com seus modos de vida.

Tiago Moreira dos Santos

Antropólogo - Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas

Saiba mais 
Índios e o meio ambiente

Referências
 

Bonanomi, J.; Tortato, F. R.; Gomes, R. S. R.; Penha, J. M. P.; Saldanha., A. B.; Peres, C. - Protecting forests at the expense of native grasslands: Land-use policy encourages open-habitat loss in the Brazilian cerrado biome, Perspectives in Ecology and Conservation, 2019.

Iriarte, José et al. 2013. "Sacred landscapes of the southern Brazilian highlands: Understanding southern proto-Jê mound and enclosure complexes". Journal of Anthropological Archaeology, 32, 74-96.

Iriarte, J., Behling, H., 2007. "The expansion of Araucaria forest in the southern Brazilian highlands during the last 4000 years and its implications for the development of the Taquara/Itararé Tradition". Environmental Archaeology 12, 115–127.

Mann, Charles C. 2000 - "Earthmovers of the Amazon". Article in the series “News Focus” in SCIENCE, 4 February, vol. 287: 786–789.

Posey, D.A. 1985. Indigenous management of tropical forest ecosystems: The case of the Kayapó Indians of the Brazilian Amazon. Agroforestry Systems 3: 139-158.

Tossulino, Márcia de Guadalupe Pires et al. (org.) 2007 - "Resumo executivo da avaliação ecológica rápida do Corredor Araucária". - Curitiba : IAP : STCP Engenharia de Projetos.

Watts, Jonathan. 2016. "Indigenous Rights Are Key To Preserving Forests, Climate Change Study Finds". The Guardian. Accessed November 22 2016. //www.theguardian.com/environment/2016/nov/02/indigenous-rights-forests-climate-change-study.

Notícias

Campos do Cerrado estão mais protegidos nas terras indígenas - //amazoniareal.com.br/campos-do-cerrado-estao-mais-protegidos-nas-terras-indigenas/?fbclid=IwAR39QC_uZxJsWx9ydjux3qTcmLCBbAwbj8eZenirLU5apkurOHfqOEPsASE

Mais sobre as antigas origens amazônicas do “milho 2.0” - //darwinedeus.blogfolha.uol.com.br/2019/02/04/mais-sobre-as-antigas-origens-amazonicas-do-milho-2-0/

Povos Indígenas Protegem Florestas E Clima, Aponta Estudo. 2014. Exame. Accessed November 22 2016. //exame.abril.com.br/mundo/terras-indigenas-protegem-floresta-e-clima-aponta-estudo/.

Última postagem

Tag