Acerca da cultura popular, no sentido estrito de cultura do povo, assinale a alternativa correta:

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Disciplina: Cultura Popular Brasileira (ART21) Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637952) ( peso.:3,00) Prova: 17879958 Nota da Prova: 10,00 Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Parte superior do formulário 1. Diz respeito ao que pertence à maioria do povo, que atinge a maior parte da população e que não é ensinado em espaços formais de ensino, surge como resolução de problemas cotidianos e é criada pelo povo e para o povo.  Este conceito refere-se a:  a) Cultura Erudita.  b) Cultura de Massa.  c) Cultura Folclórica.  d) Cultura Popular. 2. As músicas folclóricas contemplam o estilo local de um povo, preservando essa herança cultural e regional durante longos anos, visto que ainda encontramos músicas muito antigas. A música folclórica é transmitida pela tradição oral, onde muitas vezes o seu autor acaba sendo esquecido, ou nem foi conhecido. Estas músicas são mais populares no interior do Brasil, envolvendo letras de personagens do folclore brasileiro. Com base nas músicas folclóricas, analise as sentenças a seguir: I- As letras dessas músicas são mais simples e com muitas repetições. II- São transmitidas de geração em geração, e não apresentam uma funcionalidade. III- Apresentam como temas principais assuntos do cotidiano, mitos e lendas. IV- Geralmente estão relacionadas a rituais religiosos, brincadeiras e danças. Agora, assinale a alternativa CORRETA:  a) As sentenças I, II e III estão corretas.  b) As sentenças II e IV estão corretas.  c) As sentenças I, III e IV estão corretas.  d) Somente a sentença I está correta. 3. Conjunto de manifestações, realizações e representações de um povo, de uma comunidade. Está presente em todos os lugares e atividades: nas ruas, em nossas casas, em nossas danças e músicas, nas artes, nos museus e escolas, igrejas e praças. Nos nossos modos de fazer, criar e trabalhar. Nos livros que escrevemos, na poesia que declamamos, nas brincadeiras que organizamos, nos cultos que professamos. Faz parte de nosso cotidiano e estabelece as identidades que determinam os valores que defendemos. Nos faz ser o que somos. Quanto mais o país cresce e se educa, mais este elemento cresce e se diversifica. É importante na formação da identidade de todos nós, brasileiros. Referente a este conceito, assinale a alternativa CORRETA:  a) Artesanato.  b) Patrimônio cultural.  c) Nacionalidade.  d) Patriotismo. 4. Analise a imagem abaixo: A cultura popular brasileira é ampla e diversificada pela miscigenação, que revela justamente a mistura das etnias e das culturas dos povos que constituíram nossa identidade. Sobre a cultura popular e com base na imagem anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:  (    ) O carnaval é uma festa popular brasileira, que teve origem no estado da Bahia, a partir de 1800.  (    ) Nosso folclore é muito rico e apresenta características e costumes dos povos indígenas, africanos e europeus. Por exemplo, o Fandango, característico do litoral paranaense, é de origem portuguesa.  (    ) Uma importante contribuição dos povos indígenas são as lendas, que fazem parte de nossa cultura e estão apresentadas em vários quadros e poemas.  (    ) Levando-se em conta a questão do seu processo produtivo, podemos identificar uma oposição entre duas formas de cultura: uma, produzida pelo e para o povo, chamada de "cultura popular", e, outra, produzida para a elite, denominada de "cultura erudita". Entretanto, podemos afirmar que essas duas culturas estão, cada vez mais, se inserindo uma na outra.  Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE DA IMAGEM: CANCLINI, N. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1989. P. 206.  a) V - F - V - V.  b) F - V - V - V.  c) F - V - V - F.  d) V - V - F - V. 5. O termo "Cultura Popular" aponta para um "campo" de estudos com uma longa história de críticas, trocas e disputas entre pesquisadores filiados a abordagens modernas ou tradicionais pela hegemonia da área. Por tais razões, este campo não está circunscrito a uma única área de conhecimento, embora encontre grande receptividade no pensamento antropológico. Assim, pode-se pensar a cultura popular como uma "região epistemológica" privilegiada no interior das Ciências Humanas e Sociais, a qual faz fronteira com outros objetos e campos de conhecimento, ficando muita próxima das questões abordadas pelos estudos do folclore, do patrimônio cultural e da cultura nacional (ROCHA, 2009, p. 219-220). Sobre a cultura popular, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: ROCHA, Gilmar. Cultura popular: do folclore ao patrimônio. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 14, n. 1, p. 218-236, 2009.  a) É possível buscar uma identidade de ouro da cultura popular, um cânone a ser seguido.  b) A cultura popular destaca-se por estar sempre em transformação e ter um aspecto híbrido e colaborativo.  c) As culturas populares conseguem ser, atualmente, prósperas e, ao mesmo tempo, puras.  d) O popular é vivido pelos agentes sociais como uma manutenção melancólica das tradições. 6. Nos dias atuais, o conceito de temas transversais tem sido muito utilizado no campo pedagógico como ferramenta para as mais diversas áreas do conhecimento. Os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes sob várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para o seu debate. Os objetivos e os conteúdos dos temas transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade (BRASIL, 1997). Sobre as informações sobre os temas transversais,classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (    ) Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural são alguns dos temas sugeridos pelo MEC. (    ) O tema Pluralidade Cultural busca incentivar a formação de uma nova mentalidade e a superação da discriminação e exclusão.  (    ) A transversalidade e a interdisciplinaridade são conceitos diferentes, mas não excludentes.  (    ) Os temas transversais a serem trabalhados na escola devem ser exclusivamente aqueles prescritos pelo Ministério da Educação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997.  a) F - V - F - V.  b) V - V - V - V.  c) F - F - V - F.  d) V - V - V - F. 7. O ano de 1929 é considerado no Brasil como marco inicial da chamada época de ouro da música popular brasileira (que se estenderia até 1945). Pode-se dizer que os padrões assumidos para a produção musical nacional - mantidos até hoje - se estabelecem no período que se inicia após a crise mundial de 1929. Alguns fatores foram determinantes para esse momento: a crise gerada pela queda dos preços internacionais do café, ocasionando uma contração da renda nacional e a desvalorização da nossa moeda, reduz sensivelmente a procura por produtos importados. "Isso faz com que o consumo se volte para o mercado interno. O momento torna-se propício à instalação de novas indústrias no Brasil, fato que o próprio governo Vargas não somente percebeu como estimulou através de incentivos à industrialização. O esforço conjunto de intelectuais e do Estado, utilizando a música como fator de integração e identidade nacionais, também contribuirá para esse quadro favorável. Mais que isso, a própria identidade popular nacional, cujo símbolo maior passa a ser a música [...]" (LAUS, 1998, p. 119). Sobre a música na época de ouro, analise as sentenças a seguir: I- Foi amplamente divulgada pela televisão. II- Foram gravadas as primeiras canções rurais. III- Atua como instrumento de integração e identidade nacional. IV- Destacam-se neste período os compositores Noel Rosa e Ary Barroso.

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