Por que o bico do peito doi

Há uns três dias o bico dos meus seios estavam doloridos, depois começou a coçar e quando fui apertar saiu um líquido transparente e pegajoso apenas de uma mama. Tenho 37 anos e ano passado fiz mamografia e deu nenhuma alteração, este ano também realizei a ecografia mamária e sem alterações. O que pode ser? O que fazer?

Olá. Toda alteração mamária deve ser avaliada através do exame físico do seu médico; dos exames de imagem como mamografia, ultrassom e ressonância; e da biópsia se necessária. Você está com uma descarga papilar que é a saída de líquido do mama. A saída de líquido de uma mama apenas, de apenas um ducto, de coloração cristalina ou hemorrágica necessita de avaliação, mesmo que seus exames de imagem estejam normais. A coleta da citologia mamária pode ser necessária.

Assim, agende a sua consulta para reavaliação. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento.

A saída de secreção através do bico do peito pode ter diferentes causas, a grande maioria das vezes benignas (não ligadas ao câncer). Muito frequente que os exames radiológicos sejam normais porque as alterações são em nível microscópico. Há casos em pode ser necessário inclusive um procedimento cirúrgico de retirada dos canais (ductos) mamários para diagnóstico da causa. Avalie com seu médico. Ele vai te orientar conforme o seu caso.

Olá. A dor mamária é um sintoma frequente e não necessariamente está associado a doença. Não se deve apertar o mamilos a procura de secreções, pois a saída de secreção pode ser secundária ao estímulo mamilar realizado. Faz se necessária uma avaliação com o seu mastologista de preferência para que ele possa examinar as suas mamas, orientar sobre os exames necessários e para esclarecimento das suas dúvidas. Espero ter ajudado.

  • Boa noite, descobrir um nódulo no seio direito ah 11 anos atrás categoria biraids 2 tenho monitorado ele desde então . Devo me preocupar tenho 29 anos .
  • So tenho 17 anos e faz uma semana que meu seio esquerdo aumentou bastante e esta mais bem dolorido que o outro fui ao medicos mas não tem nada no seio então oq poderia ser?
  • Tenho 29 anos, não tenho filhos porém minha mama está flácida,caída e são pesadas o número do meu sutiã é 52,as alças do sutiã cortam os meus ombros e sinto dores por conta do peso delas.Tenho um caroço na nuca (não sei se é por causa do peso das mamas, mas ele apareceu depois que elas cresceram e ficarão…
  • Olá tenho 35 anos, agora pouco apertei um lado do meu mamilo,o lado esquerdo e saiu um líquido preto e estou com medo quero saber oq significa por favor?
  • Fiz uma mamografia em 2016 e e o resultado foi BIRADS 2.. não procurei nenhum médico para apresentar o exame. E não fiz mais nenhum outro exame depois disso. Tenho 46 anos. Como devo agir? Devo me preocupar?
  • Minha mãe fez um exame é deu um nodulo sólido na mama direita Classificação ACR BI Rads 4 É grave
  • fiz a cirurgia da mama acessoria faz 20 dias e nao consigo levantar os braços q repuxa tudo e uma dor insuportavel isso e normal ?
  • Boa noite, meu filho tem 11 anos e está com uma bolinha dura dentro da mama direita, está um pouco alta a mama, mas ele não sente dor. Vcs podem me orientar, por favor? Obrigada!
  • Bom dia! Faço exames de mamografia desde os 35 anos, e ao meu ver sem necessidade, pois não tenho nenhum histórico na família. Tenho uma vida saudável, e não tomo nenhum medicamento. Minhas mamas são muito densas e a mamografia não seria tão eficaz para esse diagnóstico, ( no quesito risco, benefícios)…
  • Estou de 2 meses e meu seio esquerdo sempre foi maior que o direito, mas agora o esquerdo está 3 x maior que o direito é normal ou devo me preocupar?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

De alterações hormonais a sinais de câncer, é importante entender o que pode estar causando as dores nos mamilos

Redação Publicado em 29/08/2021, às 09h00

Muitas mulheres reclamam de dor nos mamilos e, dependendo do caso, isso pode até trazer preocupação. Porém, é importante destacar que nem sempre essa dor é causada por algo mais sério. Existem muitas razões para que isso aconteça, algumas tão simples como uma alergia ao sabão em pó ou um sutiã que não cabe direito. Dor nos mamilos também é uma ocorrência comum em mulheres menstruadas, grávidas ou amamentando. Por isso, separamos os seis motivos mais comuns para esse desconforto. Confira:

1. Fricção

A fricção é a razão mais comum para os mamilos ficarem doloridos. Pode ocorrer atrito se os mamilos esfregarem contra uma camisa ou sutiã mal ajustado durante atividades esportivas, como corrida, surfe ou basquete. Frequentemente, a fricção no mamilo, além de causar dor, também pode deixar a pele mais seca ou rachada.

Os mamilos que já foram feridos por fricção, uma reação alérgica, ou estão rachados ou sangrando têm um risco maior de infecção. A lactação e a amamentação também podem aumentar o risco de infecção.

Uma infecção por fungos nos mamilos, também conhecida como sapinho, costuma ser sentida como uma dor ardente e pungente que não desaparece com a redução das fontes de atrito. Os mamilos podem ser rosa brilhante e a aréola pode ser avermelhada ou escamosa.

Muitas mulheres que amamentam descrevem o sapinho como uma dor aguda e quente imediatamente após a mamada. Sinais da infecção também podem aparecer no bebê.

A mastite é possível durante a gravidez se o leite ficar preso em um dos dutos de leite. As bactérias podem começar a crescer no duto e se espalhar. Esse tipo de infecção pode causar mama e mamilo inchados, vermelhos e doloridos.

A mastite precisa ser tratada com antibióticos e, se não for tratada, pode formar um abscesso. Por isso, se além da dor a mulher perceber algo diferente na aparência dos mamilos, é importante procurar ajuda médica.

3. Alergia

Dor e irritação acompanhadas de pele escamosa, com crostas ou bolhas podem ser um sinal de uma reação alérgica ou dermatite atópica (eczema).

Há uma variedade de produtos domésticos que podem irritar os mamilos ou desencadear crises de doenças de pele, como dermatite atópica. Outros sinais de reação alérgica incluem pele vermelha ou rachada ao redor do mamilo e aréola e coceira persistente. Em alguns casos, pode ocorrer uma erupção cutânea.

4. Atividade sexual

A atividade sexual pode ser outra causa de dor nos mamilos. A fricção corporal ou a atividade sexual que envolva os mamilos podem causar dor. Essa dor geralmente é temporária e costuma ser tratada simplesmente dando tempo aos mamilos para cicatrizarem.

Confira:

5. Alterações hormonais

As mudanças hormonais durante o ciclo menstrual também podem desencadear dores nos mamilos e nos seios. Esses sintomas geralmente são sentidos nos dias anteriores ao início da menstruação, quando os seios também ficam mais inchados.

6. Câncer

Algumas dores nos mamilos, normalmente acompanhada de outros sintomas, podem ser um sinal de problemas como câncer, embora os tumores geralmente não causem dor. A dor nos mamilos causada pelo câncer geralmente afeta apenas uma das mamas e um mamilo.

A doença de Paget é um tipo raro de câncer que envolve o mamilo e que costuma ocorrer ao lado de tumores na mesma mama. Pessoas com doença de Paget e câncer de mama podem apresentar outros sintomas, incluindo:

  • Um mamilo achatado ou invertido;
  • Secreção amarelada ou com sangue do mamilo;
  • Sensação de coceira ou formigamento;
  • Pele avermelhada, escamosa ou com crosta ao redor do mamilo e da aréola.

A doença de Paget e o câncer de mama são diagnosticados pela inspeção das células afetadas. Embora a doença de Paget seja rara, qualquer pessoa que não tenha certeza sobre seus sintomas deve buscar ajuda médica.

De toda forma, é importante destacar que se as dores forem contínuas, é importante realizar uma consulta médica para entender melhor o que pode estar acontecendo.

Assista também:

Sentir algum desconforto, como dor nos seios ou mama dolorida, sempre desperta a atenção das mulheres, afinal, não se sabe o que pode significar um inchaço ou uma pontada. É frequente o receio de ser alguma doença mais grave, como o câncer, mas, na realidade, vários podem ser os motivos que provocam esses sintomas.

Entenda um pouco quais as principais causas que podem levar a essas dores.

Dor na mama: o que pode ser?

A mastalgia, ou dor nos seios, pode atingir mais da metade das mulheres, porém, na imensa maioria das vezes, não representa nada grave. No entanto, o conhecimento dessa estatística não deve impedir que ela procure atendimento médico.

Segundo o Dr. André Perina, chefe da Equipe de Mastologia do Hospital Santa Paula, “as dores podem ser cíclicas, mais relacionadas com as variações hormonais do ciclo menstrual, ou acíclicas, mais ligadas a traumas e processos inflamatórios”.

O médico acrescenta ainda que a “dor muscular, principalmente do músculo peitoral, pode se confundir com dor na mama. Nessa situação, anti-inflamatórios e relaxantes musculares podem resolver”.

Em relação à presença de câncer de mama, o Dr. André explica: “Normalmente, esse diagnóstico não causa dor.” Ele destaca ainda a orientação de procurar o médico para distinguir as diferentes situações.

Alterações do bico do peito e dor são normais?

Em qualquer fase, certos eventos comuns à vida da mulher podem, em algum momento, tornar o bico do peito dolorido. Essa dor pode ocorrer nos dois seios ou em apenas um deles. Normalmente, esse desconforto se apresenta de forma leve, mas, em alguns casos, pode causar dor mais intensa, prejudicando a qualidade de vida da mulher. As causas mais habituais para esse quadro são:

  • fricção – é um dos motivos mais comuns de mamilos doloridos. Isso pode acontecer pelo contato com roupas ou com sutiã em atividades esportivas ou no dia a dia. A fricção pode ocasionar também ressecamento e rachadura na pele;
  • infecção – reações alérgicas, ferimentos por atrito, rachaduras e amamentação podem oferecer risco de infecção; também é possível uma ação de fungos nos mamilos. Essa situação pode ocorrer em mulheres em razão do uso de antibióticos. Quando uma infecção se dá durante a amamentação, há ardência nos mamilos, que ficam com uma coloração avermelhada, além de escamação. O processo pode ainda gerar febre, inchaço e sensação de aumento da temperatura nos seios;
  • dermatite ou alergia atópica – acarreta irritação, dor e pele escamosa, com bolhas ou crostas. Pode ser motivada por produtos como sabonetes, perfumes, tecidos e amaciantes de roupa;
  • atividade sexual – o atrito durante a prática sexual pode causar dor, que, geralmente, desaparece rapidamente. Hidratar a região pode ajudar a reduzir o atrito e evitar os sintomas;
  • doença de Paget – é um tipo raro de tumor e pode suscitar dor e descamação nos mamilos. A alteração persistente da pele da aréola deve ser motivo de consulta ao mastologista;
  • gravidez – um evento bastante comum é dor nos mamilos durante a gravidez. Os mamilos e as aréolas podem doer, além de surgirem pequenos inchaços. Os sutiãs com suporte e bem ajustados podem diminuir o atrito, o que reduzirá a dor;
  • amamentação – é uma causa bastante comum de dor nos mamilos, que acontece em razão do trauma da sucção do bebê nos mamilos.

Sintomas de câncer de mama

De acordo com o Dr. André Perina, “os sintomas de câncer de mama incluem: nódulos ou massas palpáveis, retrações da pele, da aréola e/ou do mamilo e alterações na pele. Porém, existe a preocupação do diagnóstico precoce, antes de os sintomas se manifestarem. Tumores em fases iniciais não têm sintomas. Por isso, a importância dos exames de rotina (mamografia) para a detecção da enfermidade na fase inicial”, reforça o médico.

Que médico procurar quando houver dor nos seios?

O mastologista é o médico especialista para o estudo, diagnóstico e tratamento de problemas nas mamas. Busque sempre atendimento especializado em caso de surgimento de dor nos seios.

O Hospital Santa Paula conta com um espaço totalmente dedicado à saúde feminina: o Centro da Mulher. No mesmo lugar, é possível realizar exames em um ambiente exclusivo, com conforto, privacidade, rapidez e segurança.