Por que você deve fazer parte da empresa

Olá Futuro Propagandista,

Temos certeza de que, alguma vez, durante a entrevista, te perguntaram o por que de você se inscrever para aquela vaga, certo?

Por que logo essa vaga?

Por que essa empresa?

Por que não outro mercado, ocupação ou companhia?

Essa é provavelmente uma das perguntas mais comuns em processos seletivos, e ainda assim causa dor de cabeça em muito candidato desprevenido.

Vamos nos preparar para arrasar também nessa parte dos processos?

Neófito, neste post vamos te ajudar a passar por essa fase sem cair em clichês ou cometer gafes! Vem com a gente e entenda o que responder nessas horas:

Por que você deve fazer parte da empresa

A resposta automática que não verbalizamos é que queremos fazer parte dessa empresa para ganharmos dinheiro e conquistarmos novos patamares na nossa carreira. Afinal, para o que mais trabalhamos, certo?

Muitos acham ainda que o recrutador quer mais é que você puxe saco do laboratório, falando que é o melhor do mercado, que é diferenciado e que quer fazer parte das conquistas dela.

Mas por que os recrutadores fazem essa pergunta? O que eles querem afinal? Será que é só um teste para ver se estamos espertos?

Na verdade, essa é mais uma questão onde o entrevistador busca identificar um perfil alinhado ao da vaga e da empresa. Sim, são feitas dezenas de análises desse tipo, e nós te explicamos o porquê: metade do sucesso de um funcionário em uma empresa é por conta das suas hard skills, ou seja, habilidades técnicas, e a outra metade corresponde ao alinhamento das suas soft skills, habilidades comportamentais, em alinhamento com a cultura organizacional de uma empresa.

Ou seja, quanto mais você tem a cara da empresa, mais tende a fazer um bom trabalho e adaptar-se a processos e valores internos.

Nessa hora da conversa, além do seu perfil, o nível de conhecimento que tem sobre a empresa também está sendo ativamente analisado – e quanto mais interesse você externalizar, mais o seu interlocutor irá acreditar que você realmente quer aquela vaga.

Faz sentido?

Por que você deve fazer parte da empresa

Quando iniciamos um relacionamento, antes de pedirmos alguém em namoro nós antes analisamos se aquela pessoa está tão interessada quanto nós, certo? E se ela não estiver, o que fazemos? Geralmente, damos um pé na bunda, não é?

No recrutamento tudo é muito parecido: o relacionamento só sobrevive se ambos estiverem igualmente animados e com boas expectativas quanto a ideia de uma parceria.

Há ainda a necessidade de uma identificação entre os dois lados. Um namoro onde pessoas são completamente opostas em absolutamente tudo não tende a ir para frente, e também é assim que ocorre nas empresas, portanto, se você quer fazer parte daquele laboratório, trate de gerar identificação.

Mas como vou melhorar o meu conhecimento sobre a empresa e gerar identificação? Vem com a gente:

Por que você deve fazer parte da empresa

Pesquisando no site dela a sua missão, visão, valores e propósitos;

Buscando todas as notícias que englobam aquele laboratório nos últimos anos;

Listar as conquistas, inovações e ações sociais daquela companhia;

Fazer networking com pessoas que lá trabalham para entender como ela se comunica institucionalmente;

Seguir perfis no LinkedIn, Glassdoor e afins para se atualizar quanto ao que aquela empresa vem fazendo e comunicando;

Mas o que eu devo falar exatamente, TrueRep?

Bem, quando te fizerem essa pergunta numa próxima oportunidade, foque em falar sobre os seguintes tópicos para transparecer tranquilidade, interesse e competência:

Por que você deve fazer parte da empresa

Identificação com os valores da empresa e com a sua cultura organizacional;

Conhecimento sobre o futuro do mercado farmacêutico e em que pontos aquela empresa vem evoluindo;

Experiências passadas suas que são procuradas como perfil para a vaga;

Interesses pessoais, como hobbies ou trabalhos voluntários, que se alinhem aos valores da companhia;

Visões por parte de colaboradores daquela empresa que você conheça e que te encorajaram a querer fazer parte dela.

E aí neófito, você já se sente mais preparado para as próximas oportunidades?

Ainda tem dúvidas sobre montagem de currículo e cartas de apresentação? Dê uma olhada nesse e outros vídeos do nosso canal do Youtube:

Vamos juntos! 🚀

Por que você deve fazer parte da empresa

Youtube: Clique Aqui

Telegram: Clique Aqui

Instagram: Clique Aqui

Vagas de Propagandista: Clique Aqui