O que é musica pop

Tendo seu início a partir da década de 30, a música pop é um estilo muito comercializado e,  como o próprio nome diz, muito popular. É um gênero que mistura diversos estilos, não tendo uma característica que o define por si próprio como o rock, jazz e o samba, por exemplo. Porém, a integração de elementos tão diversos que são responsáveis pelo sucesso da música pop no mundo todo. Mesmo tendo seu início na década de 30, foi só em 1950 que o pop se consolidou no mercado. Buscando influências do jazz, soul e country, junto de uma melodia simples, batidas repetidas e uma letra de fácil memorização, não demorou muito para as pessoas comprarem a ideia e se tornarem fã dos artistas desse gênero. Outros elementos responsáveis pela popularização do pop são as performances dos cantores em seus shows. Diferente do que estávamos acostumados, esses artistas acrescentavam diversos elementos em suas apresentações para chamar a atenção do publico. Coreografias, recursos visuais e caracterizações são só algumas das características presentes  nas turnês desses artistas. Desde então, o pop só aumentou sua popularidade, alcançando um sucesso estrondoso nos anos 2000, o que permanece até hoje. Separei alguns dos cantores mais importantes na história desse estilo.

Elvis Presley

O que é musica pop
Elvis pode ser considerado um dos precursores desse gênero. Em 1954, ele lançava suas primeiras músicas, “Take“ e “Blue Moon of Kentucky“, ambas fizeram muito sucesso, e foi a partir desse momento que o cantor se popularizou não só nos Estados Unidos, mas também no mundo todo. As músicas do cantor eram empolgantes e alcançavam admiradores das mais variadas idades e classes sociais. Considerado por muitos um cantor de Rock, estilo que era sua principal influência, ele também pode ser considerado um cantor pop, pois suas músicas recebiam inspirações de inúmeros gêneros e suas letras grudavam facilmente na cabeça de qualquer um.

Madonna

O que é musica pop
Madonna, considerada a rainha do pop, é uma das principais responsáveis pela popularização desse gênero. Seu primeiro álbum, “Like a Virgin“ , lançado em 1982, fez um sucesso instantâneo, entrando na lista dos mais vendidos logo em suas primeiras semanas. Famosa por ser polêmica, diversos clipes da cantora já foram censurados.  Além disso, ela é defensora de diversas causas, como os direitos de liberdade da mulher e os direitos da comunidade LGBT. Em muitas de suas músicas, além das letras marcantes, ela aproveita para fazer diversas criticas e também defender os direitos de liberdade da mulher e das comunidades LGBT.

Michael Jackson

O que é musica pop
Michael começou no The Jackson Five, grupo que fez muito sucesso na década de 60. Em 1979, ele saiu do grupo e lançou sua carreira solo no disco “Off the Wall“, mas foi só em 1982 com o álbum “Thriller“ que ele alcançou o sucesso mundial. Michael também era famoso por seus clipes elaborados, coreografias e por suas performances cheias de efeito. Juntamente de Madonna, ele é um dos principais responsáveis pelo sucesso mundial da música pop.

Lady Gaga

O que é musica pop
Um pouco mais recente, Lady Gaga é considerada por muitos como a sucessora de Madonna. Famosa por sua excentricidade, ela estourou na mídia com o seu segundo single “Poker Face” e a partir de 2008, ela nunca saiu dos holofotes. Atualmente, ela lançou o seu quarto álbum, intitulado “Joanne”, com uma pegada um pouco mais country, mas ainda assim com todos os elementos do pop responsáveis por seu sucesso. Com uma legião de fãs, a cantora segue os mesmos passos de Madonna, com letras empoderadas e lutando, principalmente, pelos direitos da população LGBT.

A música pop é um estilo musical derivado da música popular. Seu nome, pop , vem do inglês, que é uma abreviação do termo popular , que em espanhol traduz 'popular'.

Os música pop origina na Inglaterra, em meados do século XX, tendo elementos de diferentes gêneros de música popular da época. Nesse sentido, é um gênero muito eclético, uma vez que elementos do rock and roll, dança, gospel, soul, folk, além de gêneros mais atuais da música afro-americana, como rap ou hip hop.

Algumas das características fundamentais da música pop são a curta duração de suas músicas, a estrutura estrofe-coro-estrofe de suas composições líricas e seus ritmos e refrões cativantes.

Sua instrumentação , por outro lado, utiliza essencialmente bateria, baixo, guitarra, vocais e teclado, além do uso de tecnologia para composição musical. As vozes são geralmente melódicas e claras, e predominam em primeiro plano, acompanhadas de percussões lineares e repetidas. A execução, nesse sentido, tende a ser simples, mas eficaz, projetada para o público em geral.

Portanto, o pop é um dos gêneros musicais mais populares e bem-sucedidos do mundo, especialmente entre o público jovem. Sua música não é apenas atraente para as massas, mas também lida com temas com os quais as pessoas podem se identificar facilmente, como amor, vida e ocasional tema social. Nesse sentido, o gênero pop é essencialmente comercial e acessível, comparado a outros gêneros da música popular, como rock ou jazz.

Veja também Rock and roll.

Os artistas pop , sobre o outro lado, geralmente são figuras têm um forte apelo visual, com um estilo e uma personalidade fortemente marcada. Eles tendem a aparecer em programas de televisão para anunciar seus trabalhos, fazer videoclipes para promover seus singles e oferecer shows visuais emocionantes para grandes audiências.

Alguns dos artistas de música pop mais famosos e bem-sucedidos são Michael Jackson , conhecido como o 'Rei do Pop', Madonna , chamado de 'Rainha do Pop', ou Lady Gaga. Como tal, é um gênero dominado por artistas americanos, no entanto, se enraizou nos lugares mais diversos do planeta, com músicos que dotam suas composições com conteúdo próprio e local.

No entanto, apesar do fato de a música pop ser um gênero muito apreciado pelas massas, é altamente criticada na união da música, pois é considerada como música pré-criada, criada pelos grandes estúdios apenas para fins comerciais, sem nenhum valor agregado ou valor agregado. verdadeira ambição artística.

Sabia que os Beatles, o Frank Sinatra e o Elvis Presley já tiveram suas facetas Pop? Afinal, eles já estavam na estrada antes muito do fenômeno das divas, girl groups e boy bands. Para descobrir como isso aconteceu, vem com a gente conhecer a história do Pop!

Por falar nisso, as raízes da Pop Music estão conectadas com Blues, Country, Dance, R&B, Rock e Soul. Mas também não podemos esquecer da influência da Música Eletrônica, não é mesmo? Enfim, este gênero é um universo à parte, que certamente vai te surpreender!  

E, para fazer uma imersão na história do Pop, a dica é ver “Madame X” da Madonna e “Gaga: Five Foot Two” da Lady Gaga. E, também, vale a pena conferir “Britney vs. Spears” sobre os desafios da Britney para se livrar da tutela do pai Spears.

7 curiosidades sobre a história do Pop

Chegou a hora de descobrir de onde veio esse estilo musical envolvente. Então, strike a pose e aproveite para curtir uma playlist enquanto lê o post sobre a história do Pop!

1. O que significa Pop?

Para entender o que é o Pop, tenha em mente que esse é um gênero musical bem eclético. No fim das contas, o nome vem das manifestações artísticas “populares”, misturando os elementos de muitos estilos.

A propósito, a Netflix produziu a série “This Is Pop” sobre as “tendências que resistiram ao tempo”. Confira!

2. Quem é considerado o fundador do Pop?

Por ser um estilo vindo de muitas expressões artísticas, é desafiador descobrir quem criou o Pop. Contudo, aqui vão duas curiosidades: a primeira delas é que o grupo vocal Comedian Harmonists, de 1927, foi um dos precursores das boy bands.

Já a segunda curiosidade diz respeito ao criador do Auto-Tune, o engenheiro Andy Hildebrand. Inicialmente, ele fez o equipamento para ajudar sua esposa a cantar de maneira mais afinada. Depois, a ferramenta caiu nas graças de grandes artistas, como a diva Cher. Por outro lado, Britney usou o equipamento para fazer uma voz robotizada.

3. Onde nasceu o Pop? E como surgiu?

Se você quer saber onde surgiu o Pop, o estilo vem dos anos 1950, tanto nos Estados Unidos, quanto no Reino Unido. Dos dois lados do Atlântico, surgiram nomes como: Frank Sinatra, Elvis Presley e, depois, The Beatles

Por incrível que pareça, eles contribuíram (e muito) para a história da Música Pop. Nesse sentido, vale lembrar que o Pop foi influenciado por expressões artísticas populares. Como já mencionamos, isso inclui Blues, Country e vários ritmos.

Desde a década de 1950, o Pop foi se desenvolvendo e incorporando novos elementos musicais. Além dos Beatles, por volta de 1960, outra influência importante foi o Folk do Bob Dylan.

Chegando aos anos 1970, tivemos o “Rock-influenced Pop”, com ABBA, Fleetwood Mac e Rod Stewart. E mais: esse também foi o auge da Era Disco, trazendo à tona os clássicos de Donna Summer e Bee Gees.

Já na década de 1980, o rei e a rainha do Pop ganharam fama na indústria mundial com seus hits eletrizantes. Sim, isso mesmo: estamos falando de, ninguém mais, ninguém menos, que Michael Jackson e Madonna

Em 1990, foi a vez dos fenômenos mainstream de girl groups e boy bands, assim como o “boom” do Pop Latino. Nesse caso, podemos citar Spice Girls, Backstreet Boys, Shakira, J-Lo, Ricky Martin e muitos outros.

Dos anos 2000 pra cá, vimos surgir desde a Princesa do Pop Britney até as divas Lady Gaga, Queen B e Rihanna. Aliás, também temos Katy Perry, Ariana Grande, Dua Lipa, Taylor Swift e muito mais. Além disso, a Pop Music ganhou desenhos mais alternativos com Billie Eilish, Melanie Martinez e Nathy Peluso.  

4. Como aconteceu a história do Pop no Brasil?

Esqueça tudo o que você ouviu falar sobre o Pop no Brasil, para então obter uma nova perspectiva. Para tal, não deixe de ver o documentário “História Secreta do Pop Brasileiro”, que fala dos anos 1970 e 1980. 

De acordo com a CBN, “a série revela os bastidores do Pop no país, trazendo à luz artistas injustiçados’”. Por sinal, você vai conhecer fatos curiosos que envolvem o primeiro disco da Xuxa, o sucesso da Turma do Balão Mágico e daí em diante.

5. Quais as principais características do Pop?

  • Estrutura musical marcada pelo tripé: verso-estribilho-verso, com ganchos que facilitam a memorização
  • Ainda no mood verso-e-refrão, esses versos costumam ser curtos e acompanhados de melodias envolventes
  • As batidas dançantes são uma das marcas registradas do Pop, mesmo com tantos estilos diferenciados
  • Shows extravagantes, com coreografias contagiantes e artifícios tecnológicos para entreter grandes públicos
  • Forte influência na cultura popular, o que vai além da preferência musical para realmente lançar moda
  • As demais características se adaptam à versatilidade dos subgêneros, sobre os quais falaremos a seguir 

O que é musica pop

6. Quais os subgêneros do Pop?

7. Quais são os maiores nomes do Pop de todos os tempos?

Para conhecer os grandes artistas Pop, vamos aos destaques do Grammy nas diversas categorias deste gênero:

O que é musica pop

Mais nomes do Pop

Para você, quem mais marcou a história do Pop? Conta pra gente quem são os artistas que reinam no seu coração!

10 hits para dançar ao som da história do Pop

Agora, chegamos aos hits que dominaram as paradas musicais e, claro, marcaram a história do Pop.

1. Material Girl

A faixa provocativa “Material Girl” foi feita para retratar a vida de Madonna na época. Falando nisso, o videoclipe foi inspirado em uma atuação da Marilyn Monroe, sabia?

2. Billie Jean

Até hoje, “Billie Jean” é uma das músicas mais famosas do rei Michael Jackson. Mas ele também já lançou um hit que mescla Pop e Axé, chamado “They Don’t Care About Us”. 

3. Rain On Me

Com “Rain On Me”, Lady Gaga e Ariana Grande apostaram no Deep House, que vem da House Music. Assim, a dupla conquistou o Grammy de Melhor Performance Pop de 2021.

4. Work

No mood Dancehall, a parceria entre Rihanna e Drake bombou em mais de 30 charts do mundo todo. Mesmo na era dos streams, o hit foi certificado com discos de ouro e platina.

5. Crazy In Love

Mesclando Pop com Hip Hop, R&B e Funk, “Crazy In Love” é um clássico do casal Beyoncé e Jay-Z. De quebra, a revista Rolling Stone classificou o hit como o 118º melhor da história.

6. Toxic

Finalmente, o movimento #FreeBritney deu certo e a cantora não está mais sob a tutela do pai. Logo, vamos celebrar a libertação com “Toxic”, que é um dos singles mais famosos dela. 

7. Hips Don’t Lie

Com Pop Latino, Worldbeat e Reggaeton, o hit de Shakira e Wyclef Jean chegou ao Hot 100 da Billboard. E não deixe de ver o clipe que mostra os famosos movimentos de quadris.

8. Girls Just Want To Have Fun

Sabia que “Girls Just Want to Have Fun”, da Cyndi Lauper, tem 2 versões? Depois do hit de 1983, ela lançou “(Hey Now) Girls Just Want to Have Fun” com uma pegada mais Reggae.

9. I Want It That Way

Não dá pra falar da história do Pop sem citar os Backstreet Boys, né? Aliás, músicas como “I Want It That Way” são símbolos da cultura pop, aparecendo até no Brooklyn Nine-Nine.

10. Delito

Com um estilo de Pop mais alternativo, a argentina Nathy Peluso vem ganhando seu lugar ao sol. Recentemente, ela fez bastante sucesso ao participar da produção do DJ Bizarrap.

Playlist com + de 120 músicas Pop

Sempre que quiser dançar ao som dos diferentes estilos de Pop Music, curta a nossa playlist [Pop] #26 Artcetera!

Bônus: a história do Pop envolvendo outros ritmos

Gostou de conhecer a história do Pop? Pois saiba que tem muito mais de onde isso veio aqui na Artcetera. Continue navegando no blog para descobrir! 😘

O que é musica pop

Sou dessas que, sem a arte, morreria da verdade. Sim, gosto de Nietzsche, mas me encontro no Gabo e até no Neruda. Adoro experiências surreais, noites estreladas, roteiros intrincados e músicas que inspiram o infinito particular. Aliás, como diria Oswaldo Montenegro: “Que a minha loucura seja perdoada, pois metade de mim é amor e a outra metade, também”! 🖤