Por que sai sangue pelo nariz

Durante a anamnese, os médicos perguntam acerca do seguinte:

  • Desencadeadores evidentes (como espirros, assoar ou cutucar o nariz e infecções recentes das vias aéreas superiores)

  • A duração e número de episódios de hemorragia nasal anteriores e como eles foram estancados

  • Se a pessoa (ou um membro da família) tem um distúrbio de sangramento ou outros distúrbios que às vezes causam problemas da coagulação sanguínea

  • Se a pessoa toma algum fármaco que interfere com a coagulação sanguínea

Distúrbios que podem causar problemas da coagulação incluem doenças graves do fígado (como cirrose ou hepatite) e certos cânceres.

Durante o exame físico, os médicos procuram primeiro por sinais de grande perda sanguínea (como frequência cardíaca alta e pressão arterial baixa) e por uma pressão arterial acentuadamente elevada.

Em seguida os médicos concentram-se no nariz, procurando o local da hemorragia. Eles também verificam a pele da pessoa, buscando sinais de distúrbios de sangramento, inclusive petéquias, grandes hematomas, e pequenos vasos sanguíneos dilatados no interior e ao redor da boca e nas pontas dos dedos das mãos e dos pés.

Um local de hemorragia anterior é geralmente fácil de o médico ver com uma lanterna. Para verem o local de uma hemorragia posterior, os médicos precisam usar um visualizador flexível. No entanto, um local de hemorragia posterior ativo produz muito sangue para que o médico veja qualquer coisa, mesmo com um visualizador.

Por que sai sangue pelo nariz

O sangramento nasal, também conhecido por epistaxe, é um problema relativamente comum durantes os períodos de baixa umidade. Devido ao ar seco, as mucosas nasais tornam-se mais suscetíveis a inflamação, e as pequenas veias do nariz se rompem facilmente, provocando os sangramentos.

Conversamos com o dr. Oswaldo Laércio Cruz, otorrinolaringologista no Hospital Sírio-Libanês, e selecionamos cinco informações importantes para te ajudar a controlar os sangramentos nasais. Veja:

1) Rinite é uma das principais causas de sangramentos nasais
A rinite, doença provocada por infecções virais, como gripes, ou por processos alérgicos, inflama as vias nasais com grande possibilidade de sangramento. O tratamento da rinite é feito, conforme orientação médica, usando medicamentos anti-histamínicos (antialérgicos), descongestionantes nasais, corticoides, vacinas ou medicamentos específicos de uso prolongado para inibir o processo alérgico. “Tratar a rinite é um dos meios mais eficazes para prevenir os sangramentos nasais”, comenta o dr. Cruz.

2) Sangramentos são mais comuns em crianças e em adolescentes
Segundo explica o dr. Cruz, as crianças e os adolescentes são mais susceptíveis a sangramentos nasais porque nessa fase da vida a parte interna do nariz apresenta uma concentração maior de vasos sanguíneos, quando comparada à fase adulta e à terceira idade. “Manter as unhas bem cortadas diminui as chances de sangramentos, caso o nariz seja cutucado pela criança”, sugere o médico.

Outros grupos que também correm um risco maior de terem sangramentos nasais frequentemente são:

  • Pessoas que fazem uso de medicamentos que interferem na coagulação sanguínea, como aspirina e ácido acetilsalicílico (AAS).
  • Pessoas com doenças que podem ter sangramento nasal como um dos sintomas, como hemofilia, leucemia, linfomas, insuficiência hepática e insuficiência renal.
  • Usuários de cocaína ou crack, pois a droga pode machucar as vias aéreas.

3) Evite deitar-se durante o sangramento nasal
Quando os sangramentos nasais ocorrem, a primeira dica é ficar calmo é aplicar uma leve pressão na porção anterior do nariz (como se apertasse a ponta do nariz), pois é nessa região onde o sangramento frequentemente acontece por 15 minutos. A pessoa deve respirar pela boca, enquanto durar a compressão, e sentar-se numa posição em que a cabeça fique mais alta do que o resto do corpo. Deitar não é indicado, pois pode fazer o sangue refluir em direção à faringe, levando a pessoa a engolir o líquido ou até aspirá-lo pelos pulmões, se o sangramento for muito volumoso.

4) Sangramentos nasais repetitivos e intensos merecem avaliação médica
Se ocorrer um sangramento com maior intensidade e que não cesse com as manobras relatadas no item 3 (acima), a pessoa deve procurar um serviço de pronto atendimento e avisar seu médico. Ele irá ajudar a identificar a causa do problema, podendo ainda descartar doenças raras, como tumores intranasais e problemas de coagulação.

5) Alguns sangramentos nasais podem exigir tratamento de cauterização
Em alguns casos, quando o sangramento nasal é mais intenso e não cessa rapidamente, o médico pode utilizar a cauterização. Trata-se de um procedimento que “queima” as veias que estão sangrando, interrompendo a hemorragia. A cauterização pode ser feita com produtos químicos específicos, como ácido tricloroacético ou nitrato de prata embebido em algodão ou com equipamentos elétricos. Às vezes pode ser necessário o tamponamento (obstrução) nasal com espuma sintética e, eventualmente, intervenção cirúrgica endoscópica do nariz para revisão e controle do sangramento.

O Hospital Sírio-Libanês está preparado para atender os mais variados casos de sangramento nasal. O serviço de Pronto Atendimento do Hospital presta serviços de urgência 24 horas por dia e está aberto a pacientes particulares e de convênios médicos. Caso seja necessário, médicos otorrinolaringologistas que fazem parte do corpo clínico do Hospital são chamados para prestar cuidados especializados no Pronto Atendimento.

Se for de interesse do paciente, no entanto, uma consulta especializada com um médico otorrinolaringologista pode ser marcada por meio do Núcleo de Medicina Avançada. Agende uma consulta: (11) 3394-5007.