Por que a barriga fica inchada

Como já mencionamos, na maioria das vezes a barriga inchada se deve a gases que se acumulam em algum lugar do trato digestivo, no intestino ou no estômago. O que acontece é que esses gases fazem com que o abdômen se distenda e cause desconforto e até dor. É importante saber que essa produção de gases se deve a inúmeras causas, como por exemplo a nossa maneira de nos alimentarmos.

Antes de mais nada, precisamos saber que o tempo que gastamos comendo influencia significativamente a ocorrência desse problema. Não mastigar corretamente ou fazê-lo rapidamente faz com que a pessoa engula muito ar ao comer, e esse ar acaba se acumulando no abdômen.

Da mesma forma, a comida que ingerimos também é decisiva. Existem certos alimentos que tendem a causar uma digestão mais lenta ou uma maior produção de gases que levam ao inchaço, como é o caso das leguminosas.

Pessoas que têm intolerância alimentar ou alergia também costumam sofrer de barriga inchada. Isso ocorre porque elas são incapazes de digerir adequadamente algum alimento. A intolerância à lactose é um dos melhores exemplos disso.

A barriga inchada também pode surgir devido à retenção de líquidos, como ocorre um pouco antes da menstruação em muitas mulheres. A forma grave de retenção de líquidos no abdômen é a situação clínica conhecida como ascite, que, em geral, responde a patologias mais sistêmicas, como a cirrose, a hipertensão portal ou a insuficiência cardíaca avançada.

No entanto, não devemos esquecer que o inchaço abdominal pode ser um caso excepcional de má digestão ou o resultado de um excesso na refeição.

O inchaço pode indicar alguma doença?

Em muitos casos, a barriga inchada pode ser um sinal de que algo está errado com o seu sistema digestivo. Como já mencionamos, as intolerâncias alimentares ou alergias costumam se manifestar dessa maneira.

Por outro lado, inúmeros estudos mostram que existem muitas patologias intestinais que também se manifestam dessa forma. A síndrome do intestino irritável, a doença de Crohn e a colite ulcerosa são doenças que apresentam esse sintoma.

Pessoas que sofrem de alguma dessas doenças geralmente apresentam outros sintomas, como diarreia ou dor abdominal. Embora seja muito menos frequente, devemos saber que a barriga inchada pode ser um sinal de câncer.

No entanto, quando se trata de câncer, os sintomas costumam ser mais agressivos. Pode aparecer sangue nas fezes, perda de apetite e uma tendência à perda de peso. Lembre-se: se notar qualquer um desses sintomas, mesmo que isoladamente, você deve consultar o seu médico.

O que podemos fazer para evitar a barriga inchada?

Se você sofre de barriga inchada com frequência depois de comer, é recomendável ir ao médico. Normalmente isso não implica nenhum problema, mas o ideal é descartar todas as possíveis causas patológicas.

Além disso, você deve tentar dedicar mais tempo para cuidar da sua alimentação. Tente comer devagar, mastigar adequadamente e escolher bem os alimentos. Durante a refeição, beba água em vez de bebidas alcoólicas ou com gás.

O ideal é que você não coma demais e não exagere no consumo de alimentos muito ricos em fibras, já que às vezes a sua digestão tende a causar muitos gases.


Page 2

Disponível em diversos tipos, o iogurte é um dos alimentos mais versáteis e acessíveis do supermercado. Por isso, muita gente o consome desde a infância, mas nem todos fazem ideia do seu verdadeiro poder...

Leia mais

Puro, com leite, com canela, com chantilly, com chocolate e em tantas outras combinações. O café é a bebida mais popular do Brasil. E quem gosta, não abre mão - nem mesmo nos dias mais quentes. Por isso...

Leia mais

A chave para se sentir melhor é movimentar-se. Ainda na cama, se espreguice com vontade   Morro de inveja da minha gata que, ao acordar – e são muitas sonecas ao longo do dia – se espreguiça com maestria...

Leia mais

Apesar de o cacau e o chocolate serem comumente associados pela maioria das pessoas, o cacau é um fruto rico em nutrientes e vitaminas importantes para o funcionamento do organismo. No Brasil, o cacaueiro (Theobroma Cacao) está...

Leia mais

É difícil encontrar alguém que não aprecie uma panqueca bem feita. Muito versátil, ela é uma ótima alternativa para pessoas que buscam variar o cardápio e aproveitar diferentes ingredientes,...

Leia mais

Por serem unanimidade entre quem vive tentando emagrecer, alguns comportamentos e alimentos adotados sem medo podem acabar prejudicando a sua dieta. Certas posturas exigentes ou permissivas demais devem ser avaliadas com cuidado.   A...

Leia mais

Você se sente mais disposto e feliz no verão? E no inverno, bate aquela preguiça e certa desmotivação? Segundo a psicóloga Sirlene Ferreira isso é muito comum, já que as estações do...

Leia mais

Quem sofre com a gastrite sabe bem o quanto incomoda a queimação, o aperto, a cólica e o estufamento que vira e mexe teimam em aparecer. Todas essas sensações fazem parte deste quadro inflamatório. O...

Leia mais

Geralmente, a rotina de exercícios físicos na academia pode se tornar monótona e entediante com o passar do tempo. Por isso, muitos alunos tendem a procurar outras formas de praticar as atividades físicas, como treinar ao...

Leia mais

Até mesmo o uso errado da maquiagem pode aumentar os círculos escuros abaixo dos seus olhos   Olheiras são um problema comum. Mas antes de lançar mão de toda a gama de corretivos que existem hoje em...

Leia mais

A barriga inchada e dura, geralmente associada à dor, pode ter diversas causas, dentre as quais a mais comuns incluem gastrite, prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, ascite, aumento dos órgão abdominais e tumores.

O tratamento varia de acordo com a causa, necessita de avaliação médica para ser iniciado e pode envolver o uso de antibióticos, anti-inflamatórios e outros medicamentos. Além disso, adotar uma alimentação saudável e equilibrada, evitar a ingestão de álcool e reduzir o consumo de sal são algumas medidas que você pode fazer para aliviar a sensação de barriga inchada e dura.

A gastrite consiste na inflamação da mucosa interna do estômago. A sensação de inchaço na barriga e de estômago cheio, endurecimento e dor acima do umbigo na região do estômago, azia, queimação perda de apetite, náuseas e vômitos são os seus sintomas mais frequentes.

O que posso fazer? Faça pequenas refeições ao longo do dia, mastigue bem os alimentos e procure dar preferência a verduras, frutas menos ácidas e carnes magras. Evite jejuns prolongados e a ingestão de café, refrigerantes, bebidas alcoólicas e medicamentos anti-inflamatórios. Antiácidos e antibióticos podem ser indicados em alguns casos, sob orientação médica.

2. Prisão de ventre

A prisão de ventre (constipação intestinal) é uma causa comum de barriga inchada, dura e de dor abdominal. Quanto mais intensa for a prisão de ventre, mais fortes serão os sintomas.

A constipação pode estar associada a alimentação, sedentarismo e a problemas de saúde como diabetes, diabetes, divertículos ou tumores intestinais.

O que posso fazer? Adote uma alimentação rica em fibras presentes nas verduras e alimentos integrais e aumente a ingestão de água. Se a prisão de ventre não melhorar em 2 ou 3 dias e os sintomas piorem busque um médico de família ou gastroenterologista para diagnóstico e tratamento adequados.

A gravidez provoca a sensação de inchaço e barriga dura, especialmente, na região abaixo do umbigo pelo aumento do volume do útero. Fique atenta se estas sensações de barriga inchada e dura estão associadas ao atraso no período menstrual.

O que posso fazer? A menstruarão estiver atrasada por, pelo menos, 15 dias você pode realizar o teste de gravidez de farmácia. É importante também procurar o médico de família para realização de Beta-HCG e, na presença de gravidez, iniciar o pré-natal.

4. Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é um distúrbio do sistema digestivo que provoca inchaço, dor e enrijecimento na barriga, além de períodos alternados de prisão de ventre e diarreia. Geralmente os sintomas pioram após o consumo de determinados alimentos e episódios de estresse emocional.

O que posso fazer? Consuma alimentos normalmente observando os alimentos que pioram os sintomas para evitá-los em outras refeições. Evite alimentos que produzem gases (feijões e repolho) ou que provoquem diarreia. Aumente o consumo de fibras na alimentação e de água, nos casos de prisão de ventre. Após avaliação médica podem ser indicado medicamentos para dor abdominal, diarreia e prisão de ventre.

Ascite, popularmente conhecida como barriga d’água, é o acúmulo de líquido dentro do abdome.

Quando o volume de líquido dentro da cavidade abdominal é grande, a pessoa apresenta barriga inchada e dura, desconforto no abdome, umbigo achatado ou protuberante, perda de apetite e, nos casos mais graves, falta de ar.

O que posso fazer? Faça uma dieta com pouco sal e evite o consumo de bebidas alcoólicas. Nos casos de ascite com grande quantidade de líquido, são recomendados o uso de diuréticos, albumina e antibióticos. Pode ser necessária a retirada do líquido por meio de punção com uma agulha e instalação de dreno. Para isto a pessoa precisa estar internada.

6. Aumento dos órgãos abdominais e tumores

Quando os órgãos da cavidade abdominal ou pélvica aumentam o seu tamanho, podem provocar inchaço na barriga, endurecimento na região do órgão afetado e, em alguns casos, dor.

Alguns exemplos de órgãos aumentados são: fígado aumentado em pessoas com esquistossomose, cirrose, hepatites, miomas, obstrução de bexiga provocado pelo aumento do tamanho da próstata, tumores de ovários ou de órgãos abdominais.

O que posso fazer? Nestes casos é indicado procurar atendimento hospitalar para que o diagnóstico seja feito o mais rapidamente possível. Podem ser necessários exames de sangue e exames de imagem como ultrassonografia abdominal ou tomografia abdominal.

Quando devo me preocupar?

Fiquei atento se você sentir, além da barriga inchada e dura, sintomas como:

  • Dor abdominal intensa e persistente,
  • Presença de sangue no vômito ou nas fezes,
  • Sangramento vaginal anormal, na suspeita de gravidez e
  • Falta de ar ou dificuldade de respirar.

Ao perceber estes sinais busque atendimento em uma emergência hospitalar o quanto antes.

Para saber mais sobre barriga inchada, você pode ler:

Barriga inchada: o que pode ser e o que fazer?

6 dicas para desinchar a barriga rapidamente

Estou com a barriga inchada, dor e pontadas. O que pode ser e o que fazer?

Referências

IFGD - International Foundation for Gastrointestinal Disorders. Understanding Bloating and Distension.

FBG - Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Referências bibliográficas