O que significa veiculo com passagem por leilao

Com certeza você já sabe que um veículo com passagem por leilão tem grande desvalorização no mercado, de modo geral sendo de 20% em relação a tabela FIPE. O que para muitos pode significar um ótimo negócio, tanto para quem vende, quanto para quem compra.

Cada ano que passa a comercialização de veículos com passagem por leilão tem crescido no mercado brasileiro, seja de forma justa, seja aquela venda que o comprador descobre algum tempo depois. O fato é que a cada dia a informação sobre este dado tem se tornado mais popular e as pessoas vem aprendendo que existem diversas classificações de leilões. Comercializar um veículo de leilão não significa que o veículo passou por perca total ou possui alguma avaria.

As classificações de leilão

Já se foi o tempo de consta ou nada consta em uma consulta de leilão. Hoje, muitas empresas apontam em suas respostas, a classificação do veículo perante o leilão apontado. Fato este que ajuda o comprador a entender melhor o histórico e o que levou aquele veículo ao leilão.

Um bom exemplo, é a consulta de leilão da AutoList, a Leilão Prime, a qual além de apontar a existência de leilão, aponta em uma classificação de A a D, a classificação do veículo, pois convenhamos que um veículo que foi a leilão por conta de não pagamento de um financiamento pode ter seu estado estético e mecânico completamente diferente de um veículo que foi a leilão por conta de um acidente.

É claro que os objetivos das empresas apontarem a classificação do leilão é de ajudar você a entender com mais detalhes a real situação do veículo no momento do leilão, mas o que muitas empresas entregam de forma complementar e que poucas pessoas percebem e sabem utilizar, são alguns detalhes do leilão para que caso você tenha interesse em avaliar melhor, possa encontrar o responsável do leilão, lote, data e muitas outras informações que possam te ajudar a encontrar outras informações que te auxiliem na tomada de decisão.

Uma dica que a AutoList pode deixar, com base em nossa experiência de mais de dez anos de mercado, não é porque um veículo possui passagem por leilão, que você precisa recusar a oferta e perder negócio. Como uma empresa de informações veiculares, buscamos em todo o mercado, o máximo de informações para te ajudar no processo de tomada de decisão, pois você precisa de informação para entender melhor a situação do leilão, o estado do veículo no momento do leilão, para assim encontrar o público desse determinado veículo. Seja para colocar em seu pátio, seja para recusar ou ainda repassar para algum conhecido trabalhar com o veículo, a informação veicular estará ao seu lado para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

Reputação da revenda no mercado

Um aspecto que principalmente concessionárias comentam conosco é a questão da reputação que a empresa assume com a sociedade ao comercializar veículos de leilão. Principalmente em regiões de mercados mais conservadores, quando “corre” a informação de que determinada revenda comercializa veículos de leilão, pode gerar grandes perdas, pois o público passa a não confiar mais naquela marca e informam possuir medo e assim descartam como opção na hora da compra.

Por outro lado, existem revendas que acabam utilizando justamente a questão da desvalorização para criar uma revenda específica para esse tipo de veículo, assim buscar atender um nicho de clientes muito específico, os quais desde o primeiro momento afirmam possuir preferência por este tipo de veículo, seja por questão do preço, seja por entenderem das necessidades do veículo e enxergarem um potencial negócio e boas margens de lucro.

O que significa veiculo com passagem por leilao

O ponto chave em decidir se você vai trabalhar ou não com veículos de leilão é em primeiro lugar, avaliar seu público e traçar estratégias de comunicação para que transmita a informação clara e garanta o entendimento, para que no futuro não tenha dor de cabeça com negócios mal concretizados e principalmente o descontentamento de seus clientes, pois basta apenas um cliente insatisfeito para você perder diversas vendas, não é mesmo?!

Por fim, mas não menos importante…

Não significa que o fato de um veículo não possuir passagem por leilão e não ter registro de histórico de sinistro, que é uma boa compra. Existem muitas outras informações que podem vir a desvalorizar um veículo e que sequer são visíveis ao olho humano, como por exemplo o registro de passagem por roubo e furto que pode gerar taxas médias de 10% de desvalorização e até mesmo veículos com passagem por enchentes que passaram por reforma, os quais podem não gerar problemas na compra e venda, mas com certeza o comprador terá grandes dores de cabeça ao tentar fazer um seguro e se deparar com a surpresa da recusa, mesmo um histórico “perfeito”.

A questão mais importante é que sempre existirá mercado para todo tipo e estado de veículo, basta você encontrar o público certo e trabalhar da forma mais correta com ele, pois através de clientes satisfeitos sua empresa será reconhecida e muito outros negócios virão de forma mais simples e barata. Para garantir o melhor negócio, você precisa ter o melhor parceiro ao seu lado e para isso você precisa entender qual o nível de informação seu negócio precisa. Agora queremos saber a sua opinião a respeito desse assunto: Já comprou algum veículo de leilão? Foi um bom negócio? Como seu público reage ao saber que você trabalha ou trabalhou com veículo(s) assim?