O que se esconde por trás das imagens

O que se esconde por trás das imagens
O que se esconde por trás das imagens

Guarde bem essa palavra: esteganografia. A técnica que permite esconder mensagens em outras mídias, como textos, vídeos ou fotografias surgiu junto com a criação da escrita, mas se tornou tão simples na era digital ao ponto de permitir ataques por memes. Saiba mais sobre a técnica e aprenda a criar você mesmo mensagens ocultas.

O que se esconde por trás das imagens

Estudiosos debatem há séculos se Leonardo da Vinci escondeu ou não mensagens secretas na Mona Lisa

A palavra esteganografia, do grego “escrita escondida”, é um ramo da criptologia, disciplina que reúne conhecimentos e técnicas para a criação (criptografia) e quebra (criptoanálise) de códigos cifrados. Reúne os estudos, técnicas e metodologias para a criação e quebra de mensagens dentro de outras mensagens, para ocultar o seu real significado.

Métodos arcaicos de esteganografia, uma arte tão antiga quanto a própria escrita consistiam em desde tatuar o couro cabeludo com mensagens importantes, ocultando-as deixando o cabelo crescer, a textos aparentemente normais mas que usam cifras específicas, só capazes de serem identificados por quem possui a chave.

A diferença da esteganografia para a criptografia é que a primeira se passa por uma mensagem de texto ou uma imagem comum para a maioria das pessoas, enquanto aqueles que possuem as chaves são capazes de extrair a mensagem secreta delas.

Esteganografia em imagens

Com a invenção do computador, dados secretos podem ser inseridos em praticamente qualquer mídia, desde uma chave de autenticação a uma música, um texto ou uma imagem e ser dividida entre vários arquivos. Hoje em dia, o processo de esconder dados em fotos, memes ou ilustrações é um dos mais comuns e dos mais difíceis de rastrear.

Arquivos multimídia são os melhores “contêineres” para mensagens secretas, que podem variar de um arquivo de texto inócuo a conteúdos protegidos por direitos autorais e código malicioso. Sim, uma foto pode conter um malware, durma com essa.

O que se esconde por trás das imagens

As imagens parecem iguais, mas a da direita guarda 10 capítulos de um livro

As informações secretas podem estar contidas nos metadados de um arquivo multimídia, ou até mesmo nos pixels de uma foto ou vídeo. Neste caso, cada pixel alterado guarda uma parte da informação que se deseja ocultar, que pode ser dividida entre dois ou mais contêineres.

Em geral, mudar fotos consiste em alterar de 1 a 3 bits da descrição de um formato RGB, que ocupa 24 bits de memória. As alterações são praticamente imperceptíveis ao olho nu e passarão incólumes por sistemas de segurança menos preparados, chegando ao destino tranquilamente.

Por isso mesmo, há um esforço das empresas de segurança em desenvolver novas ferramentas capazes de identificar mensagens ocultas em filmes, textos e imagens distribuídas na internet, tanto para conter a ação de piratas quanto para impedir a propagação de malwares e outras pragas.

Como esconder mensagens em imagens

Existe uma série de métodos que podem ser usados para esconder mensagens ocultas em imagens, desde implementar diretamente no código a usar programas dedicados poderosos. No entanto, você pode brincar de agente secreto e trocar fotos com textos armazenados com o JPHS (JP Hide-and-Seek), um programa de código aberto compatível com Windows e Linux, que é bastante simples e fácil de usar.

O que se esconde por trás das imagens

  1. Acesse linux01.gwdg.de, baixe e instale o JPHS;
  2. Abra o Bloco de Notas e crie um arquivo de texto, com uma mensagem qualquer;
  3. Abra o JPHS e clique em “Open jpeg”;
  4. Selecione a imagem que deseja usar e clique em “Abrir”;
  5. Clique em “Hide”, crie uma senha para proteger a mensagem e clique em “OK”;
  6. Selecione o arquivo de texto e clique em “Abrir”;
  7. Clique em “Save jpeg”;
  8. O JPHS irá compactar a mensagem dentro da imagem, algo que pode alterar a qualidade da mesma.

E pronto.

Para extrair a mensagem, a pessoa que recebeu a imagem deve ter também o JPHS e a senha que você incluiu na foto:

O que se esconde por trás das imagens

  1. Abra o JPHS e clique em “Open jpeg”;
  2. Selecione a imagem e clique em “Abrir”;
  3. Clique em “Seek”, digite a senha e clique em “OK”;
  4. Aponte a pasta onde a mensagem de texto será salva (dê um nome a ela, com a mesma extensão da original) e clique em “Salvar”;
  5. A mensagem oculta será extraída para a pasta que você indicou.

Simples assim.

Com informações: Kaspersky.

14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 15 Falo como a sábios; julgai vós mesmos o que digo. 16 Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? 17 Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão. 18 Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são, porventura, participantes do altar? 19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 20 Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. 21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.

Liberdade e amor cristãos

22 Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?

23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 24 Ninguém busque o proveito próprio; antes, cada um, o que é de outrem. 25 Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. 26 Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. 27 E, se algum dos infiéis vos convidar e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. 28 Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. 29 Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem? 30 E, se eu com graça participo, por que sou blasfemado naquilo por que dou graças? 31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32 Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. 33 Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.

Read full chapter