O que comer depois de doar sangue

X

Esse site utiliza cookies. Ao continuar você concorda com seu uso. Saiba mais sobre isso, incluindo como controlar os cookies.

Se você é um doador de sangue, PARABÉNS você faz a diferença. Eu também sou doadora de sangue e me cadastrei como doadora de medula, mas é muito difícil ser compatível. Você sabe qual alimentação recomendável antes e depois de doar sangue? Vou tirar estas dúvidas.

Ninguém está livre de precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de passar por uma cirurgia ou por um procedimento médico em que a transfusão seja absolutamente indispensável.

“O número de doadores cai mais de 20% no país e quando faz muito frio diminui ainda mais.”

Algumas orientações:

No dia da Doação pela manhã:
Tomar café da manhã normalmente, fazendo uso de sucos, café, chá, pão, leite (preferencialmente leite desnatado ou de soja) e frutas (menos abacate e jaca);
Evitar alimentos gordurosos, como: frituras, salgadinhos, manteiga, ovos e outros.

No dia da Doação à tarde: Doar sangue 02 (Duas) horas após o almoço (observar o período da digestão);

Almoçar normalmente, de preferência, com carnes grelhadas, saladas, arroz, feijão;


Evitar a ingestão de alimentos gordurosos (frituras, ovos, massas, maionese, sorvetes, chocolates, etc.).

O que comer depois de doar sangue

Depois da Doação:

Alimentos ricos em ferro: Comer alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, aumenta a absorção de fontes vegetais de ferro.
Alimentos que contêm ácido fólico: Pães enriquecidos, cereais e arroz também podem conter essa vitamina.
Alimentos com Riboflavina: Produtos lácteos, como leite e iogurte também são boas fontes de riboflavina.
A vitamina B-6: Você encontra nas batatas, bananas, sementes, nozes, carne vermelha, peixe, ovos e espinafre.

Para repor as energias, nada melhor do que tomar este suco energético.

Suco energia máxima.

Ingredientes

– 300 ml de suco de laranja; – 1/3 xícara de mamão picado; – 1/3 xícara de cenoura picada; – 1/3 xícara de maçã picada; – 1 colher(sopa)de linhaça moída;

– 6 pedras de gelo.

Modo de preparo.

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

O medo é inevitável, mas a vida de uma pessoa que está em nossas mãos é muito mais importante que qualquer agulha. Renuncie o seu medo e seja um doador de sangue. Uma renúncia, uma vida salva.

Gostou? É só me seguir para receber diariamente dicas de nutrição e saúde.

Fonte: http://www.comicb.com/os-melhores-alimentos-para-comer-depois-de-dar-sangue/

Doar sangue é um ato que ajuda a salvar vidas de pacientes cirúrgicos para manterem níveis sanguíneos saudáveis. Enquanto o processo de doaçnao de sangue usa apenas pessoas qualificadas e práticas investigadas, você pode experimentar efeitos colaterais como a tontura, fadiga e perda de consciência depois de doar sangue.

Uma maneira de minimizar esses riscos é monitorar o que você come após doação de sangue. Comer os alimentos certos depois de doar sangue pode ajudar a repor o ferro perdido e os estoques de vitaminas.

Alimentos ricos em ferro

O ferro é um componente em seu sangue necessário para transportar o oxigênio para os seus tecidos. Sem ferro, seu corpo não pode manter ou produzir glóbulos vermelhos saudáveis. Porque seu corpo deve começar a fazer novas células sanguíneas, comer alimentos que contêm ferro depois de doar sangue pode ser um bom começo.

Exemplos de alimentos ricos em ferro incluem espinafre, carne vermelha, peixe, aves, feijão e passas. Nozes e manteiga de amendoim também ter ferro. O ferro igualmente fortifica alguns cereais, leia as etiquetas da nutrição para assegurar se o alimento contem ferro. Comer alimentos ricos em vitamina C, como frutas cítricas, aumenta a absorção de fontes vegetais de ferro.

Alimentos com ácido fólico

Seu corpo usa ácido fólico, também conhecido como B-9, acido fólico ou Folacina, para fabricar novas células vermelhas do sangue. Isso ajuda a substituir as células sanguíneas perdidas durante a doação.

Os alimentos que contêm ácido fólico incluem fígado, feijão seco, aspargos e verduras, vegetais folhosos, como espinafre, couve e repolho. Suco de laranja é outra fonte de...

-->

...ácido fólico. Os pães, os cereais e o arroz fortificados igualmente podem conter esta vitamina.

Alimentos com riboflavina

Riboflavina ou vitamina B-2 é outra vitamina necessária para produzir glóbulos vermelhos. Riboflavina ajuda o seu corpo transformar carboidratos em energia para o corpo. Uma vez que doar sangue pode fazer você se sentir enfraquecido, esta energia pode beneficiá-lo.

Os alimentos que contêm riboflavina são similares àqueles que têm o ferro e o ácido fólico e incluem ovos, ervilhas, nozes, vegetais verdes folhosos, brócolis, aspargos e cereais fortificados com vitamina. Produtos lácteos como leite e iogurte também são boas fontes de riboflavina.

Alimentos com vitamina B-6 

Alimentos com vitamina B-6 têm uma série de benefícios depois de doar sangue. Seu corpo precisa da vitamina para construir células sanguíneas saudáveis e ajuda o corpo a quebrar as proteínas.

Porque as proteínas contêm muitos dos nutrientes que você precisa após ter doado o sangue, comer alimentos com vitamina B-6 pode ser útil. Exemplos de alimentos com vitamina B-6 incluem batatas, bananas, sementes, nozes, carne vermelha, peixe, ovos e espinafre.

Não se esqueça de fluidos

Comer uma refeição após ter doado sangue pode ajudar a recuperar a energia e começar seu corpo em sua maneira a reconstruir células de sangue perdidas. Não negligencie a importância dos líquidos junto com os alimentos que você come.

Beber líquidos 24 a 48 horas depois de doar sangue é vital para ajudar o seu corpo a reajustar. Durante as 24 horas após a doação de sangue é recomendado que você evite o álcool e aumente seu consumo de água por 4 copos.


-->

Você sabia que, em geral, uma única doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas1? E o que não falta é gente precisando dessas contribuições: por ano, são realizadas no mundo cerca de 234 milhões de cirurgias2 de grande porte, que podem envolver transfusões de sangue. Além dos casos em que o sangue é utilizado integralmente, o material coletado também pode ser separado e receber diferentes aplicações: as plaquetas são usadas em tratamentos contra o câncer e o plasma auxilia na recuperação de pacientes que sofreram queimaduras, por exemplo.

Se você tem alguma dúvida sobre como doar sangue, confira nossas 10 dicas para uma doação segura. Antes de lê-las, porém, é preciso saber que, para doar, a pessoa precisa pesar no mínimo 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado e hidratado3, além de outros pré-requisitos do Ministério da Saúde. Normalmente, são retirados 450 ml de cada doador, num processo seguro e relativamente indolor (há apenas aquela picadinha da agulha). Essa quantidade de sangue é rapidamente recuperada pelo organismo: o plasma é reposto em 24 horas e as hemácias, de quatro a seis semanas. Com algumas medidas simples e cuidados na alimentação, você garante que seu sangue atenda aos requisitos dos órgãos de saúde e ajuda seu corpo na tarefa de reposição.

Antes de doar sangue

1. Tenha uma boa noite de sono
É importante estar bem-disposto para o grande dia. Certifique-se de ter dormido pelo menos seis horas no dia anterior.

2. Alimente-se bem
Ingredientes ricos em ferro são especialmente recomendados para garantir um nível adequado de hemoglobina no sangue. Carnes, ovos, feijão, lentilha e cereais integrais são bons exemplos de fontes de ferro. O consumo de vitamina C, que ajuda na absorção de ferro pelo organismo, também é recomendado, e frutas cítricas são uma ótima pedida. Vá bem alimentado ao local de doação, mas não com o estômago cheio.

3. Evite comidas gordurosas
A presença de gordura no sangue prejudica a realização dos exames de segurança necessários no material coletado. Se o sangue apresentar um índice de gordura muito elevado, ele acabará descartado. Para que isso não ocorra, não consuma alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.3

4. Beba líquidos
Uma doação de sangue corresponde a 450 ml de líquido que saem do seu organismo, portanto, estar bem hidratado é fundamental. Capriche na ingestão de água e suco de frutas. Lembre-se: quem vai doar sangue não pode ingerir álcool nas 24 horas que antecedem a coleta.

5. Seja sincero
Você deverá responder algumas questões sobre seu histórico médico, sua saúde e seus hábitos. Não há juízo de valor aqui: o objetivo é garantir que a doação seja segura para você e para quem for receber o sangue.

Depois de doar sangue

1. Não tenha pressa
Permaneça sentado por 15 minutos, no mínimo, após a coleta. Tome o lanchinho oferecido, evite dobrar o braço que recebeu a agulha por 30 minutos e não caia na tentação de arrancar logo o curativo: deixe-o lá por pelo menos quatro horas. Caso sinta tontura ou fraqueza, sente-se imediatamente e coloque a cabeça entre os joelhos ou deite com as pernas elevadas. Isso evita quedas e alivia os sintomas, porque aumenta a circulação sanguínea na cabeça.4

2. Reabasteça seu corpo
Trate de recuperar todo aquele líquido perdido: aumente o consumo de água e sucos, especialmente nas quatro horas posteriores ao procedimento. Para ajudar o organismo a repor o sangue nos dias pós-doação, continua a valer a dica de consumir alimentos ricos em ferro e vitamina C.

3. Não fume
Se você fuma, espere pelo menos duas horas antes de acender um cigarro. Se quiser aproveitar o embalo e parar de vez, sua saúde agradece!

4. Evite bebidas alcoólicas
O álcool propicia a desidratação do organismo, que é tudo o que você não precisa nesse momento. A recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas por 12 horas.

5. Pegue leve
Procure não levantar peso nem exagerar nas atividades físicas nas 12 horas seguintes à doação. Afinal, você ajudou a salvar vidas e seu corpo merece um descanso!

Referências

1Governo do Brasil https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2019/11/salve-vidas-torne-se-doador-de-sangue-regular
2Biblioteca Virtual em Saúde http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/seguranca_paciente_cirurgias_seguras_guia.pdf
3Fundação Pró-Sangue http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html
4Banco de Sangue de São Paulo http://www.bssp.com.br/orientacoes