A primeira geração modernista ficou conhecida como fase heroica por tentar criar

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O marco inicial do Modernismo no Brasil é a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. O evento, como o nome diz, era previsto para durar uma semana, mas foi reduzida para três dias, devido a grandes confusões que ela ocasionou.

O evento ocorreu em São Paulo, no Teatro Municipal, com exposições de arte e recitais de atores e escritores.

Esse evento ocasionou grande tumulto entre as pessoas da sociedade, pois os artistas foram contra as ideias parnasianas, que tinham uma estética tradicional e métrica aprofundada.  Eles queriam romper com essa ideia, utilizando tom de ironia para criticar essa métrica e o tradicional.

Esse período literário trouxe a maior união entre diferentes segmentos artísticos, isto é, a união de artistas plásticos, poetas, escritores e autores em busca do mesmo objetivo.

O Modernismo Brasileiro é dividido em três fases, sendo elas:

A Primeira Fase

A primeira fase modernista ficou conhecida como fase heroica ou fase de destruição (1922 a 1930), no qual os artistas desejavam a ruptura com o tradicionalismo e com o passado, trazendo o que há mais de moderno e diferente.

Os artistas que se destacam e que eram conhecidos como grupo dos cinco são Tarsila do Amaral, Anita Malfate, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia.

Eles foram os grandes percussores da Semana da Arte Moderna. Trouxeram para o Brasil influências das vanguardas europeias, empregando, na literatura, ideais europeias, mas de uma forma abrasileirada.

Nessa época, ocorriam os seguintes fatos no Brasil:

  • Fundação do Partido Comunista;
  • São Paulo tornava-se uma cidade cultural e econômica;
  • Período de grande crise econômica.

Esses fatos tiveram grande influência na literatura e na arte.

Os autores adotaram uma nova forma de escrever, sem padrão correto de escrita. Também usaram de tom de humor para narrar as suas histórias.

A Segunda Fase

A segunda fase modernista ficou conhecida por ideias mais maduras e coesas (1930-1945).

Nessa época, ocorriam os seguintes fatos no Brasil e no mundo:

Na literatura, os artistas escrevem romances regionalistas, isto é, retratam uma certa região do país, e prosa intimista que estudam o homem urbano. Retratam ainda o eu interior e a questão psicológica.

A Terceira Fase

A terceira e última fase modernista ficou conhecida como Geração de 45, onde os artistas em geral não tinham liberdade de expressão por conta da Ditadura Militar presente no país. A música, arte, literatura, comunicação, entre outros, sofriam represálias. Não havia liberdade de escrever ou expressar as ideias, sendo tudo imposto pelo governo militar.

As pessoas que tentavam se expressar de alguma forma, eram exiladas. O Brasil passava por um período muito complicado, sem liberdade de expressão.

Nessa época, ocorriam os seguintes fatos no Brasil e no mundo:

  • Período da Guerra Fria;
  • Fim da Era Vargas; e
  • Início da fase democrática.

Na literatura, os artistas negam algumas propostas da primeira e retorna o uso cuidadoso e consciente da palavra. Além disso, há o crescimento de correntes literárias e autores.

Autores e obras do modernismo brasileiro

  • Mario de Andrade: “Pauliceia Desvairada”, “Macunaíma”, “Contos Novos”, “Lira Paulistana”.
  • Oswald de Andrade: “Memórias Sentimentais de João Miramar”, “Paul Brasil”, “Serafim Ponte Grande”, “O Rei da Vela”.
  • Manuel Bandeira: “Libertinagem”, “Estrela da Manhã”, “Itinerário de Parsárgada”, “Estrela da Vida Inteira”.
  • Graciliano Ramos: “São Bernardo”, “Angústia”, “Vidas Secas”, “Memórias do Cárcere”.
  • Carlos Drummond de Andrade: “Alguma Poesia”, “Sentimento do Mundo”, “A Rosa do Povo”, “Claro Enigma”, “Boitempo”.
  • João Cabral de Melo Neto: “Pedra do Sono”, “O Cão sem Plumas”, “Morte e Vida Severina”, “Museu de Tudo”.
  • Clarice Lispector: “A Cidade Sitiada”, “A Paixão Segundo G. H.”, “Água Viva”, “A Via-Crúcis do Corpo”, “A Hora da Estrela”.
  • Guimarães Rosa: “Sagarana”, “Corpo de Baile”, “Grande Sertão: Veredas”, “Tutaméia (Terceiras Estórias)”.


LICEU PARNAIBANO 2° ANO - ARTE Professora Hânia Aluna:Ana Alice do Nascimento Marinho Exercícios sobre a primeira geração modernista (1.ª fase do modernismo) Questão 1 A Semana de arte moderna, ocorrida em 1922, inaugurou o movimento modernista no Brasil. A primeira fase do modernismo literário brasileiro, que durou de 1922 a 1930, teve como principal característica: a) uso de poemas de forma fixa, como o soneto. b) linguagem rebuscada e acadêmica. c) valorização das raízes culturais brasileiras. d) pessimismo e oposição ao romantismo. e) foco em temas relacionados com a colonização Questão 2 Muitos escritores fizeram parte da primeira geração modernista no Brasil, exceto: a) Mário de Andrade b) Manuel Bandeira c) Cassiano Ricardo d) Carlos Drummond de Andrade e) Alcântara Machado Questão 3 A primeira geração modernista ficou conhecida como “fase heroica” por tentar criar uma identidade mais brasileira se fastando dos moldes europeus. Assim, houve diversos grupos, revistas e manifestos que foram criados nesse momento, exceto: a) Movimento Verde-Amarelo b) Revista Klaxon c) Movimento Pau-Brasil d) Movimento Antropofágico e) Poesia de 30 Questão 4 Leia as afirmações a seguir: I. A primeira fase do modernismo no Brasil ficou conhecida como fase heroica ou de destruição. II. Os artistas da primeira geração modernista buscaram no folclore as raízes da cultura local. III. Algumas características da primeira fase modernista são: a liberdade da arte, a valorização da língua coloquial brasileira e o uso do sarcasmo e da ironia. A alternativa correta é: a) somente a I b) I e II c) I e III d) II e III e) I, II e IIILICEU PARNAIBANO Questão 5 (Abaporu, óleo sobre tela, 1928) A artista modernista Tarsila do Amaral ofereceu de presente a seu marido, Oswald de Andrade, sua tela Abaporu, pintada em 1928. Essa obra de arte tornou-se o símbolo do movimento modernista chamado: a) Verde-amarelo b) Antropofágico c) Pau-brasil d) Escola da Anta e) Geração heroica Questão 6 O capoeira — Qué apanhá sordado? — O quê? — Qué apanhá? Pernas e cabeça na calçada. (Oswald de Andrade. Poesias reunidas. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 94) Sobre a linguagem modernista é incorreto afirmar: a) busca de uma linguagem mais coloquial. b) valorização de temas ligados ao cotidiano. c) uso dos versos livres, sem métrica definida. d) arte pela arte ou arte sobre a arte. e) irreverência e subjetivismo dos textos. Questão 7 Após a Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922 na cidade de São Paulo, o movimento modernista brasileiro começa a despontar no cenário cultural e artístico do país. Sobre a primeira geração modernista, é correto afirmar: a) A produção literária da primeira geração modernista era intimista, regionalista e urbana. b) Os escritores desse momento buscavam uma poesia mais equilibrada e preocupada com a palavra e a forma. c) A primeira geração modernista constituiu um dos melhores momentos da ficção brasileira. d) A intenção dessa fase esteve relacionada com a denúncia social e o engajamento político. e) Essa fase esteve marcada por duas tendências: a destruição e a construção.

A primeira fase do modernismo brasileiro, ou primeira geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1922 (seu marco inicial foi a Semana de Arte Moderna) a 1930. As obras dessa fase são caracterizadas pelo seu caráter inovador, antiacadêmico e nacionalista. Assim, o movimento modernista no Brasil surgiu durante o fim da República Velha e mostrou o descontentamento dos artistas com a arte e a política nacionais vigentes até aquele momento.

Leia mais: Primeira geração do romantismo — um dos principais movimentos literários brasileiros

Tópicos deste artigo

Resumo sobre a primeira fase do modernismo brasileiro

  • A primeira fase do modernismo brasileiro durou de 1922 a 1930.

  • Trouxe para a literatura a inovação e fez uma releitura dos símbolos nacionais.

  • Surgiu no final da República Velha e refletiu o descontentamento com a política nacional.

  • Contou com autores como Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Manuel Bandeira.

  • Além de manifestos, como Manifesto da poesia pau-brasil, produziu obras como Macunaíma e Memórias sentimentais de João Miramar.

Videoaula sobre a primeira fase do modernismo brasileiro

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O modernismo brasileiro surgiu no fim da chamada República Velha ou Primeira República, período da história do Brasil iniciado em 1889 e concluído em 1930. Durante grande parte dele, predominou o governo oligárquico, dominado principalmente por fazendeiros de São Paulo e Minas Gerais.

A política do café com leite, portanto, garantia que representantes da elite agropecuária desses dois estados se revezassem no comando do Estado brasileiro. É preciso recordar que a maioria da população do país era rural e dominada por fazendeiros (ou coronéis), que se perpetuavam no poder.

O movimento tenentista, de cunho militar, mostrou sua insatisfação com o regime vigente por meio da Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, e da Revolta Paulista, de 1924, além da Coluna Prestes, movimento que se estendeu de 1924 a 1927. Nesse contexto, o movimento modernista surgia para mostrar a insatisfação política e principalmente artística de vários artistas brasileiros.

A arte tradicional representava o velho, o passado, e os modernistas valorizavam o novo, o futuro. Por isso, sentiram a necessidade de repensar a nacionalidade e foram em busca da verdadeira identidade brasileira.

Veja também: Qual é a relação entre o modernismo e a Primeira Guerra Mundial?

Características da primeira geração modernista

A primeira fase do modernismo brasileiro teve início, em 1922, com o advento da Semana de Arte Moderna, evento que buscou renovar a arte nacional e que tomou como base as seguintes tendências europeias (vanguardas europeias):

  • cubismo;

  • surrealismo;

  • dadaísmo;

  • expressionismo;

  • futurismo.

Assim, a chamada fase heroica ou fase de destruição (dos valores estéticos do passado) apresentou as seguintes características:

  • inovação;

  • ousadia;

  • nacionalismo;

  • crítica sociopolítica;

  • releitura dos símbolos nacionais;

  • busca pela identidade brasileira;

  • liberdade de criação;

  • liberdade formal;

  • uso de versos livres;

  • valorização da linguagem oral;

  • defesa de uma língua brasileira;

  • antiacademicismo.

Essa fase se encerrou em 1930, dando espaço para os autores da segunda geração, que puderam usufruir livremente das conquistas de seus antecessores.

→ Videoaula sobre a Semana de Arte Moderna

Interessante: Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia foram os artistas e os escritores que fizeram parte do Grupo dos Cinco bem como importantes colaboradores dessa primeira fase de 1922 a 1930.

Obras da primeira fase do modernismo brasileiro

  • Manifesto da poesia pau-brasil (1924), de Oswald de Andrade

  • Memórias sentimentais de João Miramar (1924), de Oswald de Andrade

  • Raça (1925), de Guilherme de Almeida

  • O estrangeiro (1926), de Plínio Salgado

  • Toda a América (1926), de Ronald de Carvalho

  • Amar, verbo intransitivo (1927), de Mário de Andrade

  • Macunaíma (1928), de Mário de Andrade

  • Martim Cererê (1928), de Cassiano Ricardo

  • República dos Estados Unidos do Brasil (1928), de Menotti del Picchia

  • Laranja da China (1928), de Alcântara Machado

  • Manifesto antropófago (1928), de Oswald de Andrade

  • Manifesto do verde-amarelismo ou da escola da anta (1929), de Plínio Salgado, Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia e demais integrantes do grupo dos verde-amarelos

  • Libertinagem (1930), de Manuel Bandeira

Videoaula sobre Macunaíma, de Mário de Andrade

Questão 1

(Enem)

Namorados

O rapaz chegou-se para junto da moça e disse:

— Antônia, ainda não me acostumei com o seu corpo, com a sua cara.

A moça olhou de lado e esperou.

— Você não sabe quando a gente é criança e de repente vê uma lagarta listrada?

A moça se lembrava:

— A gente fica olhando...

A meninice brincou de novo nos olhos dela.

O rapaz prosseguiu com muita doçura:

— Antônia, você parece uma lagarta listrada.

A moça arregalou os olhos, fez exclamações.

O rapaz concluiu:

— Antônia, você é engraçada! Você parece louca.

Manuel Bandeira. Poesia completa & prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985.

No poema de Bandeira, importante representante da poesia modernista, destaca-se como característica da escola literária dessa época

A) a reiteração de palavras como recurso de construção de rimas ricas.

B) a utilização expressiva da linguagem falada em situações do cotidiano.

C) a criativa simetria de versos para reproduzir o ritmo do tema abordado.

D) a escolha do tema do amor romântico, caracterizador do estilo literário dessa época.

E) o recurso ao diálogo, gênero discursivo típico do realismo.

Resolução:

Alternativa B

No texto em questão, é característica da primeira fase do modernismo brasileiro a valorização da linguagem oral ou falada. No mais, não há rimas ricas nem simetria de versos no texto. Quanto às características do romantismo, elas estão ligadas à tradição literária, combatida pelos modernistas. Já o diálogo não é uma característica típica do realismo, podendo estar em qualquer outro estilo de época.

Questão 2

(Enem) A discussão sobre gramática na classe está “quente”. Será que os brasileiros sabem gramática? A professora de português propõe para debate o seguinte texto:

Pra mim brincar

Não há nada mais gostoso do que o mim sujeito de verbo no infinito. Pra mim brincar. As cariocas que não sabem gramática falam assim. Todos os brasileiros deviam de querer falar como as cariocas que não sabem gramática.

— As palavras mais feias da língua portuguesa são quiçá, alhures e miúde.

BANDEIRA, Manuel. Seleta em prosa e verso. Organização de Emanuel de Moraes. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. p. 19.

Com a orientação da professora e após o debate sobre o texto de Manuel Bandeira, os alunos chegaram à seguinte conclusão:

A) uma das propostas mais ousadas do modernismo foi a busca da identidade do povo brasileiro e o registro, no texto literário, da diversidade das falas brasileiras.

B) apesar de os modernistas registrarem as falas regionais do Brasil, ainda foram preconceituosos em relação às cariocas.

C) a tradição dos valores portugueses foi a pauta temática do movimento modernista.

D) Manuel Bandeira e os modernistas brasileiros exaltaram em seus textos o primitivismo da nação brasileira.

E) Manuel Bandeira considera a diversidade dos falares brasileiros uma agressão à língua portuguesa.

Resolução:

Alternativa A

No texto em questão, há a valorização da “diversidade das falas brasileiras”. Portanto, ele não demonstra preconceito. Já a pauta temática do movimento modernista foi a identidade nacional e não a tradição dos valores portugueses. Além disso, o texto não traz primitivismo nem considera a diversidade dos falares como agressão à língua, muito pelo contrário.

Questão 3

(Enem)

Erro de português

Quando o português chegou

Debaixo de uma bruta chuva

Vestiu o índio

Que pena!

Fosse uma manhã de sol

O índio tinha despido

O português.

Oswald de Andrade. Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

O primitivismo observável no poema acima, de Oswald de Andrade, caracteriza de forma marcante

A) o regionalismo do Nordeste.

B) o concretismo paulista.

C) a poesia pau-brasil.

D) o simbolismo pré-modernista.

E) o tropicalismo baiano.

Resolução:

Alternativa C

A poesia pau-brasil está pautada no elemento nacionalista e, portanto, identitário do Brasil. Assim, o poema de Oswald, de forma irônica, menciona o contato cultural entre índios e portugueses, que levaria a uma futura identidade brasileira.

Crédito de imagem

[1] Editora FTD (reprodução)

Por Warley Souza
Professor de Literatura