Com base no texto é possível constatar que a biosfera

A Biosfera pode ser estratificada por três regiões:

  • Litosfera: camada superficial sólida da Terra;
  • Hidrosfera: representa o ambiente líquido;
  • Atmosfera: camada gasosa que circula a Terra e que envolve as outras duas regiões.

O que é biosfera é de que ela é composta?

A biosfera é formada por elementos que encontramos na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera, sendo eles ar, água, solo, luz e alimentos. ... Já a hidrosfera corresponde ao conjunto de todas as massas de água do planeta, incluindo rios, lagos e oceanos.

Quais animais vivem na biosfera?

O nécton abrange peixes (tubarões, robalos, tainhas, sardinhas, etc.), répteis, como a tartaruga, e inúmeros mamíferos (baleia, focas, golfinhos, etc.), entre outros animais. Bentos – São o conjunto de seres que vivem fixos ou se arrastam no fundo do mar.

Quais são os seres vivos que podem ser encontrados na biosfera?

Resposta: Biosfera: ser humano, cachorro, gato, leão, elefante,etc. Hidrosfera: peixes, baleia, tubarão, golfinho, lula, etc. Atmosfera: águia, gavião, arará, papagaio, urubu, etc.

O que é biosfera e suas camadas?

Litosfera: é a camada sólida, formada pelo solo e rochas; Hidrosfera: é a camada líquida, formada pelos rios, lagos e oceanos; Atmosfera: é a camada gasosa; Biosfera: é a camada habitada pelos seres vivos que integra os ambientes terrestre, aéreo e aquático.

Quantos metros de espessura tem a biosfera e quantos quilômetros?

A biosfera é a camada do planeta Terra onde existe vida. Ela varia de 5 km a 18 km de espessura. Essa camada é comparativamente fina em relação ao diâmetro total do planeta, que tem aproximadamente 13 000 km.

Que tipo de ecossistema abrange a maior parte da biosfera?

Resposta. Resposta: Explicação: Todos os ambientes estão incluídos como parte da biosfera, desde o ponto mais alto do planeta até a porção mais funda dos oceanos.

O que compreende a camada externa chamada de biosfera?

A biosfera, portanto, compreende as porções de terra, mar e águas continentais habitadas pelos seres vivos. Não coincide com a atmosfera, a litosfera ou a hidrosfera, pois abrange as três.

Pode-se dizer que a biosfera é o conjunto de todos os espaços onde há vida na Terra por quê?

Resposta. Resposta: A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.

É possível constatar que a biosfera é a interligação de todos os ambientes da superfície terrestre explique?

Explicação: Biosfera ou ecosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, sendo o maior nível de organização ecológica. ... Logo, a biosfera não se limita à superfície terrestre, considerando que isso seja apenas acima do solo (há organismos que vivem no subsolo, como as bactérias).

Qual a importância do magnetismo no planeta Terra?

O magnetismo terreste serve para atrair os gases espaciais para compor nossa atmosfera e consequentemente manter a nossa vida. Esse magnetismo surge por conta do material do centro da Terra que é o níquel e o ferro, criando uma grande bússola na Terra. Abraços!

A biosfera é um termo elaborado pelo geólogo sueco Eduard Suess, em 1985, e corresponde ao conjunto de ecossistemas da Terra. No campo das ciências da Terra, ela é vista em conjunção aos elementos do clima, do relevo e da hidrografia, constituindo-se como o campo natural de reprodução das atividades e comportamentos dos seres vivos.

Quando abordamos a complexidade da biosfera, consideramos que ela é uma resultante da presença e harmonia de três outras “esferas” terrestres: a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. Afinal, é a reunião complexa desses sistemas que dá origem e forma ao ambiente natural onde todos os seres vivos habitam e reproduzem-se. Tal perspectiva está mais bem ilustrada no esquema a seguir:


Esquema da estrutura terrestre e da composição da biosfera

É, portanto, a combinação dos diferentes extratos da Terra que possibilita a existência dos seres vivos e, consequentemente, da biosfera. Algumas condições extremas resultantes dessa combinação, porém, podem dificultar ou até impedir a existência de vida, tal como ocorre em regiões de climas muito desfavoráveis, de altitudes extremas ou com ausência de água.

Condiciona-se também a presença da biosfera às variações e dinâmicas das diferentes partes que a compõem, como as variações atmosféricas e seus efeitos, as transformações graduais ou abruptas das formas de relevo, entre outros exemplos. Sendo assim, dizer que tudo o que compõe o sistema terrestre é dinâmico é o mesmo que dizer que a biosfera também é dinâmica, modificando suas formas, feições e características ao longo do tempo.

Algumas formas de vida conseguem sobreviver às mais adversas condições naturais, a exemplo de algumas bactérias que habitam o Mar Morto, conhecido pela extrema salinidade que torna praticamente impossível a sobrevivência de outras espécies. Em algumas regiões desérticas, por sua vez, vários animais (e até grupos humanos) mantêm-se vivos e, consequentemente, estruturam os seus ecossistemas.

A grande questão atual a respeito da biosfera gira em torno de sua manutenção. Isso porque as atividades humanas e a produção crescente de determinadas atividades no espaço geográfico contribuem para a agressão extrema ao meio natural. Dentre vários casos, podemos citar o desmatamento, a poluição do ar, a extinção de espécies, a alteração do clima, a poluição ou extinção de rios, dentre outros. Como na natureza tudo se estrutura a partir de um equilíbrio, preservar a biosfera é também preservar o meio sobre o qual os seres humanos constroem suas sociedades e extraem o seu sustento.

É importante lembrar que as Ciências da Terra não são as únicas a estudar a biosfera. Vários campos do saber, com destaque para as Ciências Biológicas, também o fazem, porém, com ênfases distintas. Assim, cada “parte” da esfera da vida é compreendida a partir de seus múltiplos aspectos, como os domínios morfoclimáticos, a estrutura dos seres vivos, os biomas, os ecossistemas e muitos outros temas. Conhecer essas disciplinas significa angariar mais conhecimento sobre o espaço que nos cerca.


Por Me. Rodolfo Alves Pena

A biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.

Divisões do planeta Terra

O planeta Terra pode ser dividido em quatro camadas esféricas interligadas: litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera. Essas quatro divisões englobam praticamente todas as características importantes do nosso planeta. Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água, e a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.

Por fim, temos a biosfera, que diz respeito às regiões do planeta que possuem seres vivos e está intimamente relacionada com as outras, uma vez que sem as outras partes do planeta, provavelmente, não existiria vida. Alguns autores preferem dizer que a biosfera seria formada pela litosfera, hidrosfera e atmosfera e que o melhor termo para descrevê-la seria ecosfera.

Que ambientes estão englobados na definição de biosfera?

Todos os ambientes estão incluídos como parte da biosfera, desde o ponto mais alto do planeta até a porção mais funda dos oceanos. Em virtude dessa grande quantidade de ambientes, a biosfera é complexa e possui uma constituição variável.

É importante lembrar que a biosfera é uma pequena porção do planeta, uma vez que, à medida que nos afastamos de sua superfície, as condições necessárias à vida tendem a diminuir. Estima-se que a biosfera não passe de 13 km de espessura, e isso porque os seres vivos, em sua maioria, necessitam de água, luz, calor e matéria.

Complexidade da biosfera

Quando falamos em biosfera, devemos destacar a sua complexidade, a qual é resultado de vários fenômenos químicos, físicos e biológicos. Por causa desses vários fenômenos, podemos concluir que a biosfera está em constante modificação e que os seres vivos exercem papel fundamental nessas mudanças. Em relação ao homem, o quadro é ainda pior, uma vez que ele causa alterações, muitas vezes, irreversíveis no ambiente.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Geografia, 12.05.2021 17:10 pohameeeeu


Respostas

Resposta de: Busca

Esse processo acontece em função de dois fatores conjunturais principais: a queda das taxas de mortalidade (em função das melhorias nas condições de vida) e a queda acentuada das taxas da natalidade (que só foram mais baixas em períodos de grandes catástrofes, como a difusão de doenças e a realização de guerras).    o resultado disso é a preponderância de uma população mais velha na maioria dos países europeus, a exemplo dos dramas vividos por frança, itália e alemanha. nesses países, a população idosa – ou seja, que possui mais de 60 anos de idade – é superior ao número de habitantes que possuem até 15 anos, fator que vem se agravando nos últimos anos.

Resposta de: Busca

resposta:

e feito por caminhoneiros no centro da europa

Resposta de: Busca

estação de tratamento de água (eta)é um local em que realiza a purificação da água captada de alguma fonte para torná-la própria para o consumo e assim utilizá-la para abastecer uma determinada população. a captação da água bruta é feita em rios ou represas que possam suprir a demanda por água da população e das indústrias abastecidas levando em conta o ritmo de crescimento. antes que vá para o sistema de distribuição de água através de adutoras, passa por um processo de tratamento com várias etapas.

estação de tratamento de esgoto (ete), é uma infraestrutura que trata as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários, para, depois, serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável através de um emissário, conforme a legislação vigente para o meio ambiente receptor. numa ete, as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objetivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.

Resposta de: Busca

No polo norte pelo fato de ser muito frio 
e nas  áreas  desérticas  pela  escassez  da água e ser muito calor !

Outra pergunta: Geografia

Geografia, 15.08.2019 00:03

Qual o nome da comida típica acima ? ​

Respostas: 1

Geografia, 14.08.2019 23:56

Ataque japonês a base naval de pearl harbol

Respostas: 2

Geografia, 15.08.2019 05:32

(ufpe) no mapa a seguir, você observa áreas escuras que correspondem às regiões.(a) dominantes sedimentares(b) que possuem uma agricultura de "plantation"(c) de terrenos pré-cambrianos de grande potencialidade mineral(d) que apresentam formações vegetais dominantes xerófilas

Respostas: 3

Geografia, 15.08.2019 04:43

Como se calcula a densidade demográfica? ​

Respostas: 1

Perguntas

Matemática, 11.02.2021 22:50

Matemática, 11.02.2021 22:50

Última postagem

Tag