Por que buscais entre os mortos aquele que vive

POR QUE BUSCAIS O VIVENTE ENTRE OS MORTOS?

Lucas 24:5

“…  Por que buscais  o vivente entre os mortos ? “

Os textos da ressurreição apontam duas situações:

A Primeira:  Está relacionada com o comportamento humano no conceito religioso.

A Segunda: Está relacionada com o comportamento humano no contexto da revelação.

“ …Por que buscais o vivente entre os mortos ? “

“ Já era o terceiro dia “

OS FATOS

1º – Maria Madalena  e outros tinham ido ao sepulcro pela madrugada. Maria fora levar aromas e ali no local do túmulo os questionamentos humanos eram naturais.

a) Quem revolverá a pedra ?

b) Levaram o corpo do meu Senhor e não sei onde o puseram

c) Pensavam ser o hortelão

Tudo relacionado com a morte

Foi uma busca pessoal, aquilo que muitas pessoas fazem, porém o que estava escrito anteriormente (o que era profético) a respeito dos acontecimentos, não fora levado em consideração; havia um esquecimento em todos até mesmo daquilo que Jesus havia predito acerca de sua morte e ressurreição.

Muitos ficam na busca, nos limites da razão, mas Deus quer se revelar  através da experiência pessoal do homem.

a) O anjo estava sobre a pedra   revolvida, “ resplandescente “:

“ Por que buscais o vivente entre os mortos…? “     – Na Ressurreição

b)  “ Ele vai adiante de vós para a Galiléia… “ – No Caminho

c)  “ Dizei a Pedro… “ – No Encontro

Conclusão do Primeiro Fato

Não é  somente a busca, o desejo do homem, mas o que DEUS fala ao homem e que é profético, é o que está no projeto de DEUS.

2º – No caminho de Emaús os discípulos comentavam com tristeza os fatos ocorridos naqueles dias, um forasteiro se chegou a eles e o relato deles era o mesmo, tudo  tinha acabado, o homem bom e justo havia morrido, só o forasteiro (JESUS) não sabia disto.

A conversa se prolonga com as lamentações e só depois em casa, na intimidade, na comunhão (ao partir do pão) eles perceberam que o forasteiro era JESUS.

3º –  Vou pescar –  Voltar às lides, ao mundo (Mar alto)

Voltaram ao mar alto, ao trabalho, desanimados, abatidos e tristes, o Mestre havia morrido. A noite não devia ter sido boa, nada conseguiram, mas na praia JESUS se revela.

-Praia –  Fora do mar (mundo) – Lugar Seguro (separado)

-Peixe  e  pão assados na brasa

-Peixe assado na brasa – Batismo com Espírito Santo – Alegria

-Pão – Palavra revelada          – Paz (salvação)

CONCLUSÃO

Há duas maneiras de você conhecer a JESUS, uma é até a morte, até ao túmulo e a outra é de conhecê-lo ressurreto:

1- Através dos dons, (o anjo que diz): não está aqui – dizei a Pedro.

2- Presença de JESUS em todos os lugares e ocasiões.

Caminho

– 1º – Ele vai adiante               – No Caminho

– 2º – Caminho de Emaús        – Está no Caminho

– 3º – Ele mesmo( no mar)      – O Caminho

Caminho:        – Direção

Verdade:         – Ele mesmo

Vida:              – Pão e Peixe

Por que buscais o vivente entre os mortos ?

“JESUS ressuscitou – JESUS está vivo “

Cristianismo histórico – Jesus morto

Obra revelada –  Jesus ressurreto (Vivo)

Link de DOWNLOAD para Usuários Premium
Faça login!

Mais conteúdo

A morte na panela – II Reis 4:38-41

Estudo sobre o fio de escarlate

A Mulher do Vaso de Alabastro – Marcos 14:3-8

Convite ao arrependimento – Jeremias 7:1-4(

João 14:1-6 – Não se turbe o vosso coração

O Bálsamo de Gileade – Jeremias 8:22

Amós 8:11 – Eu tenho fome!

Parábola do Semeador – Mateus 13:1-9 18-23

Eliseu e a Sunamita – II Reis 4:8-11

Êxodo 33:14 – Irá a minha presença contigo para te fazer descansar

Onde está, ó morte, o teu aguilhão? – I Coríntios 15:55

Acesse nosso Parceiro!
www.sermoesbiblicos.com.br

Encontraram a pedra da entrada do túmulo removida. Ao entrarem no túmulo de José de Arimatéia, não acharam o corpo de Jesus. Nesse momento encontraram dois varões de vestes resplandecentes que lhes disseram: “Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Ressurreição de Jesus Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como ele vos falou, quando estava ainda na Galiléia, dizendo: O Filho do homem deve ser entregue às mãos de pecadores, e ser crucificado e ressuscitar ao terceiro dia.» (Lucas 24:5-7). Por que Ele vive posso crer no amanhã! Eu sei que minha vida está nas mãos de meu Jesus que vivo está! Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: "Por que buscais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, mas ressuscitou"» (Lc 24, 1-6). Pai Nosso, 10 Ave Marias (meditando o mistério), Glória ao Pai. Emaús é o nome de um lugar citado na bíblia, para onde seguiam alguns discípulos no momento em que Jesus se revelou a eles, após a ressurreição. Neste momento Jesus os advertiu: “Oh néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! ... Bíblia sagrada. Em que a morte enfrentarei, Sem medo, então, terei vitória: Verei na Glória o meu Jesus que vivo está. Porque Ele vive, posso crer no amanhã. Ó morte, onde está tua vitória? Cristo ressurgiu, honra e glória! Não temos medo de nada. ... A morte foi derrotada, Cristo ressuscitou! 55 Onde está, ó amorte, o teu aguilhão? Onde está, ó binferno, a tua vitória? 56 Ora, o aguilhão da amorte é o bpecado, e a cforça do pecado é a lei. 57 Mas agraças a Deus que nos dá a bvitória por nosso Senhor Jesus Cristo. Ele não está aqui; ressuscitou” (Lc 24,5-6) Um dos primeiros sinais da ressurreição do Senhor é o túmulo vazio, sem o corpo Daquele que há três dias atrás era julgado, condenado, humilhado, crucificado e morto. Emaús é o nome de um lugar citado na bíblia, para onde seguiam alguns discípulos no momento em que Jesus se revelou a eles, após a ressurreição. Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?” (Lc 24:25-27). ... Caminho de Emaús: Cristãos deveriam ser os primeiros a apoiarem medidas pela inclusão. Há uma passagem bíblica que me chama muito a atenção pela beleza, ela acontece no Caminho de Emaús e é muito famosa nas liturgias da Páscoa. Cristo acaba de ser crucificado e dois seguidores dele estão indo de Jerusalém para Emaús. PORQUE ELE VIVE POSSO CRER NO AMANHÃ Não tem lógica (hino cantado após) pela ótica humana as coisas que ELE faz, pois opera aonde nenhuma ciência ou a filosofia humana pode operar.

Mensagem de Páscoa de Fr. Francesco Patton, ofm Custódio da Terra Santa

Estamos dentro da Edícula do Santo Sepulcro, estamos no lugar mais importante para nós cristãos.

É neste espaço, que se encontrava o túmulo escavado na rocha, que José de Arimatéia havia preparado para si e que coloca à disposião para a sepultura de Jesus.

É sob esta pedra de mármore que se encontra a rocha sobre a qual foi colocado o corpo de Jesus na noite da Sexta-feira Santa, depois de uma primeira e rápida unção, e depois que o seu vulto foi coberto por um sudário e o seu corpo foi envolto em um lençol novo.

É neste lugar que na manhã do terceiro dia, isto é, na manhã da Páscoa, vieram Maria Madalena e outras mulheres, e viram a pedra que lacrava o sepulcro removida e o sepulcro vazio, e o mensageiro de Deus que as convidava a não buscar os vivos entre os mortos.

É, ainda aqui, na mesma manhã de Páscoa, que vieram correndo Pedro e João, e puderam ver o túmulo vazio, o lençol caído e o sudário dobrado.

É aqui que a partir destes poucos e pobres sinais que o discípulo amado consegue passar do simples ver ao crer! Ao crer que em um instante de luz Jesus venceu a morte e trouxe a nossa humanidade, a nossa carne, para a mesma vida de Deus.

Em Nazaré, no instante do sim de Maria, o Verbo se fez carne e Deus começava a experimentar a nossa vida humana no útero de Maria.

Aqui – no lugar da ressurreição – é a nossa vida humana, frágil e mortal que entra na dimenssão da eternidade, que se torna vida em Deus, que prova outra experiência de morte e chega a plenitude da vida.

O útero de Maria é o lugar físico através do qual Deus entra no tempo, com a encarnação de seu Filho, para compartilhar da nossa existência humana. Também neste lugar, o Santo Sepulcro, é como um útero, no qual a nossa humanidade começa a viver em Deus, a partir do instante em que Jesus, o Filho de Deus encarnado, ressuscita.

Este é o motivo pelo qual este túmulo vazio é tão importante para nós e está na base da nossa fé e da nossa esperança; depois que aqui Jesus ressuscitou, sabemos com certeza que a morte é vencida; sabemos que a morte não tem mais a última palavra sobre a nossa vida e sobre a vida das pessoas que amamos; sabemos que há Alguém que é mais forte que a própria morte.

Jesus doou a sua vida com infinito amor, passou pela morte para sempre, abriu também a nós a possibilidade de entrar com Ele no mistério da Páscoa, na mesma vida de Deus.

No curso de toda a história humana, nenhuma descoberta é mais importante do que esta e nada pode mudar nossa vida como este fato.

Jesus ressuscitado, Jesus que venceu a morte, nos introduziu definitivamente na mesma vida de Deus, que é vida plena, é comunhão de amor, é felicidade além de toda nossa capacidade de imaginação.

Deste lugar, assim tão especial, desejo fazer chegar a todos e a cada um de vocês as saudações de Páscoa da parte dos frades da Custódia da Terra Santa.

Quer vivamos a poucos passos ou estejamos a milhares de quilômetros deste Lugar Santo, no dia da Páscoa estamos todos aqui, neste túmulo vazio. E aqui, depositamos tudo aquilo que na nossa vida fala de morte, aqui buscamos reconhecer os sinais da ressurreição que Jesus nos faz vislumbrar, aqui buscamos acreditar que tomados pela mão de Jesus ressuscitado, também nós, podemos viver em Deus.

Feliz Páscoa para todos e cada um de vocês e suas famílias.

Produzido por CMC

Última postagem

Tag