Por que o homem demora para gozar

Falando de Sexo29/09/2015 | 20h01

Estou tendo algumas dificuldades no relacionamento sexual com a minha namorada, há dois anos. Ela é bonita, sexy, e nós fizemos amor com muita intensidade. Porém, de algumas semanas pra cá, venho tendo dificuldade em gozar. Fico por mais de duas horas de membro rígido e não consigo ejacular.
Me canso, e ela também. Com isso, se deprime, achando que eu não tenho mais tesão. Só que eu gosto muito da minha namorada!
E, aí, a transa não rola bem, pois já vamos condicionados a isto. Ela me sugeriu consultar um urologista para ver o que está acontecendo, pois, normalmente, levo de 20 a 30 minutos para ejacular. Não sei o que está ocorrendo – talvez, estresse e preocupações.
    

Amigo, a ejaculação retardada acontece quando o homem demora muito para gozar durante a relação sexual, ou, ainda, pode até não conseguir — e, aí, se caracteriza como anejaculação. Porém, a ereção do pênis e o desejo sexual existem.

Passageira

Na ejaculação retardada, esse atraso não é consciente, pois o homem quer chegar ao orgasmo e não consegue atingir esse ápice. Como você relatou no seu depoimento, isso, realmente, acaba prejudicando a qualidade de vida, pois a autoestima e a autoconfiança ficam abaladas, podendo gerar dificuldades no relacionamento a dois.

É importante que se mantenha a calma em uma situação como a que você está vivenciando, caro leitor. Saiba que essa disfunção sexual pode ser temporária, principalmente quando as causas se revelam de fundo psicológico.

Ainda assim, a sua namorada está coberta de razão. É importante mesmo conversar com um urologista para esclarecer e identificar melhor o que está gerando esse tipo

de quadro.

Abalo emocional

Na maioria das vezes, a dificuldade de ejaculação é causada por fatores psicológicos. Um determinado problema que causa tensão, estresse ou medo no homem é capaz de interferir no corpo e prejudicar seu orgasmo.

Leia mais colunas de Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para

Por que o homem demora para gozar
Homens que demoram para gozar são um problema para as mulheres (Imagem: Marcelo Calenda)

Se a gente fosse medir o sucesso de uma relação sexual pelo tempo que ela dura chegaríamos à conclusão de que somos fracassados, segundo os inúmeros estudos que estão disponíveis. Não gosto muito de fazer comparações baseadas em pesquisas por duas razões. Primeiro porque as pessoas mentem sobre seu desempenho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+++ Saiba mais: 8 mitos e verdades sobre ereção

Segundo porque o que pode ser bom para alguns talvez seja um pesadelo para outros. Hoje quando ouço alguém dizer que transa todos os dias, só penso: que coisa de adolescente, adulto quer mesmo é gozar e dormir de conchinha. Brincadeiras à parte, você só deveria se preocupar com a duração de uma transa se tiver ejaculação precoce (menos de um minuto) e se sempre deixa suas parceiras a ver navios, a chamada ejaculação retardada. Mas a realidade é que 28,5% dos brasileiros estão insatisfeitos com o tempo de seu gozo.

+++ Saiba mais: Ejaculação precoce: o que é, causas e como controlar

Há inúmeros estudos que indicam o tempo ideal. Um deles aponta que o intervalo entre penetração e ejaculação deveria durar entre 1 e 10 minutos. Outro diz que as relações duram de 33 segundos a 44 minutos. Obviamente, se você não se encaixa no padrão longa-duração começa a se questionar por que isso acontece.

saiba mais


Que seja eterno enquanto duro, sempre falo. Nada pior do que tentar prolongar o sexo quando o tesão já foi embora. Todo mundo, as mulheres inclusive, passado o fervor da juventude, desenvolve seus métodos e seu tempo. Ao menos deveria.

Homens mais jovens tendem a aguentar firmes e fortes durante 6,5 minutos; os mais velhos duram 4,3 minutos; o tempo mediano (calculado entre a maioria que deu respostas próximas) fica em 5,4 minutos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

saiba mais


Honestamente, não faço a menor ideia do ideal. A gente já leva neuras demais para a cama, além do tesão, para ainda querer cronometrar o tempo que demora para gozar. Sim, no sexo, até os segundos contam, mas não é exatamente a duração entre a penetração e a ejaculação que faz a real diferença.Não conheço nenhuma mulher que reclame do sexo porque o parceiro aguenta 4 ou 6 minutos. As reclamações são de outra ordem. Muitas dizem que o pior pesadelo, além de homem broxa, é homem que demora demais para gozar.

Sabemos que isso pode ser causado por estresse, por causa de medicação. Antidepressivos são um balde de água fria na vida sexual de homens e mulheres. A gente entra em campo, mas pode demorar o tempo de uma partida de futebol para gritar gol. Tem gente que desiste.


Se você é um cara que tem certa dificuldade para chegar aos finalmente, nunca, jamais, em hipótese nenhuma faça ou deixe sua parceira gozar antes de você. Depois do orgasmo, o nível de lubrificação despenca e quanto mais tempo leva mais desagradável fica.

+++ Saiba mais: O manual do sexo oral

Para tudo isso existe um único remédio. Detesto me repetir, mas o que serve para o apressadinho e para o devagar-quase-parando são as preliminares. Primeiro porque elas agregam tempo imaginário ao sexo e podem dar aquela falsa, mas necessária, impressão de que a gente passou um tempão transando. Beijar, acariciar, tirar a roupa e tudo mais entram na contagem psicológica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

saiba mais


Sexo oral e masturbação são tão ou mais prazerosos do que a penetração em si, e muitas vezes subestimados. Se você capricha, o orgasmo da mulher pode acontecer logo depois da penetração. Ela estará subindo pelas paredes e implorando para gozar. Isso significa que vai agradecer se você resolver a sua parada em cinco minutos e deitar ao seu lado abraçadinho.

O pós-sexo também prolonga a tal sensação de tempo de uma trepada. Não saia correndo para entrar no banho ou num táxi, se quiser apelar para esse trucão. Pau duro pode ser a metade da solução. A outra é um tanto de mise en scène e psicologia.

Uma pergunta que sempre se passa na cabeça das meninas e que geralmente vem acompanhada de uma cobrança: Por que ele demora pra gozar? Será que a culpa é minha? Por outro lado, na cabeça dos meninos a dúvida já vem de outra forma: será que elas gostam ou isso causa certa frustração?

Bem, hoje tudo será esclarecido…

Ah, sabia que a gente tem uma área especial que ensina as mulheres a terem orgasmos? Com muitas dicas, técnicas, fotos e vídeos? Você ainda pode participar do nosso grupo secreto no Facebook e tirar dúvidas com uma especialista no assunto. Saiba mais aqui: “Especial Como Gozar Sozinha”

Por que ele demora pra gozar?

Qual a duração perfeita? Além de ser um conceito super pessoal, uma coisa tem que se combinar: nada que seja rápido demais, nem que demore demais. Segundo pesquisa realizada na Universidade de Queensland, na Austrália, o tempo médio de penetração entre os casais é em cerca de 5,4 minutos, isso sem levar em consideração o tempo das preliminares. Esse estudo ainda descobriu que homem circuncidados e o uso de preservativos não parecem afetar o tempo gasto fazendo sexo entre duas pessoas.

Lógico que esse tempo é só uma média, tem gente que demora mais e gente que demora menos. Quando se demora menos, temos o caso da ejaculação precoce, que na verdade é beeem menos (em média entre 30 e 60 segundos) e quando o tempo demora mais, muito mais, pode ser o caso da ejaculação retardada, ejaculação retrógrada ou anejaculação (ausência de ejaculação).

Entenda um pouco mais…

Por que o homem demora para gozar

Na ejaculação retrógrada, o sêmen vai retrogradamente para a bexiga, em vez de sair pelo canal uretral e está associada à anormalidade estruturais do colo da bexiga. Quando se trata da anejaculação, ocorrem as sensações orgásticas, entretanto sem haver a expulsão do sêmen (situações em que o sêmen não é produzido ou os canais do fluído seminal estão ocluídos). Já na ejaculação retardada, que é mais comum, constitui em um atraso em um “tempo” razoavelmente longo para a maioria dos homens e para seus parceiros sexuais e esse atraso pode ser desencadeado por fatores orgânicos e/ou psicológicos.

Causas orgânicas:

  • Abuso de álcool e drogas;
  • Diabetes;
  • Incapacidade de obter e manter a ereção;
  • Uso de antidepressivos e outros medicamentos específicos;
  • Cirurgias vasculares;
  • Distúrbios hormonais;
  • Câncer de próstata;
  • Lesões neurológicas;
  • Problemas decorrentes do envelhecimento.

Causas psicológicas:

  • Culpa/ansiedade por motivos religiosos;
  • Educação rígida;
  • Medo de engravidar a parceira;
  • Estresse, cansaço ou tensão;
  • Conflitos no relacionamento;
  • Traumas na infância ou fase adulta;
  • Preferência da masturbação à relação sexual.

Fatores relativos ao relacionamento do casal são importantes para a satisfação e para o funcionamento sexual. Se ele demora pra gozar, uma dica importante seria aproveitar bem as preliminares, deixá-lo mais excitado para que o orgasmo role mais rápido para ele na hora da penetração.

É importante haver o diálogo para o casal tentar se ajustar, principalmente, quando a causa for psicológica. O apoio do par é fundamental, caso contrário, a situação vira uma bola de neve. Ansiedade gera ansiedade, o que leva a falha. Nada de cobranças!

Não se sabe ao certo quantos homens apresentam ejaculação retardada, mas estima-se que 5% apresentam esse sintoma em algum momento da sua vida. Pode ser um caso isolado, uma fase ou algo que se estenda durante um período. O importante é que seja identificada a sua causa e procure ajuda para que a vida sexual seja vivenciada de forma satisfatória para ambos!

Imagem: Reprodução / UOL