Por que a gente fica com dor de cabeça

Legenda da foto,

Dores de cabeça são sinais de advertência do corpo

A dor de cabeça é assunto que tem sido subestimado, pouco reconhecido e pouco tratado no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

"As dores são muito interessantes porque sabemos muito pouco sobre elas. Faz 30 anos que trabalho na área e ainda aprendo algo novo todo dia", diz a médica Anne MacGregor, pesquisadora especialista nos efeitos hormonais das cefaleias.

Ela explica que a dor funciona como um sistema de advertência: ela avisa que estamos fazendo algo prejudicial ao nosso corpo, e espera uma reação para solucionar o problema.

Nesse sentido, a dor de cabeça não é diferente das outras. Pode ser mais ou menos aguda, pode diminuir com um analgésico ou nos obrigar a ficar em um quarto escuro, no caso de uma enxaqueca, mas o mecanismo é o mesmo.

Legenda da foto,

O cérebros não tem terminações nervosas que captam a dor

No entanto, embora o cérebro seja o órgão que recebe os sinais de dor captados pelo corpo, ele mesmo não tem terminações nervosas que captam a dor. Como então sentimos dor de cabeça?

O cérebro tem um papel central na sensação de dor – é ele que, tecnicamente, a sente.

O mecanismo de produção de dor no corpo funciona através dos nociceptores, terminações nervosas receptoras de dor que ficam na pele, nas articulações e em alguns órgãos internos.

Sua função é detectar as variações físicas, químicas ou térmicas que poderiam destruir nossos tecidos, e se encontram em concentrações variadas por todo o corpo.

Essas terminações, quando recebem estímulos, enviam impulsos pelo sistema nervoso até o cérebro.

Legenda da foto,

As dores de cabeça podem ser sentidas em diferentes intensidades

O cérebro então analisa os dados que está recebendo e decide que vai ordenar uma resposta ou ignorá-los. Ele também leva em consideração outros fatores, como a experiência de aprendizagem. Se considerar que o estímulo é sinal de uma ameaça, o cérebro produz a sensação de dor.

No entanto, o órgão em si não tem terminações nervosas.

A dor de cabeça que sentimos não é no cérebro, mas nas estruturas ao seu redor, explica Janet Bultitude, professora de psicologia cognitiva e experimental na Universidade de Bath, em um artigo para a revista científica The Conversation.

Essas estruturas são, por exemplo, as meninges, os tecidos nervosos, os vasos sanguíneos e os músculos do pescoço.

A pressão ou as alterações nessas estruturas ativam os recepetores de dor, que mandam sinais ao cérebro.

Bultitude explica o funcionamento desse sistema com dois exemplos cotidianos.

O primeiro é a dor de cabeça que algumas pessoas sentem ao tomar sorvete ou beber algo muito frio. Nesse caso, a dor é resultado da alteração do fluxo sanguíneo nas veias que se encontram entre a parte posterior da garganta e o cérebro.

Outro exemplo é a dor de cabeça associada à ressaca, que normalmente é resultado da desidratação provocada pelo consumo de álcool, que causa dor nos vasos sanguíneos da cabeça.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1Legenda do vídeo, Alerta: Conteúdo de terceiros pode conter publicidade

Final de YouTube post, 1

Pule YouTube post, 2Legenda do vídeo, Alerta: Conteúdo de terceiros pode conter publicidade

Final de YouTube post, 2

Pule YouTube post, 3Legenda do vídeo, Alerta: Conteúdo de terceiros pode conter publicidade

Final de YouTube post, 3

A dor de cabeça constante pode ter diversas causas, sendo as mais comuns o cansaço, o estresse, a preocupação ou a ansiedade. Por exemplo, a dor de cabeça constante que surge numa região específica da cabeça, como a parte frontal, o lado direito ou o lado esquerdo, muitas vezes está relacionada à enxaqueca, já a dor de cabeça que é acompanhada de tontura pode se sinal de pressão alta ou, até, de gravidez.

No entanto, a dor de cabeça também pode estar relacionada a alguns problemas de saúde, como gripe, problemas de visão ou alterações hormonais e, assim, sempre que é muito forte ou sempre que demora mais de 3 dias para desaparecer é aconselhado consultar um clínico geral, para identificar a possível causa e iniciar o tratamento adequado. 

Veja como identificar e tratar cada tipo de dor de cabeça.

A seguir estão algumas das causas mais comuns para o aparecimento de dor de cabeça constante:

1. Calor

O calor excessivo resulta em desidratação leve e promove a dilatação dos vasos sanguíneos, incluindo os presentes na cabeça, resultando em dor de cabeça;

2. Problemas de visão

Os problemas de visão como astigmatismo, hipermetropia e miopia, por exemplo, podem provocar dor de cabeça, principalmente em crianças, pois faz com que a pessoa force a visão para enxergar as coisas. Conheça outras causas de dor de cabeça em criança.

3. Estresse ou ansiedade

Nas situações de estresse ou ansiedade, a pessoa costuma não conseguir dormir direito e tem a mente sempre ativa, o que prejudica a concentração em algumas situações. O corpo e a mente cansada favorecem a dor de cabeça, que pode ser interpretada como uma tentativa do corpo de que é preciso relaxar.

4. Alimentação

Em algumas pessoas, o consumo de alimentos estimulantes como café, refrigerantes e chocolate, por exemplo, podem resultar em dor de cabeça. Por outro lado, quando a pessoa não come, ou seja, fica em jejum, pode também resultar em dor de cabeça constante, já que há hipoglicemia.

5. Doenças

Alguns problemas de saúde como resfriado, sinusite e dengue, por exemplo, podem ter como manifestação clínica a dor de cabeça constante que normalmente desaparece à medida que a doença é solucionada.

6. Bruxismo

O bruxismo é o ato involuntário de apertar ou raspar os dentes durante a noite, o que pode alterar o posicionamento da articulação da mandíbula e causar dor de cabeça todo dia.

7. Alterações hormonais

As alterações na concentração de hormônio circulante no sangue, principalmente na TPM e durante a gravidez, também podem provocar dor de cabeça.

Como aliviar a dor de cabeça constante

Para aliviar a dor de cabeça que acontece todo dia, uma opção é realizar a massagem na cabeça. Além da massagem, podem ser adotadas outras estratégias para aliviar as dores de cabeça diárias como:

  • Colocar uma compressa gelada na cabeça, na testa ou na nuca, já que a constrição dos vasos sanguíneos cerebrais aliviam a dor de cabeça;
  • Ficar num local calmo e tranquilo, ao abrigo da luz para conseguir descansar um pouco;
  • Beber um copo de água fresca com gotas de limão para reidratar o corpo;
  • Evitar ficar no sol por mais de 1 hora, mesmo com chapéu e óculos de sol;
  • Tomar um analgésico para dor de cabeça, como o Paracetamol, por exemplo;
  • Andar descalço na grama, por exemplo, para reduzir a ansiedade e o estresse;
  • Tomar um chá de canela para acelerar a menstruação, se a causa da dor de cabeça for a TPM.

Seja qual for a causa da dor de cabeça, o uso de analgésicos por mais de 3 dias é desaconselhado, pois pode piorar a dor de cabeça. Veja algumas opções de remédios caseiros para dor de cabeça.

Adequar a alimentação também é muito importante porque determinados alimentos ajudam a prevenir a dor de cabeça. Assista o vídeo para saber como se alimentar:

Quando ir ao médico

É aconselhado ir ao clínico geral ou neurologista, quando há dor de cabeça todos os dias por mais de 5 dias. É importante avaliar se há outros sintomas envolvidos como alterações da visão ou perda do equilíbrio, por exemplo.

O médico poderá fazer diversas perguntas sobre o estado geral de saúde do indivíduo e solicitar exames para identificar a causa da dor de cabeça ou se corresponde a uma enxaqueca, por exemplo, podendo então orientar como aliviar e solucionar a dor de cabeça. Confira 5 passos para aliviar a dor de cabeça sem remédios.