Por que o colesterol é importante para o organismo

O colesterol é um tipo de lipídio bastante importante para o funcionamento do nosso corpo. Ele é classificado com um esteroide e é responsável, entre outras funções, por garantir a produção dos hormônios sexuais, da vitamina D e de ácidos relacionados com o processo de digestão, além de fazer parte da composição das membranas celulares.

Essa substância é naturalmente produzida pelo nosso corpo, principalmente no fígado, entretanto, devemos obtê-lo também através da nossa alimentação por meio de alimentos de origem animal, tais como carne, leite, manteiga e ovos. Vale destacar que a ingestão dessa substância deve ser inferior a 300 mg por dia.

Apesar de bastante importante, o colesterol não deve ser consumido em excesso, pois está relacionado com problemas graves de saúde. Ele é responsável, por exemplo, por ocasionar a formação de placas de gorduras em nossas artérias que causam a sua obstrução. Esse fato acarreta consequências graves, como angina, infarto e AVC.

O colesterol, por ser uma substância insolúvel, necessita de proteínas de transporte que se associam a ele e formam as lipoproteínas. Estas, por sua vez, estão divididas em dois grupos: o HDL (High Density Lipoproteins) e o LDL (Low Density Lipoprotein). O HDL é chamado também de bom colesterol, pois está relacionado com a remoção de colesterol da corrente sanguínea. Já o LDL é responsável por provocar o entupimento das artérias e, portanto, recebe o nome de colesterol ruim.

O aumento dos índices de colesterol no sangue demora a provocar sintomas perceptíveis, por isso, quando eles aparecem, as consequências já são graves. Como dito anteriormente, o colesterol alto atinge as artérias, sendo assim, os sintomas surgem em decorrência desse fato e normalmente são palpitações, fadiga, falta de ar, dor no peito, paralisias e formigamentos.

Alimentação ruim, obesidade, falta de exercícios físicos e alcoolismo são alguns fatores relacionados com o aumento do nível de colesterol ruim em nosso organismo. Além disso, fatores genéticos, idade e sexo também estão relacionados com o problema.

Dessa forma, para evitar complicações em decorrência da alta taxa de colesterol, é importante fazer exames regulares para avaliar o nível dessa substância no organismo. Como formas de prevenção, destacam-se a prática de atividades físicas e uma alimentação saudável e rica em fibras. Evitar o consumo de gorduras, óleos, carne, derivados do leite, gema de ovos e produtos industrializados pode ajudar muito a evitar o aumento do colesterol. Além disso, não fumar e não beber também são formas de prevenção.

O colesterol é um esteroide produzido por nosso organismo e que participa da formação e manutenção de membranas e de diversas substâncias importantes, como os hormônios.

O colesterol é substância química pertencente ao grupo dos esteroides, isto é, alcoóis de alto peso molecular, denominados de zoosteróis por serem sintetizados pelo próprio organismo animal. No caso do ser humano, o colesterol é sintetizado pelo fígado, órgão que produz cerca de 75% do colesterol utilizado no nosso organismo.


Estrutura molecular do colesterol

O colesterol é um álcool, ou seja, apresenta um grupo OH ligado a carbono saturado, porém a maior parte de sua estrutura (como observado acima) é composta apenas por átomos de carbono e hidrogênio, o que confere a ele uma característica apolar.

Como é uma molécula apolar, o colesterol apresenta intensa dificuldade em dissolver-se na água, portanto, é um composto lipossolúvel. Por isso, o colesterol não é encontrado apenas no sangue e pode ser encontrado em qualquer tecido do corpo humano.

Tipos de colesterol

Para que o colesterol seja transportado pelo sangue até os tecidos, é fundamental que ele esteja dissolvido. Como é insolúvel em água, esse tipo de álcool é transportado pelo sangue na forma de lipoproteína, ou seja, o colesterol associa-se a um fosfolipídio e a uma proteína.

Por esse motivo, durante a produção do colesterol no fígado, ele adere a diferentes combinações de fosfolipídios e proteínas, o que faz surgir diferentes tipos de colesterol, como:

⇒ LDL (sigla do inglês para Low Density Lipoprotein, ou proteína de baixa densidade): tem por principal característica o fato de apresentar uma maior quantidade de gordura que de proteína. Sua função é levar o colesterol até os tecidos.

⇒ HDL (sigla do inglês para High Density Lipoprotein, ou proteína de alta densidade): tem por principal característica o fato de apresentar uma maior quantidade de proteína que de gordura. Sua função é levar o colesterol dos tecidos até o fígado, para posterior excreção.

Funções gerais do colesterol no organismo

De uma forma geral, o colesterol é uma substância de alto nível de importância para o organismo humano, já que apresenta diversas funções, como:

Participa da construção e manutenção das membranas das células;

Participa na fabricação da bile;

Participa no metabolismo de todas as vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K);

É utilizado como precursor (substância-base para a síntese de outra) de todas as classes de hormônios do organismo, como a progesterona, o cortisol, a testosterona, etc.

Colesterol bom e colesterol ruim


Os chamados colesterol bom e colesterol ruim, ou HDL e LDL, devem estar em níveis adequados no organismo

Quando se discute o assunto colesterol, muito é comentado sobre os populares “colesterol bom” e “colesterol ruim”. Nesse caso, essa é uma referência ao o HDL, que é o colesterol bom, e ao LDL, que é considerado o colesterol ruim.

O HDL é considerado um colesterol bom porque tem a função de fixar moléculas de gordura no interior das células para que sejam levadas até o fígado e, posteriormente, excretadas pelo nosso organismo.

O LDL é considerado um colesterol ruim, pois tem a função de retirar o colesterol do interior das células. A presença de excesso de gordura no interior da célula leva à formação de radicais livres, os quais são tóxicos ao organismo.

Níveis ideais de colesterol

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é sempre interessante manter os níveis de colesterol total, de HDL e de LDL, no organismo de um indivíduo da seguinte forma:

Colesterol total: abaixo de 200 mg de colesterol por decilitro de sangue (200 mg/dL);

HDL: acima de 35 mg por decilitro (35 mg/dL);

LDL: abaixo de 130 mg por decilitro (130 mg/dL).

Caso os níveis de LDL estejam altos no sangue, aumenta-se a chance de o colesterol ser acumulado nas paredes das artérias, provocando uma doença chamada de arteriosclerose, a qual pode dificultar ou bloquear a passagem da corrente sanguínea.


Representação de um vaso sanguíneo com deposição de gordura

Ações que ajudam a reduzir os níveis de colesterol

A seguir, seguem algumas ações cotidianas e hábitos alimentares que podem auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol no organismo, fazendo com que eles estejam dentro de uma normalidade, principalmente com relação ao HDL:


Alimentos que auxiliam na diminuição na taxa de colesterol

- Diminuição do consumo de carne vermelha, principalmente frita;

- Maior consumo de carnes brancas (como peixes e aves);

- Maior consumo de queijos brancos;

- Maior consumo de frutas como a maçã;

- Consumo de frutas cítricas (como uva, laranja e limão);

- Maior consumo de fibras (como as presentes no feijão e na aveia);

- Praticar atividade física regularmente (sempre com orientação médica);

- Não fumar.

O colesterol é indispensável para o organismo, especialmente para a produção de hormônios. "As moléculas de colesterol são produzidas pelo fígado e adquiridas pela alimentação", afirma Ricardo Zatti, professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia, em Livro+DVD e Curso Online.Doenças altamente prevalentes no mundo, como o infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e periférico, angina de peito, insuficiência cardíaca, são determinadas, na maioria das vezes, pela aterosclerose (placas de gordura presentes no sangue), que é a principal complicação de níveis elevados de colesterol plasmático. De maneira geral, os hipolipemieantes (fármacos que reduzem o colesterol plasmático) agem diminuindo a síntese hepática de colesterol.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Treinamento Profissional.


Por Silvana Teixeira.

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Última postagem

Tag