Quem fundou a Igreja evangélica

Tudo começou com um protesto 500 anos atrás. Elas surgiram a partir do inconformismo do padre alemão Martinho Lutero (1483-1546) em aceitar algumas práticas da Igreja Católica. 11 de setembro de 1879 A Igreja Evangélica Brasileira foi fundada em 11 de setembro de 1879, pelo brasileiro doutor Miguel Vieira Ferreira, um matemático e engenheiro....Igreja Evangélica Brasileira.

ClassificaçãoCristã
Origem11 de setembro de 1879 (142 anos) Rio de Janeiro, RJ
Separado deIgreja Presbiteriana do Brasil
Congregações27
Mais 5 linhas A primeira e maior igreja evangélica fundada no brasil foi a Assembleia de Deus, fundada em Belém do Pará, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1911. 1ª Igreja Evangélica de estilo congregacional e de fala portuguesa no Brasil: a Igreja Evangélica Fluminense, fundada pelo missionário escocês Robert R. Kalley. Início. Na década de 1730, o evangelicalismo emergiu como um fenômeno distinto do reavivamento religioso que começou na Grã-Bretanha e na Nova Inglaterra. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana desembarcou no Brasil em 1824 para acompanhar os imigrantes alemães. Na segunda metade do século XIX, quem chegou foram os missionários americanos da Igreja Evangélica Luterana. Eles criaram escolas para divulgar o modo de ser protestante. Igreja Cristã Evangélica (Brasil)
ClassificaçãoProtestante
OrientaçãoReformada
PolíticaCongregacional-Representativo ou Democrático
Área geográficaBrasil e Escócia
Origem25 de agosto de 1901 (120 anos) (como Igreja Cristã Paulistana) 1978 (43 anos) (como Igreja Cristã Evangélica do Brasil) São Paulo
Mais 4 linhas Há quase dois mil anos que fora fundada por Jesus Cristo sobre Pedro (Mateus 16:18) escolhido para apascentar as "ovelhas de Cristo " num só rebanho, confirmar os irmãos, os cristãos, na unidade da fé, e "ligar ou desligar" na Terra o que pode ser "ligado e desligado" no Céu conforme o poder que Jesus lhe confiou, ... Igreja Reformada Potiguara A primeira Igreja Protestante do Brasil: Igreja Reformada Potiguara (1625-1692) Notas: A Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória é considerada a primeira igreja erguida no Brasil, construída no ano de 1503, em taipa, pelos dois frades franciscanos que chegaram em Porto Seguro na ocasião de uma das expedições de Gonçalo Coelho. Já o nome “evangélico” vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas “boas-novas” (evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Os protestantes se declaravam seguidores do Evangelho – um dos seus princípios durante a Reforma era o da Sola Scriptura (“Só a Escritura”, em latim). Segundo o jornal The Jordan Times, a própria Igreja de São Jorge é considerada como a mais antiga igreja do mundo, construída no ano de 230 da era cristã. Já o nomeevangélico” vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas “boas-novas” (evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Os protestantes se declaravam seguidores do Evangelho – um dos seus princípios durante a Reforma era o da Sola Scriptura (“Só a Escritura”, em latim). Em 1517, Martinho Lutero queria mudanças no catolicismo, mas com a reforma surgiu uma nova igreja na Alemanha, chamada de protestante. Não demorou para que mais igrejas surgissem em outros países. Segundo o censo de 2010 feito pelo IBGE essa é a ordem de denominações protestantes por membros:
  • Assembleia de Deus (12.314.410 membros)
  • Igreja Evangélica Batista (3.723.853 membros)
  • Igreja Congregação Cristã do Brasil (2.289.634 membros)
  • Igreja Universal do Reino de Deus (1.873.243 membros)
Mais itens... O complexo todo é chamado, algumas vezes, de Mosteiro de Echemiazim. De acordo com alguns estudiosos, foi a primeira catedral construída no antigo Reino da Armênia e é considerada a mais antiga do mundo. Protestantismo
  • Assembleia de Deus - 280 milhões.
  • Aliança Batista Mundial - 48 milhões de membros.
  • Antitrinitarismo - 27,5 milhões de membros.
  • Southern Baptist Convention - 16,6 milhões de membros.
  • Igreja Universal do Reino de Deus - 10,0 milhões (8,0 milhões no Brasil e 2,0 milhões no mundo)
Mais itens... Martinho Lutero A Reforma Protestante foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, século XVI, fomentado por razões políticas e religiosas. O movimento teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa.

Pioneiros no Brasil

Fundadores de primeira igreja protestante no Brasil falavam tupi

Os primeiros protestantes brasileiros falavam tupi. Há quem atribua à congregação fundada no século 19 pelo escocês Robert Reid Kalley, no Rio de Janeiro, o título de primeira igreja evangélica fundada em território brasileiro.

A historiadora Jaquelini de Souza, no entanto, lança o argumento de que índios potiguaras formaram uma igreja protestante dois séculos antes de Kalley. Autora de "A Primeira Igreja Protestante do Brasil: Igreja Reformada Potiguara" (Ed. Mackenzie, 136 págs., 2013, R$ 20), Jaquelini investigou a história da "tupãóka" (igreja) potiguara, que nasceu por volta de 1630, na região da atual Paraíba, em meio à ocupação holandesa.

O primeiro contato entre índios e batavos se deu provavelmente em francês. A língua teria sido anteriormente ensinada aos nativos brasileiros por piratas, segundo a historiadora.

Pedro Poty e Antônio Paraupaba, dois membros da "elite" indígena local, foram levados aos Países Baixos, que já eram uma nação protestante naquela época.

Na Europa, receberam "o melhor da educação holandesa" e se converteram ao protestantismo. De volta ao Brasil, exerceram cargos de liderança na Nova Holanda, que incluíam tarefas de auxílio na cooptação de índios para o lado holandês e tradução, em meio à guerra entre portugueses e batavos.

Com a vitória lusitana, os índios protestantes se refugiaram no Ceará, na serra do Ibiapaba. Antônio Paraupaba foi à Europa, em busca de ajuda dos holandeses. Lá, segundo Jaquelini, ele disse algo como "estamos esperando por vocês".

A ajuda não veio. O último registro de índios protestantes na região é de meados da década de 1690.

Comei, é meu corpo

Um dos pontos defendidos por Martinho Lutero, teólogo que deu início à Reforma Protestante, na Alemanha, era que a fé cristã deveria ser professada nas línguas vulgares dos fiéis, e não somente em latim. Fosse em alemão ou em tupi, todos deveriam poder conversar com Deus no idioma nativo.

No Brasil holandês, planejou-se a escrita de catecismos (conjunto de princípios religiosos) em tupi, mas o projeto foi abandonado.

O estereótipo do canibalismo que ainda recaía sobre os nativos brasileiros fez com que o sínodo de Amsterdã mudasse de ideia. A parte do texto que fala sobre "comer a carne de Jesus" poderia ser interpretada erroneamente, diz Jaquelini.