Por que jogar sal na neve

            Nos países onde o frio é mais rigoroso, a água pode se precipitar na fase sólida – a neve. Nesses países, uma maneira bastante comum para se livrar do problema é adicionar sal à neve para derretê-la. Ao colocarmos sal sobre a neve, estamos aumentando consideravelmente o número de partículas (íons Na1+ e Cl1-), fazendo com que a temperatura de congelamento diminua e fique abaixo de zero grau Celsius – efeito coligativo crioscópico (quanto mais partículas dissolvidas na água, menor a temperatura de congelamento).

            Como a temperatura de congelamento diminui, a água pode permanecer no estado líquido a temperaturas menores; isso faz com que a neve possa passar para a fase líquida mais facilmente, provocando o seu derretimento mais rapidamente.

Não deixe a água congelar

            Esse efeito coligativo de abaixamento da temperatura de congelamento também é usado para evitar o congelamento da água dos radiadores dos automóveis. Em países de clima frio é costume adicionar aditivos especiais nos radiadores para este fim, como por exemplo, etilenoglicol. Neste caso, esta mistura usada como refrigerante do motor não congela em dias muito frios.

Por que jogar sal na neve
 

            O etilenoglicol interage muito bem com a água devido às duas hidroxilas presentes na estrutura que estabelecem ligações de hidrogênio com a água.

Gelando mais rápido

            Em países tropicais como o nosso, onde poderíamos tirar proveito deste efeito, já que não temos neve para derreter e nem problemas com congelamento nos radiadores?

            Podemos tirar proveito dos efeitos coligativos na hora de gelar os refrigerantes e a cervejinha da festa. Ao colocarmos sal no gelo, estamos abaixando o ponto de congelamento da água; portanto, a mistura água/gelo/sal possui um ponto de equilíbrio térmico mais baixo. Conclusão: as bebidas são resfriadas mais rapidamente e conservadas em temperaturas mais baixas. O ponto de congelamento da mistura água/etanol é melhor ainda para isso, pois abaixo de -9oC o sal perde um pouco o efeito mas o álcool não.

            Uma receitinha básica para resfriar as bebidas em 3 minutinhos é:

            – um pacote de gelo de três quilos

            – meio quilo de sal

            – meio litro de etanol

Por que jogar sal na neve

Por que jogar sal na neve

Por que jogar sal na neve

O físico Wil Namen ensina que é possível reduzir o tempo para gelar uma bebida usando apenas três ingredientes que estão em qualquer cozinha: água, gelo e sal.

Vamos entender o porquê desse fenômeno?

Para a ciência, resfriar significa perder calor. A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também). Perdendo energia, que é o mesmo que calor, a temperatura da lata diminui. Com isso o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0°C.

Tudo isso faz com que a energia térmica da bebida seja removida com maior velocidade, tornando a bebida mais gelada em menos tempo!

Por que jogar sal na neve

Quimicamente falando, ao adicionar sal ao gelo, ocorre forte interação entre as moléculas dessas duas substâncias, dificultando a organização dos cristais de gelo e diminuindo a temperatura, solidificando. Essa propriedade é denominada de Crioscopia.

Por que jogar sal na neve

Para que uma substância passe do estado líquido para o sólido, as suas moléculas precisam perder energia cinética. Existem alguns fatores que influenciam nessa transição, entre eles está o tipo de forças intermoleculares de cada substância. Quanto menores ou mais fracas forem as forças de atração das moléculas, menor será o ponto de congelamento. Assim, o ponto de solidificação (temperatura na qual uma substância passa do estado líquido para o sólido) da água é 0°C ao nível do mar. No entanto, ao adicionar o sal, esse é fortemente atraído pelas moléculas de água, dificultando a organização dos cristais de gelo e, consequentemente, diminuindo seu ponto de congelamento. Comparando numa solução com 10% de sal, o ponto de congelamento cairá para -6°C e com 20%, para -16°C, ou seja, em 5 minutos seu isopor será capaz de fazer por sua latinha de cerveja o que o freezer faria em 15 minutos. Se você tem pressa, triture as pedras. Quanto maior for a superfície de contato da mistura com as latinhas, mais rápido é o resfriamento.

Por que jogar sal na neve

Somente a adição de sal funciona para que a bebida fique gelada mais rápido.

Mito: podemos utilizar outras substâncias.

A experiência também funciona com o açúcar ou qualquer outra substância que seja solúvel em água e não seja volátil. Isso porque o composto adicionado impede que as moléculas de água se organizem para formar a estrutura sólida. Desse modo, experimentalmente podemos comprovar que a adição de um soluto não volátil a um solvente dá origem a uma solução que tem o ponto de solidificação menor que o solvente puro.

Por que jogar sal na neve

Curiosidades!

Você sabia que devido a essa propriedade da crioscopia, em países onde costuma nevar, coloca-se sal nas ruas para ajudar no derretimento do gelo? Com isso as estradas e rodovias são liberadas mais rapidamente para circulação de veículos.

Apesar das vantagens da adição de sal, com o derretimento da neve, há a formação de uma película de água líquida sobre as rodovias, o que ocasiona na diminuição do atrito entre os pneus e o solo, aumentando o risco de ocorrência de derrapagens. Portanto, adiciona-se areia juntamente ao sal sobre a neve. A areia auxilia de forma a aumentar a aderência dos pneus ao solo, diminuindo assim o risco de acidentes. 

Outro fato muito curioso é que a Crioscopia também explica o porquê de os oceanos não se congelarem completamente, mesmo em regiões nas quais a temperatura ambiente é abaixo de zero grau Celsius. A água do mar possui sais dissolvidos nela, que dificultam a organização das moléculas de água e consequente solidificação.

Por que jogar sal na neve