Quem são os Povos e comunidades tradicionais

Olá! Esta aula de Geografia é destinada a educandos da 5ª Série da Eaja.

Quem são os Povos e comunidades tradicionais
Temática – Geografia – Povos e comunidades tradicionais. Disponível em: <pixabay.com/photo>. Acesso em 06 de Outubro de 2021.

Olá! Você sabe quem são povos ou comunidades tradicionais? Quais grupos humanos são conhecidos como povos originários? Hoje você vai conhecer alguns destes povos e sua maneira de viver e se relacionar com a natureza. Bons estudos.

Assista a videoaula abaixo, com a temática – Geografia – Povos e comunidades tradicionais.

GEOGRAFIA| 5ª SÉRIE | Eaja | PROF.: WERLLEN

Povos originários e tradicionais no Brasil

Povos e comunidades tradicionais – São populações que têm fortes laços com o lugar que habitam historicamente e dele dependem diretamente para sua subsistência. No Brasil, são representados por quilombolas, caiçaras, comunidades indígenas, núcleos de colonização imigrante, agricultores familiares, pescadores tradicionais, entre outros.

No mundo há diferentes sociedades, que criam maneiras distintas de viver e se relacionar com seus lugares e, assim, transformam o espaço geográfico de diversas maneiras ao longo do tempo. Há povos que vivem em desertos, há os que vivem em grandes cidades, em áreas montanhosas, no litoral ou em ilhas nos oceanos.

Há uma grande diversidade de povos indígenas no Brasil, considerados povos originários — ou seja, autóctones, da própria terra, nativos —, que vivem em diferentes localidades. Apenas para citar alguns exemplos, há povos indígenas vivendo no litoral (os Pataxó, na Bahia) ou no interior do país (os Kaingang, em estados das regiões Sul e Sudeste), em florestas (os Kaxinawá, na Floresta Amazônica), em áreas isoladas (os Kanoê, de Rondônia), e nas cidades ou próximos a elas (os Tapeba, em Caucaia, município vizinho de Fortaleza, e os Pankararu, etnia com muitos representantes vivendo na cidade de São Paulo).

De modo geral, em nosso país, os valores e as práticas culturais, sociais e econômicas dos povos originários e também dos povos e comunidades tradicionais colaboram para a manutenção da biodiversidade, das paisagens naturais e do equilíbrio ecológico nos espaços que habitam.

Por terem uma relação de dependência com os recursos naturais para manter a sua sobrevivência física, cultural, econômica e política, ao longo do tempo, muitos desses povos e comunidades desenvolveram conhecimentos e técnicas menos predatórios, apropriando-se dos recursos naturais de maneira respeitosa, harmônica e sustentável.

No caso dos povos indígenas e de alguns outros povos, por exemplo, a terra tem valor sagrado e a natureza é tida como fonte de vida. Eles usam os recursos da natureza apenas para obter os meios de sobrevivência, por meio da caça, da pesca, do plantio de roças rotativas, da extração de produtos vegetais etc., respeitando-se o que a natureza oferece e seus ritmos. Tal fato contribui para a preservação de paisagens geográficas com menor interferência no meio natural (figura 01).

Quem são os Povos e comunidades tradicionais

Figura 01. Vista aérea da aldeia Yawalapiti, na margem do Rio Xingu, no município de Querência, no estado de Mato Grosso (2012). A aldeia Yawalapiti é circular, com casas comunais circundando uma área limpa de vegetação. (Disponível em: ADAS, Melhem, Expedições Geográficas.).

Nos dias de hoje, em nosso país e em outros, muitas pessoas e sociedades adotam o modelo de vida predominante no mundo, ou seja, baseiam seus estilos de vida no consumo. Interpretam a natureza e toda a sua biodiversidade como fonte de lucro, como recursos naturais a serem transformados em mercadoria, comercializados e valorizados de acordo com a sua utilidade imediata. Desse modo, as paisagens naturais são modificadas, por exemplo, com a devastação de florestas, que são substituídas por pastagens, cultivos agrícolas ou áreas de mineração.

Tal fato contribui para um rápido processo de transformação do meio natural e das paisagens e, consequentemente, afeta os meios de vida e as culturas dos povos originários e das comunidades tradicionais. Isso porque o aumento da exploração dos recursos naturais e a degradação ambiental colocam em risco ecossistemas pouco modificados nos quais geralmente essas populações vivem. Observe a figura 02.

Quem são os Povos e comunidades tradicionais

Figura 02. Na foto, vista da usina no município de Vitória do Xingu, no estado do Pará (2016). Essa obra causou profundas alterações na paisagem e um conjunto de desastres sociais e ambientais que afetaram a vida de povos indígenas, pescadores, pequenos agricultores e moradores de cidades como Altamira. (Disponível em: ADAS, Melhem, Expedições Geográficas.).

Atividades

Agora chegou o seu momento para mostrar o que aprendeu. Responda de acordo com o texto e as imagens.

Questão 01 – Explique quem são os povos ou comunidades tradicionais? Cite alguns exemplos do texto. 

Questão 02 – Explique a relação entre a sobrevivência e a dependência dos recursos naturais para as comunidades tradicionais.

Questão 03 – Você já conheceu de perto algum destes povos citados no texto? Se sim, compartilhe sua experiência. Qual foi a sua impressão a respeito deles?

Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: (EAJAGE0413) Compreender a Territorialidade dos povos ditos “tradicionais” como indígenas, quilombolas, ribeirinhos e semelhantes nacionalmente e regionalmente.
Referências:ADAS, Melhem, Expedições Geográficas. Melhem Adas, Sérgio Adas. 3ª Ed. São Paulo, Moderna. 2018. PNLD.

Detalhes Categoria Pai: SEÇÃO GERAL Publicado: 29 Março 2018

Quem são os Povos e comunidades tradicionais

Comunidades ou Populações Tradicionais

"Povos e Comunidades Tradicionais são grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição."
Decreto Federal nº. 6.040 de 7 de fevereiro de 2000


Quem são os Povos e comunidades tradicionais
A Constituição Federal diz que "Povos e Comunidades Tradicionais são grupos que possuem culturas diferentes da cultura predominante na sociedade e se reconhecem como tal."

Estes grupos devem se organizar de forma distinta, ocupar e usar territórios e recursos naturais para manter sua cultura, tanto no que diz respeito à organização social quanto à religião, economia e ancestralidade. Na utilização de tais recursos, devem se utilizar de conhecimentos, inovações e práticas que foram criados dentro deles próprios e transmitidos oralmente e na prática cotidiana pela tradição.

Para ser reconhecido como comunidade tradicional, precisa trabalhar com desenvolvimento sustentável.

Em 2004, foi criada a Comissão Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais, subordinada ao Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade, entre outras, de estabelecer e acompanhar a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades Tradicionais.

Estima-se que cerca de 4,5 milhões de pessoas fazem parte de comunidades tradicionais atualmente no Brasil, ocupando 25% do território nacional, representados, entre outros, por:  

Quem são os Povos e comunidades tradicionais


Assuntos Correlatos