Quais países da áfrica apresentam os mais elevados idhs? onde eles se localizam no continente?

A África é considerada como sendo um dos continentes com países mais subdesenvolvidos do mundo, tendo um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) médio baixíssimo.

Mas nem por isso, não há países desenvolvidos no continente, portanto, nas próximas linhas nós vamos conhecer quais são os 5 países mais desenvolvidos da África, para que você conheça um pouco mais sobre este continente.

Ilhas Maurício

Também conhecida como a República Maurícia, esta nação, tem um IDH de 0,804, ocupando a posição de número 65 de acordo com o ranking oficial da ONU (Organização das Nações Unidas).

A região tem em seu histórico a exploração por parte dos portugueses, que teve início no século XVI, sendo que depois disto, ela passou para as mãos dos holandeses, tendo também a presença de franceses e de ingleses.

Quais países da áfrica apresentam os mais elevados idhs? onde eles se localizam no continente?

O país se tornou independente em 1968, tendo o idioma inglês como língua oficial (apesar de ser falado por apenas 1% das pessoas, que falam o creole em sua grande maioria).

O país apresenta renda per capita de 12.100 dólares, o que coloca este país como um dos mais desenvolvidos do continente.

Tunísia

A República da Tunísia está na posição de número 91 no ranking da ONU e apresenta um IDH 0,766, com uma renda per capita de 7.900 dólares e com um PIB de 81 milhões de dólares.

Desde 1956 o país é independente (apesar de estar nas mãos de ditadores), sendo este o ano em que deixou de ser um protetorado francês (o país era uma colônia da França).

Cabo Verde

Ocupando a posição de número 102 no ranking da ONU e tendo um IDH de 0,736, a República de Cabo Verde é uma ex-colônia portuguesa, que se tornou independente somente no ano de 1976.

A renda per capita de Cabo Verde é de 3.800 dólares e seu PIB está em 1,635 bilhões de dólares. A expectativa de vida do cidadão é de 71,61 anos (considerada alta em relação ao restante do continente).

Quais países da áfrica apresentam os mais elevados idhs? onde eles se localizam no continente?

Argélia

A República da Argélia é o país de número 104 no ranking da ONU, tendo um IDH de 0,733 e apresentando uma renda per capita de 7 mil dólares, além de ter um PIB de 235 bilhões de dólares.

O país só se tornou independente da França em 1962, após um conturbado processo de luta que durou mais de uma década inteira, e que culminou na chegada ao poder da FLN (Frente de Libertação Nacional), que domina a política do país até os dias de hoje.

África do Sul

O país mais rico do continente africano, a África do Sul é conhecida por conta de sua produção de vinhos de qualidade, entre outras coisas, e por ter uma economia que ocupa a posição de número 32 no ranking das economias mais importantes do mundo.

Cidade do Cabo, Port Elizabeth, Durban, Pretória e Johannesburg são as principais cidades deste país, e também são os polos de praticamente todo o desenvolvimento sul-africano.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), é responsável por analisar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países. Esse dado expressa a qualidade de vida de uma determinada população, e utiliza como critério para o cálculo os seguintes aspectos: 

- Grau de escolaridade: média de anos de estudo da população adulta e expectativa de vida escolar, ou tempo que uma criança ficará matriculada.

- Renda: Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes. Esse item tinha por base o PIB (Produto Interno Bruto) per capita, no entanto, a partir de 2010, ele foi substituído pela Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, que avalia praticamente os mesmos aspectos que o PIB, no entanto, a RNB também considera os recursos financeiros oriundos do exterior.

- Nível de saúde: baseia-se na expectativa de vida da população; reflete as condições de saúde e dos serviços de saneamento ambiental.

Esses três itens eram somados e o resultado final era dividido por três. Porém, a partir de 2010, um novo método passou a ser utilizado, onde o resultado final do IDH é obtido através da média geométrica dos três itens analisados, ou seja, multiplicam-se os três itens e calcula-se a raiz cúbica do resultado.

As médias variam de 0 a 1, sendo que quanto mais próximas de 0, menor o IDH de um determinado país. Países que estão entre as 25% piores médias são considerados de baixo IDH. Conforme o ranking mundial divulgado em 2014 pela ONU, 33 nações possuem baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Confira a lista com os países que apresentam baixo IDH:

153. Madagascar: 0,498 (África) 154. Zimbábue: 0,492 (África) 155. Ilhas Salomão: 0,491 (Oceania) 156. Papua Nova Guiné: 0,491 (Oceania) 157. Comores: 0,488 (África) 158. Tanzânia: 0,488 (África) 159. Mauritânia: 0,487 (África) 160. Lesoto: 0,486 (África) 161. Senegal: 0,485 (África) 162. Uganda: 0,484 (África) 163. Benin: 0,476 (África) 164. Sudão: 0,473 (África) 165. Togo: 0,473 (África) 166. Haiti: 0,471 (América Central) 167. Afeganistão: 0,468 (Ásia) 168. Djibuti: 0,467 (África) 169. Costa do Marfim: 0,452 (África) 170. Gâmbia: 0,441 (África) 171. Etiópia: 0,435 (África) 172. Malawi: 0,414 (África) 173. Libéria: 0,412 (África) 174. Mali: 0,407 (África) 175. Guiné-Bissau: 0,396 (África) 176. Moçambique: 0,393 (África) 177. Guiné: 0,392 (África) 178. Burundi: 0,389 (África) 179. Burkina Faso: 0,388 (África) 180. Eritreia: 0,381 (África) 181. Serra Leoa: 0,374 (África) 182. Chade: 0,372 (África) 183. República Centro Africana: 0,341 (África) 184. República Democrática do Congo: 0,338 (África)

185. Níger: 0,337 (África)

Ao analisarmos a lista, fica nítido que o continente africano detém as piores posições do ranking (28 países, entre os 33, são da África), fatores como o baixo desenvolvimento econômico, elevadas taxas de analfabetismo e mortalidade infantil, além de doenças como a AIDS e a malária, contribuem para esse cenário. 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco Graduado em Geografia

Equipe Brasil Escola

A África do Sul é um país localizado na porção sul da África. Ela é banhada pelos oceanos Atlântico e Índico, possui um clima temperado, uma vegetação predominantemente seca e a presença de grandes animais selvagens. A história da África do Sul é marcada pelo regime de segregação racial chamado apartheid, que separava a sociedade sul-africana em brancos e negros. O regime de separação foi superado, na década de 1990, com a eleição de Nelson Mandela, primeiro presidente negro eleito pela população local.

O país é formado por 58 milhões de habitantes, que possuem uma cultura diversa em razão da diversidade de práticas culturais existentes na região. A base econômica da África do Sul é o setor primário, com destaque para a exploração de ouro e diamante. O regime governamental do país é o de uma república parlamentarista. Sua infraestrutura ainda é bastante precária, em razão do baixo volume de investimentos públicos.

Leia também: 10 países mais pobres do mundo

Dados gerais da África do Sul

  • Nome oficial: República da África do Sul

  • Gentílico: sul-africano

  • : 1. 221.037 quilômetros quadradosterritorial Extensão

  • Localização: sul da África

  • Capital: Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária)

  • Clima: Temperado

  • Governo: república parlamentarista

  • Divisão administrativa: nove províncias

  • Idioma: africâner e inglês (principais)

  • Religiões:

- 80,6% (cristianismo)

- 1,7% (islamismo)

- 1,1% (hinduísmo)

- 14,9% (sem religião)

- 1,7% (outras)

  • População: 57.780.000 habitantes

  • Densidade demográfica: 41,3 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,709 (alto)

  • Moeda: Rand

  • Produto Interno Bruto: US$368,3 bilhões

  • PIB per capita: US$6.347,03

  • Gini: 57,7%

  • Fuso horário: UTC+2

  • Relações exteriores:

- Organização das Nações Unidas (ONU)

- Organização Mundial do Comércio (OMC)

- Fundo Monetário Internacional (FMI)

- BRICs

- G20

Geografia da África do Sul

A geografia da África do Sul é caracterizada pela diversidade das formas da paisagem. O país está localizado no extremo-sul da África, sendo banhado pelo  oceano Atlântico  e pelo oceano Índico. O relevo predominante é do tipo planalto, sendo que há, também, algumas formas de relevo de planície, que acompanham o litoral. Na África do Sul, estão presentes duas formações desérticas, o deserto do Kalahari e o deserto da Namíbia.

Os dois tipos climáticos predominantes são o Subtropical e o Temperado, sendo os verões tradicionalmente quentes e os invernos mais secos e com temperaturas amenas. A vegetação é caracterizada por savanas e estepes, nas áreas mais secas do país, pela vegetação mediterrânea, nas zonas próximas do litoral, e, ainda, pela presença de florestas tropicais, em especial, ao longo dos rios do país. Os dois rios principais são o Orange e o Limpopo. A África do Sul possui cinco grandes mamíferos: leão, leopardo, elefante, hipopótamo e rinoceronte.

Quais países da áfrica apresentam os mais elevados idhs? onde eles se localizam no continente?
A fauna da África do Sul é composta por animais de grande porte, como os elefantes, que habitam as savanas.

História da África do Sul

A África do Sul era uma região habitada por populações tradicionais. No ano de 1488, o navegador Bartolomeu Dias contornou o então chamado cabo da Boa Esperança, na porção extremo-sul do continente africano, dando assim início ao processo de colonização do país.

A África do Sul, em razão da sua posição geográfica estratégica, foi amplamente disputada por nações colonizadoras, como portugueses, holandeses e ingleses. A Holanda, cujo nome oficial é Países Baixos, foi o primeiro país a instalar uma colônia oficialmente reconhecida no território sul-africano, mais precisamente no ano de 1652.

No entanto, o Reino Unido acabou assumindo a antiga colônia holandesa em 1806, e os britânicos ampliaram seu controle sobre toda a região, fundando diversos povoamentos. O processo de ocupação britânico foi finalizado em 1910, em razão da independência da África do Sul.

Após a independência sul-africana, intensos debates internos refletiram na divisão do país em grupos de população definidos pela cor da pele. Assim, houve a instalação de um regime de segregação racial. Desse modo, o grupo formado por pessoas brancas dominava as principais instituições políticas e a produção econômica do país, sendo que a maior parte da população, formada por pessoas negras, era excluída do sistema político, econômico e social.

Esse regime recebeu o nome de apartheid. A divisão do país pela raça da sua população durou aproximadamente 40 anos e gerou uma grande desigualdade social. O seu término está atrelado a uma eleição nacional, no ano de 1994, com a participação de todos os sul-africanos, tendo sido eleito Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.

Apesar dos avanços econômicos e sociais nos últimos anos assim como da maior inserção da população negra na sociedade sul-africana, o país ainda apresenta altos índices de pobreza e desigualdade.

Veja também: Panteras Negras – grupo político estadunidense que lutava pelos direitos dos negros

Mapa da África do Sul

Demografia da África do Sul

A população da África do Sul é composta por 58 milhões de habitantes, sua formação é caracterizada pela grande diversidade de língua e religião. O maior grupo populacional do país é formado por negros de origem africana, sendo que há, também, a presença de brancos de origem europeia e pessoas de origem asiática.

Conforme os dados demográficos mais recentes, a África do Sul apresenta uma taxa estável de crescimento da população, sendo um país de repulsão, mas também de atração em relação aos migrantes. A África do Sul recebe muitos imigrantes de outros países africanos em busca de melhores condições de vida. A maior cidade é Joanesburgo. Além dela, Cidade do Cabo, Durban, Germinston, Pretória e Port Elizabeth possuem mais de um milhão de habitantes.

Economia da África do Sul

A economia da África do Sul é a principal do continente africano. A base econômica do país está concentrada no setor primário, mais precisamente na exploração mineral. A África do Sul explora grandes quantidades de ouro e diamante, sendo um dos principais produtores mundiais. No setor de mineração, destacam-se, ainda, a exploração de cromo, ferro e manganês.

Além disso, com relação às atividades primárias, o país produz muitos alimentos típicos de clima temperado, como cereais e uvas, além de carne, lã e derivados de leite.

Já no setor secundário, predominam as atividades de transformação, como as indústrias metalúrgica e siderúrgica. Além disso, a produção de máquinas e equipamentos de transporte assim como a indústria química e alimentícia possuem destaque na economia sul-africana.

O setor terciário é desenvolvido e ancorado pelas atividades de comércio. O turismo, em especial o ecoturismo, tem crescido muito nas últimas décadas, sendo um importante gerador de riquezas para as comunidades do país.

Quais países da áfrica apresentam os mais elevados idhs? onde eles se localizam no continente?
A Cidade do Cabo é um dos principais centros econômicos da África do Sul, sendo muito procurada por turistas que desejam conhecer melhor o país.

Infraestrutura da África do Sul

A África do Sul tem uma infraestrutura pouco desenvolvida e com muitos problemas operacionais, mesmo após a realização de grandes eventos, como a Copa do Mundo de Futebol de 2010. O setor de transportes possui modais rodoviários e ferroviários, além de aeroportos e portos, que realizam a maior parte das trocas comerciais do país. O setor de energia ainda é concentrado na utilização de combustíveis fósseis, porém estão sendo feitos investimentos em energias renováveis.

A África do Sul aposta também no desenvolvimento das áreas de biotecnologia e aeroespacial. A rede de educação do país possui ampla cobertura e é considerada uma das melhores do continente. Já a saúde é composta por centros de atenção básica. Na África do Sul, está o maior hospital do mundo, na cidade de Joanesburgo.

Acesse também: O que é bioenergia?

Governo da África do Sul

O governo da África do Sul é formado por um sistema de Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), sendo que o presidente do país, chefe do poder Executivo, é eleito de maneira indireta, por um sistema que depende do Legislativo. Os representantes políticos do Legislativo são escolhidos, pela população, por meio da votação em partidos. A duração de um governo nacional na África do Sul é de cinco anos, e a Assembleia Nacional é composta por 400 representantes. O atual presidente do país é Cyril Ramaphosa.

Bandeira da África do Sul

Cultura da África do Sul

A cultura da África do Sul é muito diversificada e marcada pelos diferentes povos que formaram o país. O território possui 11 línguas oficiais e diversas práticas religiosas. O principal ritmo musical praticado e ouvido pelos sul-africanos é o kwaito, sendo que a música tradicional africana é muito valorizada. Já o prato principal é chamado de braai, uma carne grelhada, muito parecida com o churrasco brasileiro. No esporte, além do futebol, a África do Sul possui grande tradição no rugby, no críquete e no hóquei em campo.