Um trem viaja com velocidade constante de 40km he gasta 1,5 h qual foi a distância percorrida

* The preview only show first 10 pages of manuals. Please download to view the full documents.

Loading preview... Please wait.

Download 1 Exercícios Sobre Velocidade Média PDF for free.

About Us

We believe everything in the web must be free. So this website was created for free download documents from the web. We are not related with any websites in any case.

Disclaimer

We are not liable for the documents. You are self-liable for your save offline.

This site utilizes cookies to guarantee you get the best experience on our site. You can learn how to disable cookie here.

Privacy Policy

We are committed to ensuring that your privacy is protected.

You can ask for link removal via contact us.


Page 2

Register

Forgot password?

Sabemos que no Movimento Uniforme a velocidade do móvel é constante e diferente de zero, enquanto a aceleração é nula. A função horária dos espaços no movimento uniforme é:

S = S0 + v.t

Exercícios 1) Dois automóveis, A e B, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido. Suas velocidades escalares têm módulos respectivamente iguais a 15 m/s e 10 m/s. No instante t = 0, os automóveis encontram-se nas posições indicadas abaixo.

Determine: a) o instante em que A alcança B; Solução: Antes de começarmos a resolver o problema temos que encontrar as funções horárias dos espaços de cada automóvel. Assim, SA = S0A + vA.t e SB = S0B + vB.t SA = 0 + 15.t e SB = 100 + 10.t Encontrada as funções horárias, temos que: para determinar o instante que A encontra B basta igualar as funções SA = SB. 0 + 15.t = 100 + 10.t 15t – 10t = 100 5t = 100 Portanto, t = 20 s. b) a que distância da posição inicial de A ocorre o encontro. Para encontrarmos a distância com relação ao ponto A que ocorre o encontro, basta substituir o valor do tempo, encontrado no item anterior na função horária do espaço do automóvel A. Assim: SA = 0 + 15 . 20 SA = 300 m Portanto, a posição do encontro fica a 300 m da posição inicial A. 2) Dois carros movem-se em movimento uniforme, um de encontro ao outro. Suas velocidades escalarem têm módulos 12 m/s e 8 m/s, respectivamente. No instante t = 0 os carros ocupam as posições indicadas na figura: Vamos orientar a trajetória de A para B e adotar a origem dos espaços na posição inicial A. A resolução deste problema é semelhante ao anterior. a) Escreva as funções horárias do espaço de A e B. As funções horárias de A e B são: SA = 0 + 12.t e SB = 200 – 8t. Aqui a velocidade de B é – 8 porque o carro move-se no sentido contrário ao da orientação da trajetória. b) Determine o instante do encontro: Igualando as funções horárias dos espaços temos: SA = SB 12.t = 200 – 8.t 12.t + 8t = 200 20.t = 200 t = 10 s Portanto, o instante em que os carros se encontram é 10 s. c) A que distância da posição inicial A ocorre o encontro? Para determinarmos a distância com relação ao ponto A que ocorre o encontro, basta substituir o valor do tempo na equação do espaço do carro A. SA = 12.t SA = 12.10 SA = 120 m Temos assim que os carros se encontram a 120 m da posição inicial A 3) (ESPM-SP) Dois colegas estão numa praça circular cujo diâmetro vale 60 m, conforme o esquema. Os dois resolvem caminhar, partindo de A, e um deles segue o diâmetro AC enquanto o outro segue o contorno ABC. Se os dois caminham com velocidade de 1,0 m/s, aquele que segue o contorno passando pelo ponto B chega ao ponto C com atraso em relação ao colega. Considerando PI = 3,1, esse atraso, em segundos é igual a: a) 27 b) 33 c) 67 d) 73 e) 93 Solução: Encontrando a função horária do espaço daquele que caminha pela trajetória ABC: SABC = S0 + vA.t A distância percorrida por essa pessoa é igual à metade do comprimento da circunferência. Como o comprimento da circunferência é dado por C = 2πR, a metade desse comprimento é: SABC = πR Assim: πR = 0 + 1.t1 3,1.30 = t1 t1 = 93 s O tempo gasto para aquele que percorre o diâmetro de 60 m é de: SAC = S0 + v.t2 60 = 0 + 1.t2 t2 = 60 s. Portanto, a diferença entre os tempos é de: t1 – t2 = 93 – 60

t1 – t2 = 33 s

Publicado por Marina Cabral

Reunimos para você alguns exemplos de exercícios resolvidos sobre o movimento uniforme para melhorar a sua compreensão sobre o tema. O movimento uniforme ocorre quando um móvel desloca-se em trajetória retilínea e com velocidade constante, sem aceleração.

Quando um móvel desloca-se em movimento uniforme, ele percorre espaços para intervalos de tempo iguais. Além disso, no movimento uniforme, a velocidade média é igual à velocidade instantânea.

No movimento uniforme, podemos calcular a velocidade em que um corpo move-se usando a equação mostrada abaixo:

Um trem viaja com velocidade constante de 40km he gasta 1,5 h qual foi a distância percorrida

v – velocidade média

ΔS – deslocamento

Δt – intervalo de tempo

Quer saber de mais detalhes sobre o movimento uniforme? Confira o nosso artigo que apresenta toda a teoria por trás desse tipo de movimento: Movimento Uniforme.

Veja também: Como resolver exercícios de Cinemática?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

  • 1 - Exercícios resolvidos

Exercícios resolvidos

1) Um veículo move-se com velocidade constante de 36 km/h. Ao seu lado, um outro veículo trafega com velocidade constante de 54 km/h. Assinale a alternativa que indica qual será a distância, em km, entre esses veículos após um intervalo de tempo de 5 minutos.

a) 5,0 km

b) 2,0 km

c) 1,5 km

d) 3,0 km

e) 18 km

Gabarito: Letra C.

A resolução desse exercício requer que calculemos o espaço percorrido pelos dois veículos, para que, em seguida, descubramos qual foi a diferença de espaço percorrido por eles. No entanto, nesse exercício, existem algumas unidades de medida de velocidade e tempo que requerem atenção. Por isso, transformamos as velocidades, dadas em km/h em m/s, dividindo-as pelo fator 3,6. Em seguida, é necessário multiplicar o tempo de 60 minutos por 60, a fim de utilizarmos o tempo informado em segundos. Observe a resolução:

Um trem viaja com velocidade constante de 40km he gasta 1,5 h qual foi a distância percorrida

2) Uma pessoa sobe por uma escada rolante de 8 m de base por 6 m de altura com uma velocidade constante de 0,5 m/s. Determine o intervalo de tempo necessário para que ela consiga chegar ao topo dessa escada.

a) 15 s

b) 20 s

c) 10 s

d) 40 s

e) 12 s

Gabarito: Letra B.

Para calcularmos o tempo necessário de subida, precisamos usar a fórmula da velocidade média. No entanto, o deslocamento sofrido enquanto a pessoa sobe a escada ocorre na direção da hipotenusa de um triângulo cujos catetos são 8 m e 6m e, por isso, precisamos calculá-lo por meio do teorema de Pitágoras, confira a resolução:

Um trem viaja com velocidade constante de 40km he gasta 1,5 h qual foi a distância percorrida

3) Deseja-se fazer uma viagem de 90 km de distância com velocidade média de 60 km/h. Um veículo percorre os primeiros 30 km desse trajeto em um intervalo de tempo de 30 minutos (0,5 h). Assinale a alternativa que mostra o tempo restante para o motorista terminar o percurso, a fim de que ele mantenha a velocidade média desejada.

a) 3,0 h

b) 2,0 h

c) 0,5 h

d) 1,0 h

e) 0,25 h

Gabarito: Letra D.

Como dito no enunciado do exercício, deseja-se que a velocidade média de todo o percurso seja de 60 km/h. Para tanto, vamos determinar qual é o tempo que essa viagem deve acontecer:

Um trem viaja com velocidade constante de 40km he gasta 1,5 h qual foi a distância percorrida

Como o motorista gasta 30 minutos nos primeiros 30 km do trajeto e o tempo total de viagem não pode exceder 1,5 h, então, o tempo que lhe resta para percorrer os 60 km seguintes é de 1 h.

4) Um trem necessita completar uma viagem de 400 km em um tempo máximo de 4h, movendo-se a 80 km/h. Após 30 minutos de viagem, o trem quebra e fica parado por 30 minutos. Determine a velocidade média que o trem precisará desenvolver no restante do trajeto para chegar a tempo em seu destino.

a) 100 km/h

b) 120 km/h

c) 160 km/h

d) 90 km/h

e) 70 km/h

Gabarito: Letra B.

Para resolver esse exercício, precisamos descobrir quanto o trem andou antes de ter quebrado. De acordo com o exercício, o trem movia-se a 80 km/h e, após 30 minutos, quebrou. Fazendo o cálculo, descobrimos que esse trem andou uma distância de 40 km. Como o conserto do trem demorou mais 30 minutos, restam apenas 3h do tempo total de viagem, para que o trem não se atrase, e uma distância de 360 km. Dessa forma, fazemos o cálculo da velocidade para a distância e o tempo restante, então, encontramos o valor de 120 km/h. Veja o cálculo:

Um trem viaja com velocidade constante de 40km he gasta 1,5 h qual foi a distância percorrida


Por Me. Rafael Helerbrock