Cientificamente falando, o que é necessário para que possamos dizer que um trabalho foi realizado?

Em nosso cotidiano, a palavra trabalho está relacionada com alguma atividade ou serviço desempenhado por um indivíduo que exige ou não esforço físico. Em Física, esse termo está relacionado com a energia transferida por meio da aplicação de uma força que é capaz de gerar deslocamento.

Imagine que você precise empurrar um carro que está enguiçado. Ao fazer força sobre o veículo, este adquire energia cinética. Assim sendo, entendemos que a energia que se manifesta foi transferida ao veículo por meio da aplicação de uma força, portanto, dizemos que um trabalho foi realizado. O trabalho pode ser entendido como a energia que foi utilizada na realização de uma atividade.

Formas de determinação do trabalho (w):

1.1 O trabalho pode ser determinado pelo produto da força feita sobre um objeto pelo deslocamento gerado por essa força, de modo que:

w = FR.d

  • W é o trabalho de uma força, definido em Joules;

  • FR é a força resultante aplicada sobre o corpo;

  • d é o deslocamento feito pelo corpo enquanto a força F estava sendo aplicada sobre ele.

1.2 O trabalho pode ser determinado pela área abaixo da linha de um gráfico de força e deslocamento. Dizemos que o trabalho é numericamente igual à área do gráfico F x d.

1.3 A determinação do trabalho pode ser feita pelo teorema do trabalho e energia cinética (EC). Nesse teorema, a variação da energia cinética é exatamente igual ao valor do trabalho realizado sobre um o corpo.

w = ΔEC

1.4 Se o trabalho for fruto da atuação da força peso (dada pelo produto da massa pela gravidade), a sua determinação será feita por meio da seguinte equação:

w = m.g.h

1.5 O trabalho realizado por uma força elástica é determinado por meio da energia potencial elástica armazenada na mola em razão de sua deformação. Sendo assim, a energia armazenada na mola que é liberada quando ela se solta pode ser dada por:

w = ½ K.XFINAL2 - ½ K.XINICIAL2

  • K é a constante elástica da mola;

  • X é a deformação sofrida pelo objeto elástico.

Unidade de medida:

Como o trabalho designa quantidade de energia, a sua unidade de medida, de acordo com Sistema Internacional de Unidades (SI), é o joule (J).

Por Joab Silas

Graduado em Física

EXERCÍCIOS

Calcular o trabalho realizado por uma força de 28 N que desloca um objeto numa distância de 2 m na mesma direção e sentido da força.

w = f . d

w = 28 . 2

w = 56 J

Uma força constante de 20 N produz, em um corpo, um deslocamento de 0,5 m no mesmo sentido da força. Calcule o trabalho realizado por essa força.

w = f . d

w = 20 . 0,5

w = 10 J

Um carrinho é deslocado num plano horizontal sob a ação de uma força horizontal de 50 N. Sendo 400 J o trabalho realizado por essa força, calcule a distância percorrida.

w = f . d

400 = 50 . d

d = 400 / 50

d = 8 m

Um boi arrasta um arado, puxando-o com uma força de 900 N. Sabendo que o trabalho realizado pelo foi de 18000 J, calcule a distância percorrida pelo boi.

w = f . d

18000 = 900 . d

d = 18000 / 900

d = 20 m

Aplica-se uma força horizontal de 10 N sobre um corpo que se desloca numa trajetória retilínea de acordo com a equação s = 10 + 3t + t2, no SI. Calcule o trabalho realizado pela força em 5 s.

f = 10 N

t = 5 s s = 10 + 3t + t²

s = 10 + 3 . 5 + ( 5 )²

s = 10 + 15 + 25

s = 50 m d = s1 – s0

d = 50 – 10

d = 40 m W = F . d . cos a

W = F . d . 1

W = F . d

W = 10 . 40

W = 400 J

Sobre um corpo de massa 10 kg, inicialmente em repouso, atua uma força F que faz variai sua velocidade para 28 m/s em 4 segundos. Determine: a) a aceleração do corpo; b) o valor da força F; c) o trabalho realizado pela força F para deslocar o corpo de 6 m.

m = 10 kg

Yo = 0

V = 28 m/s

Vo = 0

t = 4 s

d = 6 m V = Vo + at

28 = 0 + a . 4

28 = 4a

a = 28 / 4

a = 7 m/s² f = m . a

f = 10 . 7

f = 70 N w = f . d

w = 70 . 6

w = 420 J

w = 4,2x10² J

Um carro percorre uma estrada reta e horizontal, em movimento uniforme, com velocidade constante de 20 m/s, sob a ação de uma força de 1800 N exercida pelo motor. Calcule o trabalho realizado pelo motor em 4s.