Qual e a diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização

A economia portuguesa tem vindo a internacionalizar-se de forma crescente nas décadas recentes, com uma forte aceleração do processo nos últimos anos.

Face a um enquadramento externo caracterizado pela interdependência das economias, a globalização dos mercados e a mundialização da concorrência, a internacionalização é uma inevitabilidade, obrigando as empresas a adotar estratégias que assegurem a sua competitividade num mercado alargado e lhes permitam ganhos na cadeia de valor dos produtos. Exportar é uma forma de reduzir a dependência das pequenas e médias empresas (PME) em relação aos mercados domésticos, o que reforça a sua competitividade e potencia a sua sustentabilidade a longo prazo. A venda de produtos e de serviços fora do território geográfico nacional pressupõe riscos acrescidos por comparação com a atuação no mercado doméstico, por estarem em causa atividades económicas que cruzam as fronteiras internacionais, pelo que importa conhecer as diferentes etapas deste processo e os desafios que coloca. O crescimento do comércio mundial é uma oportunidade para o contínuo aumento das exportações portuguesas, fator decisivo para o crescimento económico do país.

Qual e a diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização


A internacionalização tem sido um desígnio estratégico nacional prosseguido pelo MNE há muito e concetualizado há aproximadamente duas décadas na expressão "diplomacia económica". Através da rede externa do MNE e da AICEP Portugal, sempre em coordenação, o Estado português prossegue uma estratégia ativa de internacionalização, apoiando as empresas nacionais no estrangeiro e fomentando o investimento estrangeiro em Portugal. Tal é feito através de uma multiplicidade de meios, seja através da negociação de acordos e convenções na área económica, comercial e fiscal, seja através da promoção da imagem do nosso país e dos nossos produtos no exterior, seja ainda através da criação de redes que impulsionem os nossos interesses. Neste capítulo deve ser particularmente valorizado o papel das comunidades portuguesas na promoção de laços de confiança e de relações comerciais entre Portugal e os seus países de residência, bem como no tocante ao investimento em território nacional. A presença e dimensão da língua portuguesa em todos os continentes é também um fator de aproximação de culturas, contribuindo para a internacionalização, e para uma integração das economias lusófonas, que deve ser promovida e encorajada.

No domínio das políticas públicas nacionais, merecem ainda destaque as ações desenvolvidas pela AICEP Portugal Global, E.P.E. na promoção da internacionalização das empresas portuguesas e da sua atividade exportadora, nomeadamente reuniões individuais com delegados da AICEP, que proporcionam às empresas aconselhamento personalizado, informação e conselhos sobre o ambiente de negócios, sessões de esclarecimento, workshops com especialistas, e organização e promoção da participação portuguesa em feiras internacionais.

A globalização é um termo que é usado para referir um processo de assimilação das políticas que são aceites universalmente em todo o mundo. A internacionalização refere-se a comercialização de produtos e serviços de um país para mercados externos.

Qual a diferença entre o processo de internacionalização?

Resposta: A diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização é que a Internacionalização faz parte da Globalização, de modo que ela é o aumento de fluxos comerciais e de pessoas entre dois ou mais países.

Qual é a principal força da globalização?

A principal força da globalização são as empresas multinacionais. Explicação: Porque elas controlam boa parte da produção, são responsáveis pela maior fatia do comércio internacional e, sobretudo, pelo desenvolvimento das novas tecnologias.

Quais são as vantagens da globalização?

Vantagens da globalização O aumento do ritmo e frequência das trocas entre países é possível graças às melhorias nos transportes e das tecnologias de comunicação. Barreiras de tempo e espaço desaparecem, e caídos estes obstáculos, as empresas ganham acesso a mercados maiores e novas oportunidades.

Quem mais se beneficia com a globalização?

A população dos países industrializados é a que mais se beneficia economicamente da globalização, aponta um estudo da Fundação Bertelsmann, da Alemanha, divulgado nesta sexta-feira (08/06). ... A Suíça lidera o ranking de beneficiados pela integração global, seguida por Japão, Finlândia, Irlanda, Israel e Alemanha.

Que tipo de países mais se beneficiam com a globalização e que tipo de países mais se prejudicam com a globalização?

Que tipo de países mais se beneficiam com a globalização e que tipo de países mais se prejudicam com a globalização? 5-Os que mais se beneficiam são os países de primeiro mundo, e os que são mais prejudicados são os países de terceiro mundo. ... Então TODOS os atuais países capitalistas se beneficiam com a globalização.

Quem são os maiores beneficiados pela globalização como eles conseguem esses benefícios?

Os países desenvolvidos são os principais beneficiados pela globalização, pois, entre outros fatores, elas expandem seu mercado consumidor por intermédio de suas empresas transnacionais.

Quais regiões do mundo obtiveram mais vantagens no processo de globalização?

As regiões do mundo que obtiveram mais vantagens no processo de globalização foram as regiões do Hemisfério Norte, como América do Norte e Europa.

Qual é o papel a ser desempenhado pelos governos estaduais e federal quando se trata de globalização?

A atuação do Estado na Globalização modificou-se no sentido de exercer uma menor influência sobre o andamento dos mercados e da economia. O processo de globalização proporcionou uma série de transformações técnicas e sociais no âmbito da composição do espaço geográfico dos diferentes lugares do planeta.

  • Diferenças entre Globalização vs Internacionalização
Qual e a diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização

Qual e a diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização

Diferenças entre Globalização vs Internacionalização

Globalização significa conectar as economias do mundo para o livre comércio e políticas econômicas para integrar o mundo à aldeia global. A globalização está no centro de qualquer planejamento de políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) ou das Nações Unidas. É o processo de abrir as economias da nação para as outras nações e sincronizar as regras e regulamentos com outras nações. Internacionalização significa produzir bens ou prestar serviços que tenham a capacidade de entrar nos mercados internacionais e que tenham padrões aceitos globalmente. Internacionalização significa expandir os negócios e entrar no mercado de diferentes países. É o processo no qual os negócios, firmas ou indivíduos se expandem e se tornam parte de outros países, pode ser para fornecimento de bens, base de clientes ou outro atendimento à demanda.

O século XXI é a era da tecnologia que não possui nenhuma barreira. É um século do mundo que não deve ter nenhuma restrição em relação à comunicação ou pode estar relacionado ao comércio ou comutação ou movimento de mercadorias ou pode estar relacionado ao pensamento estratégico. Na Índia, a partir de 1991, começou a onda da economia liberal que abriu as portas para a globalização na Índia. Com isso, várias marcas internacionais colocaram suas pegadas no mercado indiano e muitas marcas indianas começaram a ir globalmente, chegando à ribalta do mercado internacional. Com esses termos, globalização e internacionalização foram cunhadas por economistas e empresários. Muitas pessoas estão considerando os dois termos como iguais, no entanto, ambos globalização versus internacionalização são diferentes.

A partir de 1991, a Índia aceitou a liberalização, a privatização e a globalização, e abriu a economia para empresas de classe mundial para convidar investimentos estrangeiros no país. Com essas várias marcas estrangeiras, como MacDonald, Google, Citi Group, HSBC Inc, Starbucks, etc., começou a investir na Índia e marcas indianas como Tata, ITC, Reliance etc. começaram a se expandir para fora da Índia e se tornar um líder eminente em sua área de trabalho. .

Aqui, podemos ver que a globalização é o resultado com o qual os negócios livres e abertos são mercados finais de negócios globais. Para alcançar esse resultado, várias marcas começaram a colocar seus passos fora do país e a entregar bens e serviços que atendem às normas internacionais, que nada mais são do que a internacionalização dessa marca ou produto.

Comparação cara a cara entre globalização x internacionalização (infográficos)

Abaixo está a diferença top 7 entre Globalização vs Internacionalização

Qual e a diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização

Principais diferenças entre globalização e internacionalização

Vamos discutir algumas das principais diferenças entre Globalização x Internacionalização:

  1. A globalização é o resultado final, enquanto a internacionalização é uma das tarefas / ferramentas / processos para alcançá-las.
  2. A globalização é mais com as nações e suas economias, enquanto a internacionalização é mais relacionada ao indivíduo, empresa e corporações para realizar seus negócios.
  3. A globalização é um processo e a internacionalização faz parte do mesmo
  4. Os principais fatores que afetam a globalização são infra-estrutura e logística, telecomunicações, etc., enquanto a internacionalização é afetada por gostos e preferências culturais, tradições locais, etc.
  5. O principal exemplo de Globalização é a Eliminação de Obrigações de Vistos, a remoção de barreiras comerciais tarifárias e não tarifárias, a liberalização de obrigações relacionadas a investimentos, etc., enquanto um exemplo de internacionalização é terceirizar, produzir ou vender materiais ou prestar serviços de um ou mais países. filiais e subsidiárias em outros países, etc.
  6. A globalização é um processo econômico, pois visa integrar as economias, enquanto a internacionalização é um processo de improvisação, pois levará à expansão dos negócios em todas as nações.
  7. Organizações como o FMI, o Banco Mundial, a OMC, etc observam e trabalham para implementar a globalização, enquanto instituições como a UE, APEC, NAFTA, etc, impulsionam a internacionalização.

Tabela de comparação entre globalização e internacionalização

Vejamos as 7 principais comparações entre globalização e internacionalização.

A base de comparação entre globalização versus internacionalização

Globalização

Internacionalização

Tarefa / ResultadoA globalização é um resultado desejado pelas economias globaisInternacionalização é a tarefa / processo com o qual a globalização pode ser alcançada.
Conjunto e subconjuntoGlobalização é a estrutura que as pessoas desejam criar.A internacionalização faz parte dessa estrutura, portanto, pode ser denominada como um subconjunto da Globalização.
Relacionado aA globalização está mais relacionada às economias da naçãoA internacionalização está mais relacionada ao indivíduo, empresa ou negócio por seus bens e serviços
Fatores que afetamInstalação de infraestrutura, telecomunicações, logística, etc. afeta muito o processo de globalizaçãoGostos e preferências culturais, tradições locais, etc., desempenham um papel importante na internacionalização
ExemploEliminar 1. obrigações de visto para visitantes, 2. barreiras tarifárias e não tarifárias, 3. Liberalização dos regulamentos de investimento, etc.Fornecimento, produção e venda de materiais de um ou mais países, criação de filiais ou subsidiárias em outros países para a realização de negócios, etc.
ProcessoÉ um processo econômicoÉ um processo de improvisação
Organizações lidamFundo Monetário Internacional, Banco Mundial, Organizações de Comércio Mundial, etc. estão lidando com a implementação da globalizaçãoA União Européia, a Cooperação Econômica Ásia-Pacífico, o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, etc. trabalham para impulsionar a Internacionalização.

Conclusão

Em suma, a internacionalização está relacionada ao movimento de uma empresa no exterior. Enquanto a globalização é a crescente integração da ideologia da comunicação, financeira e política. Embora a internacionalização seja o processo que resulta na globalização, como movimentos firmes podem ser considerados a causa da globalização.

Com o passar do tempo, os comerciantes livres diriam que queremos nos tornar menos auto-suficientes e mais integrados globalmente para satisfazer as necessidades dos consumidores de maneira mais adequada. Essa interdependência aumentada, no final, também eliminará situações relacionadas à guerra que acabam levando à harmonia entre a nação. O livre comércio, a especialização e a integração global significam que as nações são livres para o comércio. Contudo, a liberdade de não negociar é certamente necessária se um comércio permanecer mutuamente benéfico.

Existe uma diferença substancial entre globalização versus internacionalização. Internacionalização é atuar de acordo com os padrões internacionais com nosso trabalho doméstico, recursos naturais para competir pelo mercado internacional. É um esforço com mão-de-obra, capital e recursos nacionais da própria nação, operando no mercado doméstico e internacional, mas a globalização é integrar as economias com integridade e unidade no mundo para usar o trabalho, capital e recursos de outras nações para todos. alcançar os melhores resultados.

Artigos recomendados

Este foi um guia para a principal diferença entre Globalização x Internacionalização. Aqui também discutimos as principais diferenças entre Globalização e Internacionalização com infográficos e tabela de comparação. Você também pode dar uma olhada nos seguintes artigos para saber mais

  1. Dividendo de ações vs Divisão de ações
  2. Economia vs Negócios
  3. Custo das vendas versus custo dos produtos vendidos
  4. Valor Histórico x Valor Justo
  5. Localização vs Internacionalização | 7 principais diferenças

Qual e a diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização

Qual e a diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização

Qual e a diferença entre o processo de Internacionalização da Economia e o processo de Globalização