O que comemoramos no dia 13 de maio

Maio é um mês repleto de datas comemorativas de relevância histórica e econômica, tanto no âmbito nacional como internacionalmente. O Dia do Trabalhador e o Dia das Mães são algumas das celebrações mais conhecidas desse mês, mas as comemorações vão muito além delas.

Leia também: Quando é comemorado o Dia dos Pais?

Datas comemorativas de maio

Maio é um mês que se inicia com um feriado, o Dia do Trabalhador. A data é celebrada internacionalmente no dia 1º de maio e relembra os esforços dos trabalhadores que se mobilizaram, no fim do século XIX e início do XX, para reivindicar melhores condições de trabalho.

Uma das datas comemorativas mais importantes no Brasil é o Dia das Mães, o qual é celebrado no segundo domingo de maio. Com inspiração na celebração criada nos Estados Unidos, no início do século XX, o Dia das Mães passou a ser comemorado em terras brasileiras no governo de Getúlio Vargas e, atualmente, é a segunda festividade mais lucrativa para o comércio, perdendo apenas para o Natal.

Maio também tem como data comemorativa o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado no dia 3 de maio. A comemoração foi instituída pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1993. A data reforça a importância da imprensa e seu papel na democracia, além de alertar sobre a tortura e morte de jornalistas em todo o mundo.

Uma outra data instituída pela Unesco é o Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebração que ocorre em 5 de maio. A data foi definida em 2009 e é comemorada por todos os países que têm o português como idioma oficial, como Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique.

Um dia muito importante para o povo brasileiro é 13 de maio, ocasião em que se celebra a Abolição da Escravatura. Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, documento que extinguiu a escravidão no Brasil, por isso, a data foi escolhida para essa comemoração.

As datas comemorativas também servem para conscientização, o que é o caso do Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia. Criado em 17 de maio, esse dia chama a atenção para a violência e o preconceito sofrido pela população LGBTQIA+.

Veja também: 8 de março – Dia Internacional da Mulher

Lista de outras datas comemorativas do mês de maio

Além das datas citadas anteriormente, outras também são comemoradas em maio. Confira algumas:

- Dia da Literatura Brasileira

- Dia Mundial de Higienização das Mãos

- Dia Nacional da Matemática

- Dia do Oftalmologista

- Dia Internacional da Cruz Vermelha

- Dia Internacional da Atenção à Pessoa com Lúpus

- Dia do Reggae

- Dia Internacional da Enfermagem

- Dia Internacional da Família

- Dia Nacional da Mata Atlântica

- Dia Mundial da Saúde Digestiva

- Dia Mundial de Combate ao Fumo

"13 de maio, primeiro de abril. Nessa história negro não caiu. E viva Zumbi! E viva Zumbi!"

Entoado por mulheres vestidas de branco, tocando seus tambores e demais instrumentos percussivos, o verso marca a lavagem anual da escadaria Dom Orione, no Bexiga, em São Paulo, todo dia 13 de maio. A água que se espalha pelas ruas do bairro — cuja origem remete, segundo pesquisadores, à presença de um quilombo — é um ato simbólico realizado pelo grupo Ilú Obá De Min na rua que leva a data no nome. Devido à pandemia de Covid-19, a ação será online neste ano.

A iniciativa da fundadora do grupo, Beth Beli, herdada como tradição iniciada em 1989 pelo bloco Oriashé, é uma forma de contestar a ideia de que a sanção da Lei Áurea — que aboliu oficialmente o trabalho escravo no Brasil e marca a data — resolveu todos os males da escravidão. Também é uma forma de questionar o protagonismo da ação e o contexto em que ela se deu. A data, desse modo, se torna um momento de reflexão e de protesto contra desigualdades que persistem.

Para o sociólogo Tulio Custódio, mestre em sociologia pela USP (Universidade de São Paulo) com uma pesquisa acerca de intelectuais negros, o 13 de maio é uma data que, por muitos anos, foi vista de maneira fantasiosa. "Essa narrativa sobre a Lei Áurea, assinada em 1888 pela princesa Isabel, filha de D. Pedro 2º, é só mais uma das tantas narrativas que põem panos quentes na história do Brasil", diz.

Em entrevista a Ecoa, ele explica como a assinatura foi parte de um processo amplo que envolve lideranças negras, fala sobre a insuficiência da lei, explica o que é reparação histórica e destaca a importância do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Abolição foi parte de processo político

"No dia 13 de maio foi promulgada a lei Áurea, que dava a abolição da escravatura para todas as pessoas em situação de escravidão jurídica que existia no Brasil desde o século 16. Essa data tende a ser vista de uma maneira fantasiada, como se uma figura, no caso a Princesa Isabel, tivesse assinado um papel e pronto. No entanto, o ponto real é que essa data é só uma parte de um processo político altamente violento e conflituoso que foi a luta pela abolição, na qual vários arranjos, negociações e protestos aconteceram, o que ficou marcado como o movimento abolicionista brasileiro", explica o sociólogo.

Líderes negros foram protagonistas

A abolição da escravatura é resultado de "um processo de resistência e de luta de pessoas negras e também não negras contra a realidade da escravidão no Brasil", pontua Tulio.

Então, é preciso entender que o dia 13 de maio também simboliza a luta de pessoas como José do Patrocínio, Luiz Gama, que foram lideranças fundamentais e estiveram no centro da luta abolicionista.

Não podemos esquecer quem, de fato, esteve à frente desse processo por conta de uma visão fantasiosa de uma princesa salvadora", diz ele.

Por que Lei Áurea foi insuficiente

"A abolição não garantiu nenhum tipo de inclusão, integração social, econômica e cultural", diz Tulio, reforçando a ideia que o bloco Ilú Obá de Min busca transmitir todo 13 de maio. Para ele, "isso mostra como a nossa sociedade se estruturou ao longo dos anos. Como o Brasil, enquanto projeto de nação, incluiu os seus cidadãos".

O sociólogo Tulio Custódio Imagem: Divulgação

O que é reparação histórica

"Falar sobre esse passado e entender que a abolição não foi suficiente é importante para falar sobre um termo que cada vez mais ganha peso: reparação. Reparação histórica é um conjunto de medidas jurídicas, ou não, que visa corrigir desigualdades estruturais e historicamente construídas", explica o sociólogo.

Essa discussão da abolição como algo insuficiente explica boa parte das questões que têm sido colocadas hoje como pautas de reparação: nisso entram as cotas, por exemplo, e outras ações afirmativas

Como surge o Dia da Consciência Negra

"Desde quando movimentos negros começaram a questionar e criticar a ideia de democracia racial, o processo de abolição e o que isso representava foi questionado. Aí entra a data do 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, que foi ganhando força principalmente nos anos 1980, momento em que a Serra da Barriga se tornou patrimônio da UNESCO e rendeu um movimento de resgate da memória de Zumbi [a data marca a morte do líder], do que foi o Quilombo dos Palmares. Nesse momento se começa a buscar outras raízes, lugares de origens, mitos fundadores que dão mais sentido à resistência negra historicamente construída no Brasil", explica Tulio.

Democracia racial apaga lutas

Não situar o contexto conflituoso e de luta do período invisibiliza personagens e reforça estereótipos, diz o sociólogo. "A narrativa da democracia racial, da conciliação sobre momentos de ruptura histórica, mostrando que os fatos aconteceram de maneira pacífica, acaba com a resistência e a luta que marcam os processos históricos no Brasil, especialmente os processos de luta contra a escravidão e o racismo", diz. "Todas as lutas, desde as primeiras rebeliões, aos banzos, aos primeiros quilombos, cabanagem, todas as revoltas, acabam sendo apagadas e inviabilizadas por conta dessa lógica de que sempre houve uma harmonia."

Segundo o pesquisador, essa ideia faz parecer que "não houve tanta violência" e "que havia uma certa disposição e vontade". "E é aí que a gente entende que todas essas afirmações e desigualdades não são só uma herança da escravidão, mas se tornam uma base mesmo. É como as pessoas hoje pensam, principalmente pessoas de classe média e setores de elite, sobre as empregadas domésticas: 'Ela é da família, ela é muito bem tratada'. Esse tipo de afirmação está na nossa estrutura e na percepção colonizada da nossa sociedade", conclui Tulio.

O que comemoramos no dia 13 de maio
 Nota: Para o município, veja Treze de Maio.

13 de maio é o 133.º dia do ano no calendário gregoriano (134.º em anos bissextos). Faltam 232 para acabar o ano.

Maio ► Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 2 3 4 Ano: 2022 Década: 2020 Século: XXI Milênio: 3.º

O 13 de maio, por tratar-se do 133.º dia do ano é considerado pelas ordens secretas, esotéricas, filosóficas e místicas como sendo uma proporção áurea do ano.

 

1888: Manuscrito da Lei Áurea.

 

1917: aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal.

 

1950: Inaugurado o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Silverstone.

 

1967: TV Bandeirantes.

  • 1408 — Iúçufe 3.º torna-se o 13.º rei nasrida de Granada.
  • 1501 — João da Nova descobre a Ilha de Ascensão.
  • 1798 — Inauguração do Teatro Nacional São João, no Porto.
  • 1809 — Com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil é fundada a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia, predecessora da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro;
  • 1830 — Equador alcança sua independência da Grã-Colômbia.
  • 1888 — Sanção da Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil.
  • 1909 — Tem início em Milão a primeira edição do Giro d'Italia. O ciclista italiano Luigi Ganna será o vencedor.
  • 1917 — Três pastorinhos (crianças) declaram ter visto uma aparição da Virgem Maria sobre uma azinheira, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal.
  • 1926 — Inaugurada a Ponte Hercílio Luz na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.
  • 1950 — Realizada a prova inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em Silverstone.
  • 1951 — O 400.º aniversário da fundação da Universidade Nacional Maior de São Marcos é comemorado com a inauguração do primeiro estádio de grande capacidade no Peru.
  • 1958
    • Durante uma visita a Caracas, Venezuela, o carro do vice-presidente Richard Nixon é atacado por manifestantes antiamericanos.
    • Crise de Maio de 1958: um grupo de oficiais franceses lidera um golpe de Estado em Argel exigindo que um governo de unidade nacional fosse formado com Charles de Gaulle como seu chefe para defender o controle francês da Argélia.
  • 1960 — Centenas de estudantes da Universidade da Califórnia em Berkeley, se reúnem para o primeiro dia de protestos contra a visita do Comitê de Atividades Antiamericanas.
  • 1967 — Entra no ar, em São Paulo, a TV Bandeirantes.
  • 1969 — Incidente de 13 de Maio envolvendo violência sectária em Kuala Lumpur, Malásia.
  • 1981 — Mehmet Ali Ağca tenta assassinar o Papa João Paulo II na Praça de São Pedro, no Vaticano. O papa sobrevive após se submeter a uma cirurgia na Policlínica Gemelli.
  • 1985 — Um bombardeio pela polícia, seguido de incêndio, da sede do MOVE na Filadélfia para acabar com um impasse, mata seis adultos e cinco crianças e destrói as casas de 250 moradores da cidade.
  • 1989 — Grandes grupos de estudantes ocupam a Praça da Paz Celestial e começam uma greve de fome.
  • 1990 — Incidentes entre GNK Dinamo Zagreb e Estrela Vermelha de Belgrado no Estádio Maksimir em Zagreb, Croácia entre os Bad Blue Boys (fãs do Dinamo Zagreb) e os Delije (fãs do Estrela Vermelha de Belgrado).
  • 1992 — Li Hongzhi dá a primeira palestra pública sobre o Falun Gong em Changchun, República Popular da China.
  • 2005 — Massacre de Andijan, Uzbequistão: as tropas do governo dispararam contra uma multidão de manifestantes depois de uma prisão; pelo menos 187 pessoas foram mortas de acordo com estimativas oficiais.
  • 2006 — Atos de violência organizada no Brasil: rebeliões ocorrem em várias prisões do Brasil.
  • 2012 — Quarenta e nove corpos desmembrados são descobertos pelas autoridades mexicanas na Rodovia Federal Mexicana 40.
  • 2014 — Explosão em uma mina de carvão subterrânea no sudoeste da Turquia mata 301 mineiros.
  • 2017 — Papa Francisco viaja a Portugal para celebrar o 100.º aniversário das Aparições de Fátima no Santuário de Fátima, em Fátima.

 

Papa Inocêncio XIII

 

Marquês de Pombal

 

Maria Teresa da Áustria

 

Frederico de Gales

 

João VI de Portugal

 

Papa Pio IX

 

Carlos Filipe, Duque da Varmlândia

 

Robert Pattinson

 

Debby Ryan

  • 1024 — Hugo de Cluny, santo francês (m. 1109).
  • 1254 — Maria de Brabante, rainha da França (m. 1321).
  • 1588 — Olaus Wormius, médico dinamarquês (m. 1654).
  • 1655 — Papa Inocêncio 13 (m. 1724).
  • 1699 — Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal (m. 1782).
  • 1717 — Maria Teresa da Áustria (m. 1780).
  • 1730 — Charles Watson-Wentworth, 2.º Marquês de Rockingham (m. 1782).
  • 1738 — Ernst Gottfried Baldinger, médico alemão (m. 1804).
  • 1742 — Maria Cristina, Duquesa de Teschen (m. 1798).
  • 1750
    • Lorenzo Mascheroni, matemático italiano (m. 1800).
    • Frederico da Grã-Bretanha (m. 1765).
  • 1759 — Elizabeth Cavendish, duquesa de Devonshire (m. 1824).
  • 1765 — Vieira Portuense, pintor português (m. 1805).
  • 1767 — João 6.º de Portugal (m. 1826).
  • 1787 — Antônio Ferreira Viçoso, religioso e escritor português (m. 1875).
  • 1792 — Papa Pio 9.º (m. 1878).
  • 1822 — Francisco, Duque de Cádis (m. 1902).
  • 1844 — George Spencer-Churchill, 8.º Duque de Marlborough (m. 1892).
  • 1857 — Ronald Ross, médico britânico (m. 1932).
  • 1859 — Raimundo Correia, poeta brasileiro (m. 1911).
  • 1870 — Margarida Sofia da Áustria, duquesa de Württemberg (m. 1902).
  • 1881 — Lima Barreto, escritor brasileiro (m. 1922).
  • 1882 — Georges Braque, pintor francês (m. 1963).
  • 1883 — Geórgios Papanicolau médico grego (m. 1962).
  • 1888 — Inge Lehmann, geodesista e sismologista dinamarquesa (m. 1993).
  • 1889 — Teodósio Clemente de Gouveia, religioso português (m. 1962).
  • 1901 — Murilo Mendes, escritor brasileiro (m. 1975).
  • 1912 — Gil Evans, pianista de jazz canadense (m. 1988).
  • 1927 — Herbert Ross, diretor de cinema e coreógrafo estadunidense (m. 2001).
  • 1928 — Enrique Bolaños Geyer, político nicaraguense (m. 2021).
  • 1929 — Angela Maria, cantora brasileira (m. 2018).
  • 1931
    • Jim Jones, líder religioso norte-americano (m. 1978).
    • Harold Simmons, empresário norte-americano (m. 2013).
  • 1933 — Waldick Soriano, cantor e compositor brasileiro (m. 2008).
  • 1939 — Harvey Keitel, ator estado-unidense.
  • 1941
    • Nona Gaprindashvili, enxadrista georgiana.
    • Ritchie Valens, cantor e compositor norte-americano (m. 1959).
  • 1944 — Uwe Barschel, político alemão (m. 1987).
  • 1948 — José Antonio Aparecido Tosi Marques, religioso brasileiro.
  • 1950
    • Stevie Wonder, compositor e cantor norte-americano.
    • Elaine Cristina, atriz brasileira.
  • 1951 — Isabel Vasconcellos, escritora e apresentadora de televisão brasileira.
  • 1952 — Sharon Wichman, nadadora americana.
  • 1954 — Aloizio Mercadante, economista e político brasileiro.
  • 1956
    • Alexander Kalery, cosmonauta russo.
    • Vânia Bastos, cantora brasileira.
  • 1957
    • Stefano Tacconi, futebolista italiano.
    • José Beltrame, delegado federal brasileiro.
    • Alan Ball, roteirista, produtor e diretor norte-americano.
  • 1961 — Dennis Rodman, ex-jogador de basquete e ator norte-americano.
  • 1964
    • Cláudio Zoli, cantor e compositor brasileiro.
    • Stephen Colbert, ator e comediante norte-americano.
  • 1967 — Melanie Thornton, cantora norte-americana (m. 2001).
  • 1969 — Fátima Lopes, apresentadora de televisão portuguesa.
  • 1971 — Nonô Figueiredo, automobilista brasileiro.
  • 1973 — Otaviano Costa, ator e apresentador brasileiro.
  • 1974 — Cléber Gaúcho, futebolista brasileiro.
  • 1975
    • Patrícia Maldonado, jornalista e apresentadora de televisão brasileira.
    • José Paulo Sousa, futebolista português.
    • Itatí Cantoral, atriz mexicana.
  • 1977 — Samantha Morton, atriz britânica.
  • 1978 — Ediglê, futebolista brasileiro.
  • 1979 — Carlos Filipe, Duque da Varmlândia.
  • 1981 — Sunny Leone, atriz canadense.
  • 1982 — Oguchi Onyewu, futebolista norte-americano.
  • 1983 — Yaya Touré, futebolista marfinense.
  • 1986 — Robert Pattinson, ator e cantor britânico.
  • 1987
    • Carrie Prejean, modelo norte-americana.
    • Candice Accola, atriz e cantora norte-americana.
  • 1991
    • Francisco Lachowski, modelo brasileiro.
    • Alan Patrick, futebolista brasileiro.
  • 1993
    • Debby Ryan, atriz norte-americana.
    • Bang Min-ah, cantora e atriz sul-coreana.
    • Romelu Lukaku, futebolista belga.
  • 0189 — Lingdi, imperador da China (n. 156).
  • 1176 — Mateus I da Lorena (n. 1119).
  • 1408 — Maomé VII de Granada (n. 1370).
  • 1573 — Takeda Shingen, daimiô japonês (n. 1521).
  • 1619 — Johan van Oldenbarnevelt, político holandês (n. 1619).
  • 1704 — Louis Bourdaloue, pregador francês (n. 1632).
  • 1832 — Georges Cuvier, naturalista e zoólogo francês (n. 1769).
  • 1835 — John Nash, arquiteto britânico (n. 1752).
  • 1848 — Alexander Baring, político e financista britânico (n. 1774).
  • 1866 — Nikolai Brashman, matemático russo (n. 1796).
  • 1878 — Joseph Henry, cientista americano (n. 1797).
  • 1880 — David Thomas Ansted, geólogo e escritor britânico (n. 1814).
  • 1885 — Friedrich Gustav Jakob Henle, médico, patologista e anatomista alemão (n. 1809).
  • 1903 — Apolinario Mabini, político filipino (n. 1864).
  • 1916 — Sholom Aleichem, escritor e dramaturgo ucraniano (n. 1859).
  • 1921 — Jean Aicard, escritor e poeta francês (n. 1848).
  • 1929 — Arthur Scherbius, engenheiro alemão (n. 1878).
  • 1930 — Fridtjof Nansen, cientista, explorador polar e político norueguês (n. 1861).
  • 1938 — Charles Édouard Guillaume, físico suíço (n. 1861).
  • 1948 — Kathleen Kennedy Cavendish, marquesa de Hartington (n. 1920).
  • 1957 — Michael Fekete, matemático israelo-húngaro (n. 1886).
  • 1961 — Gary Cooper, ator estadunidense (n. 1901).
  • 1962 — Franz Kline, pintor estadunidense (n. 1910).
  • 1963 — Alois Hudal, bispo católico austríaco (n. 1885).
  • 1974 — Jaime Torres Bodet, político, filósofo e escritor mexicano (n. 1902).
  • 1984 — Pedro Nava, escritor e médico brasileiro (n. 1903).
  • 1985 — Leatrice Joy, atriz estadunidense (n. 1893).
  • 1988 — Chet Baker, trompetista de jazz estadunidense (n. 1929).
  • 1990 — Donald Lathrap, arqueólogo estadunidense (n. 1927).
  • 1994 — Duncan Hamilton, automobilista irlandês (n. 1920).
  • 1995 — Hao Wang, matemático e filósofo sino-americano (n. 1921).
  • 1999 — Gene Sarazen, golfista estadunidense (n. 1902).
  • 2002 — Valeriy Lobanovskiy, treinador de futebol ucraniano (n. 1939).
  • 2009
    • Waldemar Levy Cardoso, militar brasileiro (n. 1900).
    • Norbert Eschmann, futebolista suíço (n. 1933).
    • Rafael Escalona, compositor e trovador colombiano (n. 1927).
  • 2018
    • Margot Kidder, atriz de origem franco-canadense (n. 1948).
    • Rômulo Gouveia, politico brasileiro (n. 1965).
  • 2019 — Doris Day, atriz estadunidense (n. 1922).
  • 2021 — Maria João Abreu, atriz portuguesa (n. 1964).
  • Feriado municipal de Vila Real de Santo António - Elevação a cidade
  • Dia da Abolição da Escravatura no Brasil (1888)
  • Dia do Zootecnista
  • Dia da Fraternidade
  • Dia do Automóvel
  • Dia Nacional do Chefe de Cozinha
  • Feriado Municipal em Ribeirão Claro, Paraná — Aniversário da cidade — (1908)
  • Feriado Municipal em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Reserva do Cabaçal, Mato Grosso — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Primavera do Leste, Mato Grosso — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Cristina, Minas Gerais — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Tangará da Serra, Mato Grosso — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Sorriso, Mato Grosso — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Comodoro, Mato Grosso — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Pedra Preta, Mato Grosso — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Redenção, Pará — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Xinguara, Pará — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Bodoquena, Mato Grosso do Sul — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Camaragibe, Pernambuco — Aniversário da cidade
  • Feriado Municipal em Tacaratu, Pernambuco — Aniversário da cidade
  • Nossa Senhora de Fátima
  • Dia que os adeptos da umbanda homenageiam as entidades denominadas Pretos Velhos
  • No calendário romano era o 3.º dia (III) antes dos idos de maio.
  • No calendário litúrgico tem a letra dominical G para o dia da semana.
  • No calendário gregoriano a epacta do dia é xvi.

Para saber a Idade da Lua neste dia procure em cada ano a letra correspondente (minúscula ou maiúscula), por exemplo, em 2019, para a Epacta e Idade da lua é a letra E:

Letra a b c d e f g h i k l m n p q r s t u
Idade 16 17 19 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 1 2 3 4
Letra A B C D E F F G H M N P
Idade 5 6 7 8 9 10 10 11 12 13 14 15

Assim, em 13 de maio de 2019 a idade da Lua é 9.

 

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre 13 de maio

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=13_de_maio&oldid=63439415"


Page 2

13 de maio está disponível em 186 outras línguas.

Voltar para 13 de maio.

  • Afrikaans
  • Alemannisch
  • anarâškielâ
  • aragonés
  • arpetan
  • asturianu
  • Avañe'ẽ
  • azərbaycanca
  • Bahasa Hulontalo
  • Bahasa Indonesia
  • Bahasa Melayu
  • Banjar
  • Basa Bali
  • Basa Banyumasan
  • Bikol Central
  • bosanski
  • brezhoneg
  • Bân-lâm-gú
  • català
  • Cebuano
  • corsu
  • Cymraeg
  • dansk
  • davvisámegiella
  • Deutsch
  • eesti
  • emiliàn e rumagnòl
  • English
  • español
  • Esperanto
  • estremeñu
  • euskara
  • Fiji Hindi
  • français
  • Frysk
  • furlan
  • føroyskt
  • Gaeilge
  • Gaelg
  • Gagauz
  • galego
  • Gàidhlig
  • hornjoserbsce
  • hrvatski
  • Ido
  • Igbo
  • Ilokano
  • interlingua
  • Interlingue
  • italiano
  • Jawa
  • Kapampangan
  • kaszëbsczi
  • Kiswahili
  • Kreyòl ayisyen
  • kurdî
  • Latina
  • latviešu
  • lietuvių
  • Ligure
  • Limburgs
  • livvinkarjala
  • lombard
  • Lëtzebuergesch
  • magyar
  • Malagasy
  • Mìng-dĕ̤ng-ngṳ̄
  • Napulitano
  • Nederlands
  • Nedersaksies
  • norsk bokmål
  • norsk nynorsk
  • Nouormand
  • Nāhuatl
  • occitan
  • oʻzbekcha/ўзбекча
  • Plattdüütsch
  • polski
  • Ripoarisch
  • română
  • Runa Simi
  • Scots
  • Sesotho sa Leboa
  • shqip
  • sicilianu
  • Simple English
  • slovenčina
  • slovenščina
  • srpskohrvatski / српскохрватски
  • Sunda
  • suomi
  • svenska
  • Tagalog
  • Taqbaylit
  • Tiếng Việt
  • Türkmençe
  • Türkçe
  • Vahcuengh
  • Volapük
  • vèneto
  • võro
  • walon
  • West-Vlams
  • Winaray
  • Yorùbá
  • Zazaki
  • Zeêuws
  • Ænglisc
  • íslenska
  • čeština
  • ślůnski
  • žemaitėška
  • Ελληνικά
  • авар
  • алтай тил
  • аԥсшәа
  • башҡортса
  • беларуская
  • беларуская (тарашкевіца)
  • буряад
  • български
  • гӀалгӀай
  • ирон
  • коми
  • къарачай-малкъар
  • кыргызча
  • македонски
  • монгол
  • нохчийн
  • олык марий
  • русиньскый
  • русский
  • саха тыла
  • српски / srpski
  • татарча/tatarça
  • тоҷикӣ
  • удмурт
  • українська
  • хальмг
  • чӑвашла
  • эрзянь
  • қазақша
  • Արեւմտահայերէն
  • հայերեն
  • ייִדיש
  • עברית
  • اردو
  • الدارجة
  • العربية
  • فارسی
  • مصرى
  • پنجابی
  • پښتو
  • کوردی
  • ދިވެހިބަސް
  • नेपाल भाषा
  • नेपाली
  • भोजपुरी
  • मराठी
  • मैथिली
  • संस्कृतम्
  • हिन्दी
  • অসমীয়া
  • বাংলা
  • বিষ্ণুপ্রিয়া মণিপুরী
  • ਪੰਜਾਬੀ
  • ગુજરાતી
  • ଓଡ଼ିଆ
  • தமிழ்
  • తెలుగు
  • ಕನ್ನಡ
  • മലയാളം
  • සිංහල
  • ไทย
  • ລາວ
  • မြန်မာဘာသာ
  • მარგალური
  • ქართული
  • አማርኛ
  • 中文
  • 吴语
  • 客家語/Hak-kâ-ngî
  • 日本語
  • 粵語
  • 贛語
  • 한국어

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/wiki/Especial:MobileLanguages/13_de_maio"