Por que nao consigo engordar

não consigo ganhar peso de maneira nenhuma tanto com dieta e musculação, so muito magro ,tem alguma receita para eu ganhar peso?

Procure um endocrinologista para investigar as possíveis causas organicas e nutricionista para ser orientado sobre a dieta mais adequada.

Você deve fazer uma avaliação geral, para identificar o que está impossibilitando seu ganho de peso. Às vezes você pode achar que está se alimentando direito, porém você está com uma dieta hipocalórica (poucas calorias). Outro fator associado a seu problema pode ser deficit de micronutrientes e vitaminas, vistos por meio de exames. Portanto, vejo a necessidade de procurar um médico para lhe orientar.

Espero que lhe ajude

Todos temos um limite biológico que o nosso organismo insiste em permanecer, porém, tem que ser feita uma alimentação específica e rigorosa para seu caso poderemos realizar a hipertrofia muscular aliada com atividade física.

Isso poderá levar anos, sim, mas com saúde, não recorra a formulas mágicas pois sua saúde poderá ficar comprometida!

Imaginando que deva ter procurado por orientação médica como clínico, endócrino, nutricionista e profissional de ed. física. Se não o fez, é bom buscar essa avaliação. E mesmo assim, está com dificuldades não somente com o ganho de peso mas tb com sua imagem. Com isto, a ansiedade contribui dificultando. Penso que tb seja indicativo por buscar ajuda para lidar com a emoção que esta exigência (ganho de peso) está lhe causando. Boa sorte!

Sugiro procurar um médico endocrinologista e um nutricionista para pensarem juntos em um plano alimentar que possa atender à sua necessidade, se for o caso. Uma psicoterapia também é interessante para que possa trabalhar as questões relacionadas à imagem corporal, alimentação, autoestima, dentre outras. Desejo boa sorte.

Seria interessante você procurar uma equipe interdisciplinar para compreender quais são as necessidades que precisam ser supridas, para ganho de peso. Como é a sua fome, como estão as taxas de vitaminas, como é a sua rotina, número de refeições etc. O principal é você aprender a observar os sinais do seu corpo para aplicar ações de acordo com a sua natureza biológica ( genética, biotipo).

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Publicados Jan 3, 2018 – 04:00 AM EST | Atualizada Mar 15, 2018 – 11:00 AM EDT

São vários os fatores que podem estar envolvidos na dificuldade de ganhar peso, inclusive a genética de cada pessoa.

Em muitos casos, a dieta e suplementação correta resolvem a questão, mas, em outros, é preciso tratar um pouco além, já que o paciente pode sofrer de problemas metabólicos.

Segundo o endocrinologista do Hospital Sírio Libanês Renato Zilli, o peso pode ser influenciado, principalmente, por quatro fatores: alimentação, estímulo muscular, genética e sono.

A alimentação, como todos sabem, é um dos principais responsáveis pela manutenção do peso. Se uma pessoa come bastante, mas prioriza alimentos com baixas colorias, ela não conseguirá ganhar peso.

No caso oposto, é possível que uma pessoa não coma muito, mas aposte em itens muito calóricos e de baixa densidade nutricional e, assim, ganhe peso e ainda comprometa a saúde.

Do mesmo modo, se uma pessoa faz muitas atividades físicas ou possui uma rotina que demanda muita energia, ela precisará de uma dieta mais calórica do que uma pessoa sedentária para ganhar peso.

Por outro lado, para que o músculo cresça é necessário exercitá-lo, o que é feito através de exercícios anaeróbicos, como a musculação. 

A genética, conforme explica Zilli, também é um grande influenciador de medidas. Segundo ele, o código genético pode determinar até 40% do peso de um indivíduo. Em alguns casos, a dificuldade de ganhar massa muscular é um problema de família.

Por que nao consigo engordar

Por que nao consigo engordar

Por que nao consigo engordar

Por que nao consigo engordar

Muitas pessoas tendem a menosprezar as horas de sono, mas o horário de descanso é essencial não só para quem deseja emagrecer como para quem deseja ganhar massa.

O endocrinologista conta que pessoas estressadas ou que dormem mal tendem a acumular gordura mais do que as que têm noites tranquilas de sono ou que fazem meditação, o que atrapalha quem tem o objetivo de ganhar músculos.

Além dos quatro fatores principais citados pelo médico, há também desequilíbrios de saúde que podem interferir na balança.

Através da eliminação de hormônios, essa glândula atua no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, além de agir no funcionamento de órgãos importantes como o coração, cérebro, fígado e rins. 

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo, que acelera drasticamente o metabolismo e faz com que o indivíduo emagreça rapidamente) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo, que causa ganho de peso e fadiga).

Zilli também alerta parta a possibilidade de outras doenças estarem impossibilitando o ganho de peso, como diabetes e problemas de absorção intestinal.

De acordo com o nutricionista Alan Tiago Scaglione, um dos grandes erros dos brasileiros é se restringir apena a três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) e em grandes quantidades.

No caso das pessoas que desejam ganhar peso e massa muscular, a ingestão de alimentos deve ser feita com um intervalo de tempo menor e em pequenas porções.

"Obviamente, a pessoa tem que ter um nutricionista agindo por trás para balancear as quantidades de proteínas, carboidratos e gorduras porque cada macronutriente tem sua função no organismo", explica Scaglione.

O nutricionista chama atenção para a importância do acompanhamento médico nesta etapa, pois muitos podem confundir a indicação médica e passar a consumir alimentos que afetam negativamente o corpo, ao invés de apenas escolherem opções mais energéticas.