O que é bigode chines

O que é bigode chines

O lifting facial não invasivo

O que é bigode chines

Saiba mais sobre a Estética Facial sem cirurgia.

O que é bigode chines

Tratamentos para tratar rugas de expressão.

Também conhecido como sulco nasogeniano, ou dobras nasolabiais, o famoso bigode chinês é um tipo de marca de expressão que se estende da parte inferior do nariz até os cantos da boca.

Essa condição é extremamente comum e, acredite, é só mais um sinal de que você passou vários momentos da sua vida sorrindo. Porém, é claro que, em alguns casos, essas marquinhas são maiores ou mais profundas do que gostaríamos que fossem.

Pensando nisso, trago uma excelente notícia: existem MUITAS opções de tratamento para esses vincos, e a melhor parte é que a maioria é bastante acessível!

Continue comigo para saber TUDO o que precisa sobre esse assunto!

Os sulcos nasogenianos são, na verdade, duas depressões localizadas nas laterais da boca e que lembram um típico “bigode chinês (Fu Manchu)”.

Tirando as crianças pequenas e alguns pacientes cujos rostos estão paralisados devido a uma condição médica, essas dobrinhas nasolabiais são extremamente comuns.

Elas acontecem devido ao número de vezes que sorrimos e até mesmo conversamos. As próprias expressões faciais repetidas provocam uma pequena dobra no tecido fibroso localizado entre nossa boca e bochechas.
Como a nossa pele vai perdendo um pouco do colágeno ao longo dos anos, ficando mais fina e menos elástica, a tendência é que essas marquinhas se tornem ainda mais evidentes.

  • exposição ao sol (os raios UVA e UVB danificam a pele a ponto de fazer com que ela fique mais seca e menos elástica, provocando mais rugas, alterações de textura e linhas de expressão);
  • perda significativa de gordura, que pode fazer as bochechas parecerem “caídas”;
  • tabagismo (a nicotina, como já sabemos, diminui significativamente nossa produção de colágeno e elastina, fazendo com que nossa cútis fique mais suscetível às marquinhas indesejadas).

São opções comuns para amenizar suas dobrinhas nasolabiais:

O procedimento mais utilizado para tratar o bigode chinês é o preenchimento com ácido hialurônico. Afinal, ele é rápido, simples, permite maior flexibilidade na área e ainda fornece suporte aos tecidos circundantes.

Além disso, a recuperação é super tranquila e permite que você volte a trabalhar no mesmo dia.

Essa alternativa, no entanto, não é permanente porque o ácido hialurônico é absorvido ao longo do tempo. Sua duração costuma ser de 12 meses, exigindo nova sessão ao final desse período.

Os bioestimuladores são substâncias que estimulam a produção de colágeno. Eles melhoram o aspecto do bigode chinês ao tratar a flacidez e a perda de volume. Além disso, atuam no reposicionamento das estruturas da face, melhorando os contornos.
Os bioestimuladores disponíveis são:

  • Ácido poli-L-láctico (Sculptra®)
  • Hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®)
  • Policaprolactona (Ellansé®)

Saiba mais sobre esses produtos aqui:
BIOESTIMULADORES: ARMAS SECRETAS PARA RECUPERAR O COLÁGENO

Os fios de sustentação são suturas feitas de material biocompatível utilizadas para o tratamento de flacidez, marcas de expressão e sulcos no rosto e pescoço. Colocados em pontos estratégicos, eles estimulam a produção de colágeno no local, firmando a pele e conseguindo um rejuvenescimento facial contínuo e progressivo.

Para tratar o bigode chinês, eles são posicionados em planos profundos na região da bochecha. Logo após o procedimento, é possível perceber um efeito lifting, que se acentua mais e mais com o passar dos meses.

Saiba mais sobre os fios de sustentação aqui:
FIOS DE SUSTENTAÇÃO: UMA ALTERNATIVA NÃO INVASIVA AO LIFTING

O UltraformerⓇ utiliza a tecnologia do ultrassom micro e macrofocado para estimular a produção de colágeno mesmo nos planos mais profundos da pele.

Apesar de não ser aplicado diretamente nesta região, a ação da tecnologia em regiões mais laterais da face permitem uma sustentação melhor dos tecidos e uma melhora do sulco. No caso do bigode chinês, ele pode ser associado a outros tratamentos para um melhor resultado.

Saiba mais sobre o UltraformerⓇ aqui:
ULTRAFORMER: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ULTRASSOM MICRO E MACROFOCADO

Muitas vezes, conseguimos melhorar o aspecto do sulco “descolando” os tecidos que estão abaixo dele com uma pequena agulha, específica para este tratamento.

Esta técnica também é utilizada em associação com os preenchedores e melhora muito os resultados e o posicionamento do produto.

Quando o bigode chinês é muito pronunciado e a flacidez da pele do rosto é maior, pode ser necessária uma cirurgia plástica para se obter o resultado desejado.

Na maioria desses casos é indicado o lifting de face média.

O bigode chinês não precisa ser motivo de desespero! Existem muitas opções para amenizá-lo e conseguir uma aparência mais rejuvenescida. Agende uma avaliação para descobrir qual a melhor opção no seu caso.

exclusivo para assinantes

Hoje vamos falar sobre o temido "bigode chinês". Se você tem alguma dúvida, mande para mim no .

O nome médico do bigode chinês é sulco nasogeniano. É essa linha que se forma do nariz ao canto da boca e é demarcada nos nossos rostos aos 30 anos, mas pode ainda aparecer, evidenciado, uma década mais cedo, por volta dos 20 anos.

O motivo da linha acentuada pode ser fator genético, mas o que mais contribui para o seu aparecimento são os fatores externos.

A exposição excessiva à luz azul (quem não passa o dia na frente de um computador e quando chega em casa assiste TV?), poluição, alimentação não equilibrada ou as dietas drásticas (o efeito sanfona, sabe?). O que acontece, especificamente nessa área, é uma ruga por conta de perda da gordura e do colágeno.

É possível suavizar essas rugas com a ajuda do ácido hialurônico. O procedimento é simples e proporciona excelentes resultados em apenas uma sessão. No entanto, nem sempre tratar somente o sulco resolve o problema!

Em alguns casos, é necessário sustentar a região malar para suavizar o bigode chinês. Assim, além de melhorá-lo, ainda prevenimos o envelhecimento causado pela perda de gordura das bochechas.

Além de utilizar o ultrassom micro-focado para melhora da flacidez facial.

É a partir dos 25 anos que a nossa produção natural de colágeno começa a diminuir —o estimado é de 1% a cada ano. Essa queda é ainda mais drástica nos primeiros anos da menopausa: as mulheres sofrem uma perda de quase 30% da produção. O que significa uma pele que perde hidratação, firmeza e elasticidade.

O ideal é acompanhar logo cedo com um dermatologista para orientação e utilização de cremes que ajudem a prevenir essa situação.

E vale lembrar que o bigode chinês não é exclusividade da mulher, o homem também tem. À medida que os homens envelhecem, sua pele perde parte de suas fibras colágenas e elásticas, se tornando mais fina, áspera, seca, com rugas e vincos.

As marcas de expressão, quando repetidas várias vezes, podem ficar fixadas na pele. E o tratamento é semelhante ao da mulher.

O bigode chinês foi um termo criado para simplificar o nome difícil sulco nasogeniano. Conforme envelhecemos, as chances desse sinal aparecer aumentam — isso porque ele tem tudo a ver com o processo de envelhecimento. Entenda melhor a seguir:

O que é o bigode chinês

Ao longo da vida, a nossa pele se modifica. Ela naturalmente perde o viço, e a sua textura também muda. Aí, as rugas ficam mais evidentes, assim como as marquinhas de expressão. “Ocorre também a perda de volume facial, dando aquele aspecto de derretimento”, explica o dermatologista André Braz (@drandrebraz).

No caso do bigode chinês, que é aquele “risco” que se forma da pontinha da narina até o canto do lábio, também há o agravante da perda de estruturas que dão sustentação ao rosto — como gordura e osso —, processo também natural que começa a acontecer a partir dos 25 anos de idade. “As nossas maçãs do rosto, com o tempo, também perdem firmeza, cedem e param em cima do sulco, que acaba ficando mais proeminente”, diz o cirurgião plástico Wendell Uguetto (@dr_wendell_uguetto).

De acordo com ele, todos nós somos propensos ao aparecimento desse tipo de ruga. Peles claras, contudo, tendem a perder colágeno e elastina (substâncias que garantem firmeza para a cútis) mais rapidamente, o que aumenta as chances dos risquinhos aparecerem antes.

Hábitos que contribuem para o seu aparecimento

Apesar do bigode chinês ser o resultado orgânico do envelhecimento, alguns hábitos que adotamos ao longo da vida podem potencializá-lo, sabia? Quem elenca cada um deles é o médico especialista em estética Franklin Verissimo (@franklinverissimo):

  • Tabagismo;
  • Má alimentação;
  • Exposição exagerada ao sol sem proteção adequada;
  • Perda excessiva de gordura após a cirurgia bariátrica.

Exercício para evitar o bigode chinês

A farmacêutica e bioquímica Fernanda Chauvin (@dra.fernandachauvin), CEO da Ellementti Dermocosméticos, ensina: “a automassagem com ginástica facial é um ótimo exercício para evitar que o bigode chinês apareça cedo demais. Indico fazer o movimento de um O com a boca e, ao mesmo tempo, segurar o sulco no sentido das orelhas. Isso vai fazer você alongar bastante o rosto.”

Faça 10 repetições, assim que acordar, para fortalecer a pele. Tenha cuidados diários com o rosto, crie uma rotina de manhã e faça um ritual de beleza e bem-estar à noite com produtos corretos para o seu tipo de pele.

Tratamentos

“Atualmente, existem várias técnicas que podem ser aplicadas para o tratamento do bigode chinês. Mas eles dependem de características específicas de cada paciente, como: anatomia, qualidade da pele, grau de flacidez, o dermatologista escolhe as opções de  tratamento mais indicados”, explica a dermatologista Máira Astur (@maira_astur). Os mais realizados são:

Peeling:

“Todos os tipos de peelings ajudam em marcas que não sejam profundas, é um procedimento mais leve porém muito eficaz”, diz Cintia Cristina Santi Martignago, da IBRAMED.

Bioestimulador de colágeno:

Procedimento geralmente feito com injeções de ácido poli-L-Lático para estimular a produção de colágeno na região.

Continua após a publicidade

Preenchimento com ácido hialurônico:

Seringas com 1 ml a 1,2 ml de ácido hialurônico que suavizam os sulcos. Os seus efeitos duram até 24 meses.

Toxina botulínica:

O conhecido botox funciona como um bloqueador muscular que ameniza rugas e linhas de expressão.

Tratamentos paralelos:

De qualquer forma, você não pode esquecer dos cuidados diários com a pele. Ativos como vitamina C, ácido hialurônico, ácido retinóico e fibras elastina são ótimos exemplos.

Sérum Vitamina C

Gel hidratante com ácido hialurônico

O que é bigode chines
Ellementti Dermocosméticos/Divulgação

Máscara noturna

Quer mais recomendações de produtos? Conheça o Especiallistas, nossa nova marca Abril!