Questões sobre arte e tecnologia

A música sempre esteve associada às tradições e às culturas de cada época. Atualmente, o desenvolvimento tecnológico aplicado às comunicações vem modificando consideravelmente as referências musicais das sociedades pela possibilidade de uma escuta simultânea de toda produção mundial por meio de discos, fitas, rádio, televisão, computador, jogos eletrônicos, cinema, publicidade, etc.” (PCN’s, pág.53). Qual das alternativas abaixo não é produto da música?

Sobre arte e tecnologia, é INCORRETO o que se afirma em:

As tecnologias interativas, as criações multimídias e a realidade virtual propiciam a interatividade, mas não favorecem a fruição do público, pois quando conectado a máquinas o fruidor está diante de um mundo imaterial.

Não podemos pensar a arte tecnológica fixados na idéia de suporte, papel, tela, pedra e qualidades como peso, dimensão, pigmento e outros componentes matéricos que se colocam para o artista plasmador, ou seja, para um artista que transforma matérias.

A Arte Interativa implica reorganizações profundas da sensibilidade, ampliando o campo de percepção em trocas e modos de circulação que exploram os recursos computacionais como uma linguagem própria e transcendem a arte da pura aparência.

O trabalho artístico não é mais a mera criatividade do artista, pois, quando distribuído na rede, cada indivíduo pode se conectar, agir e modificar a idéia proposta.

Na arte tecnológica, as ciências humanas não podem ser separadas das biológicas e se fundem às ciências exatas para refletir e gerar novas formas de existir que incorporam os efeitos das tecnologias.

Questões sobre arte e tecnologia

Arte e Tecnologia Prof. Geysa Barlavento O poema transgênico Cypher, do artista brasileiro Eduardo Kac, explora as relações entre arte, ciência e tecnologia. Nessa obra, o artista apresenta um kit contendo um laboratório portátil no qual o usuário pode integrar DNA sintético em uma bactéria seguindo um protocolo incluído no kit. O DNA preparado por Kac contém uma sequência genética criada a partir de um poema escrito especificamente para Cypher. Quando o usuário integra a sequência do poema genético, a bactéria, normalmente pálida, se torna vermelha e luminosa. Sobre BioArte: http://www.ekac.org/transgenicindex.html Considerando obras de arte contemporânea como Cypher, de Eduardo Kac, avalie as afirmações que se seguem. I. Artistas contemporâneos como Kac abandonam as técnicas tradicionais em favor de trabalhos de caráter científico, tornando-se incompreensíveis desde o ponto de vista estético, pois não apresentam possibilidades de análise formal, o que inviabiliza o seu estudo no ensino básico. II. A bioarte é um aspecto importante nas artes visuais porque aborda a complexidade do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento de reflexões e discussões adequadas ao contexto contemporâneo. III. O diálogo que as obras de arte contemporâneas estabelecem com outras áreas de conhecimento proporciona possibilidades de reforço dos conhecimentos científicos no ensino básico, o que justifica a importância da educação em artes visuais. IV. As manifestações artísticas contemporâneas de caráter transdisciplinar favorecem a diversidade de visões na observação de fenômenos e problemas porque abordam conceitos chaves que vão além do compartilhamento disciplinar. É correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) I e III. d) II e IV. e) III e IV. A fotografia substituiu a pintura? Não, ainda há pintores ativos. As pessoas continuam, mais do que nunca, a visitar museus, exposições e galerias, compram as obras dos artistas para pendurá-las em casa. E m contrapartida, é verdade que os pintores, os desenhistas, os gravadores, os escultores não são mais - como foram até o século XIX - os únicos produtores de imagens (LÉVY, 1999). Sobre a relação entre as inovações tecnológicas e seu impacto nas práticas e linguagens artísticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O surgimento de novas técnicas não necessariamente anula as anteriores ; provoca uma atualização das relações sociais e m que a prática antiga estava inserida. ( ) As novas tecnologias não influenciaram as produções artísticas tradicionais, assim como o modo de percepção dos homens no mundo contemporâneo. ( ) O surgimento de novas técnicas de produção artística promove uma profunda modificação na percepção dos espectadores. ( ) O surgimento de novas técnicas de produção artística, como a fotografia e o cinema, modificam as antigas formas de arte, como a pintura, a escultura, a música e a literatura, aproximando - as mais do público. FONTE : LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. a) F - F - V - V. b) V - F - V - V. c) F - V - F - V. d) V - V - F - F. A revolução da computação gráfica, consequência do uso das tecnologias computacionais, e o aparecimento de tecnologias interativas, modificam o conceito de contemplação próprio das artes anteriores para o de relação com a arte. Considerando o exposto, assinale a alternativa CORRETA: Nos circuitos interativos, não são propostas trocas como formas de provocar mutações em textos, sons e imagens. b) Obras geradas pelas novas tecnologias computacionais não permitem o acesso do público ao tecido da obra. c) As representações fechadas, prisioneiras do papel e /ou tela, têm o acréscimo dos avanços tecnológicos que possibilitam representações abertas, o diálogo e a interação. d) As obras geradas pelas novas tecnologias computacionais têm uma perspectiva mais restrita da arte como comunicação.   As inovações tecnológicas invadem cada vez mais o nosso cotidiano, instigando o imaginário do artista, que em um diálogo com os novos meios, revela novas poéticas. Dispositivos tecnológicos e recursos do avanço científico, de áreas como a informática, a medicina e a robótica, revelam ao homem percepções extra-corporais. O artista tem papel fundamental de aproximar o homem das tecnologias de uma maneira sensível. Assim, o artista é responsável em propiciar contato dos espectadores com as novas tecnologias, escolhendo conteúdos que tenham significação humana e social, visando à reflexão do público sobre o contexto social. ALMEIDA, C. Z. As relações arte/tecnologia no ensino da arte. In: PILLAR, A. D. (Org.) A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 75. (ADAPTADO) Em relação ao avanço tecnológico citado acima e às possibilidades que a arte pode propiciar ao espectador, por meio de uma visão que aborde os estudos culturais, analise as afirmações que se seguem. I. As imagens criadas a partir das novas tecnologias substituem linguagens como a pintura, a escultura e a gravura, por apresentarem maior expressividade. II. Com a utilização dos avanços tecnológicos, o artista tem a possibilidade de chamar o espectador a participar e interagir com a sua obra. III. A arte deve levar em conta as novas tecnologias, a fim de possibilitar um diálogo dos indivíduos com o seu tempo. IV. As novas tecnologias, como a fotografia, o cinema e o vídeo, propiciam ao artista imaginar e criar com o uso de equipamentos eletrônicos. É correto o que se afirma em a) I, II e III, apenas. b) I, II e IV, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II , III e IV. A imagem ao lado mostra a violoncelista Charlotte Moorman na apresentação do concerto do videoartista Nam June Paik, na Galeria Bonino, em Nova York. Na obra conhecida como TV Cello, a dupla de artistas empilhou aparelhos televisivos no formato de um violoncelo e, quando Moorman tocava seu arco sobre as cordas do violoncelo, surgiam, nas telas, imagens dela e de outros violoncelistas tocando. Considerando que a videoarte, as instalações com imagens sintéticas, os happennings e as performances em corpos tecnologizados, entre outras criações de poéticas tecnológicas, realizam-se na tessitura de diferentes linguagens, analise as afirmações abaixo. TV cello: https://www.youtube.com/watch?v=-9lnbIGHzUM I. As fronteiras entre arte, novas tecnologias e mídia estão cada vez mais difusas. II. A visualidade contemporânea é resultante das tecnologias digitais. III. Nam June Paik se apropriou de tecnologias mecânicas, audiovisuais, eletrônicas e digitais em uma perspectiva inovadora, transformando-as em prol de suas ideias estéticas. IV. Os artistas valorizaram a criação coletiva e integraram linguagens, como música, cinema e dança. É correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) I e III. d) II e IV. e) III e IV.

Questões sobre arte e tecnologia
Questões sobre arte e tecnologia
Questões sobre arte e tecnologia