Por que a camisa da alemanha é verde

Federação Alemã de Futebol apresenta camisa reserva, que remete ao uniforme usado na Copa do Mundo de 1990. Cor verde tem origem enfadonha, mas esteve em quase todas as grandes conquistas da Nationalelf.O verde é a cor da esperança e, com a cor, a Alemanha espera conquistar na Rússia o tão sonhado pentacampeonato mundial. Para tal, a seleção alemã voltou às origens: o uniforme reserva será verde, com design semelhante ao usado na Copa do Mundo de 1990, vencido justamente pela Nationalelf.

O novo uniforme foi apresentado nesta terça-feira (20/03) em Düsseldorf. Assim como a camisa titular, revelada em fevereiro, a versão reserva remete visivelmente ao uniforme utilizado na Copa do Mundo da Itália, em 1990, com mosaicos em diferentes tons de verde. A estreia do novo uniforme será justamente contra a Espanha, na sexta-feira, em Düsseldorf.

A cor verde começou a ser usada como uniforme reserva pela Alemanha após o fim do banimento imposto ao país depois da Segunda Guerra. A Nationalelf ficou de fora do Mundial de 1950 e retornou às Copas em 1954, na Suíça.

A Alemanha alcançou vitórias memoráveis com a camisa verde: 6 a 1 contra a Áustria na semifinal do Mundial de 1954; 3 a 1 contra a Inglaterra nas quartas de final da Eurocopa de 1972, em Wembley; e na classificação à final da Copa do Mundo de 1990, depois de eliminar a Inglaterra nas penalidades.

Em todas as grandes conquistas da Alemanha, Copas do Mundo (1954, 1974 e 1990) e Eurocopas (1972, 1980 e 1996), a Nationalelf atuou com o uniforme reserva em cor verde - única exceção: Mundial do Brasil, quando usou uma camisa inspirada no uniforme principal do Flamengo.

A origem da cor verde é pouco emocionante. Verde é a cor do brasão da Federação Alemã de Futebol (DFB). Circula na internet, em alguns fóruns, a lenda de que a Alemanha escolheu o verde para seu uniforme reserva porque a Irlanda foi o primeiro país que aceitou enfrentar a seleção alemã depois da Segunda Guerra. No entanto, as duas primeiras partidas da Nationalelf no pós-guerra foram contra a Suíça, em novembro de 1950 e em abril de 1951.

O uniforme tradicional da Alemanha é branco e preto, embora a bandeira alemã seja composta por faixas horizontais em preto, vermelho e amarelo (dourado). A explicação é histórica: branco e preto são as cores da Prússia e também da Ordem Teutônica (ordem militar cruzada vinculada à Igreja Católica, formada em 1190 para auxiliar germânicos feridos nas Cruzadas). O vermelho, usado como uniforme reserva na Copa do Mundo de 2006, por exemplo, remete ao complemento das cores da bandeira do Império Alemão (preto, branco e vermelho).

A Copa do Mundo de 1998, na França, foi a última em que a Alemanha jogou de verde. Já em Eurocopas, a Nationalelf se apresentou de verde pela última vez em 2016, também na França. Ambas as competições não levaram à conquista.

Na Copa do Mundo da Rússia, a Alemanha está posicionada como visitante no confronto com a Suécia - a terceira partida da Nationalelf pelo Grupo F. Muito provavelmente, a Alemanha usará seu uniforme verde, repetindo a constelação da Copa do Mundo de 1974, quando derrotou a Suécia por 4 a 2 na segunda fase de grupos.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

A seleção da Alemanha se sagrou, pela quarta vez na história, campeã mundial de futebol. Na vitória sobre a Argentina, usou seu tradicional uniforme de camisa branca e calção preto. Na verdade, os uniformes da seleção germânica, seja o principal (camisa branca), seja o reserva ou número 2 (camisa verde), têm uma história de várias décadas:

“Pegue um calção negro, clássico, e acrescente uma límpida camisa branca, além de meias igualmente brancas. O toque final fica por conta de uma imponente águia no peito. Pronto. O uniforme da temida e competitiva Seleção Alemã está feito. Sem invencionices nem estardalhaços. Sem mais detalhes ou grandes invenções. Foi assim que eles derrotaram a Hungria de Puskás na final da Copa de 1954. Vinte anos depois, eles também jogaram assim contra a Holanda de Cruyff. E venceram. Em 1990, lá estavam eles de novo em branco e preto contra a Argentina de Maradona. E de novo eles conquistaram o mundo, mas com um leve toque de cor no branco da camisa. A Alemanha, tricampeã do mundo e da Europa, começou a utilizar a combinação bicolor para seu time de futebol em 1908, quando os dirigentes escolheram a bandeira do antigo estado da Prússia, do século 19, como base da vestimenta da equipe. O primeiro uniforme era todo branco com uma grande faixa vertical (que virou horizontal alguns anos depois) preta no centro da camisa e a águia que simbolizava o estado prussiano sobreposta como um escudo. A escolha caiu no gosto de todos e o calção ganhou cores pretas com o passar dos anos, além de a camisa ficar inteiramente branca com pequenos detalhes pretos na gola e nas mangas. O “kit” virou um verdadeiro símbolo do país e jamais sofreu mudanças em suas cores principais.
O fato curioso ficou por conta da camisa reserva da equipe, que só passou a ser utilizada após a II Guerra Mundial pelo aumento no número de partidas fora de casa. Reza a lenda que a cor verde, peculiar e tradicional nos uniformes reservas do time germânico, foi escolhida em homenagem à seleção da Irlanda, primeira nação a jogar contra a Alemanha após os conflitos bélicos dos anos 40, num claro exemplo de gratidão dos alemães para com os irlandeses. Dizem, também, que após a tal partida amistosa os alemães trocaram de camisas com os rivais e, tempo depois, sem dinheiro para mandar fazer novas vestimentas, eles usaram os uniformes irlandeses apenas com o logotipo da Alemanha sobreposto ao da Irlanda. Além dessa história, muitos dizem que o verde deriva das cores do logotipo da federação alemã de futebol – verde e branco”. (fonte: //www.mantosdofutebol.com.br/2013/10/historia-camisa-selecao-alema/)

Por sua vez, no site curtoecurioso, está registrado o seguinte:

O verde da Alemanha

As cores do uniforme alemão sempre foram as mesmas: branco com detalhes pretos… mas porque o segundo uniforme da Alemanha é verde? A origem da camisa verde vem da época pós-Segunda Guerra Mundial. Uma versão diz que após a Segunda-Guerra, muitas seleções não queriam jogar com a Alemanha, e a única que teria jogado por “pena” teria sido a Irlanda, e por isso ela é usada no segundo uniforme da Irlanda, e por isso, a seleção alemã passou a usar a cor verde como agradecimento.
Mas segundo o chefe de imprensa alemã, o verde é uma das cores oficiais da Federação Alemã, e por isso ela é usada no segundo uniforme “. (fonte: //www.curtoecurioso.com/2014/06/copa-do-mundo-por-que-holanda-usa.html)

Última postagem

Tag