Por que o nariz congestiona

O nariz entupido, também conhecido por congestão nasal, ocorre quando os vasos sanguíneos do nariz ficam inflamados ou quando há excesso de produção de muco, deixando o nariz congestionado e dificultando a respiração.

Este tipo de problema normalmente é causado por condições leves como gripes, resfriados, sinusite ou alergias respiratórias e, por isso tende a desaparecer sozinho em cerca de 1 semana.

Como o nariz entupido não apresenta risco para a saúde, os descongestionantes nasais de farmácia só devem ser utilizados sob orientação e prescrição médica, pois podem piorar a congestão nasal, devido ao efeito rebote, fazendo com que o caso piore ou se torne crônico.

Por isso, antes de utilizar algum descongestionante, existem algumas medidas caseiras que podem ajudar a desentupir o nariz, como:

1. Lavar o nariz com solução salina morna

O lavador nasal remove o excesso de muco e secreções dos seios nasais, ajudando a desentupir o nariz. Além disso, como a mistura possui sal, permite eliminar bactérias que podem estar piorando a produção de secreções.

Como pode causar um ligeiro desconforto, o lavador normalmente não é usado por crianças, sendo mais prático para adultos. Este dispositivo deve ser colocado junto de uma das narinas, de forma a inserir a água com sal e deixar sair o líquido pela outra narina, arrastando mucosidades e impurezas presentes nas vias nasais. Veja o passo a passo para fazer a lavagem nasal.

2. Inalar vapor com eucalipto

A inalação com vapores não provoca qualquer desconforto e, por isso, pode ser usada em crianças sob supervisão de um adulto. O vapor fluidifica as secreções e o eucalipto é descongestionante, ajudando a desentupir o nariz.

Para fazer a inalação basta colocar 3 gotas do óleo essencial de eucalipto em uma tigela com cerca de 500 mL de água fervente e inalar o vapor durante cerca de 5 minutos, colocando uma toalha de banho sobre a cabeça, para o vapor ficar aprisionado.

3. Umidificar o ambiente

Umidificar o ar com bacias de água pela casa, ou com o próprio umidificador elétrico, ajuda a deixar os tecidos das vias respiratórios mais hidratados e menos irritados, aliviando o desconforto e facilitando a remoção das secreções. 

4. Beber 2 a 3 litros de água por dia

A água é muito importante para manter as secreções mais fluídas e fáceis de eliminar, mesmo que mais nenhuma técnica seja utilizada. Além disso, pode se também tomar chás, principalmente aqueles com propriedades descongestionantes, como o eucalipto ou a hortelã, por exemplo.

5. Consumir alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C é uma substância muito conhecida por estimular o sistema imune e torná-lo mais forte, o que permite ao corpo se recuperar mais rápido de gripes e resfriados, que são as principais causadores do nariz entupido.

Alguns dos alimentos que podem ser ingeridos incluem abacaxi, laranja, limão ou tangerina, por exemplo. Veja uma lista de alimentos com vitamina C mais completa.

6. Tomar um banho quente

Durante o banho quente, o vapor ajuda a deixar o muco nasal mais fluido e mais fácil de ser expelido, reduzindo assim o desconforto do nariz entupido. 

7. Usar toalha quente com hortelã 

A toalha quente e úmida com o chá de hortelã sobre o rosto alivia os sintomas de nariz entupido por ser um expectorante natural, ou seja, ajuda a liberar o catarro e o muco que causa incômodo. Veja outros benefícios do hortelã.

8. Massagear as maçãs do rosto 

Para aliviar o incômodo do nariz entupido, pode-se massagear as maçãs do rosto e o nariz com os óleos essenciais de hortelã-pimenta, eucalipto ou alfazema, por 5 minutos.

Conheça outros remédios caseiros para desentupir o nariz, quando causando pela sinusite, no vídeo seguinte: 

Como desentupir o nariz do bebê

O nariz entupido nos bebês é muito comum, devido ao pequeno diâmetro das suas narinas, o que pode causar muito desconforto, já que eles não sabem como se livrar do muco para conseguir respirar melhor.

Para desentupir o nariz do bebê, o que se pode fazer é:

  • Usar soro fisiológico para lavar as narinas do bebê, aplicando algumas gotas ou jatos em uma das narinas e sugando com um aspirador nasal;
  • Realizar uma suave massagem da parte de cima do nariz para a parte de baixo;
  • Colocar um travesseiro alto por baixo do colchão do bebê para facilitar a respiração;
  • Fazer nebulização com 5ml de soro fisiológico, durante 20 min, 3 a 4 vezes ao dia, ajudando a fluidificar a secreção nasal.

Não se deve utilizar óleo essencial de eucalipto em crianças porque pode provocar irritação nas vias respiratórias e até uma crise de bronquite. Se o ambiente estiver muito seco, é recomendado o uso de umidificadores de ar ou deixar uma toalha molhada estendida dentro do quarto do bebê, evitando baldes para prevenir acidentes. Veja como preparar remédios caseiros para tratar o nariz entupido no bebê.

Por que o nariz congestiona
Por que o nariz congestiona

Unidade Barra 24 horas

Por que o nariz congestiona
Av. das Américas, 3200 / bl.01 / sl 133

Por que o nariz congestiona
(21) 3251-1140

Por que o nariz congestiona
(21) 99999-0330

Horários de atendimento: 24 horas

Unidade Tijuca 24 Horas

Por que o nariz congestiona
Rua Bom Pastor, 295

Por que o nariz congestiona
(21) 2569-3228

Por que o nariz congestiona
(21) 99603-0729

Horários de atendimento: 24 horas

       

O nariz entope pois ao deitarmos, ocorre uma redistribuição sanguínea fazendo com que haja um maior fluxo para cabeça. Porém, se isso começou a atrapalhar sua respiração e consequentemente seu sono, você precisa procurar a Clínica Septo imediatamente.
Entenda porque ocorre este problema e qual é sua solução.

O que é a obstrução nasal ao deitar?

Eventualmente, escutamos os pacientes reclamarem de obstrução nasal, principalmente ao se deitar. Isso se deve ao aumento do fluxo de sangue nas conchas nasais e a obstrução como consequência.
O problema pode causar irritabilidade, mal estar, diminuição da qualidade do sono, prejuízo do olfato e do paladar e causar dores de cabeça, afetando diretamente a qualidade de vida.

O que pode gerar essa obstrução?

São vários fatores que podem causar a obstrução nasal, como: desvio de septo, aumento das conchas nasais, rinite, sinusite, hipertrofia das adenóides, pólipos nasais, entre outros.
A respiração nasal é de extrema importância para nossa saúde global. O livre fluxo de ar pelas narinas garante uma boa respiração, aeração adequada dos seios da face, ouvidos, garganta e pulmões. Com isso, a oxigenação adequada de todo o organismo, com destaque para o sistema cardiovascular e neurológico. Por isso, a qualquer sintoma, procure o otorrino.

Por que procurar a Clínica SEPTO?

Por mais que nos quadros leves a congestão não precise de grande acompanhamento, se os sintomas persistirem ou piorarem, é o momento de marcar uma consulta.
O profissional analisará as suas vias aéreas, ouvidos e garganta para saber a extensão do problema. Em uma situação que inspire cuidados, o médico pode solicitar exames de sangue para descartar alergias e infecções, exames radiológicos, além de cultura de secreção. Com base nos resultados, o especialista indicará o melhor tratamento para o seu caso.

Conclusão

A congestão nasal causa desconforto e pode exigir atendimento profissional. Ao saber do que se trata esse quadro, suas causas e os sintomas, fica fácil entender quando procurar um médico. Afinal, a congestão nasal pode ser o sintoma de um problema de saúde mais grave e precisa ser investigada.

Sobre a Clínica Septo
Criada em 1987, a Clínica Septo sempre aliou modernidade no diagnóstico e tratamento de otorrinolaringologia com um atendimento gentil e atencioso de nosso corpo médico.

Por entendermos que a saúde não pode esperar, temos dois centros de atendimento que funcionam 24 horas por dia, na Tijuca e também na Barra. Estamos sempre à disposição para cuidar de toda a sua família. Clique aqui para saber mais!

Por que o nariz congestiona