São considerados ossos sesamoides os pequenos nódulos inseridos nos tendões como exemplo a patela

O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização.

Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.

Em relação à localização, os ossos do corpo humano são classificados em axiais, compondo o eixo vertical do corpo (cabeça, tronco e pescoço). Os demais ossos são apendiculares, que formam os membros superiores e inferiores.

Classificação dos ossos de acordo com o formato e exemplos

Ossos longos

São ossos cujo comprimento, apesar de ser variável, é maior que a largura e a espessura. Além disso, são resistentes pela sua estrutura ligeiramente curvada para absorver o estresse gerado pelo peso corporal.

Esses ossos são constituídos de uma diáfise, um corpo formado por tecido ósseo compacto, e epífases, que são as extremidades em tecido ósseo esponjoso.

Exemplos: fêmur, úmero, rádio, ulna, fíbula e falanges.

Ossos curtos

São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais.

Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).

Ossos pneumáticos

Os ossos pneumáticos apresentam características distintas dos demais grupos e, por isso, são classificados de maneira específica. Eles apresentam cavidades, chamadas de seios, e são revestidos de mucosas cheias de ar.

Exemplos: Ossos que fazem parte do crânio, como maxilar e temporal.

Ossos laminares

Também são chamados de ossos planos ou chatos e fornecem proteção. São formados, geralmente, por duas lâminas de tecido compacto quase paralelas e separadas por uma camada de tecido esponjoso, caracterizando-os como finos e compactos ossos do corpo .

Exemplos: Ossos do crânio, como o frontal e o parietal, costelas e escápula.

Ossos irregulares

São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto.

Exemplos: Vértebras e calcâneo.

Ossos sesamoides

São ossos cujo diâmetro pode variar de milímetros a centímetros quando se desenvolvem em determinados tendões do corpo, conferindo proteção as regiões que suportam atritos, tensão e estresse físico.

Uma pessoa pode apresentar um número diferente de ossos sesamoides, entretanto, normalmente todos possuem patelas, os maiores ossos sesamoides.

Exemplos: Patelas localizadas no tendão do músculo quadríceps femoral.

Ossos suturais

Também chamados de ossos wormianos, são assim classificados por estarem localizados entre as articulações, também chamadas de suturas, dos ossos cranianos. Tratam-se dos ossos supranumerários ou acessórios, que podem crescer em umas pessoas e em outras não.

Leia sobre os Ossos do Corpo Humano

Resumo do sistema esquelético

O sistema esquelético, além dos ossos, é composto por outras estruturas, como cartilagens, ligamentos e tendões.

Suas principais funções são:

  • Suporte: faz com que os tecidos moles tenham sustentação e estrutura o corpo humano;
  • Proteção: evita que órgãos internos sejam lesionados;
  • Movimentos: ossos e músculos esqueléticos agem em conjunto, permitindo o movimento;
  • Armazenamento de minerais: cálcio e fósforo são armazenados para dar resistência aos ossos.

Saiba mais sobre o Sistema Esquelético

Estrutura óssea

Os ossos são estruturas vivas que compõem o sistema ósseo do corpo humano, sendo formados principalmente pelo tecido conjuntivo ósseo.

Existem dois tipos de ossos: compacto, parte rígida, e esponjoso, que é uma camada menos densa.

A anatomia dos ossos longos, por exemplo, é formada por:

  • Diáfise: corpo do osso;
  • Epífases: extremidades do osso;
  • Metáfises: região intermediária localizada entre diáfise e epífase;
  • Cartilagem: localiza-se sobre a epífase e é responsável por reduzir o atrito;
  • Periósteo: membrana fina que reveste o osso;
  • Cavidade medular: espaço interior do osso;
  • Endósteo: fino revestimento que envolve a cavidade medular.

Saiba mais sobre o Tecido Ósseo

Divisão do esqueleto humano

Ao todo, os 206 ossos que fazem parte da estrutura óssea do corpo humano são divididos em duas partes: esqueleto axial e esqueleto apendicular.

O esqueleto axial é formado por 80 ossos localizados no eixo central do corpo e divididos entre cabeça, caixa torácica e coluna vertebral. Tem como principal função proteger o sistema nervoso central e órgãos na região da caixa torácica.

O esqueleto apendicular é formado por 126 ossos divididos entre membros superiores e inferiores, sendo então responsável pela realização de movimentos e sustentação do corpo.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Para saber mais sobre os ossos do corpo, esses textos vão te ajudar:

Os ossos sesamóides são ossos articulares inseridos em tendões ou ligamentos que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem diversos ossos sesamóides cujos números variam aleatoriamente na "palma" da mão, nas bases dos dedos.

Quais são os ossos sesamoides?

Os sesamóides são encontrados embaixo da articulação do dedo grande (hálux) e são tipicamente de tamanho pequeno (como dois feijões). Há dois ossos sesamóides em cada pé, sendo um medial e outro lateral. Algumas pessoas podem tê-los separados ao meio, o que chamamos de sesamóide bipartido.

O que são ossos Suturais?

Os ossos suturais são ossos supranumerários no interior das suturas. São pequenos agrupamentos ósseos de forma irregular que freqüentemente aparecem ao longo da sutura lambdóidea.

É um osso sesamoide?

Ossos sesamoides são pequenos nódulos ossificados inseridos nos tendões, que lhes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os restantes tecidos. Existem vários ossos sesamoides em vários locais do corpo, como a “palma” da mão ou as bases dos dedos, cujo número varia aleatoriamente.

Porque a patela e um osso sesamoide?

Sesamóides são ossos inseridos no interior de tendões e a patela encontra-se no interior do tendão do quadríceps. As funções da patela são servir de apoio para o mecanismo de extensão do quadríceps e promover proteção, lubrificação e nutrição sobre a cartilagem articular.

Quais são as classificações dos ossos?

Didaticamente, costuma-se classificar os ossos, de acordo com a sua forma, em cinco tipos principais: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides. Observe a seguir as principais características de cada tipo: - Ossos longos: apresentam maior comprimento em relação à largura e espessura.

Quais são os ossos?

  • São ossos formados por tecido esponjoso, cuja superfície possui um fino revestimento de tecido compacto. O formato desses ossos é parecido com um cubo, já que comprimento, altura e largura são praticamente iguais. Exemplos: Ossos do punho (carpo) e ossos do tornozelo (tarso).

Qual a classificação dos ossos do corpo humano?

  • Classificação dos ossos do corpo humano O sistema esquelético do ser humano é formado por 206 ossos classificados de acordo com o formato e a localização. Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos , curtos , planos , irregulares e sesamoides .

Qual o diâmetro desses ossos?

  • São ossos de estrutura complexa e com composição variável de tecido ósseo esponjoso e tecido ósseo compacto. Exemplos: Vértebras e calcâneo. São ossos cujo diâmetro pode variar de milímetros a centímetros quando se desenvolvem em determinados tendões do corpo, conferindo proteção as regiões que suportam atritos, tensão e estresse físico.

Quais são os ossos apendiculares?

  • Os demais ossos são apendiculares, que formam os membros superiores e inferiores. São ossos cujo comprimento, apesar de ser variável, é maior que a largura e a espessura. Além disso, são resistentes pela sua estrutura ligeiramente curvada para absorver o estresse gerado pelo peso corporal.

Última postagem

Tag