Qual a importância da bolsa de valores para a economia do país

Qual a importância da bolsa de valores para a economia do país

Torna-se mais evidente a cada dia a contribuição positiva do mercado de capitais e, especificamente, o destacado papel do mercado acionário para o desenvolvimento econômico. A idéia de que o mercado acionário, notadamente nos países em desenvolvimento, envolveria apenas negociações na esfera financeira desprovidas de qualquer impacto sobre o setor real da economia, mostrou-se definitivamente superada.

o mercado acionário não apenas segue o crescimento econômico, mas proporciona os meios para prognosticar as taxas futuras de crescimento do capital, da produtividade e da renda per capita.

São inúmeras as contribuições a serem citadas:

- Ao carrear recursos dos poupadores e disponibilizá-los para o uso dos investidores, o mercado de ações incentiva não apenas a formação da poupança interna, mas, particularmente, a geração de poupança de longo prazo. É inegável a relação intrínseca entre a formação de poupança com os processos de crescimento auto-sustentado e manutenção do desenvolvimento econômico.

- O mercado de ações, ao premiar, via maximização dos retornos, o uso eficiente dos recursos e o momento correto da tomada de decisão, torna o próprio mercado cada vez mais eficiente e este efeito é transmitido aos demais setores da economia.

- Por sua vez, um mercado eficiente proporciona uma ampla gama de alternativas de financiamento, isoladamente ou pela combinação entre as diversas opções, reduzindo custos financeiros, o que contribui decisivamente para a saúde financeira das empresas, com conseqüente valorização do capital investido pelos acionistas.

- Um mercado acionário desenvolvido, com bom volume, liquidez e adequada regulamentação, facilita os negócios de mudança de controle/propriedade e privatização, o que tem contribuído para o aumento da produtividade econômica nos últimos anos, em nível global.

- A demanda por informações e demonstrações financeiras de qualidade, por parte do mercado acionário, é um fator que estimula a cultura empresarial e do público geral, com frutos para toda a atividade econômica.

- O mercado acionário reflete a opinião dos principais agentes acerca da conjuntura econômica doméstica e internacional e suas perspectivas, constituindo-se também em importante formador de opinião. Assim, os diagnósticos e recomendações originadas deste mercado são elementos que os condutores da política econômica costumam considerar na tomada de decisões.

- Finalmente, cabe destacar o papel fundamental de um mercado de ações eficiente e desenvolvido para atrair, maximizar e consolidar a presença e permanência do capital externo. A questão da volatilidade implícita nestes fluxos mostra-se tão mais controlável quanto maior o grau de credibilidade e regulação adequada dos mercados locais, além da estabilidade político-econômica dos mesmos.

Código de postagem: CPCBP15AA


Page 2

Mostrar registro completo

Título: A importância do mercado de ações para o crescimento econômico do país
Autor: Toledo, Cristiane Samuel de
Resumo: O investimento e a poupança são a base do crescimento de um país. É através deles que o país consegue garantir a geração de empregos, melhores rendas e qualidade de vida. Com o crescimento das negociações e para dinamizar os investimentos é que surgiram os sistemas financeiros. Através deles os tomadores e poupadores conseguem alocar de forma mais eficiente seus recursos, pois com uma melhor estruturação das formas de transações o sistema financeiro proporciona maior transparência e segurança nas negociações. O mercado de ações tem papel importante na promoção do investimento e crescimento da poupança apresentando grandes vantagens para atrair todos os tipos de investidores e proporcionar as empresas que buscam capitalização via mercado acionário uma melhor estruturação administrativa, aumento da capacidade competitiva dos negócios e concretização dos seus projetos. Apesar das inúmeras vantagens que o mercado de ações proporciona se tem notado grandes dificuldades de sua atuação no seu papel de alocador dos investimentos. São identificados três fatores que prejudicam o papel do mercado de ações: as altas taxas de juros, tributação elevada e altos custos de abertura e manutenção das empresas em bolsa. A taxa de juros é uma das principais variáveis que desestimulam o investimento no mercado acionário e o Brasil é um dos países que possuem as maiores taxas de juros do mundo e isso torna o mercado de ações muito inseguro para seus investidores. A carga tributária do país também é outro entrave que prejudica consideravelmente os investimentos. Os altos custos para abertura e manutenção das empresas em bolsa são outro tipo de impedimento de mais e maiores investimentos. Muitas empresas não conseguem abrir seu capital devido aos custos elevados para abertura. Outras abrem seu capital, mas acabam fechando devido aos altos custos que implicam para manter a empresa no mercado acionário. Portanto, o mercado acionário é uma eficiente ferramenta para auxiliar no crescimento do investimento, mas sua atuação no Brasil é restrita devido a fatores conjunturais e estruturais que atuam diretamente sobre este mercado.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121925
Data: 2006


Arquivos deste item

Economia295516.pdf 488.9Kb PDF Visualizar/Abrir
  • TCC Ciências Econômicas [1904]

Mostrar registro completo

Tempo de leitura: 3 minutos

A bolsa de valores é um sonho financeiro de muitas pessoas pelo mundo justamente por ser um dos investimentos mais rentáveis do mercado financeiro. Uma oportunidade de ganhar um bom dinheiro, assegurar seu futuro ou até mesmo a aposentadoria. Por outro lado, pode-se perder muito dinheiro se não entender bem o processo dos investimentos disponíveis.

A princípio muitas pessoas acham complicado o entendimento deste mercado, mas a verdade é que a bolsa de valores não é assim tão difícil de se entender e pode ser mais acessível do que parece.

Hoje vamos entender o que é, como funciona e qual a importância da bolsa de valores para a economia mundial. Fique conosco e saiba tudo sobre o assunto.

Qual a importância da bolsa de valores para a economia do país

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores é o mercado onde são negociadas ações, títulos de renda fixa, commodities e outros valores mobiliários. A bolsa funciona como ponto de encontro de quem pretende comprar e vender algum ativo, um ambiente seguro para a realização dessas transações.

O mercado de ações é sem sombra de dúvidas o mais popular a ser realizado na bolsa de valores. Onde empresas de capital aberto vendem pequenas parcelas e assim recebem sócios (acionistas) que as compraram.

Atualmente, a principal bolsa de valores brasileira é a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), criada da integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros e a Bolsa de Valores de São Paulo, tornando a terceira maior bolsa de valores do mundo e responsável pela fixação do índice Bovespa.

Dentre as principais bolsas de valores pelo mundo, podemos citar algumas como: New York Stock Exchange, NASDAQ, Tokyo Stock Exchange, Euronext, London Stock Exchange.

Como funciona?

Entender como funciona leva em consideração compreender a bolsa de valores é composta por mercado primário e mercado secundário.

No mercado primário as empresas realizam o IPO, ou seja, abrem seu capital para vendas, lançando suas ações da bolsa. Neste momento as corretoras de valores organizam as vendas dessas ações para investidores e a empresa recebe o dinheiro dessas vendas.

No mercado secundário, após o IPO, as ações passam a ser negociadas na bolsa entre os investidores. Essas transações acontecem por meios do envio de ordens de compra ou venda emitidas pelas corretoras de cada investidor.

As corretoras atualmente possuem suas próprias plataformas online para negociação via internet, chamadas de home broker. Algumas inclusive permitem que o próprio investidor as manuseie.

Qual a sua importância?

As bolsas de valores em todo mundo possuem uma importância única de proporcionar um ambiente de transações seguras, transparentes e líquidas entre empresas e investidores. São elas que fazem a roda do mercado financeiro girar com eficiência.

No Brasil, as bolsas de valores são fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). E todas as corretoras de valores são cadastradas no Banco Central do Brasil e na CVM. Garantindo assim contatos seguros e adequados.

Portanto, podemos afirmar que investir na bolsa de valores é garantia de uma transação segura e que pode trazer ganhos exponenciais para seus investidores.

A Vox Fortuna é uma empresa focada em garantir investimentos seguros, transparentes e lucrativos para seus clientes. Se você quer se aprofundar neste assunto, conheça nossa consultoria e tenha sua independência financeira. Oferecemos também um curso prático sobre como investir em ações que vai te ajudar bastante nesse assunto.