O que podemos aprender com livro de Mateus?

O que podemos aprender com livro de Mateus?

Mateus 1 é o primeiro capítulo do Evangelho de Mateus no Novo Testamento da Bíblia. Sua estrutura se divide em duas seções bem distintas: a primeira apresenta a genealogia do pai terreno de Jesus, José, desde Abraão; a segunda, começando em Mateus 1:18, estabelece a doutrina do nascimento virginal de Jesus.

Qual é o principal objetivo do evangelho?

Os evangelhos (do latim tardio evangelium, do grego clássico εὐαγγέλιον, «boa nova», composto de εὐ «bem, bom» e ἄγγελος «mensageiro, anúncio») são um gênero de literatura do cristianismo primitivo que conta a vida de Jesus, a fim de preservar seus ensinamentos ou revelar aspectos da natureza de Deus.

Qual a mensagem central do livro de Mateus?

O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra. Mateus mencionou “o reino dos céus” inúmeras vezes e ele é o único autor dos evangelhos a incluir ensinamentos de Jesus que mencionam a “igreja” (ver Mateus 16:18; 18:17).

O que a Bíblia diz sobre o nascimento de Jesus?

“Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco” (Mt 1:23).

Qual é o estudo do livro de Mateus?

  • Estudo do Livro de Mateus por Dennis Allan (2000) Mateus é um dos quatro relatos no Novo Testamento da biografia de Jesus. Como os outros, ele relata poucos episódios das muitas coisas que Jesus fez durante 33 anos na terra. Mateus inclui muitas citações do Velho Testamento, mostrando que Jesus cumpriu as grandes profecias da antigüidade.

Qual é o tema principal de Mateus?

  • Embora uma grande quantidade do material de Mateus seja encontrada em Marcos e Lucas, cerca de 40 por cento do evangelho de Mateus é único. O tema principal em Mateus é de que Jesus Cristo veio estabelecer Seu reino na Terra.

Quais são as interpretações de Mateus?

  • Tenho mudado, e o evangelho me acompanha sendo um bom companheiro de caminhada. obviamente não sou o único a perceber o valor de Mateus. Há uma variedade de intérpretes e de interpretações disponíveis. Desde as patrísticas, alegóricas, pastorais, até as críticas, sob o impacto do criticismo bíblico, e as mais recentes]

Qual o valor do Evangelho de Mateus?

  • MAteus, oeVAnGeLHo continua a trazer uma mensagem refrescante, profunda e desa- fiadora. Tenho mudado, e o evangelho me acompanha sendo um bom companheiro de caminhada. obviamente não sou o único a perceber o valor de Mateus. Há uma variedade de intérpretes e de interpretações disponíveis.

Qual o contexto do livro de Mateus?

O Evangelho segundo Mateus faz parte do Novo e acredita-se que tenha sido escrito por volta de 50 DC, período do inicio da igreja. O Evangelho de Mateus tem esse nome, porque foi escrito pelo próprio apóstolo. Consta que antes de seguir Jesus ele trabalhava como cobrador de impostos.

O que Mateus 5 nos ensina?

“Os puros de coração são aqueles que amam ao Senhor, que buscam segui-Lo e guardar Seus mandamentos, que se esforçam por viver uma vida virtuosa e permanecem fiéis até o fim. Os puros de coração são aqueles que controlam seus pensamentos a fim de manter-se livres de fantasias e atos imorais” (Sheldon F.

O que Mateus 4 nos ensina?

Após o batismo, Jesus passou 40 dias jejuando e em comunhão com o Pai Celeste no deserto. Depois desse período, o diabo tentou Jesus. Usando as escrituras, Jesus resistiu a todas as tentações. O Salvador foi à Galileia, onde chamou Pedro e outros discípulos para segui-Lo e começou a ensinar, a pregar e a curar.

O que podemos aprender em Mateus 1?

Mateus 1:1–17 Peça-lhes que abram em Mateus 1–2 e procurem verdades sobre os pais do Salvador e os traços que Ele herdou deles. Essa atividade deverá preparar os alunos para entenderem as verdades de que Jesus Cristo é o Filho Divino do Pai Celestial e de Maria, e que Ele é o Filho Unigênito do Pai na carne.

Qual é o significado do nome de Mateus?

Significado de Mateus Nome Hebraico – Significado: Dom de Jeová.

Qual o significado de Mateus na Bíblia?

Mateus é um nome de idioma português. É derivado do nome hebraico “מתתיהו” (Matityahu), que significa “presente de Javé”.

Qual a mensagem central das Bem-aventuranças?

As bemaventuranças anunciam também a vinda do Reino de Deus através da palavra e ação de Jesus, que tornam a justiça divina presente no mundo. Elas revelam também o caráter das pessoas que pertencem ao Reino de Deus, exortando as pessoas a seguir este carácter exemplar.

O que é ser sal da terra e luz do mundo?

De modo simplificado podemos dizer que ser sal da terra e luz do mundo representar ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus. Dessa maneira, todo cristão recebe esse chamado, pois ele é convocado para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor.

Como explicar a tentação de Jesus?

A Tentação de Cristo é um episódio da vida de Jesus relatado nos evangelhos sinóticos (Mateus 4:1-11, Marcos 1:12,13 e Lucas 4:1-13) no qual, após ter sido batizado por João Batista, Jesus jejuou por quarenta dias e noites no deserto da Judeia. Durante este período, o Diabo apareceu para tentá-Lo.

Porque Jesus fez jejum de 40 dias e 40 noites?

“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

O que diz em Mateus 1 1?

Cristo nasce de Maria — Ela concebe pelo poder do Espírito Santo — Nosso Senhor é chamado de Jesus. 1 aLivro da geração de bJesus Cristo, filho de cDavi, filho de dAbraão.

O que aprendemos com a genealogia de Jesus?

A genealogia de Jesus, conforme descritas nos evangelhos, tem o intento de dar legitimidade à sua pessoa e aos seus ensinamentos, proclamando que Jesus era aquele esperado e anunciado no AT e fruto da intervenção celestial.

Qual apelido para Matheus?

Alguns apelidos carinhosos para este nome são: Matheusinho, Ma, Theusinho e Teteu.

Qual o significado do nome Matheus no amor?

O nome tem origem Hebraica, e é um variante de Mateus. Um ser extremamente Carinhoso, e cuidadoso, quer sempre estar de bem com todos, uma pessoa meiga e muito responsável.

Ouça este artigo:

O Evagelho segundo Mateus

 “Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22, 37:40)

 O Evangelho segundo Mateus faz parte do Novo e acredita-se que tenha sido escrito por volta de 50 DC, período do inicio da igreja. O Evangelho de Mateus tem esse nome, porque foi escrito pelo próprio apóstolo. Consta que antes de seguir Jesus ele trabalhava como cobrador de impostos. Inclusive, sua escrita mostra que teve muito interesse em contabilidade (18:23-24; 25:14-15). Sobretudo, nesta profissão acredita-se que tinham a habilidade da taquigrafia ou seja, conseguia grafar as palavras de forma file, palavra por palavra, na medida em que a pessoa falava.

O livro de Mateus começa com a genealogia de Cristo e termina com a paixão, morte e ressurreição.  Mateus discorre desde o nascimento e início da vida de Jesus e logo expõe o ministério de Jesus, trazendo suas pregações, como o Sermão da Montanha “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal (pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém)” (Mt 6,9:13)

Além disso detalha sobre a missão dos discípulos “Tendo chamado os seus doze discípulos, deu-lhes Jesus autoridade sobre espíritos imundos para expelir e para curar toda sorte de doenças e enfermidades” (Mt 10:1) e algumas parábolas. São elas: do semeador, do joio, do grão de mostrada, do fermento, do tesouro escondido, da rede, e da pérola.

Posteriormente, fala sobre a igreja e o futuro, e em seguida fala da prisão, tortura e morte de Jesus antes de trazer a Sua ressurreição “Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia” (Mt 28, 5:6) e “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt 28, 5:6)

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.