A popular seringueira hevea brasileira é típica de qual bioma

Trabalho de Biologia:_ 1-Zebra Pastavam Gramíneas quando Foram atacadas por leões. Em que Bioma isso deve ter ocorrido? (A)Deserto, (B)Floresta tropical, (C) Floresta Temperada, (D) Savana, (E) Tundra 2-O Manguezal é um ecossistema literânio,características das regiões tropicais. Sobre esse ecossistema,analise as Afirmativas abaixo: I- O solo lodoso e o mau cheiro que as manguezais muitas vezes exalam transforma-nos em ambientes, inúteis,o que justifica seu aterro para a construção de áreas residenciais. II- Nos manguezais muitos animais encontram areas para reprodução desova,crescimento e alimentação. III-O Manguezal,por ser coberto pelas águas na maré alta é considerado uma area boa para depositar lixo e lançar esgoto. Assinale: (A)Se apenas I e II Forem verdadeiras, (B)Se apenas I for verdadeiro,(C)Se apenas II For verdadeiro,(D)Se apenas II e III Forem Verdadeiras,(E) Se todas Forem Verdadeiras; 3-A Popular Seringueira Hevea Brasiliensis é típica de qual bioma? (A) Caatinga, (B) Cerrado, (C) Mata de cocais, (D) Restinga, (E) Floresta amazônia; |4-Um Bioma Brasileiro com pequenas árvores e arbustos retorcidas;cujas características são mais influenciadas pela composição do solo do que pela falta de chuvas,é: (A) Caatinga, (B) Cerrado, (C) Floresta amazônica, (D) Manguezal, (E) Pantanal. 5-No Brasil encontramos diversos tipos de biomas. A localização geográfica desses biomas é condicionado por fatores climáticas. Determine a alternativa onde estão listados os biomas que ocorrem na região nordeste do Brasil. (A) Floresta Atlântica,Caatinga,Pantanal,Cerrado e Manguezal. (B)Manguezal,Pampa, Floresta atlântica,Caatinga,mata de cocais. (C)Floresta atlântica,Cerrado,caatinga,manguezal,Mata de cocais. (D)Floresta atlântica,caatinga,pampa,cerrado e manguezal.(E)Floresta atlântica,caatinga,floresta de araucária,cerrado,Manguezal.

6-Indique as regiões brasileiras onde se localizam os seguintes biomas. a) Floresta


(UPF/2014) Sobre os principais biomas brasileiros, está correto o que se afirma na alternativa: A) A floresta amazônica, presente no norte do Brasil, é a maior em extensão e com mais representantes de araucárias, samambaias arborescentes e vegetação arbustiva abundante. B) O bioma cerrado é um dos mais extensos do país, dotado de árvores de grande porte, de vastas extensões de campos e de áreas rochosas, sendo a seringueira sua planta mais representativa. C) O bioma denominado pampa corresponde à região litorânea brasileira, rico em plantas xeromórficas e percorre o Brasil desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. D) A floresta atlântica situa-se nas montanhas do litoral, com árvores muito altas, de folhas largas; de sua área original restam, aproximadamente, 5%.

E) O complexo do pantanal corresponde a uma planície inundável que, nos períodos de seca, mostra a exuberância dos cocais e das seringueiras, os quais são bem representativos da sua vegetação.

  • Deseja receber os Calendários e Informações Importantes? Clique Aqui!
  • Buscando um Cartão de Crédito sem Anuidade? Veja esta sugestão

RESOLUÇÃO: A. Falsa. Araucárias e samambaias arborescentes são características da Amazônia. B. Falsa. O cerrado é o 2º maior bioma da América do Sul. A flora não é constituída por árvores de grande porte, como a seringueira. Em sua flora predominam árvores com troncos tortuosos e raízes profundas. C. Falso. O Pampa é um bioma que ocorre exclusivamente no Sul do Brasil e não apresenta vegetação xeromórfica. D. Verdadeira. E. Falsa. Cocais e seringueiras não são plantas típicas do Pantanal.

Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre biomas, da Fuvest 2008
– Questão resolvida sobre biomas, do IFBA 2019

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:

  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX

Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Considere colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Hevea brasiliensis L., conhecida pelos nomes comuns de seringueira e árvore-da-borracha,[1] é uma árvore da família das Euphorbiaceae . E é muito comum de se encontrar na Floresta Amazônica. Apresenta folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas. Sua madeira é branca e leve e, de seu látex, se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que pode servir de matéria-prima para resinas, vernizes e tintas.[2] Por serem ricas em nutrientes, as sementes são usadas na produção de suplementos alimentares.[3][4] Na atualidade, índios da região amazônica ainda alimentam-se com suas sementes.[5]

Hevea brasiliensis
seringueira


Hevea brasiliensis

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Euphorbiaceae
Género: Hevea
Espécie: H. brasiliensis
Nome binomial Hevea brasiliensis
L.

O profissional que retira o látex da seringueira chama-se seringueiro.

A seringueira é uma árvore originária da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, onde existia em abundância e com exclusividade, características que geraram o extrativismo e o chamado ciclo da borracha, período da história brasileira de muita riqueza e pujança para a região amazônica. A espécie foi introduzida no estado da Bahia, no Brasil, por volta de 1906.[6]

O ciclo brasileiro da borracha entrou em declínio quando grandes hortos foram plantados por ingleses, para fins de exploração, no continente africano tropical, na Malásia e no Sri Lanka.

O nome "seringueira" vem de "seringa",[1] produto feito a partir do látex da planta pelos portugueses.[7] "Árvore-da-borracha" refere-se a aplicação do látex da planta para a fabricação de borracha.

A partir de 1827, o Brasil iniciou a exportação de borracha natural, cujo uso como matéria-prima para a indústria se generalizou. Na década de 1840, a invenção do processo de vulcanização, por Charles Goodyear, possibilitou o início da produção de pneus - a princípio, para veículos de tração animal.

O crescimento da exploração da seringueira no Amazonas estimulou o crescimento demográfico da região, graças ao aumento da imigração. Em 1830, a população de Manaus era de 3 000 habitantes; em 1880, passou a 50 000 habitantes.

Uma das expressões da riqueza gerada pela borracha é o suntuoso Teatro Amazonas, em 1896. Mesmo as ruas do seu entorno foram calçadas com borracha, para que os espetáculos não sofressem a interferência do tráfego de carruagens.

Em 1906, já estavam sendo exportadas mais de 80 mil toneladas de látex para todo o mundo.

Mas, já a partir de 1875, o botânico inglês Henry Wickham, a serviço do Império Britânico, havia coletado sementes da seringueira no vale do Tapajós, enviando-as para Sir Joseph Dalton Hooker, diretor dos Reais Jardins Botânicos de Kew, nos arredores de Londres. Posteriormente, o material foi levado para as colônias britânicas, na Ásia, iniciando-se o processo de multiplicação da Hevea brasiliensis no Sudeste Asiático, sobretudo na Malásia. Ali a produção acabou por superar a do Amazonas. Em consequência, inicia-se o esgotamento do ciclo da borracha, com um gradual esvaziamento econômico da região.[8]

Atualmente, o estado São Paulo é o maior produtor brasileiro de borracha natural, apontam as estatísticas. Recentemente, a demanda por borracha tem crescido muito devido à qualidade do material em comparação com os materiais de origem fóssil e às preocupação com o meio ambiente. Apesar de novos estados como Mato Grosso estarem também produzindo borracha, o Brasil só produz 35 por cento do que consome, ou seja, grande parte da borracha consumida é importada.

  •  

    Extração de látex nas Filipinas

  •  

    Folhas de uma seringueira

  •  

    Um pequeno seringal

  •  

    Extração de látex

  • Ciclo da borracha
  • Falsa-seringueira

  1. a b FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 575-1576
  2. FAPESP - Síntese de resinas alquídicas utilizando óleo de semente de seringueira de alta biodisponibilidade.
  3. Embrapa - Semente de seringueira e usada na produção de suplementos alimentares. Data da Notícia: 30/03/2016. Página visitada em 11 de Julho de 2016.
  4. Amazonas.gov. - Semente da seringueira é usada na produção de suplementos alimentares. 10/03/2016. Página visitada em 11 de Julho de 2016.
  5. G1. «Semente de seringueira é usada na produção de suplementos alimentares». 30 de março de 2016. Consultado em 6 de julho de 2017 
  6. Ceplac. A Seringueira
  7. Souza, Márcio (2019). História de Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI 1a edição ed. Rio de Janeiro: Record. p. 234. OCLC 1112673034  !CS1 manut: Texto extra (link)
  8. Website da Apabor - Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha. Histórico da borracha. Da Idade Média ao Terceiro Milênio

 

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Seringueira

  • Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha - ABIARB
  • Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP
  • Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha - APABOR
  • Instituto Tecnológico da Borracha - ITeB (Selo Seringueira Ambiental)
  • Portal Borracha Natural
  • Revista LATEKS

Obtida de "//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Seringueira&oldid=63400046"

Última postagem

Tag