Por que o gato balança o rabo

Os donos de gatos mantêm uma relação muito forte com os seus animais de estimação. Embora tenham um conhecimento profundo da sua linguagem corporal, não são raras as vezes em que os gatos os surpreendem. Muitas vezes, o segredo está na cauda.

Por que o gato balança o rabo

Quando um gato boceja, a cauda abana como se estivesse a desfrutar de um clássico disco que não conseguimos escutar. Descodificar este sinal pode ser um processo um pouco confuso.

Então como devemos interpretar os movimentos de cauda dos nossos felinos?

DICAS SOBRE A CAUDA

“Para ler os sinais que nos envia através da cauda, temos de ter em conta todo o corpo do gato”, diz-nos Carlo Siracusa, docente da Faculdade de Medicina Veterinária da Pensilvânia.

Um gato que abana a cauda enquanto se prepara para uma sesta, por exemplo, está-nos a dizer, “estou a descansar, mas continuo atento aos sons e aos movimentos à minha volta”, ou seja, está relaxado, mas não a dormir em serviço.

“Se estiver mesmo a dormir”, complementa Siracusa, “uma cauda dançante pode indicar-nos que está a sonhar.”

Uma cauda que chicoteia, num gato vigilante, pode indicar nervosismo e, possivelmente, agressividade, “Não lhe toquem!”, afirma Siracusa.

Num gato calmo, uma cauda no ar que desenha um gancho na ponta representa um simpático cumprimento, enquanto uma cauda completamente esticada pode denunciar um gato potencialmente agressivo. Um assustador “gato de Halloween” posará assanhado, de costas arqueadas e com a cauda bem espetada.

“Uma curvatura descendente pode significar que o animal adotou uma postura defensiva”, diz Siracusa. “Num gato relaxado, a cauda assume uma posição mais baixa ou neutra.”

CAÇA DOMÉSTICA

As caudas podem confundir-nos, mas os pés não mentem.

Katy Prudic, uma entomóloga da Universidade do Arizona, já colaborou connosco muitas vezes, mas agora encara um novo desafio: provar que os gatos são um mistério até mesmo para a comunidade científica.

“Porque decidem os gatos, de repente, que estão atrasados para um compromisso noutra divisão da casa?”, pergunta Prudric,  a respeito de todas as vezes em que os nossos gatos saem disparados e nos deixam a pensar: “Será que disse alguma coisa que o ofendeu?”.

Acredita-se que estas explosões de energia, por vezes conhecidas como zoomies, sejam “o resultado de excitação acumulada, frustrações, medo, ou energia reprimidos”, diz Siracusa.

Os gatos “precisam de muito enriquecimento e estímulo” e, se estivessem no exterior, estariam a subir às árvores e a perseguir as presas. As nossas casas são espaços mais seguros, mas não são muito estimulantes, ou o tipo de estímulo não é o melhor — como, por exemplo, quando são perseguidos por crianças.

“Os gatos são caçadores muito ágeis e velozes”, diz-nos Nick Dodman, autor do livro The Cat Who Cried for Help.

Os especialistas concordando que os picos de excitação em gatos domésticos podem efetivamente estar relacionados com energias acumuladas que poderiam ser utilizadas para caçar se não estivessem em ambiente doméstico.

Os gatos são seres crepusculares, ou seja, são mais ativos durante a noite e ao nascer do dia. O resto do tempo, passam-no a dormir, a poupar energias só para nos enganarem.

GATOS LADRÕES?

Ou será que andam a fugir à justiça?

A leitora Helen Farmer Kowalchuk é dona de um autêntico ladrão compulsivo de quatro patas.

O seu gato de duas cores apodera-se de meias, joias, cartões de visita, “tudo o que conseguir tirar”, diz-nos, “de armários, cómodas e malas,” quando a família não está por perto ou “quando ela acha que a família não está por perto”.

Kowalchuk não é, certamente, a única a ter um gato com tendência para a cleptomania. A Internet está cheia de histórias de gatos com tendência para a criminalidade, de Inglaterra à Califórnia, ou até mesmo à Austrália.

Alguns gatos têm um instinto caçador mais apurado, como os cães, diz Dodman, mas tal como os súbitos picos de energia, roubar pode ser uma manifestação de um gato que quer caçar e não tem presa.

Estes gatos podem simplesmente estar a viver a sua rotina diária quando decidem agarrar e transportar um artefacto roubado para o seu território, geralmente o sítio onde têm a tijela da comida.

As fémeas costumam armazenar o que caçam como provisões, ou trazê-lo para junto das crias para as ensinarem. Os machos também podem ter um comportamento semelhante.

“Há uma raça de gatos, os Munchkin, conhecida por, tal como os corvos, ser atraída por e roubar objetos brilhantes”, diz-nos Dodman.

Somos uns sortudos. A única coisa que um gato alguma vez nos roubou foi o nosso coração.

Não perca também estes vídeos que compilam alguns dos comportamentos mais caricatos dos gatos.

A cauda do seu gatinho dá-lhe pistas sobre o seu estado de espírito. Na realidade, mexer esta parte do corpo é uma das formas mais eficazes dos gatos comunicarem.

Muito mais do que um sinal de felicidade

Quando o seu gatinho está contente e confiante, coloca a cauda apontada para cima. Fá-lo também para expor os seus genitais, convidando-o a farejar por baixo da sua cauda para o conhecer melhor! É um gesto amigável, por isso é importante ser afetuoso com ele.

O significado dos movimentos da cauda

• Agitar a base ou a ponta da cauda – é a maneira do seu gatinho dizer “olá” • Escondida debaixo do corpo – o seu gatinho sente-se submisso • Com mais do dobro da sua espessura habitual – o seu gatinho está com medo e numa atitude defensiva • Movimentos rápidos da cauda – o seu gatinho está ansioso • Abanar a cauda – o seu gatinho está irritado (o significado oposto de quando um cão abana a cauda!) • Bater com a cauda – o seu gatinho sente-se extremamente frustrado e pode atacar • Espasmos na ponta cauda – o seu gatinho está curioso ou excitado (é comum observar este movimento quando o gato está agachado)

Enquanto os cães abanam os seus rabos como um sinal de que estão felizes, os gatos possuem uma linguagem corporal com mais nuances, isso não significa que não haja um motivo. Os felinos costumam realizar gestos mais complicados de entender, e um gato abanando o rabo nem sempre é interpretado da forma correta pelos seus donos. 

+Como identificar um gato estressado? Confira 7 sinais

Por que o gato balança o rabo
Por que o gato balança o rabo

Foto: Reprodução

Gato abanando o rabo: entenda o que seu felino quer dizer

Continue após a publicidade

A verdade é que os gatos possuem rabos muito expressivos, então a posição e o movimento deles podem nos dizer diferentes mensagens. Por isso é preciso prestar muita atenção no gato abanando o rabo para entender o que ele está querendo dizer. 

1. Rabo vertical e tremendo

Se o seu gatinho de estimação estiver com o rabo em uma dessas posições, ele provavelmente está te dando um "olá" amigável. Um rabo na vertical é normalmente sinal de que o felino está se sentindo feliz e confiante, que gosta da sua companhia.

+Como escovar pelo de gato e deixá-lo mais brilhoso e saudável

 2. Rabo enrolado

Já aconteceu de um gato enrolar o rabo em volta da sua mão, do seu braço ou do seu pescoço? Não se preocupe, esse também é um bom sinal: esses animais normalmente irão ter essa atitude para demonstrar carinho e afeição. É o mais puro sinal de amor.

3. Rabo abaixado 

Esse movimento não deve ser confundido com o tremor e é bastante fácil de perceber. Um felino irá deixar o seu rabo baixo, bastante rígido e irá abaná-lo de um lado para o outro para indicar que está descontente com alguma coisa. Esse movimento também pode ser um indicativo de que o bichinho está procurando uma presa. 

 4. A chicoteada com o rabo 

Normalmente indica que o seu gato está querendo brincar com você, essa pode ser uma boa hora para criar um vínculo afetivo forte com o animal de estimação. Brinquedos podem deixar a interação entre dono e felino ainda mais divertida.

 5. Rabo alto

Se um gato for confrontado por algum outro animal ou por qualquer coisa que ele considerar uma ameaça, ele provalmente irá levantar o seu rabo. Se o rabo levantado estiver ainda combinado com uma posição de costas arqueadas o gato está respondendo a ameaça, e usando desse artifício para parecer maior e mais assustador para o inimigo.

+Veja 10 coisas que os gatos não gostam e você deve saber

 6. Rabo torcido 

Se você já viu o seu gato olhando através da janela atentamente, é possível que isso tenha vindo acompanhado de uma pequena torção na bonta do rabo. Isso pode significar interesse ou concentração em alguma coisa que ele está vendo do lado de fora. 

De qualquer forma cada gato é único, e é sempre muito importante que o dono crie um forte vínculo com ele. Conhecer a forma como as expressões corporais dele se dão pode ser um ótimo começo. Lembre-se, um gato abanando o rabo está querendo sim dizer alguma coisa.