O que é a ginastica artistica

Força, leveza e perfeição. A Ginástica Artística combina sequências de exercícios acrobáticos em diferentes tipos de aparelhos.  

A ginástica que hoje é conhecida como artística ainda é citada em muitos livros e sites como ginástica olímpica. No passado, já foi chamada de ginástica desportiva e de ginástica de aparelhos. Em circuitos esportivos internacionais, é comum ouvir atletas, técnicos e até leigos usando simplesmente as iniciais GA - isto é, ginástica artística.  

História  

A ginástica artística está presente nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da Era Moderna, em Atenas 1896. Os gregos da antiguidade acreditavam que a Ginástica Artística era a junção perfeita entre mente e corpo e a praticavam para a manutenção da boa forma física. Ela também era ensinada como uma preparação para outros esportes, além de treinamento militar.  

O alemão Friedrich Ludwig Christoph Jahn, apaixonado pelo esporte, criou a primeira escola de ginástica artística, no ano de 1811. O "pai da ginástica "como ficou conhecido, além de aperfeiçoar a modalidade também criou alguns saltos e os aparelhos cavalo com alças, trave, barras paralelas e horizontais.  

A ginástica estreou nos Jogos Atenas 1896, reunindo atletas de apenas cinco países, que competiram em quatro aparelhos. Em Amsterdã 1928, as mulheres também passaram a competir, participando de uma única prova por equipes. 

Aparelhos 

Na ginástica artística, a cada prova o atleta é avaliado de acordo com a dificuldade da série e a execução dos movimentos. Tanto os homens como as mulheres competem na soma de pontos, individualmente e por equipe, mas há provas distintas para ambos os sexos.  

Homens e Mulheres 

Solo - série de exercícios realizada sobre um tablado quadrado de 12 metros montado sobre uma estrutura com molas e espuma. As mulheres se apresentam com música e enquanto os homens fazem sua série sem música. 

Salto – o objetivo é saltar apoiando-se numa pequena trave recoberta de couro. Um pequeno trampolim fixado no chão ajuda o ginasta a tomar impulso. 

Mulheres 

Barras Assimétricas – pelo menos dez elementos devem ser incluídos na apresentação em duas barras paralelas de alturas diferentes. Balanços circulares, piruetas, giros, saltos e voos são avaliados pela banca e arbitragem. 

Trave de Equilíbrio – sobre uma trave de metal, revestida por espuma e couro, as ginastas fazem apresentações com elementos obrigatórios.  

Homens 

Barra fixa – as apresentações são feitas numa única barra a 2,8m do chão. O movimento deve ser contínuo, incluindo giros e mortais. 

Barras paralelas – as apresentações são feitas em duas barras paralelas. São exigidos movimentos de suporte, apoio, giro e balanço. 

Cavalo com alças – os atletas evoluem sobre uma trave com alças laterais. São exigidos movimentos fluentes e contínuos, com mudanças do apoio de mão, tesouras e passagens com as pernas unidas e paralelas. 

Argolas - aparelho que exige força e concentração. Os ginastas se apresentam com as mãos nas duas argolas paralelas. Há exercícios obrigatório, como a parada com os braços abertos. 

Curiosidades 

A romena Nadia Comaneci encantou o mundo nos Jogos Olímpicos de Montreal 1976. Ela foi a mais jovem ginasta a ganhar medalha e a primeira a obter nota 10 na ginástica artística feminina. Ao todo, Comaneci conquistou nove medalhas olímpicas.  

Já a ginasta soviética Larysa Latynina entrou para a história como uma das atletas que mais conquistou medalhas em Jogos Olímpicos. Ao todo em sua carreira ela obteve 9 ouros, 5 pratas e 4 bronzes. A última delas foi conquistada nos Jogos de Roma 1960. 

A primeira brasileira a ser campeã mundial foi Daiane dos Santos, em Anaheim 2003. A gaúcha, que tinha o solo como especialidade, se tornou um dos principais nomes da modalidade no início do século 21. Em parceria com o treinador ucraniano Oleg Ostapenko, Daiane criou dois movimentos que foram eternizados pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) e hoje levam o seu nome: o duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II). Somando suas participações nos Jogos Pan-americanos Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio 2007, a ginasta possui cinco medalhas: duas de prata e três de bronze. 

A primeira medalha olímpica da história da ginástica artística do Brasil foi dourada. Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Arthur Zanetti superou o chinês Chen Yibing e levou o ouro nas argolas. Mas foi na edição do Rio 2016, que os brasileiros conquistaram a maior número de pódios na modalidade: duas pratas e um bronze. No solo, Diego Hypolito levou a prata e Arthur Nory, o bronze. Nas argolas, o campeão olímpico Zanetti garantiu a prata.  

Ginástica artística é uma das modalidades de atividades esportivas feita com exercícios físicos sistematizados. A ginástica artística, antes chamada de ginástica olímpica,  pode ser feita no solo ou com a ajuda de aparelhos, sendo praticada com diversos objetivos, servindo não só para competição, mas também para educação e exercícios terapêuticos.

Ginástica é uma palavra de origem grega, proveniente de gymnastiké, que tinha o significado de exercitar o corpo para conseguir força e agilidade. Unida à palavra artística, compõe um conjunto de atividades que fazem parte dos Jogos Olímpicos.

A ginástica artística tornou-se um esporte nas escolas da Alemanha, no século XIX, sendo, na época, uma atividade exclusivamente masculina. O responsável pela sua criação foi o professor Friedrich Ludwig Jahn, que fundou o primeiro clube de ginástica para jovens estudantes, buscando implantar neles o apego pelas atividades físicas e pela prática esportiva.

Sua ideia se espalhou, alcançando outros países e, assim, em 1891 foi fundada uma das entidades esportivas mais antigas existentes, a Federação Internacional de Ginástica, congregando atletas e promovendo competições.

Com o início dos Jogos Olímpicos modernos, tornou-se uma das modalidades de esporte competitivos, sagrando-se como esporte olímpico. A primeira participação feminina aconteceu em 1928, também em Jogos Olímpicos, passando a fazer uso de aparelhos em 1950, tomando as formas e os gêneros conhecidos atualmente.

Nos Jogos Olímpicos, as apresentações de ginástica artística é individual e são realizadas em diversos aparelhos, divididos em competições masculinas e femininas.

Os aparelhos utilizados para a ginástica artística são o cavalo com alças, as argolas, as barras paralelas, a barra fixa, as barras assimétricas e a trave olímpica. Também são disputadas as ginásticas árticas no solo, quando utilizam um estrado para amortecer as quedas, e a mesa com trampolim, para os saltos.

Ginástica artística x ginástica rítmica

A ginástica rítmica difere-se da ginástica artística, embora possa ser considerada uma de suas modalidades, por trabalhar exclusivamente com movimentos corporais combinados, utilizando balé e dança, sendo feita com música e utilizando maças, bolas, fitas, corda e arco para sua execução. A ginástica rítmica é praticada apenas por mulheres, sendo o Japão o único país do mundo que adota esse tipo de ginástica para homens.

O significado de Ginástica artística está na categoria Significados

O que é Ginástica?

É um conceito que engloba modalidades competitivas e não competitivas e envolve a prática de uma série de movimentos exigentes de força, flexibilidade e coordenação motora

Qual a origem significado da palavra Ginástica?

O termo ginástica originou-se do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios. Seu sentido advém da ideia primeira, que é a prática milenar de exercícios físicos metódicos, ao contrário da ginástica surgida como modalidade desportiva.  A denominação ginástica, foi ainda inicialmente utilizada como referência aos variados tipos de atividade física sistematizados, cujos fins variavam de atividades para a sobrevivência, como na pré-história, aos jogos, ou à preparação militar, para o atletismo e as lutas.

Quais as modalidades da ginástica?

Ginástica Artística Masculina, Ginástica Artística Feminina, Ginástica Rítmica, Ginástica Trampolim, Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos

O que significa a Ginástica Artística ou GA ?

A Ginástica Artística (Olímpica) é um conjunto de exercícios corporais sistematizados, aplicados com fins competitivos, em que se conjugam a força, a agilidade e a elasticidade.  A Ginástica Artística é subdividida em Masculina e Feminina.

Ginástica Artística Masculina ou GAM -  Aparelhos: Cavalo com alças, Argolas, Barras Paralelas, Barra Fixa, Salto e Solo (sem a execução de música);

Ginástica Artística Feminina ou GAF - Aparelhos: Barras Assimétricas, Trave de Equilíbrio, Salto e Solo (com execução de música).

O que significa a Ginástica Rítmica ou GR?

A  ginástica rítmica é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade.  Tem como aparelhos a corda, o arco, a bola, as maças e a fita sendo praticada apenas por mulheres em nível de competição, conforme estatuído pela FIG.

O que significa a Ginástica Trampolim ou GT?

A ginástica de trampolim mescla esporte com acrobacias e espetáculo. Neste esporte o ginasta deve fazer saltos e acrobacias no ar, pulando em uma cama elástica (trampolim).

O que significa a Ginástica Aeróbica ou GAE?

É uma modalidade onde se executam padrões de movimentos aeróbicos complexos, de forma continuada e com alta intensidade, originários da dança aeróbica tradicional, utilizando a estrutura e o estilo da música, e interpretando-a.  Padrões de Movimentos Aeróbicos são a combinação simultânea de passos básicos e movimentos de braços executados de forma consecutiva, respeitando a característica da música para assim criar sequências dinâmicas, rítmicas e contínuas, de movimentos de alto e baixo impacto.

O que significa a Ginástica Acrobática ou GACRO?

É uma modalidade de grande exigência física e técnica, com a particularidade de exigir também aos seus praticantes uma boa expressão artística e ritmo musical.  A sua origem remota das artes circenses e popular e é praticada ao som de música, em pares (femininos, masculinos ou mistos) e grupos de ginastas (trios femininos e quadras masculinas).

O que significa a Ginástica para Todos ou GPT?

É uma modalidade bastante abrangente que, fundamentada nas atividades ginásticas, como Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica Acrobática, Ginástica Aeróbica e Ginástica de Trampolim, e valendo-se também de vários tipos de manifestações, tais como danças, expressões folclóricas e jogos, expressos através de atividades livres e criativas, objetiva promover o lazer saudável, proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes,

Como praticar a ginástica?

É uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades,  as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas (Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim) e também as não competitivas (Ginástica Aeróbica, Ginástica Acrobática e Ginástica para Todos), como as praticadas em academias, grupos, clubes, escolas e etc. A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente."
 

Como participar de uma competição de ginástica da Confederação Brasileira de Ginástica - CBG?

Ser uma atleta que compõe uma equipe ou clube filiado ou vinculado a uma Federação filiada a CBG, onde atendendo aos prazos e pré requisitos estabelecidos no estatuto, regulamentos, calendários anual e formulário de eventos da entidade, efetuarem a sua inscrição para a referida competição.

Pode existir mais de uma federação por Estado que represente a Ginástica no Brasil?

Não, na legislação esportiva nacional e no Estatuto da CBG, somente uma única federação pode representar o seu respectivo Estado como entidade de administração do esporte (ginástica) a nível estadual.

Como ter acesso ao calendário de competições nacionais da CBG?

Acessando o site da Confederação Brasileira de Ginástica (www.cbginastica.com.br) e/ou acessar diretamente o link (http://www.cbginastica.com.br/calendarios) ou ainda buscando informações junto as federações estaduais.

Onde está localizada a sede administrativa da CBG?

A sede da Confederação Brasileira de Ginástica é em Aracaju/SE, e está localizada na Av. Dr. Edézio Vieira de Melo, nº 419, Bairro Suíssa.